- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um vídeo enviado ao Blog do Professor Gil e divulgado pelas redes sociais nesta sexta-feira (2/2) mostra a realidade triste que vivem os moradores da zona rural de Timbiras, no Povoado Bacabeira. A ponte da estrada de acesso à comunidade quebrou e os moradores precisam se arriscar passando pelo que ainda resta da estrutura, enfrentando a forte correnteza.
No vídeo, moradores mostram o desesperado para transportar uma mulher doente para o outro lado da estrada. A mulher foi carregada em uma rede, correndo o risco do que ainda resta da estrutura ceder e ela, assim como os homens que a carregavam, cair no rio, que é de forte corredeira. Para tentar evitar o pior, eles colocaram uma corda, para se apoiar.
A ponte que caiu fica sobre o Rio Pirapemas, ponte da Lagoa Preta. A estrada seria o único acesso à comunidade. No vídeo, os moradores ajudam a paciente na arriscada travessia
Nem o Secretário de Obras nem a Prefeitura de Timbiras ainda não se manifestaram sobre a situação. Segundo informações, a mulher, com toda a dificuldade, conseguiu chegar à unidade de saúde e receber atendimento médico.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ex-prefeito de Codó Biné Figueiredo vai ser o primeiro convidado do CONFIDENCIAL PODCAST que estreia neste sábado (3), às 13h00, no YouTube.
O jornalista Marcelo Rocha bate-papo com Biné Figueiredo por quase uma hora. O ex-prefeito fala sobre vários assuntos. Biné Figueiredo fala sobre sua relação atual com o prefeito Zé Francisco, a aliança com o empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho da FC, e a possibilidade de disputarmos uma eleição para prefeito.
Figueiredo fala sobre a infância, o pai, a família e o que considerou positivo e negativo quando foi prefeito de Codó.
O CONFIDENCIAL PODCAST estreia neste sábado (3), a partir das 13 horas, no YouTube.
O jornalista Marcelo Rocha conseguiu tirar algumas confidências de Biné Figueiredo.
O endereço no YouTube para assistir o CONFIDENCIAL PODCAST é
https://www.youtube.com/@confidencialpodcast
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Flávio Dino e Lula
Foi publicada, no Diário Oficial desta quarta-feira, a nomeação do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a exoneração Como ministro da Justiça. A nomeação é assinada pelo presidente Lula.
Dino toma posse como magistrado em 22 de fevereiro. Antes disso, conforme o GLOBO mostrou, o ministro pretende apresentar três propostas legislativas no Congresso Nacional durante os três dias em que irá retomar seu mandato no Senado.
“Agora é oficial. Conforme publicação de hoje, estou de mudança para novo endereço, no qual continuarei a ser um dedicado servidor público, com muita honra”, escreveu Dino.
No Ministério da Justiça, o sucessor de Dino é o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, que assume o posto.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Instituto Datailha divulgou a primeira pesquisa do ano de intenção de votos para prefeito de São Luís, nas eleições municipais de 2024.
Foram realizadas 1.066 entrevistas, em 43 bairros da cidade de São Luís – MA, entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2024. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MA-04782/2024 e foi contratada pela própria empresa.
O prefeito Eduardo Braide lidera na pesquisa estimulada, o deputado federal Eduardo Braide é o segundo e o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior o terceiro.
Confira as tabelas .



- Professor Gil
- Deixar Comentário
Professor Walterli Lima
Quando a América Latina aterrissar em terras do terceiro mundo e o Brasil ainda menino de vê filho seu.
Quando a fome e a morte parecerem bobagem e rotina e o sangue escorrer por valetas e ruas num apogeu.
Quando as matas e o ouro atravessarem o imenso lago azul rumo a garganta faminta e sedenta da civilização.
Quando a injustiça fizer morada em cada esquina e o poder passar a ser instrumento de dominação.
Nascerás tu Brasil entre tantos outros iguais.
De meninas a mulheres ofertando o corpo em troca de pão.
De bolsos abastados de porcos famintos na podre corrupção.
Quando a pele negra arder sobre o corpo e o genocídio dos índios parecer tão natural.
Quando a pedra brilhante queimar nas mãos de tuas crianças e mendigos fizeram das praças, abrigo.
Nascerás tu Brasil entre tantos outros iguais.
E mesmo diante da derrota certeira a esperança brotará entre pedras feito rosa que insiste em desabrochar.
Verás tu Brasil que um filho teu não foge à luta da labuta de vidas e subsistência.
Crescerá então um gigante no coração do planeta, apesar dos pesares, das barbares e destruição.
@walterli.lima, Colunista do Blog do Professor Gil..
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Pasta aguardava a tradução para o português da bula do imunizante
A distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios selecionados pelo governo federal começa na próxima semana. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1) pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, em reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília.
A pasta aguardava a tradução para o português da bula do imunizante Qdenga, uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao fabricante, o laboratório japonês Takeda.
Nesta quarta-feira (31), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a questão seria resolvida por meio do envio do arquivo em formato digital.
Arte Mapa vacinação dengue por estado
Em razão de uma quantidade limitada de doses a serem fornecidas por parte do próprio laboratório, a vacinação contra a dengue vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos.
Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos.
A previsão do ministério é que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024.
“São quase 40 anos enfrentando epidemias de dengue”, lembrou Nísia, ao destacar que, este ano, a explosão de casos foi agravada pelas mudanças climáticas e as altas temperaturas. “É o momento de estarmos juntos, o Brasil unido pela dengue”, disse a ministra.
A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito.
Edição: Fernando Fraga
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Medida não se refere ao gás de cozinha
A Petrobras reduziu, nesta quinta-feira (1º), o preço do gás natural vendido pela estatal às distribuidoras em 2%, em média. Segundo a empresa, os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais dos preços do produto.
Para o trimestre que começa nesta quinta-feira, de acordo com a Petrobras, as referências foram uma queda de 3,6% do petróleo e uma depreciação de 1,5% do real frente ao dólar.
Ainda segundo a Petrobras, as distribuidoras com contratos vigentes em 2023 perceberam uma redução de 22,2% ao longo do ano.
“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da molécula pela companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV – Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, informa nota divulgada pela empresa.
A redução, que vigora a partir de hoje, não se refere ao preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), ou seja o gás de cozinha, que é envasado em botijões.
Edição: Graça Adjuto
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Por aclamação, o desembargador Fróz Sobrinho foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão para o biênio 2024/2026.
A eleição da Mesa Diretora ocorreu nesta quinta-feira (1º) e os membros da Corte escolheram presidente, vice-presidentes e corregedor.
Sobrinho era o único candidato ao cargo, pois a desembargadora Nelma Sarney retirou a sua candidatura às véspera do pleito. Desse modo, a votação foi unânime.
Também foram eleitos Raimundo Bogea para a primeira vice-presidência, José Jorge Figueiredo para a segunda vice-presidência e o cargo da Corregedoria Geral de Justiça ficou com o desembargador Zé Luiz Almeida.






