Temporal deixa Santa Inês debaixo d’água  

Temporal deixa Santa Inês debaixo d’água

Um temporal caiu neste domingo, 10, na cidade de Santa Inês, no interior do Maranhão.

 

Foi a primeira grande chuva da temporada na região.

 

Por conta da forte precipitação, várias áreas do município ficaram alagadas, provocando reclamações de moradores.

 

Há vários relatos de alagamentos dentro de residências.

 

 

 

Nos dias 15 e 16 de dezembro, São Luís receberá a segunda edição do Festival de Natal Equatorial, com shows gratuitos, sempre a partir das 19h, na Praça Maria Aragão, no centro da capital maranhense.

 

O projeto faz parte das celebrações de fim de ano da empresa que mais uma vez presenteia a população com apresentações de grandes nomes da MPB. Na programação, os cantores e compositores Seu Jorge e Vitor Kley, as cantoras Maria Gadú e Flávia Bittencourt, com vários artistas maranhenses, e o tradicional Coral São João, reafirmando o compromisso da empresa de apoiar a cultura do Estado do Maranhão.

 

No primeiro dia do festival, sábado, 15 de dezembro, a grande noite inicia com o Coral São João, que tem mais de 45 anos de história, e apresenta o concerto de Natal. Em seguida, quem chega é o gaúcho e eterno romântico Vitor Kley, com sucessos como “O Sol”, “Morena” e “A Tal Canção pra Lua”. Depois, Seu Jorge sobe ao palco, com seu timbre de voz marcante. O músico, que comemora 23 bem-sucedidos anos de carreira como cantor, compositor e multi-instrumentista de MPB, R&B, samba e soul, traz um repertório de hits como “Burguesinha” e “Amiga da Minha Mulher”.

 

No sábado, 16 de dezembro, quem abre os trabalhos é a Orquestra Big Band, da Escola de Música do Maranhão. Em seguida, a noite é das mulheres e a primeira a subir ao palco é a cantora maranhense Flávia Bittencourt, que apresenta suas composições “Roseira”, “Terra de Noel” e “Vazio”, e traz como convidadas as cantoras Emanuele Paz e Enme Paixão, além da artista indígena Djuena Tikuna. E, para encerrar a segunda edição do Festival Natal Equatorial, a cantora e compositora Maria Gadú apresenta o show de sua turnê ‘Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor’, do recém-lançado quarto álbum de estúdio.

 

O Festival de Natal é patrocinado pela Equatorial Maranhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, tendo sua curadoria por Rafaello Ramundo, da Novo Traço, uma das principais empresas de produção cultural do país.

 

Para Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, esse é um momento de celebrar a família e a solidariedade. “Temos muito orgulho de encerrar o ano levando alegria, boas energias e solidariedade para as famílias em um evento gratuito e inclusivo. Celebrar esse evento de Natal é algo que fomenta a economia criativa e a geração de emprego, valorizando a cultura e os artistas em prol da responsabilidade social.” ressalta o presidente.

 

Sobre a Equatorial Maranhão

 

Com atuação em todo o estado, a Equatorial Maranhão trabalha muito além da distribuição de energia. Dentre as suas ações de responsabilidade socioambiental, o apoio à cultura faz parte dos investimentos da empresa, por acreditar e valorizar a cultura como ferramenta de transformação social. A empresa é propulsora do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas, por um futuro melhor. A empresa pertence ao Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de energia do Brasil.

 

Sobre Novo Traço

 

Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do Festival Natal Equatorial, a agência também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, TIM Music Rio, Prudential Concerts, entre outros.

 

Serviço

 

Festival Natal Equatorial

 

Datas: 15 e 16 de dezembro

 

Horário: 19h

 

Local: Praça Maria Aragão – Centro/ São Luís – MA

 

Gratuito

 

Programação

 

15/12 – Sexta-feira – Coral São João – Vitor Kley – Seu Jorge

 

16/12 – Sábado – Big Band – Flávia Bittencourt e as convidadas Emanuele Paz, Enme e Djuena Tikuna – Maria Gadú

 

 

 

 

 

 

Com a aproximação do ano eleitoral de 2024, a intensificação das pré-campanhas se torna uma das estratégias mais utilizadas pelos pré-candidatos. Em Timbiras uma das pré-candidaturas que vem ampliando e consolidando suas ações é a do professor Walterli Lima, pré -candidatos a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, PT.

