Escola Áurea Alvim realiza formação sobre Aplicação da Prova Diagnóstica do SEAMA.
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

Escola Áurea Alvim realiza formação sobre Aplicação da Prova Diagnóstica do SEAMA.

A Escola Áurea Alvim de Timbiras realiza, Formação sobre Aplicação da Prova Diagnóstica da Avaliação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) e Fluência. A capacitação foi coordenada pela direção da Escola.

“Realizamos planejamento para esta formação para que possamos aplicar melhor as avaliações do Seama. O sistema é novo e é uma aposta do Governo para obter bons resultados na educação do Estado como um todo. A gestão da Escola Áurea Alvim apoia o sistema e se une para que tenhamos avanços nesta área de grande importância, que é a educação”, frisou o gestor Edvaldo, . A formação foi para os aplicadores da avaliação.

De acordo com a coordenadora do Seama, , “as avaliações do Seama têm como objetivo fornecer subsídios às escolas, para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções, e por isso, é importante estarmos atentos aos seus critérios e a formação vai nos possibilitar isso”. O Seama foi criado pelo Governo do Estado, como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses.

A Formação sobre Aplicação da Prova Diagnóstica da Avaliação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) e Fluência da escola Áurea Alvim teve como público alvo, aplicadores da avaliação.

Avaliação estudantil

As provas do Seama são para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. O sistema integra o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e o programa Mais Ideb, que conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O sistema permite estabelecer o índice próprio dos municípios e Estado, contribuindo para a melhor definição das metas conforme as redes. Ainda, permite o acompanhamento dos resultados dos estudantes no decorrer do ano; análise da prática avaliativa desenvolvida nas escolas (por meio da compatibilização dos resultados nos simulados e nas atividades de sala de aula), entre outros elementos. A aplicação das provas do Seama 2021 no Maranhão serão de 30 de agosto até dia 09 de setembro, sendo que em Timbiras será dia 01 de Setembro.

O Seama 2021 alcançará para mais 325 mil estudantes, em 216 municípios.
O blog do professor Gil deseja boa sorte na sua prova a todos os estudantes Timbirenses e de todo o estado. Mas, lembre-se que o principal é manter a calma e a determinação na hora de responder às perguntas. Se o nervosismo bater, tente respirar fundo, colocar a cabeça no lugar e lembrar tudo que você estudou.
Agora é só mostrar aquilo que você sabe!

Categoria: Notícias