- Professor Gil
- Deixar Comentário
A repercussão da escolha do ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior como vice na chapa de Orleans Brandão ao Governo deve provocar uma nova movimentação no tabuleiro eleitoral maranhense. Diante desse cenário, Eduardo Braide pode reavaliar a composição de sua chapa majoritária e escolher o deputado federal Duarte Júnior para ocupar a segunda vaga ao Senado.
A estratégia teria como principal objetivo proteger sua base eleitoral na capital, formando uma aliança com a segunda maior força política de São Luís. A entrada de Edivaldo na chapa governista reforça a intenção de Orleans de ampliar sua presença no maior colégio eleitoral do estado, o que pode representar uma ameaça à principal sustentação política de Braide.
Nesse contexto, Duarte passa a ocupar posição central nas articulações. Além de fortalecer o palanque de Braide na capital, sua eventual adesão impediria que o parlamentar reforçasse a chapa adversária, já que seu nome também é citado entre as possibilidades para disputar o Senado ao lado de Orleans.
Esse cenário coloca Duarte Júnior como uma das peças mais valiosas do xadrez político maranhense. Seu capital eleitoral em São Luís faz dele um ativo estratégico para qualquer projeto majoritário, evidenciando o peso que exerce nas projeções para as eleições de 2026.
Mais do que um nome para completar uma chapa, Duarte pode se tornar o fiel da balança na disputa. A composição que conseguir atrair seu apoio tende a largar em posição privilegiada tanto na corrida pelas vagas ao Senado quanto na consolidação de força política para os candidatos ao governo em São Luís.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A manhã desta sexta-feira (26) entrou para a história política de Paço do Lumiar e do Brasil. Sob a liderança e articulação política do Prefeito Fred Campos, a Câmara Municipal de Paço do Lumiar realizou a posse simultânea de 10 vereadores suplentes, em uma solenidade realizada no Palácio Vereador Miércio Martins, na Sede do município.
O ato reuniu o prefeito Fred Campos, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, todos os vereadores da Casa e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale, consolidando um momento de união institucional entre os Poderes em favor do fortalecimento da representatividade política.
A movimentação ocorreu com o licenciamento dos vereadores Leandro Orlete, Bianca Mendes, Carmem Aroso, Rafael Neves, Kamilla Belfort, Paulo Henrique, Mauro Multibancos, Joel Churrasco, Miau Oliveira e Éder Alencar, permitindo a posse de Fernando Muniz, Ribamar Neto, Arnoldo, Miguel Ângelo, Lilian de Charuto, Drielle da Pindoba, Vagner Sousa, França, Alex do Iguaíba e Edileuza Mendes.
A posse simultânea dos dez suplentes representa um dos maiores movimentos de renovação temporária já registrados em um Legislativo municipal brasileiro e reforça a capacidade de diálogo construída pela atual gestão municipal.
Durante a cerimônia, diversas autoridades destacaram o papel do prefeito Fred Campos na construção do entendimento político que tornou possível o momento.
“A política se fortalece quando prevalecem o diálogo, o respeito e a democracia. Quero parabenizar todos os vereadores que se licenciaram pela grandeza desse gesto, os vereadores que assumem esta missão e, de maneira especial, o prefeito Fred Campos, que teve a capacidade de construir esse entendimento político com responsabilidade e respeito às instituições. É um grande exemplo de maturidade política e de fortalecimento da democracia”, disse a Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.
O presidente da Câmara, Fernando Feitosa, destacou o significado histórico da solenidade. “Hoje a Câmara Municipal de Paço do Lumiar vive um momento que ficará marcado em sua história. A posse simultânea de dez vereadores suplentes demonstra a força do diálogo institucional e o compromisso desta Casa com a continuidade dos trabalhos legislativos. Todos que assumem chegam legitimados pelo voto popular e passam a contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, disse Feitosa
O prefeito Fred Campos reafirmou o compromisso de manter a união entre Executivo e Legislativo. “Nosso compromisso sempre foi construir pontes, unir forças e ampliar a participação de quem foi escolhido pelo povo para representar Paço do Lumiar. Tenho certeza de que cada vereador que assume dará sua contribuição para o desenvolvimento do nosso município. Contem sempre com o nosso diálogo, parceria e respeito institucional”, pontuou Fred Campos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O pré-candidato ao governo do Maranhão, Eduardo Braide, estará em Codó nesta sexta-feira, 26 de junho, cumprindo uma série de compromissos políticos e comunitários. Pela manhã, Braide visitará o mercado central e o centro comercial, para o contato direto com a população e os trabalhadores da cidade.
À noite, o pré-candidato participará de uma grande reunião na residência do pré-candidato a deputado federal Nonato Sampaio. O encontro também contará com a presença do pré-candidato a deputado estadual Yuri Corrêa, reforçando articulações políticas e alianças regionais em um momento de intensa movimentação pré-eleitoral.
A agenda de Braide em Codó reflete a importância da cidade no cenário político do Maranhão.
Visitas a espaços públicos e reuniões políticas são estratégias comuns nesse período, fortalecendo vínculos e ampliando a presença de lideranças estaduais em municípios estratégicos.
