Inscrições e escolha de curso para o Sisu terminam nesta quinta

 

Resultado final deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro

Estudantes têm até esta quinta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília), para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Eles devem conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e escolher duas opções de curso.

 

Todos os candidatos que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e optar por concorrer às vagas em dois cursos. Automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e os institutos federais.

 

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial, por escolha de curso, que é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas. Essa nota e a classificação dos candidatos oscilam conforme os inscritos e as novas inscrições.

 

A classificação também obedece à reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência.

 

Até a noite de ontem, 1.156.941 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.196.597 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

 

O resultado final do Sisu deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano. Nessa data também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.

 

Edição: Graça Adjuto

 

 

Governador Carlos Brandão

O governador Carlos Brandão enviou à Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (25), uma medida provisória que propõe o reajuste salarial dos servidores públicos estaduais efetivos e temporários do magistério.

 

A medida visa o reajuste de 3,62% nos vencimentos dos professores, concursados, contratados, aposentados e pensionistas, retroativo ao dia 1° de janeiro de 2024, alterando o Anexo Único da Lei n° 11.206, de 1º de fevereiro de 2020. O percentual do reajuste foi anunciado pelo Governo Federal em 29 de dezembro de 2023.

 

O governador destacou a importância da atualização salarial da classe. “Todos os professores vão receber o reajuste salarial anunciado pelo presidente Lula a partir deste mês de janeiro, tanto efetivos quanto contratados. Esta proposta reflete nosso compromisso com a qualidade da educação em nosso estado, reconhecendo o papel fundamental dos professores na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Carlos Brandão.

 

“Esse reajuste é mais uma prova do compromisso do Governo do Estado, do governador Carlos Brandão, com a educação e com os professores. Afinal, a educação é um dos pilares para o crescimento da sociedade. Sem ela, não há crescimento em nenhuma área. E valorizar a parte essencial neste processo, que são os professores, é o nosso dever”, disse Felipe Camarão, vice-governador e secretário de Estado da Educação.

 

O governador ressaltou ainda a expectativa de que a Assembleia Legislativa analise e aprove positivamente a medida, contribuindo para o fortalecimento do sistema educacional maranhense.

 

Com a proposta, o Governo do Maranhão reforça seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e a constante busca pela excelência no ensino em todas as regiões do estado.

 

 

 

A pré-candidatura de Neguinho das Flores à Prefeitura de Timbiras vem ganhando musculatura a cada semana, o que deixa animados os apoiadores do atual vice-prefeito na disputa pelo palácio municipal. ” Ele (Neguinho) vem ganhando cada vez mais notoriedade em Timbiras, não só entre a classe política, mas também entre o povo, que é quem vota e decide”, disse uma alta fonte palaciana.

 

Segundo fontes ouvidas pelo Blog do Professor Gil, esse fortalecimento do nome de Neguinho das Flores é resultado de um trabalho feito nas bases, junto à lideranças importantes de Timbiras. Além de muito carisma, a capacidade e conhecimento da realidade da cidade, tanto da sede, quanto da zona rural tem impressionado quem conversa com o pré-postulante.

 

Um dos homens fortes da base de Neguinho das Flores, tem construído uma sólida rede de apoio, com uma capacidade de articulação que impressiona, além da construção de pontes que para muitos seriam improváveis.

 

Olhando o cenário político para 2024, como um jogo de tabuleiro, é paupável que Neguinho das Flores tem mexido em suas peças com maestria, ganhando cada vez mais territórios e consolidando seu nome como o pré-candidato da população timbirense. A qualquer momento o Blog anunciará adesões de peso em apoio ao Neguinho das Flores. Continue acessando.

Vamos aguardar!

 

A Câmara Municipal de Timon aprovou, em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (24), Projeto de Lei do Poder Executivo Municipal que concede reajuste aos profissionais do magistério da educação básica da cidade de Timon.

 

O reajuste é de 3,62%. Após aprovação na Câmara, o texto do documento segue para sanção por parte da prefeita Dinair Veloso.

 

Estiveram presentes durante a votação os vereadores (as): Alynne Macedo, Chagas Cigarreiro, Celso Tacoani, Coca do Matapasto, Ivan do Saborear, Vereador Torres, Jair Mayner, Neto Peças, Da Luz do 7 Estrelas, Pedro Augusto, Thiago Carvalho, Vavá e Vanda Rodrigues.

Informações repassadas ao Blog do Professor Gil. 

O prefeito Eduardo Braide anunciou, nesta quarta-feira (24), um reajuste de 6% para os profissionais da educação da rede de ensino do Município de São Luís. O reajuste, retroativo a 1° de janeiro de 2024, está acima do reivindicado pela categoria, que era de 5%.

 

“Eu tenho um compromisso com os profissionais da educação de São Luís que está acima do piso salarial, da inflação e acima da reivindicação de vocês, e neste sentido, vou encaminhar o projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores, já nesta quinta-feira (25), com reajuste de 6% para nossos professores”, disse o prefeito Eduardo Braide, durante a Jornada Pedagógica 2024 do Município de São Luís que ocorre até esta quinta-feira (25), no Multicenter Sebrae.

Ao fazer o anúncio, o chefe do Executivo Municipal foi ovacionado pela categoria que reconheceu, por meio de aplausos de pé, os esforços de Eduardo Braide em prol dos professores da rede municipal de São Luís.

 

 

 

O advogado Sylvio Cadermartori Neto foi preso no âmbito da segunda fase da Operação Maat, intitulada Justiça Cega, deflagrada pelo Ministério Público por desviar R$ 2,6 milhões em precatórios da Prefeitura de Cantanhede.

 

A prisão do jurista ocorreu no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (24).

 

Segundo informações ministeriais, ele havia sido contratado em 2006 pelo Município para atuar em uma ação que visava obter o ressarcimento de valores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

 

Ao final da ação, o Munícipio teve êxito e foi indenizado. Porém, o advogado se apropriou de R$ 2,6 milhões do valor transferido pela União e não repassou para os cofres municipais, descumprindo decisão judicial que determinava o repasse.

 

“Ao invés de devolver todo o recurso para o Município pagar os honorários, ele reteve o que achava devido e devolveu apenas uma parte dos recursos, o que é ilegítimo, ilegal e criminoso”, observou o Ministério Público.

 

O advogado foi denunciado por apropriação indébita, peculato-desvio, desobediência e lavagem de dinheiro.

 

Na mesma ação, foram presos os ex-prefeitos Marco Antônio Rodrigues, de Cantanhede; Eliseu Moura, de Pirapemas; e Domingos Padre, de Matões do Norte (este já se encontrava preso desde a primeira fase da operação e foi apenas intimado da nova decisão judicial em seu desfavor); o ex-secretário de Administração de Cantanhede Manoel Erivaldo; o empresário Luiz Guilherme Paiva.

 

Em sua primeira fase, a Operação Maat teve origem em três investigações distintas sobre corrupção e desvios de recursos públicos formuladas pela Promotoria de Justiça de Cantanhede ao longo de aproximadamente três anos, em Cantanhede, Pirapemas e Matões do Norte. Realizada em dezembro do ano passado, nela foram presos os mesmos ex-prefeitos dos três municípios.

 

Nessa segunda fase, as investigações da Promotoria de Cantanhede, cujo titular é o promotor de justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira, também tiveram como objetivo apurar casos de corrupção e desvio de recursos públicos em Cantanhede, Pirapemas e Matões do Norte.

 

Blog do Neto Ferreira.

Presidente vai participar de cúpulas na África e no Caribe

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma a agenda de compromissos internacionais este ano com viagens a dois países da África e à vizinha Guiana, em fevereiro.

 

No continente africano, o presidente viajará ao Egito nos dias 15 e 16 do mês que vem. Na visita oficial, Lula se reunirá com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, meses após ter recebido apoio para a retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza, que ocorreu pela fronteira com o Egito.

 

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, Lula estará em Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. No ano passado, a organização internacional, que reúne os 54 países africanos, tornou-se membro permanente do G20, grupo que reúne as 19 economias mais ricas do planeta e a União Europeia. Este ano, o Brasil preside o G20 e será anfitrião da cúpula de chefes de Estado do grupo, em novembro, no Rio de Janeiro.

 

“O Brasil precisa, de uma vez por todas, começar a retribuir a dívida histórica que nós temos com o povo africano”, declarou Lula, na semana passada, durante agenda em Salvador, onde confirmou a viagem aos países africanos. É a segunda visita de Lula à África no terceiro mandato presidencial. No ano passado, ele foi à África do Sul, a Angola e a São Tomé e Príncipe, além de fazer uma rápida visita a Cabo Verde.

 

Guiana

Após o retorno da África, Lula deve visitar, na última semana fevereiro, a Guiana, que sediará a cúpula anual do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), grupo regional criado em 1973 e que reúne 15 países caribenhos.

 

Lula já havia sinalizado a ida ao encontro no fim do ano passado. A visita ocorre em um contexto de tensões elevadas entre Guiana e Venezuela, em torno da disputa pelo território de Essequibo, reivindicado pelo governo venezuelano há mais de um século.

 

Após as duas viagens internacionais, Lula deverá concentrar suas atenções na agenda doméstica e viajar pelo país para anunciar ações do governo federal.

 

Edição: Nádia Franco

 

 

 

Foto Divulgação

Na última segunda-feira (23), a residência do empresário Darlan Nunes reuniu lideranças locais em um ambiente descontraído e acolhedor, onde o diálogo e a colaboração foram as peças-chave da noite. A atmosfera da reunião foi marcada por uma energia positiva, cheia de conversas animadas e trocas de ideias construtivas.

 

A presença do Deputado Estadual Juscelino Marreca, que fez questão de prestigiar o evento e unir-se aos debates, contribuiu para transformar o encontro em um momento significativo para o fortalecimento do projeto. Sua presença trouxe um valor adicional ao encontro, demonstrando o comprometimento do parlamentar com as demandas e necessidades da população local.

 

O empresário Darlan Nunes, expressou sua satisfação em ver tantas lideranças comprometidas reunidas para discutir temas de interesse coletivo. “Este encontro é uma demonstração do poder da união e da colaboração. Juntos a gente realiza”, afirmou Darlan.

 

Com informações repassadas ao Blog do Professor Gil. 

 

Todos nós sabemos da importância da educação para o desenvolvimento do ser humano, pois ela fornece ferramentas que permitem a todos evoluírem e conquistarem uma vida mais digna e melhor. Isso porque sabemos que pessoas que têm acesso a uma educação de qualidade recebem também melhores oportunidades.

 

Os ex-prefeitos Eliseu Moura, de Pirapemas, e Marco Antônio Rodrigues de Sousa, o Ruivo, de Cantanheide, voltaram a ser presos em uma operação do Gaeco e Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (24).

 

A Operação Justiça Cega prendeu os dois por associação criminosa, corrupção passiva e ativa, falsificação material e ideológica de documentos públicos e particulares, uso de documentos falsos, peculato, lavagem de capitais e fraudes em licitações.

 

Eles já haviam sido presos na Operação Matt em dezembro do ano passado, mas estavam soltos. Na ocasião, o ex-prefeito Padre Domingos também foi preso e ainda se encontra na cadeia.

 

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade