Bolsonaro volta a desafiar governadores para zerar ICMS
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

Bolsonaro volta a desafiar governadores para zerar ICMS

No mês de fevereiro, quando o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que iria zerar os impostos federais para o diesel e gás de cozinha, o presidente desafiou os governadores a zerar o ICMS para que o preço do combustível pudesse diminuir.

No entanto, a maioria dos governadores fez ouvido de mercador e assunto não foi adiante, mas os preços seguiram crescendo e alcançaram patamares insuportáveis.

Na quinta-feira (26), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, encaminhou um projeto para a Câmara Legislativa onde promete redução do ICMS e com isso uma diminuição de 10% da gasolina e 20% do diesel e álcool.

No mesmo dia, na live semanal, Bolsonaro voltou ao tema e desafiou mais uma vez os governadores a zerarem o ICMS para, enfim, o consumidor sentir uma diminuição do valor combustível.

“O imposto federal é R$ 0,74, mas no fim da linha chega a quase R$ 7. Aí tem o frete, a margem de lucro dos postos e o grande mistério que é o ICMS, um percentual que os governadores cobram em cima do preço final da bomba.  E não na origem. O que pesa aí? ICMS, que é imposto estadual, o frete, e a margem de lucro da ponta da linha. Eu comentei com um governador e fiz uma proposta para ver se é possível zerar o ICMS. Toda vez que tem renúncia de receita, tem que apresentar uma fonte alternativa. Como fiz no PIS/Cofins no gás de cozinha. Se ele conseguir, vamos entrar em uma outra briga, propor a venda direta. Vamos zerar o ICMS?  O parlamento vai nos apoiar, com certeza” disse o presidente da República.

Resta saber se os governadores novamente irão fazer ouvido de mercador ou se desta vez terá algum outros governador que aceitará o desafio e seguirá o exemplo de Ibaneis Rocha???

É aguardar e conferir.

Categoria: Notícias