- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Carnaval do Maranhão, mais precisamente em São Luís, parece definitivamente ter entrado na rota dos turistas.
Segundo o governador Carlos Brandão (PSB), a LATAM irá aumentar a quantidade de voos para São Luís no período em quase 60%. Ou seja, a grande procura pela capital maranhense fez com que a companha aérea disponibilizasse mais voos no Carnaval.
“Boas notícias para o nosso turismo! A LATAM acaba de anunciar um aumento de 59% no volume de voos com destino a São Luís durante o período do Carnaval. Uma importante medida para o fortalecimento da nossa economia”, anunciou.
Vale lembrar que Prefeitura de São Luís e Carnaval estão investindo bastante no Carnaval 2024, inclusive com várias atrações nacionais.
O prefeito Braide, para o Carnaval, já anunciou: Olodum (dia 11) e Igor e Lulinha (dia 13). Já Brandão, até agora, já anunciou: Zé Vaqueiro (dia 09); Tierry e a dupla Mateus e Kauan (dia 10); Chiclete com Banana (dia 11); Jonas Esticados e Cláudia Leite (dia 12); É o Tchan, Belo e Geraldo Azevedo (dia 13).
Vale ressaltar que tanto Brandão, quanto Braide, ainda irão anunciar outras atrações para o Carnaval 2024.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O escândalo na educação envolvendo vários municípios maranhenses, que ganhou repercussão no Fantástico, provocou uma investigação do Ministério Público do Maranhão (MPMA) contra a gestão de Nilsilene Liorne. A promotoria abriu um procedimento administrativo para apurar suposta falsificação de 3.527 matrículas em escolas de tempo integral que não existem no município de Alto Alegre do Maranhão.
A suposta fraude pode ter gerado um prejuízo de mais de 5 milhões de reais aos cofres públicos, pois o município recebeu recursos extras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) por essas matrículas inexistentes.
Fiscalização do TCE
A fiscalização do TCE-MA, conduzida pelo Núcleo de Fiscalização da Educação e da Saúde (NUFIS), abrangeu 156 unidades educacionais de 40 municípios maranhenses, com especial atenção às escolas em tempo integral. Um dos achados mais surpreendentes foi identificado em Alto Alegre do Maranhão, onde a gestão municipal declarou, no Censo Escolar de 2022, a existência de 3.527 alunos matriculados em tempo integral, mesmo sem dispor de escolas que oferecessem essa modalidade de ensino.
O relatório final do TCE revelou que, devido ao substancial aumento das matrículas em tempo integral declaradas pelo município, Alto Alegre do Maranhão deveria ter recebido R$ 26.393.454,72 do Fundeb, mas recebeu R$ 31.906.085,18.
A Atricon, entidade que congrega a corte de contas, também emitiu uma orientação para verificar possíveis registros falsos de matrículas na educação básica.
O escândalo coloca em xeque mais uma vez a gestão Nilsilene Liorne, levantando preocupações sobre a integridade dos dados fornecidos e a destinação adequada dos recursos públicos para a educação.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu que é falso o registro de imunização contra a covid-19 que consta do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A investigação originou-se de um pedido à Lei de Acesso à Informação (LAI) formulado no fim de 2022.
Os dados atuais do Ministério da Saúde, que aparecem no cartão de vacinação, apontam que o ex-presidente se vacinou em 19 de julho de 2021 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Peruche, na zona norte de São Paulo. A CGU, no entanto, constatou que Bolsonaro não estava na capital paulista nessa data e que o lote de vacinação que consta no sistema do Ministério da Saúde não estava disponível naquela data na UBS onde teria ocorrido a imunização.
Segundo registros da Força Aérea Brasileira (FAB), o ex-presidente voou de São Paulo para Brasília um dia antes da suposta vacinação e não fez nenhum outro voo até pelo menos 22 de julho de 2021. Os auditores também tomaram depoimentos de funcionários da UBS, que afirmaram não terem visto Bolsonaro no local na data informada e negaram ter recebido pedidos para registrar a imunização.
Entre as pessoas ouvidas, estava a enfermeira indicada no cartão de vacinação. A funcionária não apenas negou o procedimento, como comprovou, por meio de documentos, não trabalhar mais na UBS na data que consta nos registros do Ministério da Saúde. Os auditores da CGU também verificaram os livros físicos mantidos pela UBS para registro da vacinação da população e não encontraram a presença do ex-presidente no local em 19 de julho de 2021.
Fraude estadual
A CGU concluiu que a fraude ocorreu no sistema estadual. Segundo as investigações, todos os funcionários da UBS dividiam o mesmo login e senha do sistema VaciVida, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Como não foi possível encontrar um agente público responsável, a CGU recomendou o arquivamento do caso, mas enviará os resultados das investigações às autoridades do estado e do município de São Paulo para a adoção das providências cabíveis.
A Controladoria informou ter feito diligência no Ministério da Saúde e confirmado a segurança do sistema mantido pela pasta para recebimento das informações enviadas pelos estados e pelos municípios, com a impossibilidade de os dados terem sido inseridos em nível federal. Os auditores não encontraram suspeitas de que algum servidor público federal tenha alterado os dados.
Outros registros
Esse não foi o primeiro cadastro de vacinação contra a covid-19 atribuído a Bolsonaro. Outros dois registros, que teriam ocorrido em Duque de Caxias (RJ), foram efetuados por agentes municipais e cancelados antes da investigação da CGU. As suspeitas de um esquema de fraude em cartões de vacinação, que envolveria um secretário municipal, levaram à Operação Venire da Polícia Federal, que resultou na prisão do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República em maio do ano passado.
Na época da prisão de Mauro Cid, a defesa de Bolsonaro afirmou não haver provas suficientes de envolvimento direto do ex-presidente no caso. Em depoimento à Polícia Federal em maio do ano passado, Bolsonaro afirmou estar à disposição da Justiça e negou ter fornecido quaisquer orientações a subordinados para mudar seus registros de vacinação.
Edição: Marcelo Brandão
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Marcinho Guerreiro não é mais técnico do Moto Club. Preso na noite de ontem, 17, antes do jogo do rubro-negro contra o Imperatriz – em virtude do não pagamento de pensão alimentícia – ele foi oficialmente desligado da equipe nesta quinta-feira, 18.
A demissão, contudo, segundo o clube, ocorreu “em função dos resultados apresentados nos últimos jogos”, não em razão da prisão.
Caíram junto com Marcinho o auxiliar técnico, Luccas Guerreiro, e o analista de desempenho, Werbeth Marques.
“O clube também informa que o desligamento não tem relação com o episódio ocorrido na última quarta-feira e que, mesmo se tratando de uma questão pessoal, forneceu todo o suporte jurídico necessário para que situação fosse resolvida. O clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sorte em seus novos destinos”, diz um comunicado oficial.
O treinador já foi liberado da prisão e está retornando a São Luís.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente da Câmara de Vereadores de Timbiras, Professor Manoel, declarou apoio a pré-candidatura de Paulo Vinícius, ao cargo de prefeito da cidade de Timbiras. O anúncio vem logo após a declaração do prefeito Dr. Antônio Borba (Patriota).
Paulo Vinícius deve ganhar muitos apoiadores nas próximas horas, dias, semanas e meses, assim como efeito cascata.
Vamos aguardar e conferir!
- Professor Gil
- 1 Comentário
Os últimos acontecimentos na política de Timbiras fizeram com que a disputa eleitoral fosse antecipada para antes da data prevista, o que tem movimentado bastante o município. Os pré-candidatos majoritários, ou seja, os que irão concorrer ao cargo de prefeito (a) já estão definidos, e a corrida pela Prefeitura está a todo vapor.
Na manhã desta quinta-feira (18) foi anunciado pelo prefeito Antônio Borba o candidato que ele irá apoiar na tentativa de sucessão, o sobrinho e secretário de Finanças Paulo Vinícius. O atual secretário de Administração, Edmundo Nascimento, compõe como vice.
Ontem, (17), Timbiras foi surpreendida pela notícia das articulações bem sucedidas do vice-prefeito Neguinho das Flores em São Luís, onde consolidou apoio de importantes lideranças políticas com poder de influencia nos municípios.
Neguinho das Flores foi excluído há meses por Antônio Borba das ações administrativas e políticas municipais, deixando claro que não o apoiaria e nem cumpriria o acordo de fazê-lo o próximo prefeito de Timbiras.
João dos Plásticos, Dra. Ana Thamires e Chico do Foto também estão confirmados como pré-candidatos, e continuam em pré-campanha. Existem informações e indícios bem evidentes de que João dos Plásticos, Ana Thamires e Chico do Foto entrarão em acordo para uma união, já que uma divisão das forças inviabilizaria as três pré-candidaturas.
Outras pré-candidaturas como a de Bruna Alvim vem ganhando força e está em ascensão, já a do vereador Professor Osmael, segundo o Parlamentar não tem mais volta e reafirma a sua pré-candidatura, mas de acordo com analistas eleitorais afirmam ao Blog do Professor Gil que ambos estão com forte tendência a apoiar Neguinho das Flores, numa composição de Frente Ampla de base popular.
O Partido dos Trabalhadores, PT de Timbiras, ainda está reformulando sua estratégia política após a saída do professor Walterli Lima, que retirou sua pré-candidatura e anunciou desfiliação do partido.
No momento este é o cenário político-eleitoral em Timbiras, que pode se modificar a qualquer instante.
Aguardemos as próximas ações. Continue acessando o Blog.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Líderes religiosos, como pastores e ministros, deixarão de ter isenção tributária sobre os salários. A Receita Federal editou ato declaratório que reverteu decisão do governo anterior. A medida foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União.
Assinado pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, o ato declaratório suspende o benefício concedido pelo ex-secretário especial do órgão Julio Cesar Vieira Gomes, pouco antes do início da campanha eleitoral de 2022. Segundo o Fisco, a reversão da isenção tributária seguiu determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
O ato declaratório representa uma interpretação da Receita Federal sobre a aplicação de normas fiscais. Segundo o TCU, a isenção é considerada atípica porque não foi analisada pela Subsecretaria de Tributação da Receita.
Segundo o ato cancelado, “serão consideradas remuneração somente as parcelas pagas com características e em condições que, comprovadamente, estejam relacionadas à natureza e à quantidade do trabalho executado, hipótese em que o ministro ou membro, em relação a essas parcelas, será considerado segurado contribuinte individual, prestador de serviços à entidade ou à instituição de ensino vocacional”.
O ex-secretário especial Julio Cesar foi exonerado da Receita Federal em junho do ano passado, após sair à tona o envolvimento dele no caso da liberação de joias dadas de presente por governos estrangeiros ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Quando comandava o órgão, Julio Cesar assinou o despacho que pedia aos auditores da Receita no Aeroporto de Guarulhos que entregassem um conjunto de joias presenteadas pelo governo da Arábia Saudita ao ex-presidente em 2022. A defesa de Bolsonaro nega qualquer irregularidade. (Agência Brasil)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Depois de terminar 2023, primeiro ano do terceiro mandato, com um número recordes de viagens internacionais, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme prometeu, iria viajar em 2024 mais pelo território brasileiro.
As viagens deste ano foram iniciadas pela Região Nordeste. Só nesta primeira viagem, o petista estará viajando por três estados.
Nesta quinta-feira (18), Lula vai a Salvador (BA) assinar a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. Em seguida, o petista vai a Ipojuca (PE) para a cerimônia de retomada de investimentos em refinaria da Petrobras. Na sexta-feira (19), Lula lança a pedra fundamental da unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza (CE).
O petista já avisou que deverá visitar os estados que não visitou em 2023, fazendo com que visite assim todas as unidades federativas do país, neste seu terceiro mandato, ainda neste primeiro semestre.
Lula não foi a oito estados no ano passado: Acre, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.
No Maranhão, Lula esteve em abril de 2023, quando visitou as cidades de Bacabal, Trizidela do Vale e Pedreiras.
É aguardar e conferir.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
“Martelo batido”, o prefeito de Timbiras, Dr Antônio Borba, já decidiu quem será o seu candidato para disputa municipal desse ano. Trata-se do atual Secretário de Finanças Paulo Vinícius.
Dr Borba já conversou com seus secretariados e sua base na Câmara Municipal dos que estão considerados ainda do grupo.
A qualquer momento mais informações. Continue acessando o Blog.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Após ser pego de surpresa pela movimentação tática do vice-prefeito Neguinho das Flores, o prefeito Antônio Borba decidiu partir de vez para a batalha. Doutor Borba convocou os seus comandantes do seu exército administrativo, para uma reunião política, que está acontecendo neste momento em sua residência, no bairro São Raimundo.
Antônio Borba e seus analistas e apoiadores mais próximos certamente estão analisando toda a conjuntura local e estadual, já que a visita de Neguinho das Flores foi também para articulações com lideranças estaduais e nacionais.
Neguinho recentemente participou de uma grande articulação política com vários líderes políticos estadual e federal, dentre estes líderes estão o deputado federal Aluísio Mendes (PRB) e muito provavelmente com o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), ou pelo menos interlocutores, como o economista e administrador Valney Pereira, timbirense com grande força no meio político e administrativo na capital São Luís e no Estado, sendo inclusive do mesmo partido do governador Carlos Brandão (PSB).
Por mais que se considere um gênio político, doutor Borba não fez a leitura correta da realidade de Timbiras, e insistiu na ideia megalomaníaca de que detém o controle total sobre os seus comandados.
Mas isto está se mostrando um erro que pode tê-lo ferido gravemente, o que o coloca enfraquecido para a luta eleitoral já iniciada.





