Estreia nesta quinta-feira 1º de fevereiro o Castdodesá

Uma parceria das Agências de Publicidade Caminho das Pedras, de Michel Marques e Ls Comunicação, de Leandro de Sá, surgiu a ideia da criação de um canal de comunicação sem o dedo de quaisquer políticos para dizer qual é a pauta. O Castdodesá será um canal totalmente independente e dará espaço a todos os políticos de Codó e região, para que sejam discutidos quaisquer assuntos. Além da política, o Castdodesá vai abordar entretenimento, cultura, economia e muitos outros assuntos.

 

COMO VAI FUNCIONAR?

 

O Castdodesa vai entrar on line na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, às 18 horas e será transmitido pelo youtube, e o link será disponibilizado também para os grupos de whatsapp. O estúdio fica localizado no Girassol Center, ao lado do Banco Santander. Porém, apesar do primeiro programa ser exibido na quinta-feira (01), o dia fixo de apresentação será toda segunda-feira as 18 horas.

 

PARCEIROS

Michel Marques, Agência Caminho das Pedras

O Castdodesá já inicia suas atividades com grandes parceiros, que torna o projeto bem mais interessante para quem deseja também ser anunciante. O mais novo portal de notícias do Maranhão, que é o site www.maranhaoemdia.com.br também faz parte do mesmo projeto, assim como o já renomado BLOG www.blogdodesa.com.br. Portanto, são três canais de comunicação levando informação com respeito e credibilidade. De início, grandes empresas já entram como anunciantes, a exemplo de:

 

O grupo Nutrilar de Presidente Dutra, com produtos de limpeza incluindo outras empresas como o Hotel Nutrilar e o maior Centro de Diversão do Maranhão, que é o Parque das Garças, localizado em Presidente Dutra. Temos o Hospital São Pedro de Codó, que oferece mais de 22 especialidades, Loja Automotiva Estética e Tapeçaria, Deputado Estadual Júnior Cascaria, Codó Beach Tênis e o provedor de internet Regional Telecom.

 

LS COMUNICAÇÃO E CAMINHO DAS PEDRAS.

 

Essas duas Agências de Publicidade com uma larga experiência em assessoria política, resolveram fazer funcionar um projeto inovador e acessível para qualquer cidadão. Michel Marques e Leandro de Sá colocaram em prática uma forma dinâmica e séria de fazer podcast. O Castdodesá é uma sociedade de ambos os profissionais que já conhecem o “Caminho das Pedras” para fazer um trabalho sério, de utilidade pública e com o melhor conteúdo para o público. Portanto, contamos com a audiência de todos na próxima quinta-feira (01) as 18 horas.

Leandro De Sá, Agência Ls Comunicação

 

A semana no Judiciário do Maranhão será marcado pela eleição da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça, que ocorrerá na próxima quinta-feira, 1º de fevereiro.

 

A eleição para a presidência do TJ do Maranhão deverá ser por aclamação, já que a desembargadora Nelma Sarney retirou sua candidatura e o desembargador Froz Sorinho, atual corregedor, deve ser aclamado novo presidente do órgão.

 

Apesar da eleição ser realizada em fevereiro, a posse do novo comando do Tribunal de Justiça só acontecerá no dia 22 de abril.

 

TRE/MA – Já o atual presidente do TJ/MA, desembargador Paulo Velten irá compor o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em substituição ao desembargador José Luiz Almeida, que encerrou seu biênio no órgão.

 

Velten deverá ser o novo corregedor do TRE/MA, enquanto o atual corregedor, desembargador José Gonçalo deve assumir a presidência do órgão.

 

É aguardar e conferir.

 

 

O terceiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditado na próxima terça-feira, 30 de janeiro. O valor estimado contabiliza R$ 5,5 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Vale lembrar que a composição desse valor já conta com os efeitos da Decisão Normativa (DN) 207/2023, publicada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em novembro do ano passado e que define novos coeficientes utilizados na distribuição dos recursos do Fundo a partir deste ano.

