Quem quiser que compre a idéia quando algumas lideranças dizem que não discutem eleição neste momento, e que só tratarão do assunto próximo ao mês de outubro, quando efetivamente acontece o encontro com as urnas.
Não é bem assim, e a cada encontro ainda que seja por motivação institucional, a conclusão se prolonga pelo papo da eleição futura, quando se discute nomes, cenários, alianças, estratégias, enfim, fala-se de tudo, mas, da porta para fora o encontro foi republicano e institucional.
O grupo de oposição em Timbiras dificilmente encontrará a unidade dos partidos que se definem oposicionistas e, por isso, ainda que tenham nomes competitivos, como é o caso do vereador Professor Osmael do Avante, Neguinho das Flores, João dos Plásticos, Bruna Alvim, Drª Ana Thamires e o experiente Chico do Foto, não terá grupo com densidade para enfrentar alianças mais robustas e com mais lideranças juntas num mesmo objetivo.
O mesmo acontece com o rejeitado Paulo Vinicius, que mora em São Luís, que embora se coloque à disposição do partido para a sucessão de Timbiras, internamente já tem partidários contrários ao seu nome, além da dificuldade que historicamente possui de não morar em Timbiras e não ser timbirense da gema.
O Partido dos Trabalhadores que tem uma relação eleitoral razoável com os timbirenses vive uma crise interna explícita, motivada por vaidades e interesses pessoais, o que prejudica alguns possíveis nomes petistas construirem uma pré-candidatura com mais convicção. O PT precisa mergulhar numa “DRI” (Discussão de Relação Interna) bem profunda, para depois dialogar com possíveis vizinhos com mais leveza e ainda tem a federação partidária em jogo.
O pré-candidato Neguinho das Flores, que reconhece todas as dificuldades de disputar uma eleição majoritária, principalmente de uma cidade, onde se requer boa estrutura para atender as necessidades que um pleito eleitoral requer, mas, mesmo assim, se mostra disposto para encarar o desafio a qualquer custo, e com todas as dificuldades. Podemos dizer: “Vai na Fé”!
No AVANTE o nome do vereador Professor Osmael é citado com a possibilidade de ser o candidato majoritário do partido em Timbiras, mas, ainda tem alguns que insistem em dizer que tudo não passa de uma boa promoção para o caminho de sua candidatura à reeleição para Câmara de Vereadores, o que finda sendo muito bom para seu objetivo pessoal, mas segundo o próprio parlamentar a sua pré-candidatura está firme e consolidada, primeiro lugar Deus e a força do povo. É, sobretudo, um bom nome, já comprovado.
João dos Plásticos, segundo assessores está se recuperando de problema de saúde, mas está muito bem e em breve voltará com força total para um grande evento que irá sacudir a cidade.
Chico do Foto, após ser alvo de boatos de que desistiria de concorrer ao cargo máximo do executivo para apoiar Drª Ana Thamires, manteve o discurso, publicou um vídeo afirmando que é pré-candidato e está visitando os amigos da zona urbana e rural do município.
Bruna Alvim e Drª Ana Thamires, nomes que correm por fora, mas que poderá surpreender nas eleições de outubro próximo.
Onde mais se diz que a discussão sobre Timbiras só acontecerá a partir de agosto de 2024, as orelhas de muitos “esquentam” por terem seus nomes citados em diversas rodas de conversas entre aliados. Me refiro ao grupo aliado do prefeito Dr. Antonio Borba.
Atualmente estão juntos muitas lideranças alinhada e colados com a decisão do prefeito, mas estão esperando só o momento certo, para pular fora do barco governista.
Nesse grupo eram muitos nomes que se colocaram à escolha de ser escolhido para a sucessão de Dr. Antonio Borba, inclusive bons nomes, mas o que prevaleceu foi a escolha do prefeito e o escolhido, tem muita dificuldade de ser maioria entre as lideranças do agrupamento.
Dentre os nomes da sucessão governista, que se colocaram ao dispor, alguns deles se fosse escolhido pelo grupo traçariam um novo desenho político para eleição além de 2024, ou seja, para 2026, o que farei em novos textos com mais especificidades.
Certo mesmo é que não há silêncio em política.





