Anvisa aprova registro definitivo da vacina Pfizer contra Covid-19
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

Anvisa aprova registro definitivo da vacina Pfizer contra Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro definitivo da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer. A concessão do registro foi anunciada nesta terça-feira (23) pelo diretor-presidente da agência reguladora, Antônio Barra Torres, que destacou que a análise para a liberação do imunizante levou 17 dias.

Ontem, após reunião com representantes da Pfizer, Rodrigo Pacheco disse que o Congresso está disposto a aprovar lei para atender às exigências da farmacêutica. Se der certo, já haverá autorização para que a vacina seja aplicada no Brasil. Pacheco também afirmou ontem que “há inúmeros segmentos da iniciativa privada dispostos a auxiliar na aquisição dessas vacinas e contribuir para o país”.

De acordo com a Anvisa, o registro “abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão”. Até então, as vacinas aprovadas no Brasil são para uso emergencial: a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a vacina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório inglês AstraZeneca.

A vacina da Pfizer é a primeira contra a Covid-19 a receber autorização para uso definitivo. De acordo com a Anvisa, o imunizante da Pfizer teve segurança, qualidade e eficácia aferidas e testadas.

Categoria: Notícias