Coluna do Professor Walterli Lima: CORONAVÍRUS – a falsa sensação de normalidade.
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

Coluna do Professor Walterli Lima: CORONAVÍRUS – a falsa sensação de normalidade.

Por prof. Walterli Lima

Passados um pouco mais de um ano o Brasil vive nos últimos meses seus piores momentos na pandemia com recordes nos números de casos, internações e mortes.

O surgimento de novas variantes do vírus e o ritmo lento da vacinação talvez expliquem tal situação, porem as ruas refletem um agravante da crise sanitária, a falsa sensação de normalidade de grande parte da população.

O uso de máscaras foi quase que totalmente abolido e o que se observa é um número restrito de pessoas ainda em uso da proteção.

Apesar da incessante luta da ciência em busca de respostas e soluções para a pandemia, até o presente momento ainda não há medicamentos eficazes no combate ao vírus em sua totalidade, portando a precaução continua sendo o melhor remédio.

As constantes aglomerações, muitas delas desnecessárias, a insistência do não uso de máscaras e higienização das mãos é um contraste aos seguidos apelos de inúmeras autoridades em alerta a necessidade de retomada das medidas preventivas diante do agravamento da crise.

UTIs lotadas e mortes diárias em milhares são efeitos colaterais do abandono de tais medidas.

O jogo ainda não acabou e ainda está bem logo de final.

A sensação é de que as pessoas cansaram da pandemia, menosprezaram o perigo constante do vírus e banalizaram as seguidas mortes, enquanto o inimigo está a cada dia mais forte e mais letal.

Nos aproximamos de meio milhão de mortos da COVID-19 no Brasil, número próximo de sete Maracanãs lotados e neste jogo estamos sendo goleados numa triste e angustiante derrota bem maior que o histórico 7×1.

Não há vitória no individualismo. Só o coletivo pode virar este placar.

É necessário que cada um faça a sua parte.

O que está em jogo são vidas e a vida é o que há de mais importante.

Categoria: Notícias