OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RETORNO ÀS ESCOLAS, por professor Walterli Lima.
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RETORNO ÀS ESCOLAS, por professor Walterli Lima.

Além das centenas de milhares de mortes a pandemia da COVID-19 causou inúmeros danos a diferentes setores da sociedade, dentre estes, a educação.

Durante praticamente um ano e meio em que as escolas estiveram com os portões fechados devido à crise epidêmica instalada no mundo, as escolas encontraram no sistema remoto única possibilidade de seguir em frente.

É fato afirmar que tal sistema de aulas foi e é inacessível a uma parcela significativa dos alunos, principalmente os de regiões periféricas e rurais devido à ausência das tecnologias necessárias para o acampamento das aulas.

Até mesmo dentre os alunos que possuem tais tecnologias que permitem o acesso direto as aulas remotas verificam-se baixíssimos índices de aprendizagem.

Apesar de representar economia de gastos aos estados e municípios com a evidente redução de despesas, o dito sistema remoto custou caro para a educação no que diz respeito à aprendizagem e qualidade de ensino.

Pouco se aprendeu.

No retorno as escolas em aulas presencias verifica-se a dimensão das lacunas criadas pela pandemia.

Um défice enorme de informações e conteúdos não vistos ou não assimilados pelo aluno certamente tornaram-se obstáculos na sequência da vida estudantil dos anos seguintes. Se num momento anterior à pandemia as dificuldades de aprendizagem eram enormes, hoje tomaram dimensões ainda maiores.

A volta as aulas presencias não representa apenas um retorno ao normal, mas um enfrentamento aos estragos causados pelo vírus.

Há muito trabalho a ser feito.

É hora de, ainda sobre o sereno, arrumar o que sobrou da tempestade sem esquecer das lições que ela nos trouxe.

Categoria: Notícias