Brasil x Escócia: o que a Seleção Brasileira precisa para se classificar? Entenda projeção da Copa do Mundo

Endrick, atacante da seleção brasileira

A Seleção Brasileira entra na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 em situação confortável. Após empatar com Marrocos na estreia e vencer o Haiti por 3 a 0, o Brasil lidera o Grupo C e depende apenas de seu próprio resultado para confirmar a classificação à próxima fase.

O duelo contra a Escócia acontece nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

De acordo com projeções da Opta Analyst, o Brasil possui 99,8% de probabilidade de avançar para a próxima fase.

Classificação do Grupo C?

Brasil – 4 pontos (saldo +3)

Marrocos – 4 pontos (saldo +1)

Escócia – 3 pontos

Haiti – 0 ponto (eliminado)

A Seleção marcou quatro gols e sofreu apenas um até o momento. Já o Marrocos tem dois gols marcados e um sofrido.

O que o Brasil precisa para se classificar?

O cenário mais simples é a vitória. Caso derrote a Escócia, a Seleção garante vaga na fase de 16 avos sem depender de qualquer outro resultado.

Além da classificação, o Brasil seguirá com grandes chances de terminar a fase de grupos na liderança da chave.

Se vencer a Escócia

O Brasil confirma a classificação e alcança sete pontos. Para perder a primeira colocação, precisaria ser ultrapassado pelo Marrocos nos critérios de desempate.

Se empatar com a Escócia

O empate também garante a classificação brasileira para o mata-mata.

Nesse cenário, a Seleção chegaria aos cinco pontos e só deixaria a liderança caso o Marrocos vença o Haiti.

Se perder para a Escócia

Uma derrota é o único resultado que pode complicar a situação brasileira.

Com quatro pontos, o Brasil ainda teria chances muito altas de avançar, mas poderia terminar a rodada na terceira colocação caso o Marrocos pontue diante do Haiti.

Nessa hipótese, a vaga dependeria da comparação com os terceiros colocados dos demais grupos.

Por que a liderança do grupo é importante?

Terminar em primeiro lugar no Grupo C representa mais do que uma vantagem esportiva.

Segundo a programação da competição, o líder da chave permanece treinando e atuando nos Estados Unidos, evitando deslocamentos mais longos durante a fase eliminatória.

Já o segundo colocado precisará viajar para Monterrey, no México, para disputar a próxima fase.

Além disso, o primeiro colocado do Grupo C enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que reúne seleções como Holanda, Japão, Suécia e Tunísia.

Enquanto o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) segue defendendo publicamente a pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão ao Governo do Maranhão em 2026, a realidade política nos municípios começa a revelar movimentos que apontam em outra direção.

Como é o caso prefeito de Santa Amaro, Leandro Moura (PCdoB), que declarou apoio ao ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) durante evento na cidade.

Nas redes sociais, Braide escreveu: “Gratidão ao povo e ao prefeito @leandromouraoficialma, que acreditam no nosso projeto de transformação do Maranhão!”, confirmando a aliança.

O movimento chama atenção porque ocorre justamente em um momento em que lideranças do PCdoB trabalham para consolidar o nome de Felipe Camarão como candidato do grupo governista ao Palácio dos Leões.

Nos bastidores, a situação evidencia as dificuldades enfrentadas pelo campo governista para unificar sua base em torno de um único projeto para 2026. Enquanto Márcio Jerry atua como um dos principais defensores da pré-candidatura de Felipe Camarão, prefeitos e lideranças municipais já começam a se posicionar estrategicamente diante do cenário eleitoral que se desenha.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Depois de um ano de um crime que ganhou repercussão em todo Brasil, Jordélia Pereira Barbosa, acusada de envenenar e matar com um ovo de Páscoa duas crianças em Imperatriz, foi condenada em júri popular a mais de 66 anos de prisão.

Em abril de 2025, Jordélia enviou um ovo de páscoa envenenado para Mirian Lira, que seria companheira do ex-namorado de Jordélia, que por ciúmes praticou o crime. Só que além de Miriam Lira, seus dois filhos Luiz Fernando (7 anos) e Evelyn Fernanda Rocha Silva (13 anos), também comeram o ovo de páscoa envenenado. Miriam ficou em estado grave e precisou ser internada, mas as duas crianças não resistiram e morreram.

Jordélia foi condenada a uma pena de 66 anos, oito meses e sete dias de prisão pelo homicídio da duas crianças e pela tentativa de homicídio contra a mãe das vítimas.

Enilton Rodrigues é natural de Arame-MA, começou a entrevista falando da sua região e que nos anos 60, 70 e 80, a educação no Brasil ainda era para poucos. Enilton é neto de um paraibano chamado Sebastião Lourenço de Campina Grande-PB.

Falou também sobre o abandono do Estado com a educação, que apesar de ser filho de um trabalhador rural, ele foi o primeiro dos irmãos a prestar vestibular para uma universidade federal.

Enilton falou que foi vítima do descaso pela educação, que no seu tempo ainda não tinha muitas políticas públicas voltadas para a educação, como exemplo, as políticas públicas implantadas pelo Presidente Lula.

Chegou em Brasília no ano 2000, onde conseguiu cursar o Ensino Médio e logo após cursou Engenharia pela Universidade de Brasília (UNB).

Enilton também falou da importância das políticas públicas voltadas para a educação, implantadas pelo Presidente Lula.

Falou o porquê de ter entrado na política, para ele, sozinho você consegue fazer a sua mudança, mas para fazer as mudanças que o povo precisa, é necessário entrar na política, finalizou dizendo que nunca foi filiado ao PT, sempre foi filiado ao PSOL, falou das divergências e das convergências entre PSOL e PT.

Com a declaração de apoio do ex-vereador Ubajara à pré-candidatura de Marcos Caldas, o cenário político de Cantanhede ganhou novos contornos. O anúncio foi recebido com entusiasmo pelo grupo do pré-candidato, que destacou a relevância da experiência política de Ubajara para fortalecer o projeto sólido de Marcos Caldas.

“Meu amigo Ubajara, seja muito bem-vindo ao grupo do pré-candidato Marcos Caldas. Agradeço pela confiança e por se juntar a nós nesta caminhada. Sua experiência e apoio fortalecem ainda mais nosso projeto. Vamos juntos rumo à vitória!”, afirmou Marcos Caldas.

Foto Reprodução

O governador Carlos Brandão anunciou que o dia 30 de junho, data em que é celebrado o Dia de São Marçal, será ponto facultativo em São Luís.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais. Segundo Brandão, a medida leva em consideração o feriado municipal de São Pedro, celebrado em 29 de junho, além da importância cultural das festividades juninas para o Maranhão.

A data é marcada pelo tradicional Encontro de Batalhões de Bumba Meu Boi, realizado no bairro João Paulo, um dos momentos mais aguardados da programação junina maranhense. O evento reúne milhares de pessoas e diversos grupos folclóricos em uma celebração que se tornou símbolo da cultura popular do estado.

Brandão também destacou que o Dia Nacional do Bumba Meu Boi foi instituído a partir de um projeto de lei de sua autoria quando exercia mandato de deputado federal.

Nos últimos três dias, cresceu muito o movimento para que Duarte Júnior (Avante) seja candidato a vice-governador na chapa de Orleans Brandão (MDB). Desde o começo do processo de formação de chapa, ficou definido que a vaga de vice de Orleans não seria ma questão partidária, mas de um nome que agregue eleitoralmente, enquanto as vagas de senado seriam definidas por alinhamento com partidos. Neste sentido, o nome do deputado federal ganha força.

Quando percebeu que não conseguiria sua reeleição de deputado federal porque o Avante não tinha feito nominata suficiente para alcançar o quociente eleitoral, Duarte lançou sua pré-candidatura ao Senado, em um movimento que claramente sinalizava para o pré-candidato ao governo Eduardo Braide (PSD), que naquele momento ainda não tinha nenhum nome para o Senado.

Ocorre que Braide não vê Duarte como alguém que poderia agregar, já que a força eleitoral do ex-presidente do Procon é justamente em São Luís, onde Braide não precisa mais centrar forças. Assim, se apressou em fechar com André Fufuca, que agrega mais na política tradicional e fora de São Luís, em um risco calculado do que poderia perder do eleitor que vota nele pelo seu personagem outsider.

Com as portas fechadas com Braide e em um partido muito pequeno, sem fundo e tempo de TV, Duarte sabe que uma candidatura avulsa é praticamente inviável. Assim, retomou o diálogo com o grupo do governador Carlos Brandão.

A possibilidade de vice segue sendo a melhor opção. Mas está sendo negociada, já que sem o um mandato de senador ou deputado federal, com emendas parlamentares, Duarte quer mais espaço de poder na estrutura do governo. E é isso que está na mesa neste momento para que o martelo seja batido.

A ex-prefeita de Bom Jesus das Selvas Cristiane Damião declarou apoio à pré-candidatura de Eduardo Braide ao Governo do Maranhão.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo conjunto, no qual a ex-gestora destacou o desejo de ver o modelo administrativo implementado na capital maranhense expandido para o restante do estado.

“Braide, eu estou aqui representando muitos bonjesuenses que acreditam no seu trabalho, que têm esperança de ver você governar o Maranhão”, afirmou a ex-prefeita. Ela pontuou que os avanços observados em São Luís servem de referência para as expectativas em relação ao futuro do estado. “Assim como São Luís avançou na sua gestão, nós queremos muito, sonhamos muito com um estado mais desenvolvido, com mais oportunidades.”

Ao receber a manifestação de apoio, Braide agradeceu a Cristiane Damião e à população do município. Ele revelou ter recebido da ex-prefeita uma lista com nomes de lideranças e moradores locais que já estão engajados em sua pré-campanha na região.

“Quero assumir esse compromisso de pessoalmente estar aí com vocês. Vou conversar com outras pessoas aí da cidade também, Cristiane, para a gente marcar juntos (…) o dia da minha ida a Bom Jesus para conversar com o povo e mostrar que a transformação que a gente fez em São Luís vai chegar a todo o Maranhão”, concluiu o pré-candidato.

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, quebrou o silêncio sobre as eleições deste ano após seu aliado, deputado federal André Fufuca (PP), declarar apoio à pré-candidatura de Eduardo Braide (PSD) ao governo do estado. Neste sábado (20) durante evento em um restaurante de Imperatriz ao lado de Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão e pai do pré-candidato ao Governo, Orleans Brandão (MDB), Rildo reafirmou a lealdade.

“A importância de reforçar e continuar essas parcerias. Por isso, faço questão de vir aqui hoje reforçar todo meu compromisso, reforçar a minha lealdade, reforçar meu respeito pelo grupo”, disse Rildo.

O prefeito ainda não se manifestou sobre a mudança de posição de seu pré-candidato ao senado, mas ao que tudo indica, deverá continuar acompanhando Fufuca, sem se aliançar com seu pré-candidato a governador.

Vamos aguardar!.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade