DataIlha registra primeira pesquisa para eleição de São Luís; divulgação prevista para quarta-feira (31)

O Instituto Datailha registrou no sistema da Justiça Eleitoral a primeira pesquisa de intenções de voto para a eleição deste ano em São Luís. Vale lembrar que até o ano passado as pesquisas não precisavam ser registradas.

 

O Datailha também fez a primeira pesquisa da eleição de São Luís de 2020. Contratada pelo Blog do Clodoaldo Corrêa em janeiro daquele ano, a pesquisa do instituto serviu de parâmetro para todo o processo eleitoral (relembre). A primeira pesquisa já mostrava uma liderança tranquila de Eduardo Braide e tendo como principal concorrente Duarte Júnior, e Wellington do Curso como terceiro colocado (este, nem chegou a ser candidato). Ao longo da campanha Duarte cresceu mais, Neto Evangelista cresceu bastante e ficou próximo de chegar ao segundo turno e Rubens Júnior chegou a 10% usando bastante o nome do presidente Lula na campanha. Os demais ficaram em patamares semelhantes aos da primeira pesquisa.

 

Agora, a pesquisa Datailha foi contratada pelo próprio instituto e não por um veículo de comunicação. A coleta começa na segunda-feira (29) e encerra na quarta-feira (31), que é a data prevista da divulgação.

 

O questionário da pesquisa incluiu Diogo Gualhardo (Partido Novo), Dr. Yglésio (ainda no PSB), Duarte Jr. (PSB), Edivaldo Holanda Jr. (sem partido), Eduardo Braide (PSD), Fábio Câmara (PDT), Neto Evangelista (União Brasil) e Wellington do Curso (PSC).

 

 Walterli Lima

Eu vejo o medo em nossas faces.

Pálido e latejante.

Medo que nos roubam as palavras.

Medo que nos afasta o combate.

Em nossos quartos, em silêncio, tramamos uma insurreição, ensaiamos um grito. Mais tarde, o medo sempre palpável, nos afugenta.

Em tempos difíceis, onde a amordaça do poder faz cessar as vozes e o temor passa a ser roupa vestida, resistir emerge como única saída.

É preciso coragem para seguir em frente.

Somos centenas.

Somos milhares.

Centenas de rostos ocultos.

Milhares de vozes caladas.

No silêncio das ruas nos reduzimos a uma meia dúzia de sussurros no eco de poucos dos gritos que se recusam a calar.

Nós que aceitamos naturalmente a derrota em sucessivas batalhas pelo simples medo de lutar.

Nós que assistimos em mutismo os nossos arderem na fogueira.

Seremos dignos dos louros da conquista se ao acaso ela assim vier ?

Na taciturnidade de uma multidão calada, pergunto-me.

– Onde está nossa voz?

@walterli.lima

Júlia Vitória, foi aprovada em MEDICINA na Universidade Federal de Roraima / UFRR, em Boa Vista.

 

Júlia Vitória é filha do farmacêutico-bioquímico Edson Santos (filho de dona Maria Júlia e finado Sr. Sebastião) e da também farmacêutica-bioquímica Hildenice Sousa (filha de professora Nilzete e Sr. Hildo). Uma legítima descendente timbirense. Parabéns Julinha!

Toda honra e toda glória ao Senhor DEUS Eterno. Homenagem do seu tio, Professor Hildenilson Sousa, e Família.

 

Em seu segundo mandato consecutivo, o vereador Professor Junão tem trabalhado incansavelmente para a melhoria da qualidade de vida de toda a população de Timbiras. Pensando no desenvolvimento do município e tendo a educação como motor desse crescimento, Professor Junão traz mais uma vez, benefícios para a rede municipal de ensino.

Por meio de uma Emenda Parlamentar do deputado federal Edilázio Júnior, ainda em 2022 Professor Junão conseguiu 50 mil reais para a climatização total das salas de aula da Escola Alberto Abdalla, ação educativa que vai proporcionar um melhor ambiente de aprendizado para os estudantes da Unidade de Ensino.

Ao relatar a aquisição o vereador Professor Junão explica que “são 15 aparelhos de ar-condicionado, todos novos e de boa qualidade. Como educador sei da importância que é ter as condições ideais para o bom desempenho escolar, tanto dos alunos como dos professores, e certamente os bons resultados se transformarão em resultados ainda melhores”.

