- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Comissão de Segurança Pública (CSP) vai receber o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nesta terça-feira (9), às 10h. Dino vai à comissão para prestar informações sobre os planos e a agenda estratégica do Ministério da Justiça para os próximos anos.
O requerimento (REQ 6/2023) para a reunião com Dino é de autoria do senador Magno Malta (PL-ES).
Esse tipo de convite a ministros e outras autoridades costuma acontecer a cada dois anos, no início dos trabalhos, para que os senadores possam saber os planos do governo para suas áreas de atuação. Uma das atribuições das comissões é convocar os ministros para que prestem informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições. Também é papel das comissões acompanhar, fiscalizar e controlar as políticas governamentais pertinentes às suas áreas de competência.
A audiência está marcada para ocorrer no Plenário 3 da Ala Senador Alexandre Costa.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A reunião do Conselho Universitário (CONSUN) da UFMA, realizada na sexta-feira, 05.06, via Google Meet com transmissão ao vivo pelo Youtube, atestou a confiança dos conselheiros no sistema de votação que será implantado para a consulta pública aos cargos de reitor e vice-reitor.
Após a discussão do documento, com pontos a favor e contra, por uma ampla maioria (67 votos a favor, 17 contra e 02 abstenções), os presentes aprovaram a minuta de resolução, com parecer da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente Viana.
VOTO ELETRÔNICO – Uma das principais mudanças propostas pela Resolução é que a consulta pública será realizada de forma remota.
A votação será feita pelo sistema Helios Voting, que é um sistema de votação eletrônica desenvolvido por acadêmicos de ciência da computação em resposta às preocupações com a integridade e a transparência dos sistemas de votação eletrônica tradicionais. Ele foi projetado com um foco especial na segurança, na privacidade dos eleitores e na transparência do processo de votação.
Ao contrário de muitos sistemas de votação eletrônica, que utilizam software proprietário e segredos comerciais para garantir a integridade do processo de votação, o Helios Voting é de código aberto, permitindo que qualquer pessoa possa examinar o código-fonte e verificar sua integridade. Além disso, utiliza criptografia de ponta a ponta para garantir a privacidade dos eleitores e a integridade do voto.
O processo de votação com o Helios Voting é bastante simples. Os eleitores recebem uma chave de votação única, que é vinculada a uma identidade verificada, como um número de identificação nacional ou um endereço de e-mail verificado. Os eleitores então usam essa chave para acessar uma plataforma online segura e votar em sua escolha de candidatos ou propostas.
Uma das principais vantagens do Helios Voting é que ele permite que os eleitores verifiquem a contagem dos votos em tempo real. Isso significa que os eleitores podem garantir que seus votos foram contados corretamente e que o resultado da eleição reflita com precisão a vontade do eleitorado. Além disso, o sistema é resistente a fraudes, uma vez que qualquer tentativa de manipular os votos seria facilmente detectada.
Uma vez que o eleitor tenha enviado seu voto, ele é criptografado e armazenado em um registro público e imutável chamado blockchain. O blockchain é um livro-razão distribuído, que permite que qualquer pessoa verifique a validade dos votos registrados e garante a transparência e a integridade do processo de votação.
COMISSÃO DA CONSULTA PÚBLICA – Também foi votada e aprovada a formação da Comissão da Consulta Pública. Dos 10 nomes submetidos à votação, 8 foram aprovados, sendo 4 titulares e 4 suplentes. A comissão ficou assim formada:
– Com 57 votos favoráveis, a diretora do Centro de Ciências Sociais, professora Lindalva Maia, indicada como titular, e o coordenador do curso de direito do Centro de Ciências de Imperatriz, professor Gabriel Araújo, indicado como suplente;
– Com 50 votos favoráveis, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde do Adulto, professor Marcelo Sousa de Andrade, indicado como titular, e o coordenador do curso de licenciatura em educação física do Centro de Ciências de Pinheiro, professor Carlos José Moraes Dias, indicado como suplente.
