- Professor Gil
- Deixar Comentário
Pessoas próximas a Sergio Moro que perguntam ao senador se ele votará pela aprovação de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF) têm ficado sem resposta. O ex-juiz disse, nos últimos dias, que vai decidir seu posicionamento no dia da votação e afirma que não quer antecipar nada.
Moro também faz mistério quando é questionado se já se encontrou com Dino. O ministro da Justiça tem feito um beija-mão junto a senadores, em busca de sua aprovação para o STF, que precisa ser chancelada pelo Senado.
Dino deixou claro a aliados que buscará todos os parlamentares, inclusive Sergio Moro e outros nomes da oposição.
À coluna, o ex-ministro também não quis responder se encontrou Dino. Moro se limitou a dizer que o tratará com “cordialidade e respeito” na sabatina que será realizada dia 13 na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).
Na sabatina de Cristiano Zanin, que assumiu a cadeira de Ricardo Lewandowski no Supremo, em agosto, Moro não adiantou o voto publicamente, mas admitida, nos bastidores, que iria contra o nome do advogado na corte pelos embates que ambos tiveram na Lava-Jato. Com Dino, porém, ele passo a adotar mais cautela.
O ex-juiz tem sido aconselhado a atuar se maneira mais conciliadora, já que é o STF que decide os casos ligados a senadores.
Moro enfrenta um processo na Justiça Eleitoral no qual PT e PL pedem a cassação de seu mandato de senador. Em última instância, o ex-juiz pode recorrer ao Supremo para permanecer no posto. (O Globo)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Felipe, 39 anos, que atuou no Flamengo e Corinthians, além de outros clubes, foi anunciado como o novo goleiro do Sampaio Corrêa para a temporada 2024.
O Sampaio Corrêa anunciou no início da tarde desta segunda-feira (11) o seu novo técnico, Thiago Gomes, e parte do seu elenco para a temporada de 2024. Outra novidade foi a permanência do atacante Pimentinha, que tinha a chance de deixar o clube no próximo ano. Pelo menos mais 15 atletas devem ser anunciados em breve pela diretoria boliviana.
O técnico Thiago Gomes, que vem do futebol do Rio Grande do Sul, desembarcou em São Luís neste domingo (10) para assumir o comando da Bolívia Querida e nesta segunda falou pela primeira vez como treinador da equipe maranhense. “Quero agradecer ao presidente pela confiança. É muito importante para qualquer treinador ter uma figura como a do presidente, que apoia, nos dar o suporte para trabalhar. Agente vem de uma temporada muito boa, onde o acesso para a Série B bateu na trave. E eu venho para o Sampaio pela grande do clube, pela grandeza da torcida. Onde eu vejo que nos temos condições de realizar uma temporada muito forte”, comentou Thiago.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Câmara Municipal de São Luís (CMSL), que completou 404 anos neste sábado, 9, foi o foco de uma tese de doutorado com área de concentração em História Social na Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho, produzido pela Prof.ª Dra. Helidacy Maria Muniz Corrêa, foi aprovado e indicado para publicação da unidade de ensino com sede na cidade de Niterói (RJ), em 2011.
A pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em História da UFF, como requisito para obtenção do Grau de Doutora, foi realizada entre 2007 a 2011, período do curso.
Apesar de ter sido publicado há 12 anos, o tema do estudo só veio ao conhecimento público no início do segundo semestre de 2023, após a plataforma digital Escavador atualizar o currículo Lattes da pesquisadora, por meio de seu site. O banco de dados é criado com informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como foco a carreira acadêmica.
Com o tema “Para aumento da conquista e bom governo dos moradores: O papel da Câmara de São Luís na conquista, defesa e organização do território do Maranhão (1615-1685)”, a professora Helidacy Corrêa buscou falar do processo de conquista do Maranhão, durante o século XVII, relacionado às instituições políticas, uma de natureza externa – a União Ibérica – e outra de natureza interna – a Câmara Municipal –, merecendo mais estudo por parte dos especialistas no assunto.
“Este estudo explora o papel da Câmara de São Luís no processo de conquista, defesa e organização do Maranhão, considerando a ação da governança local como um dos serviços prestados à Coroa portuguesa de maior importância para o aumento e conservação da conquista”, frisou em seu resumo na obra.
As 300 páginas do documento acadêmico deram ainda mais relevância à celebração desses 404 anos do Palácio Pedro Neiva de Santana, que foi a Casa de Simão Estácio da Silveira.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Márcio Lima confirmou em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 11, que não irá mais concorrer uma vaga no Legislativo timbirense.
O jovem Márcio Lima, fazia uma pré-campanha com muita aceitação popular, principalmente na região do Bairro São Sebastião, local onde reside. Jovem empreendedor atuante, batalhador e foi muito bem avaliado na Enquete realizada pelo Blog do Professor Gil, anunciou retirada da sua pré-candidatura.
