- Professor Gil
- Deixar Comentário
Foto Reprodução
Na Lagoa da Jansen, em São Luís, o governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, e demais autoridades estaduais e municipais, participou da abertura da 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), que acontece até sábado (9) para impulsionar a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção no Maranhão.
Com uma expectativa de público de 6 mil pessoas por dia, a Femaf é um espaço onde diversos aspectos da agricultura familiar estão sendo destacados. São estandes para a comercialização de uma ampla variedade de produtos vindos de diferentes regiões do Maranhão. Os participantes podem visitar espaços culturais, os dedicados ao conhecimento, tecnologia, cidadania, artesanato, vitrine viva e gastronomia. Nesta abertura, a programação cultural contou com os shows de Chico César, Grupo Feijoada Completa e Tripa de Bode.
Para o governador Carlos Brandão, a realização da 1ª Feira Maranhense de Agricultura Familiar é uma forma que o Governo do Maranhão encontrou para trazer um despertar à importância da agricultura familiar do estado. Na ocasião, Brandão convidou toda a população para participar da iniciativa estadual.
“Esta feira desperta sobre a importância do agricultor familiar na nossa vida, pois 70% da alimentação que chega à nossa mesa vem da agricultura familiar. Quando realizamos uma feira desta magnitude é para que todos compreendam que esta é uma política essencial de governo. Então, eu faço um convite a todos os maranhenses que gostam e aos que não conhecem, para virem participar e comprar, para fortalecer a agricultura familiar”, sugeriu o governador.
O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, falou do objetivo de tornar permanente a Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), fazendo do evento um espaço de consagração, integração e visibilidade aos agricultores familiares maranhenses.
“É um passo gigantesco no fortalecimento da agricultura familiar, e o apoio do governador Carlos Brandão foi decisivo. A partir desta feira, nós tivemos a oportunidade de retirar a agricultura familiar da invisibilidade, essa é uma grande tarefa. Nós precisamos facilitar o acesso aos mercados e sensibilizar, cada vez mais, a população e todos os segmentos sociais para que valorizem o agricultor e a agricultura, que são responsáveis pelo alimento que vai para a nossa mesa no café, almoço e jantar. O nosso objetivo é que ela se torne permanente”, disse o titular da SAF.
Rosângela Alencar, que é agricultora familiar de Itapecuru-Mirim e integrante da Cooperativa Mista dos Agricultores do Vinagre (Comavi), falou da visibilidade que a feira está dando ao seu trabalho com produtos derivados do babaçu. “Hoje, a gente está aqui vendendo sorvete de babaçu. Nós retiramos a amêndoa do coco babaçu, de onde é feito o leite. A gente coloca o mesocarpo, o leite de coco e o açúcar pra fazer esse sorvete. É muito gratificante participar de uma feira como essa e ser reconhecida como alguém que trabalha com a produção de produtos do coco babaçu, que antes não era tão conhecido e agora está bastante avançado”, comemorou a empreendedora.
Para a professora universitária Talita Espósito, a Femaf possibilitou um maior contato com os produtores e interesse no processo de produção, uma iniciativa que valoriza o trabalho do agricultor e gera maior segurança na compra e consumo dos produtos em exposição.
“Aqui, a gente pode ver os produtos fresquinhos e muito bem cuidados, além de ver a pessoa que produziu e trouxe os produtos dele. Eles fazem questão de mostrar como produziram, então, passam para a gente uma sensação de segurança em estar consumindo produtos realmente saudáveis”, disse a educadora.
Representando a cidade de Dom Pedro, o lavrador Fernando Flores agradeceu a oportunidade de exposição do mamão papaia, o carro-chefe da produção da agricultura familiar dompedrense. “O nosso forte, hoje, é a produção do mamão papaia, temos a maior produção do estado. Eu me sinto muito feliz por estar participando desse evento, é uma grande satisfação. O movimento está muito bom, esta é a primeira e eu acredito que virão outras mais”, agradeceu o agricultor.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta sexta-feira, 8 de dezembro, o ranking atualizado do futebol brasileiro. No total 239 clubes estão na relação, seis são do Maranhão e mesmo com o rebaixamento, o Sampaio Corrêa segue com a melhor pontuação entre os maranhenses, a Bolívia Querida aparece em 33º lugar na frente de Guarani (campeão brasileiro) e outros clubes tradicionais como Remo, Paysandu, Naútico, Santa Cruz, América/RN e outros.
O segundo melhor clube maranhense segue sendo o Moto Club que está em 86º; o Papão é seguido por Imperatriz e Juventude (São Mateus), empatados em 112º; logo em seguida aparece o MAC que voltou ao cenário nacional e terá quatro campeonatos em 2024, que subiu 135º lugar. O ranking é completado com a presença do Cordino em 136º lugar e Tuntum que está em 154º lugar.
Para fazer parte do ranking da CBF, os clubes tem de ter participado ao menos uma vez nos últimos 5 anos de uma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro e/ou da Copa do Brasil. Campeonatos estaduais, regionais e internacionais não somam pontos.
Em relação ao final de 2022, o Sampaio perdeu uma posição caindo de 32º para 33º; o Moto perdeu 20 posições ao cair de 66º para 86º; o Imperatriz perdeu 40 posições ao cair de 82º para 112º; o Juventude caiu 17 posições, saindo de 95º para 112º; o Tuntum subiu 12 posições, antes estava em 166º e agora 154º, o Maranhão ganhou 70 posições ao sair do 205º para o 135º e o Cordino 74 posições ao sair de 220º para 136º.
Em 2024, Sampaio, MAC e Moto são os únicos que vão ter chances de pontuar no ranking da CBF, afinal são os clubes que vão disputar a Série C e D, além da Copa do Brasil, ou seja, a depender da campanha do Maranhão Atlético Clube, ele pode voltar a ocupar o lugar de terceira força do estado na pontuação geral dos clubes brasileiros.
Confira o ranking completo da CBF, após o fim da temporada 2023
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O arranca-rabo eleitoral só acontece em outubro de 2024, mas os bastidores da política local já estão fervendo com a troca de partidos e ensaios dos pré-candidatos. Pelo menos sete nomes já anunciaram que pretendem disputar a cobiçada cadeira de prefeito da princesa dos cocais. Falta menos de um ano para o pleito eleitoral e, mesmo assim, as conversas ao pé do ouvido e negociações para angariar cabos eleitorais fervem entre os postulantes e partidos políticos.
A explicação para a antecipação do debate político, que deveria acontecer somente a partir de janeiro do próximo ano, se dá em razão de o atual mandatário, Dr. Antonio Borba (Patriota), não poder mais disputar o cargo. Essa situação, aliada ao fato de o prefeito não ter escolhido seu pré-candidato, deixa o espaço livre para outras lideranças, que enxergam uma possibilidade única de mostrar outras opções ao eleitorado timbirense.
Na base de apoio do chefe do executivo, aparece, no momento, um nome de peso, que pode enfrentar o desafio das urnas, com apoio da prefeitura. Trata-se do secretário municipal Paulo Vinicius,
Paulo têm larga experiencia de gestão e política. Outro que também desponta como pré-candidato é Neguinho das Flores, que é vice-prefeito, e já admitiu, publicamente, a possibilidade de disputar as eleições municipais. No campo da oposição, o destaque vai para o empresário João dos Plásticos, Professor e Vereador Osmael, Professor Walterli Lima, do PT, Drª Ana Thamires e Bruna Alvim.
Todos chegam forte no xadrez político, porque realmente o que vai credenciar ao cargo de prefeito será no arranca-rabo de 2024.
A qualquer momento novidades dos bastidores da política timbirense, continue acessando o Blog.
Vamos aguardar e conferir!
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Movimento Democrático Brasileiro, MDB, realizou, a Convenção Estadual do partido, dia 1⁰ de dezembro no auditório Darcy Ribeiro, no Multicenter Sebrae, em São Luís (MA). O ato definiu o novo diretório estadual do partido, que será comandado por Marcus Brandão, irmão do governador do Maranhão.
“Não poderia deixar de participar deste momento histórico para o MDB no Maranhão, o nosso amigo Marcus Brandão assumindo a sigla do MDB no estado, esta convenção foi um grande sucesso com a presença de muitas autoridades”, disse.
O prestígio de Bruna Alvim, é evidente com todos os políticos, cumprimentou a todos e foi recebida com muito carinho.
Presidente do MDB municipal de São Luís Deputado Cléber Verde
Andrea Noleto esposa do presidente do MDB Marcus Brandão
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ex-deputado federal João Marcelo, filho do ex-governador João Alberto, assumiu a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Maranhão.
Com o apoio do MDB e do grupo Sarney, João Marcelo venceu queda de braço com o ex-secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto (PSB), ligado ao ministro Flávio Dino.
O ato de nomeação foi assinado pelo ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

STF – Supremo Tribunal Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)
O Supremo Tribunal Federal (STF) alterou sua estrutura organizacional para adequá-la ao plano estratégico da gestão do ministro Luís Roberto Barroso na Presidência da Corte, para o biênio 2023-2025. Entre as mudanças estão a criação da Ouvidoria do STF, a ampliação da estrutura de apoio à jurisdição e o incremento às medidas de inteligência artificial e segurança de dados. A reestruturação foi aprovada em sessão administrativa virtual realizada entre 6 e 7/12.
Ouvidoria
Com o objetivo de fortalecer o canal de comunicação do STF com a sociedade, o colegiado aprovou a transformação da atual Central do Cidadão em Ouvidoria. A partir da mudança, a Ouvidoria passa a ser vinculada diretamente à Presidência da Corte e será regida por um juiz ouvidor, escolhido pela Presidência, para um mandato de até dois anos.
A Ouvidoria terá suas atribuições ampliadas, além daquelas que a Central do Cidadão já desenvolve, como a proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços; tratamento das demandas relacionadas à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), e à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) e suporte operacional aos advogados e tribunais para a realização de atos processuais.
Com a nova estrutura, que deverá ser integrada à Rede de Ouvidorias Públicas, haverá um espaço chamado Ouvidoria da Mulher, coordenada por uma juíza ouvidora, para tratar de manifestações e denúncias relacionadas à igualdade de gênero, participação feminina e violência contra a mulher.
Apoio à jurisdição
Com o objetivo de priorizar os processos de maior relevância social e a busca de solução de conflitos por meio de conciliação foi instituída a Assessoria de Apoio à Jurisdição (AAJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência. A nova unidade é composta por três núcleos: Núcleo de Processos Estruturais e Complexos (NUPEC); o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (NUSOL); e o Núcleo de Análise de Dados e Estatística (NUADE).
Segundo o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com o aumento do número de processos estruturais no Tribunal e a crescente demanda pelo uso de métodos consensuais para a solução de conflitos, houve a necessidade de criação de uma unidade administrativa específica para lidar com esses processos. Esse apoio à jurisdição contará ainda com a utilização de dados e estatísticas para aprimorar a tomada de decisões com maior celeridade e transparência. Assim, a nova Assessoria e seus núcleos contarão com o suporte de especialistas em economia, políticas públicas; processos estruturais; métodos consensuais de solução de conflitos (conciliação, mediação etc.) e estatística.
Relações com a sociedade
Foi criada ainda a Secretaria de Relações com a Sociedade (SRS), que passa a absorver as atribuições da Assessoria de Segurança da Informação. O novo órgão será dividido em três coordenadorias: a de Integridade Digital; a de Combate à Desinformação e a Sustentabilidade, Acessibilidade e ODS.
A iniciativa busca conferir estrutura adequada ao Programa de Combate à Desinformação do STF (PCD-STF), criado pela Resolução STF nº 742/2021, bem como para adequar o Tribunal à integração da pauta global da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa secretaria será responsável por promover um diálogo institucional do Tribunal com a sociedade civil e instituições públicas e privadas.
Inteligência Artificial
A reorganização das atividades relacionadas à Inteligência Artificial no Tribunal também foi observada entre as metas da gestão do ministro Roberto Barroso. A partir da ampliação do uso de ferramentas como Victor, Rafa e VitórIA, foi aprovada a redistribuição das funções da Assessoria de Inteligência Artificial (AIA) com a incorporação da maior parte de suas atribuições pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).
Agora serão integradas as equipes e os recursos tecnológicos disponíveis, como o acesso à infraestrutura de hardware e software. A Secretaria de Tecnologia da Informação passa a ser Secretaria de Tecnologia e Inovação, com destaque para projetos voltados à transformação digital do STF.
Segurança institucional
Quanto à segurança institucional, o colegiado aprovou as mudanças propostas pelo ministro Luís Roberto Barroso de criação do Núcleo de Inteligência. O objetivo é aprimorar os serviços de identificação prévia de atos hostis que possam impactar diretamente no planejamento e na execução da segurança institucional. Também foram aprovadas mudanças na Secretaria de Orçamento, Finanças e Contratações para otimizar ações de planejamento e gestão de contratos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Desafeto de Ednaldo, Fernando Sarney tem o apoio de Ricardo Teixeira para assumir a CBF
Ednaldo Rodrigues foi desposto do cargo de presidente da CBF nesta quinta-feira (7). O motivo foi uma decisão de desembargadores da 21ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que determinaram que José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), assuma a entidade até uma nova eleição, em até 30 dias.
Os desembargadores analisaram como ilegalidade o Termo de Acordo de Contuda (TAC) assinado entre o Ministério Público e a CBF. Afinal, indicam que o órgão não possui legitimidade para se envolver em assuntos da Confederação Brasileira de Futebol. O acordo foi em março de 2022, que resultou na eleição de Ednaldo para presidente da entidade por um mandato de quatro anos.
Segundo a coluna Painel, da Folha de São Paulo, o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira defende que Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, assuma o comando do órgão máximo do futebol brasileiro.
Em mensagem enviada a um amigo, obtida pelo Painel, Teixeira, presidente entre 1989 e 2012, sugere que o filho do ex-presidente José Sarney se candidate.
“Acho que a gente tem que talvez inventar uma coisa nova, aí. Estou pensando no Fernando Sarney. Ele tem tradição política, tem lá as ligações dele com várias pessoas. Seria talvez, desses todos aí, o melhor candidato. É a minha opinião”, diz a mensagem.
Figura ainda muito influente na CBF, Teixeira faz oposição a Ednaldo e atuou nos bastidores pela sua queda.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Os servidores da Prefeitura de Timbiras vão receber o 13º salário amanhã dia 9, O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 8, pelo Secretário de Finanças Paulo Vinicius, ao Blog do Professor Gil. Paulo também adiantou que os comissionados irão receber o décimo terceiro de forma integral e os efetivos a 2ª parcela, tudo isso, para facilitar a vida dos funcionários. “Os servidores poderão usar este dia para antecipar suas compras de final de ano ou cumprir qualquer outro compromisso”, explicou o Secretário.
O Secretário também garantiu o pagamento em dia do salário de dezembro. “Desde que o prefeito Borba assumiu, nós tenho mantido o pagamento em dia, no máximo no dia 31 de cada mês. Jamais usamos até o quinto dia útil para fazer o pagamento. Isto em respeito e reconhecimento da grandeza do funcionalismo público, que desenvolve um trabalho sério em benefício da cidade”, disse o Secretário.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
João dos Plásticos com o Deputado Estadual Francisco Nagib irão realizar uma triagem para o Mutirão de catarata em Timbiras.
A triagem acontecerá dia 12 de dezembro (próxima terça-feira), na residência do amigo João dos Plásticos no Bairro Olaria a partir das 8 horas da manhã.
Tragam seus documentos pessoais e um comprovante de residência para realizar seu cadastro.
João dos Plásticos a força da amizade.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
8 de Dezembro – Dia Nacional da Família
Comemorado em 8 de dezembro, a comemoração coincide com o Dia da Imaculada Conceição.
A data visa homenagear a família e lembrar a sua importância.
Família significa relação afetiva entre as pessoas com ou sem laços sanguíneos, um conceito que se baseia no amor e que promove a formação de valores em cada um de nós.
O Dia Nacional da Família foi instituído pelo Decreto nº 52.748, de 24 de outubro de 1963.





