SÉRIE – “TIMBIRAS, TERRA AMADA”. Tudo sobre Timbiras – MA.
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

SÉRIE – “TIMBIRAS, TERRA AMADA”. Tudo sobre Timbiras – MA.

05 de abril de 1920.

NOSSA HISTÓRIA.

Timbiras é uma cidade do Estado do Maranhão. Os habitantes se chamam Timbirenses. O município se estende por 1486,6 KM² e contava com 29.124 habitantes no último censo. Encontra-se na mesorregião leste Maranhense, na microrregião Codó, à margem direita do rio Itapecuru. A densidade demográfica é de 19,6 habitantes por KM² no território do município.
Vizinhos dos municípios de Coroatá, Codó e Peritoró, Timbiras se situa a 23 Km a Norte-Oeste de Codó. Uma altitude média de 49 metros acima do nível do mar. Tem as seguintes coordenadas geográficas: latitude; 4° 15′ 25″ Sul, longitude; 43° 55′ 51″Oeste.
A zona rural tem mais de cem povoados, sendo os principais: Flores, Lagoa Preta, Axixá, Campestre, Sete, Chapéu, Centrinho, Lagoa Grande, Mata Fome, Bacaba, etc.
Segundo documentos históricos, famílias portuguesas, atraídas pela fertilidade do solo, nele se fixaram com vistas à exploração da região já conhecida no ano de 1838, com a denominação Urubu – Entre 1838 e 1900, com chegada de frades capuchinhos, o povoado foi batizado com o nome de Monte Alegre. Às margens do rio Itapecuru e dependendo quase que exclusivamente da navegação fluvial para escoamento de sua produção, Monte Alegre tomou grande impulso com a construção da Estrada de Ferro São Luís – Teresina. Em 05 de abril de 1920, através da lei n°921, foi elevada à categoria de sede de município. E com o decreto n°820 o município passou a denominar-se TIMBIRAS.
Atualmente a cidade é administrada por Antônio Borba Lima do Patriota.

Bandeira e Brasão do Município de Timbiras/MA.

Categoria: Notícias