Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

Escutec: novamente o surpreendente bom resultado de Roseana e Edivaldo

Curiosamente e novamente, os dois nomes que aparecem na pesquisa Escutec/O Estado, divulgada neste sábado (02) e que chamam atenção pelos números são da ex-governadora Rosena Sarney (MDB) e do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD).

Os dois praticamente não fizeram nenhuma movimentação na disputa pelo Palácio dos Leões, mas mesmo assim aparecem com números interessantes.

Roseana, que jamais disse que é candidata, deve inclusive decidir após essa pesquisa, voltou a aparecer em primeiro lugar e com folga em relação ao segundo colocado, o senador Weverton Rocha (PDT).

É óbvio que o bom desempenho de Roseana está relacionado com o seu recall na política maranhense, mas mesmo assim é espantoso o seu desempenho, principalmente pelo fato da ex-governadora jamais ter demonstrado muito interesse na disputa e por estar afastada do cenário político recente.

Já Edivaldo é outro que pode comemorar. O ex-prefeito de São Luís, que já disse que é pré-candidato, para muitos, demorou a se movimentar e somente nesta semana fez a sua primeira viagem pelo interior do Maranhão.

Edivaldo esteve na Região Sul do Maranhão, mas os efeitos políticos eleitorais dessa primeira visita dificilmente foram capturados no levantamento da pesquisa, feitas entre os dias 23 e 30 de setembro.

Vale destacar que num cenário espontâneo, sem apresentar nomes ao eleitor, 55% dos entrevistados disseram não saberem em quem vão votar para o Governo do Maranhão, enquanto que 11% disseram que não pretendem votar em ninguém. Mesmo nesse cenário, Roseana e Edivaldo aparecem bem. A ex-governadora tem 9%, Weverton 5% e Edivaldo 4%.

Vale lembrar que entre aqueles apontados como pré-candidatos foram justamente Roseana e Edivaldo que menos se movimentaram, até agora, para a disputa eleitoral de 2022.

Por esses bons desempenhos e que tem quem aposte que uma aliança entre Roseana e Edivaldo seria imbatível, afinal se separados estão tendo desempenhos surpreendentes, imaginem juntos.

É aguardar e conferir.

Categoria: Notícias