 

Neste domingo (10) o professor Walterli Lima e apoiadores estiveram em visitas a diversas comunidades rurais de Timbiras, dentre estas as localidades Centro do Vamos Ver, Baixa Grande, Bom Jardim e Pacoval.

 

“Nosso trabalho político é um trabalho de construção coletiva de uma pré-candidatura que tenha sustenção na base popular, unida ao povo. É o povo de Timbiras que está nos convidando para os diálogos, e nós prontamente atendemos ao convite, entendendo que é com a democracia participava e respeitosa que poderemos transformar para melhor a realidade do nosso município. O povo é muito mais do que simplesmente votos, o povo é o poder da transformação social”, explica o professor Walterli Lima.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do PT – Timbiras/MA.

 

No último mês do ano, o pré-candidato, Hygo Contador faz um pequeno balanço de sua trajetória e da sua pré-campanha como pré-candidato a Vereador de Timbiras em busca de melhorias para todo o município. Durante esse período, Hygo Contador vem fazendo uma pré-campanha de forma limpa, visitando as comunidades rurais e da sede com os pés no chão, estando muito próximo das pessoas, corpo a corpo, olho a olho, para compreender a realidade de cada comunidade rural, promovendo projetos de anseios das pessoas, isso resulta em um plano de ações mais eficaz e alinhado às demandas de cada comunidade.

 

Chega a ser impressionante o crescimento político do pré-candidato, que por onde passa é recebido com carinho e com sentimento de esperança, e isso tem chamado muita atenção das pessoas, sua postura firme, competente, carismático e disposto sempre em fazer o melhor.

 

Pelo visto, Hygo Contador está no caminho certo, ouvindo as demandas e fazendo a construção de um projeto consolidado para ser desenvolvido durante um futuro mandado.

 

“Meus atos são sempre em busca de melhorias e benfeitorias para o município e muitos, muitos mesmo, resultarão em serviços que permitirão uma melhor qualidade de vida para a população, esse diálogo próximo promove uma representação de políticas públicas mais alinhada e eficaz com as demandas da população”, explica Hygo Contador.

Vamos aguardar e conferir!

VEJA TODOS OS VÍDEOS INTEGRAM BLOGDOPROFESSORGIL

 

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já começa a avaliar nomes para substituir Flávio Dino (PSB-MA) no Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma vez que a sabatina que deve confirmar a ida do maranhense para o Supremo Tribunal Federal (STF) já ocorrer na próxima quarta-feira (13).

 

Lula também estuda a possibilidade e tende a dividir a pasta. Em isso ocorrendo, o nome mais cotado para o Ministério da Justiça seria o ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski. O advogado-geral da União, Jorge Messias, que também era cotado para o STF, é outro nome avaliado pelo petista.

 

Já para a Segurança Pública, também dois nomes são os mais cotados. A atual ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.

 

No entanto, a tendência é que, mesmo tendo seu nome aprovado para o STF, Flávio Dino só seja empossado em fevereiro, uma vez que o Judiciário entrará de recesso nos próximos dias. Resta saber se Dino seguirá no ministério até fevereiro, quando for efetivamente para o STF, ou se seu desligamento acontecerá logo após a aprovação do Senado.

 

É aguardar e conferir.

 

 

 

Um vídeo do médico e prefeito de Timbiras, doutor Antônio Borba, circula nas redes sociais via internet e traz uma mensagem desrespeitosa contra a população do município vizinho e às pessoas que não são alfabetizadas.

 

No discurso, Dr. Borba classifica os eleitores de Pirapemas como analfabetos. Na sequência, o médico timbirense continua a frase tentando fazer elogios à população.

 

Dr. Antônio Borba participava da festa comemorativa ao aniversário da cidade de Pirapemas, e ao se expressar para os moradores locais disse: “mas o povo, eu digo assim, vocês eleitores, podem até ser analfabetos de letra, mas são doutores de voto”.

 

No discurso, o prefeito Dr. Borba, além de menosprezar as pessoas sem muito estudo, também transmitiu informações falsas sobre os seus adversários políticos em Timbiras. As imagens e os áudios comprovam.

 

A Prefeitura de Timbiras pagou neste sábado (9) a segunda parcela do 13º salário aos servidores públicos efetivos, e pagou de forma integral os comissionados, pagou o salário dos servidores contratados e injeta milhões na economia da cidade. Como é praxe na administração Borba, o pagamento do benefício ocorre de forma antecipada, já que a data-limite da segunda parcela prevista em lei é 20 de dezembro.