“O saber dos diversos conhecimentos escolares e científicos proporciona aos estudantes a garantia de um presente e de um futuro com esperança. Meu trabalho é direcionado a todas as áreas da nossa sociedade, e a educação é a base para o progresso de Timbiras. O nosso povo é merecedor desses avanços”, afirma o vereador Professor Junão.

 

Matéria com a colaboração do jornalista/redator Hildenilson Sousa.

 

O vice-prefeito de Timbiras e pré-candidato a prefeito, Neguinho das Flores, está recebendo dezenas de apoios políticos nos últimos dias.

 

Dois fatores estão sendo preponderantes para o crescimento dessas novas alianças políticas. O problema de saúde do empresário João dos Plásticos, que é também pré-candidato a prefeito de Timbiras, é o primeiro. Apoiadores de João dos Plásticos já iniciaram contatos com o grupo de Neguinho das Flores.

 

O outro ponto de crescimento da pré-campanha do atual vice-prefeito timbirense foi o lançamento do nome do candidato do prefeito Dr. Borba.

 

O prefeito timbirense apresentou como sucessor o sobrinho Paulo Vinicius. O detalhe é que Vinícius é de São Luis. Nas campanhas que ganhou Dr. Borba sempre defendeu que Timbiras não podia votar em forasteiros. Timbiras devia votar em quem nasceu em Timbiras.

 

O timbirense não está aceitando essa mudança de opinião do prefeito para ganhar a eleição com sobrinho.

 

Enquanto isso, Neguinho das Flores cresce na preferência do eleitorado do município.

 

Blog dos Cocais

 

O deputado federal e presidente do MDB de São Luís, Cléber Verde, voltou a afirmar que o partido estará apoiando a reeleição do atual prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide (PSD).

 

Cléber Verde se manteve como presidente do partido em São Luís até 08 de abril, mas assegurou que conversou com o presidente estadual da legenda no Maranhão, Marcus Brandão, sobre as eleições de 2024 e que deixou claro o acordo feito com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

 

 

“Eu conversei longamente com o presidente Marcus Brandão, que é uma pessoa muito sensata, e ele entende o compromisso feito pela cúpula nacional do partido, do presidente Baleia Rossi, dentro de um compromisso, com a minha chegada, de a gente poder conduzir o partido na capital; este foi o compromisso e a gente pede que a palavra assegurada seja mantida”, disse Cléber Verde ao jornalista Marco D’Eça.

 

Cléber deve agora conversar com Braide para montar a nominata que irá disputar as eleições de vereador em 2024. A ideia é, com apoio do prefeito, o MDB conseguir eleger três ou quatro vereadores.

 

A nova Executiva Municipal do MDB será composta por três nomes da indicação do próprio Cléber Verde e dois representantes da Executiva Estadual.

 

O médico Ithalo Ricardo Fortaleza de Paula, de 34 anos, foi encontrado morto no quarto de uma pousada em Primeira Cruz, a 212 km de São Luís, nessa quarta-feira, 24. O local era habitualmente utilizado por ele para hospedagem. Até o momento, as causas da morte do médico não foram divulgadas.

 

O Dr. Ithalo Ricardo prestava plantões nos hospitais de Primeira Cruz e Santo Amaro. O Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) emitiu uma nota lamentando profundamente a perda do profissional de saúde.

Diego Emir.

 

O contrato entre a prefeitura de São Luís e a agência da banda Chicabana determina na cláusula décima quarta as diretrizes com relação à não realização da apresentação.

 

Segundo o contrato, a banda deve devolver os valores recebidos em caso de motivo de força maior, que apesar de o contrato só falar em doença do artista, pode ser entendido também para motivos alheios à vontade, como o cancelamento do voo. Existe ainda a hipótese de que se marque uma nova apresentação em outra data.

 

 

Se a não realização fosse por motivo injustificado, a banda, além de devolver o valor recebido, deveria pagar multa de mais 50% do valor contratual, ou seja, devoler os R$ 300 mil ao município e pagar mais R$ 150 mil de multa.

 

 

O show da banda baiana deveria ter sido realizado no último dia 20, na abertura do Cidade do Carnaval, mas não ocorreu por cancelamento do voo da banda, que emitiu uma nota culpando a empresa Latam.

 

A banda recebeu antecipadamente R$ 300 mil dos cofres públicos municipais pelo show não realizado.

 

 

 

Estão abertas as inscrições para o concurso público para a seleção de 50 especialistas em regulação e vigilância sanitária para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A remuneração é de R$ 16,4 mil. Todas as etapas serão realizadas em Brasília. O valor da taxa de inscrição é R$ 160, e poderá ser feita até o dia 16 de fevereiro.

 

As provas objetivas e discursiva estão previstas para o dia 21 de abril, no turno da tarde. A divulgação do resultado final nas provas objetivas e de resultado provisório na prova discursiva está prevista para o dia 21 de maio. O certame será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

 

O concurso terá duas etapas. A primeira será composta por provas objetivas e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, e pela avaliação de títulos, de caráter classificatório. A segunda etapa corresponde ao curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.

 

As 50 vagas contemplam especialistas em regulação e vigilância sanitária em quatro áreas. Podem se candidatar pessoas formadas em nível superior nos cursos de engenharia química, química, bioquímica, engenharia de materiais, engenharia mecânica, engenharia agronômica, farmácia, biologia, enfermagem, odontologia, biomedicina, fisioterapia, veterinária, análise de sistemas, ciência da computação, processamento de dados, sistemas de informação, informática, engenharia da computação, engenharia de sistemas e engenharia de redes.

 

Confira o edital do concurso da Anvisa.

 

Edição: Fernando Fraga

 

 

Da Folha de São Paulo

 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu nesta quarta-feira (24), em audiência pública, sugestões para o aperfeiçoamento das regras que serão aplicadas às eleições municipais deste ano. Entre as propostas, foram apresentadas medidas para coibir possíveis fraudes no preenchimento da autodeclaração dos candidatos que concorrerem às eleições.

 

Foram debatidas no evento as minutas de resoluções que tratam sobre registro de candidatura, fundo especial de financiamento de candidaturas e prestação de contas.

 

Entre as alterações que constam nas minutas divulgadas pelo tribunal no início do mês, está a proposta de restringir a mudança na autodeclaração dos candidatos de uma eleição para a outra.

 

Segundo o documento, quem o fizesse teria que se justificar junto ao TSE. A medida valeria para quem alterasse o registro para preto ou pardo.

 

“No caso de ser declarada, no registro de candidatura, cor preta ou parda em divergência com informação do Cadastro Eleitoral ou com anterior pedido de registro, a pessoa candidata e o partido, a federação ou a coligação serão intimados para confirmar a alteração da declaração racial”, diz a minuta.

 

Um levantamento feito pela Folha para as eleições de 2022 apontou que 1.342 postulantes —considerando todos os cargos em disputa— mudaram a autodeclaração racial no pedido de candidatura, em relação à que haviam apresentado no pleito de 2018.

 

Isso representou 21,1% daqueles que concorreram em 2018 e voltaram a se candidatar em 2022. A troca mais frequente foi de branca para parda (549).

 

Segundo outro levantamento feito pela Folha, após o resultado das eleições, 19 deputados que foram reeleitos mudaram a autodeclaração de branco para pardo. Como, por exemplo, os parlamentares Alexandre Leite (União-SP), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).

 

Outro político que também mudou seu registro de candidatura foi Flávio Dino, agora ministro do STF. Quando concorreu às eleições para governo do Maranhão, ele mudou a autodeclaração de branco, em 2014, para pardo, em 2018.

 

A medida visa coibir a mudança no cadastro e possíveis repasses indevidos de verba reservadas a candidaturas negras.

 

O texto diz ainda que, se for constatado, que “houve erro na declaração racial, ou se o prazo transcorrer sem manifestação, a informação sobre cor ou raça será ajustada para refletir o dado constante do Cadastro Eleitoral ou de anterior registro de candidatura”.

 

Neste caso, será vedado o repasse de recursos públicos reservados a candidaturas negras.

 

A relatora do processo de revisão das resoluções é a ministra Cármen Lúcia, que ainda deve apresentar as versões finais para apreciação do plenário da corte —quando poderá vir a incorporar parte das sugestões recebidas nas audiências. Para valerem na eleição, as normas devem ser aprovadas até 5 de março.

 

Nesta quarta-feira, algumas propostas relacionadas ao tema da autodeclaração foram apresentadas.

 

O TSE considera como negros a soma dos candidatos pardos ou pretos, e usa como critério a autodeclaração no registro de candidatura.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade