O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor reuniu na noite de ontem 17 vereadores para declarar apoio à pré-candidatura do vereador Beto Castro para sucedê-lo no comando do parlamento.
Paulo Victor está jurando de pés juntos que vai apoiar Brandão, tendo feito inclusive uma reunião recente com o irmão do governador Carlos Brandão, para tentar convencê-lo disso. Mas os participantes dizem que a reunião acabou sem muita confiança de Marcus e ele ainda diz que a questão da eleição da Câmara é para ficar pro ano que vem.
Mas Victor não quis saber e segue tentando atropelar. Inclusive, segue sendo uma grande incógnita a que grupo mesmo o presidente da Câmara de São Luís serve. Os mesmos vereadores que se reuniram com ele e declararam apoio a Beto Castro são os que ele levou para reuniões com o vice-governador Felipe Camarão também atropelando o governador e mandando recado em um momento de grande tensionanento entre bradonistas e dinistas. Nesse final de semana, o governador deu duros recados sobre ao dinista sobre sua sucessão.
A situação para resolver a eleição da Câmara agora é muito complicada. Brandão ainda é o governador e a eleição passa por ele que ajudou na eleição de 70% dos atuais vereadores. O movimento errado de Paulo Victor sinalizando apenas para Camarão e antecipando não só a eleição da Câmara mas a eleição de governador, que ficou claro neste final de semana estar um processo longe de definição, pode colocar água no chopp.
Problemas de gestão
Outra questão que dificulta muito a resolução da eleição para presidente da Câmara de São Luís é a gestão da Casa. Paulo Victor teria que se dividir em duas frentes difíceis porque os órgãos de fiscalização estão encima dos graves problemas de gestão da Câmara.
A questão previdenciária é uma verdadeira bomba na Câmara com um acordo para pagamento de débitos anteriores que já são descontados diretamente do repasse da ordem de mais de R$ 2 milhões, alem de problema no atual recolhimento das contribuições previdenciárias já na gestão de Paulo Victor.
A Câmara de São Luís hoje tem cerca de 2.800 cargos. A despesa com pessoal bate 92% do RCL, um valor estratosférico e muito acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Desde o último dia 5, o Tribunal de Contas do Estado iniciou uma auditoria para averiguar a situação previdenciária e informações da folha de pagamento da Câmara. A equipe de auditores irá baculejar a Câmara até o dia 30 de maio.
Em meio às investigações e auditorias sobre os problemas e a queda de braço com o Palácio dos Leões, é difícil Paulo Victor conseguir atropelar para eleger seu candidato com antecedência.
Por Clodoaldo Corrêa.





