Ao professor: vilão nos insucessos e herói de feitos anônimos. Por professor Walterli Lima.
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

Ao professor: vilão nos insucessos e herói de feitos anônimos. Por professor Walterli Lima.

Pouco valorizado e reconhecido pelo o que faz para o qual recebe baixos salários que o obriga a cumprir cargas dobradas de trabalho, enfrenta uma rotina de obstáculos, dificuldades e stresses diário , o professor acabou por aceitar as culpas quando algo não vai bem escola .

Historicamente a figura do professor foi posta como uma das principais responsáveis pelos fracassos da educação pública sendo em alguns instantes levantado dúvidas a respeito da real necessidade destes na formação educacional dos alunos.

Pois bem, como toda historia tem pelo menos dois lados, a pandemia revelou o lado oculto desta: o professor não é o vilão que sempre pareceu ser.

Além de todas as obrigações de momentos anteriores, tais como repassar conteúdos, orientar para os caminhos do mundo , transmitir valores e disciplina e preparar para a vida , o docentes tiveram que adentrar às pressas no mundo tecnológico para seguir realizando seu trabalho.

Escolas fechadas e o impedimento de aulas presencias criaram uma nova realidade onde o protagonismo do professor no processo educacional passou a ser dividido com a família .

Os resultados mostram um declínio ainda maior que outrora .

Antes é necessário reconhecer que grande parte dos discentes infelizmente não possuem acesso pleno às ferramentas necessárias para o acompanhamento das aulas no novo modelo imposto pela crise epidêmica e que passado mais de um ano quase nada foi feito pelas autoridades competentes para sanar este problema, porém é preciso enfatizar que muitos outros alunos mesmo possuindo acesso pleno às tecnologias não acompanham as aulas remotas e que muitos dos pais não os obrigam ou orientam para o tal.

Educação é um dever da família e do estado .

Nunca isto foi tão real como os dias de hoje .

Não pretendo apontar o dedo da culpa pelos fracassos da educação para família ou para qualquer outro ator deste processo pois sei que são inúmeros os fatores geradores da tal situação, apenas desejo enfatizar a imensurável importância deste herói de feitos anônimos, o professor .

Categoria: Notícias