 

Para amenizar os efeitos da redução financeira ocorrida a partir dos dados populacionais do censo demográfico de 2022, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) atuou pela aprovação da Lei Complementar (LC) 198/2023. O texto da legislação prevê transição de 10 anos para os Municípios que perderam população de acordo com o censo demográfico e, consequentemente, cairiam de coeficiente – os chamados Municípios diretamente afetados.

 

Isso significa que ao invés de uma redução total de uma vez, os Entes afetados terão uma diminuição gradual em 10 anos. Com o redutor financeiro, haverá um desconto de 10% ao ano sobre a diferença entre o coeficiente anterior do Municípios e o que deveria ser adotado se ocorresse a queda total de coeficiente.

 

Municípios do interior

Há ainda os Municípios indiretamente afetados. A quantia retirada dos 745 Municípios com redução gradativa de coeficiente será proporcionalmente repartida entre os Municípios de interior que não tiveram queda de coeficiente de 2023 para 2024.

 

Cenário

De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 3º decêndio de janeiro de 2024, comparada com a terceira transferência de janeiro do ano anterior, o repasse apresenta crescimento de 13,11% sem contar os efeitos da inflação. Somadas as três transferências deste mês, o cenário também é de crescimento de 8,13%. (Agência CNM de Notícias).

 

Os amigos do pré-candidato ao executivo municipal de Timbiras, João dos Plásticos, ofereceram aos amigos e simpatizantes da sua pré-campanha um delicioso café na manhã neste sábado (27) no Bairro Olaria, especificamente na residência do empresário.

 

João dos Plásticos é um dos pré-candidatos da Frente Popular ao executivo de Timbiras.

 

“Foi um momento de muitas conversas sobre nossa Timbiras e de muitas orações pela saúde de João dos Plásticos. Que em breve estará firme e forte na luta pelo bem do povo de Timbiras”, disse um participante.

 

“Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”.

 

O Blog do Professor Gil roga a Deus pela recuperação da saúde do amigo João dos Plásticos.

No caso da dengue, predominância de infecções é de sorotipo 1

 

O governo de Minas Gerais declarou situação de emergência em saúde pública em razão do cenário epidemiológico de arboviroses no estado – sobretudo dengue e chikungunya. O decreto foi publicado neste sábado (27) no Diário Oficial de Minas Gerais.

 

De acordo com a publicação, até o momento, foram registrados 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 casos confirmados de chikungunya no estado apenas nas três primeiras semanas de 2024.

 

No caso específico da dengue, o texto destaca que há predominância de infecções pelo sorotipo 1, mas já há também detecção de casos do sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil há mais de 15 anos.

 

A publicação autoriza o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a tomar medidas administrativas para conter casos de arboviroses, incluindo a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial.

 

O texto ainda instala o Centro de Operações de Emergências de Arboviroses, coordenado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, para monitoramento e gestão da situação de emergência no estado.

O decreto vai vigorar pelo prazo de 180 dias.

Vacina

O Ministério da Saúde informou esta semana que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem 37 regiões de saúde que são consideradas endêmicas para a doença.

 

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados, incluindo Minas Gerais, e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

 

O Ministério da Saúde confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

 

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito.

Edição: Maria Claudia

 

 

O deputado federal Rubens Júnior (PT) virou alvo de pesadas críticas nas redes sociais após apresentar uma proposta que, na visão da maioria da população, beneficia apenas políticos.

 

O Projeto de Lei 3734/23 inclui no Código Penal o crime de “causar constrangimento a autoridade pública, em razão do exercício de suas funções, em locais públicos ou privados, no Brasil ou exterior, mediante violência, ameaça ou ofensas à honra”. A pena prevista é de 2 a 6 anos de reclusão e multa.

 

O Blog do Gilberto Léda compartilhou no Instagram um post do Imirante sobre o assunto na sexta-feira, 26.

Veja a repercussão:

Fonte: Blog do Gilberto Léda.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), que deve deixar o cargo na semana que vem, retornando ao Senado, antes de assumir o cargo de ministro de Supremo Tribunal Federal (STF), deve manter boa parte da equipe de sua antecessora.

 

Apenas poucos assessores de Dino no Ministério da Justiça irão seguir com o maranhense para o STF, uma vez que boa parte da equipe de Rosa Weber deve seguir no STF.

 

A posse de Flávio Dino acontecerá no dia 22 de fevereiro. Dino já se encontrou com Weber e disse ter recebido “orientações de grande importância”

 

Vamos aguardar!

 

A líder política e pré-candidata a prefeita de Timbiras, Bruna Alvim, continua realizando visitas na cidade e zona rural timbirense, recebendo apoios e compartilhando com as famílias, o seu projeto para uma nova cidade.

 

Na manhã/tarde de hoje, sexta-feira, 26/01, Bruna visitou várias comunidade de Timbiras.

Acompanhada de amigos, foram recepcionados nas residências de amigos e tiveram boa conversa.

 

Bruna Alvim e os demais presentes se sentiram bastante felizes com a acolhida das pessoas nas comunidades rural, inclusive ficaram atentos aos anseios e apelos dos moradores da mesma.

Lula detalhou o programa de incentivo financeiro nesta sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), para detalhar o Programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos que cursarem o ensino médio.

 

O decreto com os valores e requisitos para receber os valores foi assinado pelo presidente durante uma cerimônia, no Palácio do Planalto.

 

No ato da matrícula no início do ano letivo, o estudante do ensino médio receberá em sua conta poupança R$ 200. Além disso, a comprovação de frequência dará direito ao recebimento de R$ 1,8 mil por ano, em nove parcelas de R$ 200. Assim, o total por ano letivo será de R$ 2 mil.

 

Além dos depósitos de R$ 2 mil em cada um dos três anos do ensino médio, ao concluir a última série, o aluno receberá R$ 3 mil na conta poupança, que equivale a R$ 1 mil por série.

 

Também haverá pagamento de R$ 200 ao aluno de baixa renda da 3° série que se inscrever no Enem.

 

Assim, caso o estudante cumpra todos os requisitos estabelecidos ao longo dos três anos do ensino médio e se inscreva no Enem no último ano, ele terá recebido um total de R$ 9,2 mil.

 

Desafio

Durante a assinatura do decreto de regulamentação do programa, Lula disse que as políticas, na área de educação, tem “a responsabilidade de tirar o país da situação em que se encontra após 350 anos de escravidão”, quando uma boa formação era privilégio de poucas pessoas: “ricos iam estudar fora, enquanto pobres aprendem a cortar cana.”

 

Segundo o presidente, dois fatores são decisivos para que esse desafio resulte em sucesso:

 

“O primeiro é a qualidade de tratamento que daremos aos educadores, que estarão em sala de aula. A remuneração tem de ser suficiente para eles cuidarem de suas famílias. O segundo envolve a comunidade local. Precisamos convencer pais e mães a acompanhar a situação das escolas e de seus alunos”, disse.

 

Além disso, Lula defendeu que políticas como a de escola em tempo integral têm de ser implementadas como políticas de Estado, e não de governo. Para seu sucesso, é fundamental que haja participação de educadores e também da comunidade.

 

“Caso contrário, correrão o risco de serem alteradas durante mudanças de governos. O ideal é que façamos políticas que sejam compreensíveis para prefeitos e governadores”, acrescentou.

 

Programa

A Lei 14.818/2024, que criou o programa de incentivo financeiro-educacional ao estudante do ensino médio chamado Pé-de-Meia, foi publicada no último dia 17. O programa é uma bolsa-poupança para incentivar estudantes de baixa renda a concluir o ensino médio.

 

Os recursos serão depositados em conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. E os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como Bolsa Família, por exemplo.

 

 

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade