Tradição da “SEMANA CAÇADEIRA” é mantida por fiéis Católicos em Timbiras.
Blog do Professor Gil - Timbiras e Região

Tradição da “SEMANA CAÇADEIRA” é mantida por fiéis Católicos em Timbiras.

De acordo com a crença Católica a “SEMANA CAÇADEIRA” diz respeito ao período que antecede a Semana Santa. Conforme a tradição recebe este nome por lembrar a perseguição a Jesus Cristo.
É nesse período que os fiéis Católicos também aproveitam para caçar (adquirir) alimentos necessários para o momento santo da Semana Santa. Os preparativos vão muito além do apenas adquirir alimentos, mas também de preparar tudo para a Semana Santa. A nossa redação esteve na zona rural e nas ruas de Timbiras conversando com proprietários de peixarias, vendedores ambulantes e Católicos fiéis para falar sobre a expectativa para a Semana Santa.
Nesta época do ano muitas pessoas adotam algum tipo de restrição alimentar – algumas fazem jejum, outras abandonam a carne vermelha e comem somente peixes em respeito à data.
A dona de casa Maria Francisca, não abre mão de seguir a risca a tradição “Pra minha família a alimentação da Semana Santa é sagrada, o peixe não pode faltar de jeito nenhum. É o momento de estreitar ainda mais a nossa relação com Deus”. Enfatizou.
A Semana Caçadeira é uma busca espiritual dos Católicos através da confissão. É um período que todos entram no clima de orações, onde se preparam para viver intensamente a Semana Santa. Buscar de fato a presença de Deus como Jesus no deserto.

Categoria: Notícias