DIA DE SÃO SEBASTIÃO – 20 DE JANEIRO.
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

DIA DE SÃO SEBASTIÃO – 20 DE JANEIRO.

HISTÓRIA
São Sebastião nasceu em Narbona (em Francês Narbonne) na França, no ano de 256 da Era Cristã. Desde de cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do Santo Batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe. Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado do imperador Maximiano, no tempo do império de Diocleciano, na época o império romano era governado por Diocleciano no Oriente, e por Maximiano no Ocidente. São Sebastião conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana.
Secretamente, Sebastião converteu-se ao Cristianismo, sempre que conseguia uma oportunidade visitava os cristãos presos, levava ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam. Com palavras de ânimo e consolo, faziam os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do Cristianismo.
São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo.

MARTÍRIO DE SÃO SEBASTIÃO.

Ao tomar conhecimento de cristão infiltrados no exército Romano, Maximiano os identificou e os expulsou. Só os filhos de soldados ficaram obrigados a servirem . E este era o caso do capitão Sebastião. Denunciado por um soldado, o imperador se sentiu traído e mandou que ele renunciasse à sua fé em Jesus Cristo. Sebastião se negou a fazer a renúncia, por isso, Maximiano mandou que ele fosse morto para servir de exemplo e desestímulo a outros.
Os arqueiros do imperador tiraram suas roupas, o amarraram num poste no estádio de Palatino e lançaram suas flechas sobre ele. Ferido, deixaram que ele sangrasse até morrer. Uma cristã devota e um grupo de amigos foram ao local e surpresos viram que Sebastião continuava vivo. Levaram dali e o esconderam na casa da cristã que cuidou de seus ferimentos.
Depois de curado, Sebastião continuou evangelizando e se apresentou ao imperador que não atendeu ao seu pedido. Sebastião insistia para que ele parasse de perseguir e matar os cristãos. Desta vez, o imperador mandou que o açoitassem até morrer e depois fosse jogado numa fossa para que nenhum cristão o encontrasse. O fato ocorreu no dia 20 de Janeiro de 288. São Sebastião é um Santo muito popular , dando seu nome à um bairro SÃO SEBASTIÃO em Timbiras.

Categoria: Notícias