O Blog do Professor Gil de Timbiras-MA, acompanhará tudo de perto, registrando os melhores momentos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Didi do PP, ex-prefeito Fufuca Dantas, doze vereadores e secretários municipais estiveram em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24), em São Luís, para reafirmar o apoio político do grupo aos nomes de Eduardo Braide, pré-candidato ao Governo do Maranhão, e André Fufuca, pré-candidato ao Senado Federal.
O encontro consolidou o posicionamento do grupo político de Alto Alegre do Pindaré, considerado uma das principais forças da região do Vale do Pindaré. Durante a reunião, o prefeito Didi destacou os avanços observados na capital maranhense sob a gestão de Eduardo Braide e manifestou o desejo de que esse modelo de desenvolvimento alcance todo o estado.
“Queremos que a transformação que São Luís viveu nos últimos anos possa chegar a todos os municípios do Maranhão. Acreditamos nesse projeto e, por isso, reafirmamos nosso apoio. Aproveito também para convidar Eduardo Braide a visitar Alto Alegre do Pindaré e conhecer o trabalho que estamos realizando em nosso município”, afirmou o prefeito.
Eduardo Braide agradeceu a manifestação de apoio, aceitou o convite para visitar Alto Alegre do Pindaré e reafirmou o compromisso de construir um novo momento para o estado, com atenção especial às demandas dos municípios maranhenses.
Também participaram da reunião o presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), Flávio Viana, além dos vereadores Manoel do Bairro Novo, Cláudio Constrular, Jhennifer Carolino, Tiago Viana, Antônio de Mineirinho, Layne Paixão, Regiane do Valdo, Thiago do Hospital, Zé Raimundo, Inácio Negão, Fia de Mineirinho e Zé Durval, reforçando a unidade do grupo político em torno das pré-candidaturas de Eduardo Braide ao Governo do Maranhão e André Fufuca ao Senado Federal.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A vereadora Maria do Lezui, de Timbiras, anunciou nesta quarta-feira, 24, sua saída da base política do deputado federal Marreca Filho e declarou apoio ao deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).
A decisão marca uma reconfiguração no cenário político local e pode ter reflexos nas articulações para as próximas eleições.
A vereadora Maria do Lezui, afirmou a sua parceria com Márcio Jerry, que reforça sua rede de aliados no interior, consolidando sua força política no município.
Em Timbiras, vereadores Nenenzinho do Lázaro e Maria do Lezui desempenham estratégico articulação de grupos locais e na aproximação com lideranças.
A adesão de Maria do Lezui ao grupo de Jerry pode influenciar diretamente nas eleições deste ano.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Registros fotográficos da sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira, 24 de junho, no Plenário Municipal Rubem Almeida. As imagens retratam momentos importantes dos trabalhos legislativos, com a presença dos vereadores, evidenciando o compromisso do Poder Legislativo com o debate, a transparência e o fortalecimento da democracia no âmbito municipal.
Uma feliz e abençoada semana a todos
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Dia de São João é celebrado em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de João Batista.
Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina. A primeira é pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho. Já a segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina. História de São João Batista
São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.
Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C., e se tornou popular. Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.
No ano 27 d.C. João Batista morreu decapitado a mando de Herodes, que vivia em adultério com a mulher de seu irmão, Herodíades.
No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou de forma tão surpreendente que, admirado, Herodes prometeu dar o que ela quisesse. Orientada por Herodíades, a filha pediu a cabeça de João Batista numa bandeja, porque João condenava o comportamento adúltero do casal.
A Festa Junina de São João
O São João é uma das principais figuras das festas juninas. Nessa comemoração, a quadrilha é a dança típica e os dançarinos vestem-se com roupas caipiras.
Além dos tradicionais balões e fogueiras, várias brincadeiras dão mais brilho à festa. São exemplos: pescaria, cadeia, correio-elegante e boca do palhaço.
O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A população de Timbiras tem a oportunidade de acompanhar de perto os trabalhos legislativos da cidade.
Todas as quartas-feiras, a partir das 9h da manhã, a Câmara Municipal de Timbiras realiza sua sessão ordinária, que é transmitida ao vivo pelo Blog do Professor Gil.
A transmissão busca aproximar os cidadãos das decisões políticas, permitindo que todos acompanhem debates, votações e projetos que impactam diretamente o cotidiano da comunidade.
Moradores podem assistir às sessões sem sair de casa, garantindo que estejam informados sobre temas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento urbano, dentre outros…
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O grande político e pré-candidato a deputado estadual Marcos Caldas participou de uma reunião considerada estratégica da federação PRD/Solidariedade, realizada nesta terça-feira, 23. O encontro contou com a presença do pré-candidato ao governo do Maranhão, Orleans Brandão, do deputado federal Marreca Filho, além de outros pré-candidatos da legenda.
Segundo Marcos Caldas, o momento foi marcado pelo diálogo e pela construção de consensos internos.
“Seguimos unidos, fortalecendo nosso projeto e trabalhando por um Maranhão cada vez melhor”, afirmou. A reunião reforça o esforço e a união da federação em apresentar uma frente coesa para as eleições estaduais, buscando ampliar sua representatividade e consolidar alianças regionais.
Esse tipo de articulação é visto como fundamental para definir estratégias eleitorais, alinhar discursos e demonstrar força política perante a sociedade maranhense.