– Com 49 votos a favor, o chefe do Departamento de Economia, Eric Santos, indicado como titular, e Antonio Francisco Padilha, indicado como suplente.
– Com 48 votos a favor, o chefe do Departamento de Patologia, professor Valério Monteiro, e a professora Ana Emília Figueiredo, Diretora do DTED, indicada como suplente.
Serão somados a esses nomes os representantes do DCE, SINTEMA e APRUMA, totalizando 7 nomes de membros titulares. Caberá à Comissão o estabelecimento de todas as normativas que determinarão os atos do processo da consulta pública, incluindo o calendário eleitoral.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O principal centro de lazer de Timbiras e região circunvizinha não será diferente neste domingo 07/05. Já está aberto, com piscina, e sem falar nas várias opções de comidas e bebidas.
O Aqua Park do BM vem sendo uma das principais alternativas para a população local e regional, principalmente para aqueles que buscam por um momento de paz e curtição. E já está aberto desde das 8h.
O Aqua Park do BM fica localizado no Bairro Mutirão em Timbiras.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Se há algo que eu admiro em qualquer pessoa – seja ela um amigo, um colaborador, um professor, um político, um empreendedor, um religioso, um atleta, etc. –, é a humildade, virtude que, felizmente, por formação, educação e até obrigação, também faz parte da minha personalidade.
Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.
Muitos não sabem, mas a palavra humildade vem do latim humilitas, que, por sua vez, deriva de húmus, cujo significado é terra fértil, solo fértil. Curioso pensar que agir de forma humilde muitas vezes tem a ver com a criação de soluções simples – muitas vezes até óbvias – mas ao mesmo tempo perfeitas para resolver um dado problema. Em minha história pessoal, já deparei com gente que não entendia isso, a ponto de confundir minhas atitudes com fraqueza, covardia, ignorância ou sei lá o quê. Por sorte, essas pessoas a cruzar o meu caminho foram poucas; apenas algumas mais exibicionistas, arrogantes, soberbas, prepotentes e tolas. Felizmente, também, eu estava plenamente convencido de que, com as condições e as informações de que eu dispunha, a minha decisão era a melhor possível. E eu estava certo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Tramita na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), o Projeto de Lei n.º 272/22, de autoria do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), que obriga a instalação de lixeiras em locais públicos da capital maranhense. O objetivo de contribuir para a coleta de resíduos recicláveis usando as cores já padronizadas nacionalmente, em locais públicos movimentados, como praças.
Em sua justificativa, Ribeiro explica que a colocação das lixeiras visa auxiliar a população com o descarte seletivo de materiais recicláveis e orgânicos. Além disso, o autor ressalta que o uso destes itens fará com que o correto recolhimento dos resíduos seja mais produtivo para a própria administração municipal.
O que diz o texto?
O projeto de dois artigos e um parágrafo único explicita como deve ser a regulamentação da medida. Entre outras coisas, a norma diz, em parágrafo único, que para fim do dispositivo no caput do artigo 1º, as lixeiras instaladas serão destinadas a resíduos orgânicos e recicláveis e serão identificadas por cores distintas.
Matéria tramitando
A proposição foi encaminhada para as Comissões de Justiça e Meio Ambiente durante a sessão do dia 21 de março, depois de sua leitura em plenário. Após apreciação dos colegiados, onde será analisada em seu mérito pelos relatores responsáveis, o texto deverá entrar na pauta para votação dos vereadores.
Caso a medida seja aprovada, segue para a sanção do prefeito Eduardo Braide (PSD) para virar lei. Se for vetada, a proposição retorna para a Câmara dar a palavra final – se mantém o veto ou promulga a lei.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

O prêmio do sorteio deste sábado (6) da Mega-Sena está estimado em R$ 7 milhões. As apostas podem ser feitas por pessoas maiores de 18 anos até as 19h, no horário de Brasília, nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa ou pelo aplicativo Loterias Caixa.
Os sorteios da Mega-Sena ocorrem às quartas-feiras e sábados. A aposta mínima, de seis dezenas, custa R$ 5.
Ganha quem acertar seis, cinco ou quatro números sorteados, dentre os 60 disponíveis no volante de apostas. Para aumentar as chances, é possível marcar até 20 dezenas. O apostador pode, ainda, deixar que o sistema escolha os números, na aposta Surpresinha, e/ou concorrer com os mesmos números por dois, quatro ou oito concursos consecutivos, na aposta Teimosinha.
O sorteio do concurso 2.589 será realizado a partir das 20h, horário de Brasília, no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP). O evento é transmitido ao vivo pelas redes sociais da Caixa.
De acordo com estimativas do banco, caso apenas um apostador acerte o prêmio principal no sorteio de hoje e queira aplicar na poupança, o valor renderia cerca de R$ 42,5 mil no primeiro mês.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O cantor e compositor cearense Nattanzinho, que estourou com o hit ‘Tem cabaré essa noite’, acaba de cancelar todos os seus shows pelo Brasil por motivo de problemas nas cordas vocais.
O artista recebeu recomendações médicas da fonoaudióloga que o acompanha de que deve imediatamente parar de cantar, cancelando toda a sua agenda, caso contrário Nattan poderá perder a voz ficando impossibilitado até mesmo de falar.
A informação ainda não foi oficialmente divulgada pela assessoria do cantor. Mas o fato é que Nattazinho deve evitar as atividades para não correr o risco de ficar mudo.
Blog do Minard.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, testou positivo para covid-19. Por orientação médica, neste sábado (6), ela passa por exames no Instituto do Coração, em São Paulo.
De acordo com a assessoria, Marina passa bem.
OMS
Após mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), homologou nesta sexta-feira (5) o resultado final do processo seletivo de professores da Rede Municipal de Ensino de São Luís.
Os novos professores selecionados atuarão nas escolas públicas municipais de São Luís.
Para as vagas oferecidas e cadastro de reserva foram aprovados 927 profissionais para o cargo de professor de educação fundamental Anos Iniciais, 1º ao 5º ano e 262 professores para a área de Educação Infantil. Entre as demais áreas disponíveis, foram aprovados mais 715 profissionais para Atendimento Educacional Especializado, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências, História, Geografia, Arte, Ensino Religioso, Educação Física e Filosofia.
A próxima etapa será a convocação dos professores, que acontecerá na próxima semana. Os candidatos podem acompanhar todas as informações relativas ao seletivo de professores por meio dos links disponíveis no site da Prefeitura de São Luís, na área de editais da Secretaria Municipal de Educação, disponível em: www.saoluis.ma.gov.br/semed/editais.
Esta é mais uma ação positiva da gestão do prefeito Eduardo Braide e que demonstra o compromisso com a educação de qualidade e com a reconstrução do ensino municipal de São Luís, com a garantia do atendimento aos estudantes.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Atuante, formador de opinião e indispensável a qualquer tempo, o jornalismo assume neste mundo em crise um papel ainda mais necessário para a sociedade.Afinal, neste tempo de globalização, a informação correta e acessível também salva vidas. No entanto, o Blog do professor Gil, não está blindado às dificuldades, especialmente financeiras. Porém, mesmo diante das adversidades e ciente do nosso compromisso com a sociedade, continuamos com nossa atualização diária para nos conectarmos ainda mais a você. Nosso objetivo é o de sempre informar sobre os temas mais relevantes de Timbiras e região. E você pode colaborar conosco de forma voluntária através desse canal, e seu nome será divulgado em nosso site. Obrigado! Ajude a manter o Blog independente no ar.
Departamento financeiro
Pix: CPF
04624730313
Maria José de Oliveira ( tesoureira).
Entre em contato com a Central do Blogdoprofessorgil.com.br (99)982428505).