Veja:
“Eu agradeço muito o carinho que muitas pessoas tem por mim, mas nessa eu não irei, já conversei com minha família e amigos mais próximo, sobre apoiar outro nome com os mesmos ideais com projetos pra Juventude e empreendedorismo. Que olhe pro Bairro São Sebastião, não só nessa época de pedi votos. Essa nossa Luta”, respondeu a um seguidor em sua rede social.
Nossa equipe entrou em contato para saber se tinha algum nome em mente. E falou que em breve anunciará em primeira mão em nosso blog.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Instituto Prever realizou entre os dias 8 e 9 de dezembro, uma nova pesquisa eleitoral no município de Jatobá, 422 km de distância de São Luís. De acordo com os números, se a eleição fosse hoje, a oposição venceria o atual prefeito Robertinho. No confronto direto com o principal nome que vem se colocando como pré-candidato a prefeito, Léo do Banco teria 50%.
No confronto direto realizado entre Léo do Banco e Robertinho, o placar fica 50% a 43,3%, brancos e nulos somam 3,5% e não souberam ou não responderam 3,2%.
A Pesquisa Prever em Jatobá ouviu 342 pessoas na sede e zona rural. A margem de erro é de 5% para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95%.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Depois de um domingo de protesto em algumas capitais brasileiras contra a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), para o Supremo Tribunal Federal (STF), a contagem é regressiva para a sabatina que definirá a ida ou não do maranhense para a Corte.
A sabatina no Senado irá ocorrer na próxima quarta-feira (13), num primeiro momento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois no Plenário.
O governo entende que deverá ter cerca de 50 votos, o que seria suficiente para a aprovação de Flávio Dino no STF. O maranhense precisa ter o aval de 41 dos 81 senadores para retornar ao Judiciário.
Nas últimas 48 horas antes da sabatina, Dino deve intensificar as conversas com os senadores, em especial aqueles que ainda não se posicionaram oficialmente. Dino é o primeiro senador indicado para o STF desde o ano de 1994.
É aguardar e conferir.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A transmissão ao vivo acontecerá às 12h, (meio-dia) simultaneamente nas redes sociais do Blog do Professor Gil no Instagram
O vereador Professor Manoel (PDT) é o entrevistado na Rádio Guarapary FM 106.7
O Parlamentar convida a todos para acompanhar mais uma entrevista exclusiva, realizada pelo jornalista Genivaldo Cobra, com participação do Jornalista Helcio Costa. É mais uma oportunidade para conhecer um pouco mais, não só da vida política, mas também, da vida particular do Vereador, como também da sua gestão frente ao Legislativo timbirense
Vamos aguardar e conferir!
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Venho publicamente comunicar à população de Timbiras que nesse domingo, dia 10 de dezembro de 2023, eu, Professor Gil, sofri por parte de deliquente, ameaça de morte por ligação telefônica anônima. Minha esposa também foi vítima de ameaça, provavelmente pelo mesmo fora-da-lei que covardemente me ameaçou.
A ameaça ocorreu após a veiculação de matéria em que informo à população sobre o autoritarismo, a violência política e o menosprezo ao povo que infelizmente domina a política ultraconservadora. Ameaças e terrorismo político não impedirão que eu continue a minha missão de educar e de levar informação ao povo de Timbiras e da região.
Já tomei as providências necessárias e permitidas pela lei, e em oração clamo a Deus por proteção para mim e para a minha família.
Timbiras, 11 de dezembro de 2023.
Professor Gil
Educador e Comunicador
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Morreu neste domingo, 10 de dezembro, o vereador Mauro Cezar da cidade de Balsas. Ele tinha 44 anos e estava no primeiro mandato no parlamento municipal, após ter ficado como suplente em 2012 e 2016.
Mauro Cezar deu entrada no sábado, 9 de dezembro, no Hospital Balsas Urgente. Ele foi levado diretamente para Sala Vermelha da unidade hospitalar. A causa da morte, ainda não foi divulgada.
Mauro Cezar foi o mais bem votado do PP na disputa eleitoral de 2020, obtendo mais de 800 votos. Na votação geral ele ficou em 8º em um total de 17 que foram eleitos. Em seu lugar vai assumir o primeiro suplente Edirceu da União Transportes.
Diego Emir.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Depois de pagar antecipado a segunda parcela do 13º salário, que foi pago em 15 de novembro, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou, na manhã deste domingo (10), um presente de Natal para o servidor público da capital maranhense.
Braide informou que o salário de dezembro será antecipado e será pago antes do Natal. De acordo com o prefeito, o pagamento do último mês do ano estará na conta dos servidores no dia 22 de dezembro. O prefeito lembrou que o pagamento antecipado irá injetar na economia mais de R$ 180 milhões.
“Alô, servidores da Prefeitura de São Luís: tem presente antecipado chegando! O pagamento do salário deste mês vai tá na conta dia 22 de dezembro, sexta-feira. Com isso, serão + de 180 milhões injetados na economia da nossa cidade. Um ótimo Natal a todos!”, afirmou.
É aguardar e conferir, mas será um presente da Natal antecipado para o servidor público de São Luís.