 

“A tradição do nosso governo é sempre a de antecipar o pagamento do 13º. Desta forma, a partir de hoje o servidor já poderá investir, gastar com a família ou curtir o final de ano”, afirmou o secretário Paulo Vinicius de Timbiras, que lembrou ainda que diversos municípios brasileiros passam por dificuldades na hora de pagar o benefício e que, desde que assumiu, a pasta, juntamente com o prefeito Borba não houve atrasos nos pagamentos dos salários dos servidores.

 

A Prefeitura injeta milhões despejados na economia de Timbiras com a quitação da segunda parcela do 13º.

 

 

Após sofrer derrotas eleitorais na disputa pelo Executivo Municipal ainda nos anos de 2012 e 2016, o ex-prefeito Nonato Pessoa, dá sinais de quem se enfraqueceu na vida política.

 

Conhecido pela sua grande popularidade, após vencer o grupo político de Chico do Foto em 2008, que tinha Dirce Maria como prefeita, Nonato Pessoa dá sinais de quem deixou de lado a vida política. O poder escapou de suas mãos como água corrente e sua popularidade diminuiu na mesma proporção. Outrora, Conhecido por fazer uma forte oposição em Timbiras, atuou fortemente contra os grandes políticos, mas hoje, não se observa Nonato Pessoa em aparições pública, nem junto do gestor que o ajudou a eleger.

 

Nonato Pessoa carrega na bagagem a experiência de já ter sido prefeito de Timbiras. Vive longe das articulações e dos holofotes.

 

Ainda na última eleição, Nonato Pessoa, timidamente conseguiu apoiar o atual prefeito Borba, que não é novidade, não cumpre compromisso político com ninguém e jogou os pés no ex-prefeito.

 

Os eleitores timbirense têm muito respeito pela história política de Nonato. Porém, seu silêncio tem chamado atenção, já que viver longe dos holofotes nunca fez parte de sua personalidade. Neste sábado (09), o Blog do Professor Gil entrou em contato para com o mesmo, que não atendeu as nossas mensagens.

 

“Mergulhado”, não se sabe ainda se em algum projeto político no futuro ou em outras questões, mas é perceptível que Nonato tem se afastado cada vez mais das discussões políticas que envolvem a cidade de Timbiras.

 

Vamos aguardar…

 

 

 

O solo da Mina 18 da petroquímica Braskem, no bairro do Mutange, em Maceió, já afundou mais de 2 metros (m) desde o último dia 29, quando a Defesa Civil municipal emitiu um alerta, apontando o “risco iminente de colapso” da estrutura, e recomendou o bloqueio do acesso de pessoas à região.

 

Em nota divulgada nesta sexta-feira (8), a Defesa Civil municipal informou que, entre a tarde de quarta-feira (6) e a desta quinta-feira (7), o solo afundou a 0,23 centímetro (cm) por hora, tendo se movimentado verticalmente 5,7 cm. Com isso, a profundidade atingiu 2,06 m no fim da tarde de ontem.

 

Ainda segundo o órgão municipal, o alerta de risco da mina de onde a Braskem extraía sal-gema segue válido, pois o solo continua afundando, conforme indicam análises sísmicas do terreno. “Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.”

 

Em uma nota divulgada hoje, a Braskem assegura que “a movimentação do solo registrada nos últimos dias, em um local específico do bairro do Mutange […] se dá em um trecho da área 100% desocupada desde abril de 2020 e que segue sob monitoramento constante”. De acordo com a empresa, cerca de 40 mil moradores de áreas identificadas como de risco já foram realocados desde 2019, quando a extração de sal-gema foi paralisada. Os últimos 23 imóveis que permaneciam ocupados foram desocupados na semana passada.

 

Na nota, a empresa ainda reafirma o compromisso de garantir a integridade “de todos os moradores da cidade de Maceió”. “Nossa prioridade continua sendo a segurança das pessoas”, afirma a Braskem ao elencar uma série de ações que afirma ter realizado, incluindo a paralisação definitiva da extração de sal na região, em maio de 2019.

 

Nesta terça-feira (5), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) autuou a Braskem em mais de R$ 72 milhões por omissão de informações, danos ambientais e pelo risco de colapso e desabamento da Mina 18. Esta foi a 20º multa que o instituto aplicou à empresa.

 

 

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade