Descobrimento do Brasil – 22 de abril.

O Dia do DESCOBRIMENTO DO BRASIL é comemorado em 22 DE ABRIL. Esta data marca a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro pela primeira vez, no ano de 1500.
Oficialmente, o descobridor do Brasil foi PEDRO ÁLVARES CABRAL, pois era o chefe da expedição que chegou às terras brasileiras. Entretanto, o termo é usado apenas como referência, já que quando os portugueses chegaram o país era habitado por várias comunidades indígenas, estima-se que existiam no Brasil aproximadamente cinco milhões de índios naquela época.

A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL.

Segundo relatos históricos, os portugueses chegaram ao Brasil em suas embarcações, onde conhecemos hoje como a cidade de Porto Seguro na Bahia. Eles partiram de Lisboa, em Portugal no dia 09 de março de 1500 pelo rio Tejo com dois objetivos principais: tratados comerciais com a Índia e explorar as terras onde seria a América.
Sob o comando de Pedro Álvares Cabral, com 13 embarcações e cerca de 1500 homens, em 22 DE ABRIL DE 1500 foi avistado o Monte Pascoal pertencente ao território brasileiro. O encontro entre portugueses e os índios houve um verdadeiro choque cultural.
No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil e extração das matérias-primas do país, como o pau-brasil.

CARTA DE PÊRO VAZ DE CAMINHA.

O rei de Portugal na época, D. Manoel I, foi informado da descoberta através da carta de Pêro Vaz de Caminha.
Na carta, Pêro Vaz de Caminha descreve a terra, os índios, a primeira troca de presentes entre eles, e a primeira Missa celebrada em território brasileiro, em 26 de abril.
A data 22 de abril só foi oficializada em 1930 no Governo de Getúlio Vargas, quando a data também deixou de ser feriado pelo decreto número 19.488.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade