SÉRIE – “TIMBIRAS, TERRA AMADA” POR MARIA DA GRAÇA GOMES FERNANDES.
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

SÉRIE – “TIMBIRAS, TERRA AMADA” POR MARIA DA GRAÇA GOMES FERNANDES.

Se alguém chamar pelo nome Maria da Graça Gomes Fernandes, talvez algumas pessoas não sabem, mas se chamar “GRACITA” todo mundo sabe de quem estamos falando.
Professora Gracita é uma pessoa conhecidíssima na cidade de Timbiras.
Nasceu no dia 09 de Fevereiro de 1948 em São Luís e com 03 dias de nascida se aportou aqui em Timbiras, trazida pela sua mãe de trem “Maria fumaça” um meio de transporte bastante utilizado na época. Autora do hino de Timbiras professora Gracita está há 49 anos prestando serviço na área educacional a nossa população Timbirense, ela afirma que fez questão de escrever o Hino Municipal.
“O critério que utilizei para escrever foi valorizar o que o município apresentava de melhor, como grandes matas, palmeiras, o nosso Rio Itapecuru, as belezas existentes, o nascer e o pôr do sol, etc…inspirei-me nos sonhos das pessoas que saíram de outras terras, buscando em Timbiras melhoria de vida”, diz a professora.
A história do HINO DE TIMBIRAS é recheada de fatos interessantes , mas infelizmente pouco divulgados. Tradicionalmente, o que sabemos sobre o hino é referente a autora da letra e da música.
A letra do hino foi escrita por Maria da Graça Gomes Fernandes (Gracita) e a música elaborada também pela professora ainda no Governo de José Maria Alvim e por muito tempo ficou desconhecido e era só cantado sem qualquer tipo de acompanhamento musical, entretanto, só foi gravado muito anos depois em São Luís com o acompanhamento do músico mestre Sebastião Lemos, já no governo do Dr. Robson Antônio que de fato, o hino foi oficializado e professora Gracita consequentemente recebeu o título de imortal. O hino foi feito com verdadeiro amor, pela Igreja Matriz, também pelo bairro São Sebastião, onde viveu toda a sua infância. Na época trabalhava na Escola Maranhão Sobrinho como diretora e tinha um projeto de cidadania com seus alunos, onde esses valores eram ensinados na Escola para as crianças. Nesse contexto, houve essa ideia e a pedido a professora fez o hino.
Ela acredita que pôde colaborar com o crescimento cultural da cidade e a composição ressalta áreas que a cidade se destaca até os dias de hoje. O município completará 101 anos de emancipação política nesta segunda-feira (05). E sente muita emoção de vê-lo sendo tocado nos eventos municipais.
Por tudo que Gracita fez, por todas essas experiências e outras razões, professora Maria da Graça Fernandes ( Gracita) é mais uma convidada da nossa série em homenagem aos 101 anos de Timbiras.

Blog: O que te atrai em Timbiras?

Timbiras pequena, mas afável, o bairro mais bonito São Sebastião, igreja matriz e as belezas naturais.

Blog: O que não deve mudar nunca em Timbiras?

Amo as noites de Timbiras. As belezas das nossas palmeiras, toda essa beleza sem fim. Amo Timbiras de Norte a Sul.

Blog: Deixe uma mensagem de carinho a Timbiras…

O próprio hino já expressa a minha mensagem a todas as famílias Timbirenses. Parabéns Timbiras pelos seus 101 anos.

CONFIRA O HINO DE TIMBIRAS.

Categoria: Notícias