Mensagem do Hygo Contador em celebração ao Dia do Servidor Público  

 

Neste dia 28 de outubro, foi celebrado o Dia do Servidor Público e deixo a todos os servidores públicos o meu carinho e admiração. Agradecemos pelo suor do dia a dia, pela solidariedade e humanidade.

 

Um abraço fraterno do seu amigo Hygo Contador.

 

O pré-candidato a vereador, Hygo Contador, está a todo vapor com sua pré-campanha em Timbiras realizando reuniões tanto na sede, como povoados e zona rural do município.

Neste sábado (28), ele participou de uma reunião no povoado Baixão do leite e adjacentes ao lado de vários amigos e correligionários político.

 

Foi um momento politicamente proveitoso, organizado pelo amigos daquela localidade, onde ambos puderam falar de suas propostas para Timbiras e ouvir o povo.

 

Hygo Contador se consolida como nome forte para eleição de 2024, experiente com alto grau de conhecimento, Hygo está na memória afetiva da população timbirense, isso coloca o pré-candidato como o principal personagem da política no ano que vem.

 

Vamos aguardar…

 

Como forma de valorizar os servidores, o secretário de Finanças de Timbiras Paulo Vinicius anunciou o pagamento dos salários de outubro, que será realizado nesta terça-feira (31).

 

“Fortalecendo nosso compromisso com os servidores municipais, informo que os salários, referentes ao mês de outubro, serão pagos nesta terça-feira, dia 31. Aproveito e desejo um Feliz domingo, informou o secretário em suas redes sociais.

 

Conforme publicações do secretário sobre o pagamento, essa é mais uma ação que reforça o compromisso do governo Municipal com a gestão responsável dos recursos públicos e com o bem-estar daqueles que fazem o serviço público acontecer. Além disso, o provento em dia movimenta a economia, fortalecendo o comércio na nossa cidade. São 83 meses de salários dias.

 

 

 

As mulheres são, pela primeira vez em cinco décadas, maioria em todas as grandes regiões do Brasil. Faltava apenas a Região Norte para consolidar a tendência histórica de predominância feminina. Não falta mais, segundo o Censo Demográfico de 2022, que teve novos resultados divulgados no dia (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O país tem uma população residente de 203.080.756. Deste total, 104.548.325 (51,5%) são mulheres e 98.532.431 (48,5%) são homens. O que significa que existe um excedente de 6.015.894 mulheres em relação ao número de homens. O IBGE considera, para fins de registro, o sexo biológico do morador atribuído no nascimento.

 

O principal indicador usado pelo IBGE nessa categoria censitária é chamado “razão de sexo”, que leva em consideração o número de homens em relação ao de mulheres. Se o número for menor do que 100, há mais mulheres. Se for maior do que 100, há mais homens. Se em 1980, havia 98,7 homens para cada 100 mulheres, em 2022 essa proporção passou a ser de 94,2 homens para cada 100 mulheres.

 

Na divisão por regiões, a razão de sexo do Norte era 103,4 em 1980. No último Censo, em 2010, era 101,8. Agora, é 99,7. No Nordeste, considerando os mesmos anos, passou de 95,8 para 95,3 e agora é 93,5. No Sudeste, de 98,9 para 94,6 e 92,9. No Sul, de 100,3 para 96,3 e 95,0. E no Centro-Oeste de 103,4 para 98,6 e 96,7.

 

Quando se consideram os grupos etários no Brasil, a proporção de homens é maior entre o nascimento e os 19 anos de idade. Entre 25 e 29 anos, a população feminina se torna majoritária e a proporção continua crescendo nas idades mais avançadas. O IBGE explica a diferença inicial pelo número maior de nascimentos de crianças do sexo masculino. E a mudança na idade adulta pelas taxas maiores de mortalidade masculina na juventude.

 

“As causas de morte dessa população jovem masculina estão relacionadas às causas não naturais. Que são as causas violentas e os acidentes que acometem mais a população entre 20 e 40 anos de idade. Muito mais do que acontece com as mulheres”, afirma a pesquisadora do IBGE Izabel Guimarães.

 

Unidades da Federação

 

A análise por Unidades da Federação mostra que o Rio de Janeiro é o que tem a maior proporção de mulheres. A razão de sexo do estado é de 89,4 homens para cada 100 mulheres. Em números absolutos, são 16.055.174 de habitantes. Deste total, 8.477.499 (52,8%) são mulheres e 7.577.675 (47,2%) são homens.

 

Entre os cinco primeiros desse ranking, vêm logo na sequência o Distrito Federal (91,1), Pernambuco (91,2), Sergipe (91,8) e Alagoas (91,9).

 

O Mato Grosso lidera a lista de estados com maior proporção de homens. A razão de sexo é 101,3 homens para cada 100 mulheres. Em números absolutos, são 3.658.649 de habitantes. Deste total, 1.817.408 (49,7%) são mulheres e 1.841.241 (50,3%) são homens.

 

Apenas outros três estados do país têm predomínio masculino na população: Roraima (101,3), Tocantins (101,3) e Acre (100,2).

 

Municípios

 

O Censo 2022 também leva em consideração o sexo da população em cada município. E os números mostram que o número de habitantes em cada um deles influencia diretamente na diferença entre homens e mulheres. Quanto mais populosos, maior é a presença feminina.

 

Nos municípios com até 5 mil habitantes, a razão de sexo é, em média, de 102,3 homens para cada 100 mulheres. Entre 5 mil e 10 mil habitantes, o indicador fica em 101,4. Entre 10 mil e 20 mil, 100,3. As mulheres começam a ser maioria naqueles que têm entre 20 mil e 50 mil: razão de sexo é 98,4. Entre 50 e 100 mil, 96,2. Entre 100 mil e 500 mil, 93,3. E para aqueles que possuem mais de 500 mil, o indicador é 88,9.

 

Na lista dos municípios brasileiros com a maior razão de sexo, nove dos dez primeiros são do estado de São Paulo. O líder é Balbinos, que fica na Região Geográfica de Bauru, e tem 443,64 homens para cada 100 mulheres. Na sequência vêm Lavínia-SP (286,63), Pracinha-SP (250,27), Iaras-SP (209,51), Álvaro de Carvalho-SP (204,5), Pacaembu-SP (195,35), São Cristóvão do Sul-SC (184,57), Florínea-SP (181,92), Serra Azul-SP (178,54) e Marabá Paulista-SP (165,72).

 

“Esse número maior de homens vai acontecer em muitos municípios com uma população carcerária grande. Ela é contada por meio dos domicílios coletivos no Censo Demográfico e, em Balbinos e outros municípios principalmente de São Paulo, a razão de sexo vai ser muito alta por causa dessa população que vive em presídios masculinos”, disse Izabel Guimarães.

 

Entre os municípios com menor razão de sexo, o destaque é Santos, em São Paulo, com 82,89 homens para cada 100 mulheres. Logo vêm Salvador-BA (83,81), São Caetano do Sul-SP (84,09), Niterói-RJ (84,53), Aracaju-SE (84,81), Recife-PE (84,87), Olinda-PE (84,89), Porto Alegre-RS (85,24), Vitória-ES (86,18), Águas de São Pedro-SP (86,45).

 

Arte/Agência Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Em comemoração pelo Dia do Servidor Público, o governador Carlos Brandão anunciou um pacote de benefícios para os servidores estaduais, incluindo um projeto de lei que prevê reajuste salarial gradativo de 11% para servidores efetivos, tanto ativos como inativos. O anúncio foi feito neste sábado (28), e inclui também progressões, promoções e auxílios, dentre outros.

 

Para o governador Carlos Brandão, a concessão de aumento é um ato que busca valorizar e garantir a satisfação do funcionário público. A iniciativa também contribui para atrair e reter os talentos mais qualificados, além de promover mais estabilidade do setor público e proporcionar outros efeitos positivos como a movimentação da economia.

 

“Seguimos trabalhando para garantir mais valorização aos servidores, que são peças fundamentais na missão de cuidar do Maranhão. É nossa forma de agradecer e reafirmar nosso compromisso com cada uma e cada um que colabora com as ações e políticas do nosso governo”, destacou o governador.

 

Além do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa do Estado, o Governo também está implementando todas as promoções, progressões, adicionais e titulações, garantindo auxílios que estavam suspensos, como o auxílio natalidade e funeral.

 

O secretário de Estado do Planejamento, Vinícius Ferro, afirmou que o governo não tem medido esforços no que diz respeito aos investimentos. “O governo está investindo na valorização de seus servidores, mesmo diante de um cenário de restrição fiscal e contingenciamento de despesas. O Decreto de Redução de Custos do Poder Executivo está sendo uma das ações de nossa gestão que nos possibilita a concessão deste aumento salarial dentro dos limites orçamentários e das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal”, pontuou.

Segurança Pública

O Governo do Maranhão também irá corrigir a defasagem sofrida nos últimos anos pela Polícia Civil. Por isso, peritos, investigadores, escrivães e auxiliares da Polícia Civil terão reajuste maior para reposicioná-los em nível nacional.

Educação

Os professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Universidade Estadual do Sul do Maranhão (Uemasul) também receberão novos benefícios. O governador aprovou o aumento no percentual da gratificação de titulação: de 25% para 30%, para especialistas; de 35% para 40%, para mestres; e de 50% para 60% para doutores.

 

No caso dos professores ativos e inativos do ensino médio, que são regidos pelo piso nacional do magistério, e aposentados, o governo estadual destaca que estes já receberam 11% de reajuste.

 

A previsão é de que os valores reajustados estejam disponíveis aos servidores a partir de janeiro, de maneira escalonada.

 

“Esta medida é fruto do compromisso do governador com a valorização de todos os servidores, reconhecendo o esforço e a dedicação das equipes que trabalham para entregar serviços públicos de qualidade. No Dia do Servidor, o Maranhão agradece e parabeniza o esforço e o talento de cada uma dessas pessoas que fazem o estado avançar e que, a partir do seu trabalho diário, fazem a diferença na vida de cada maranhense”, completou o secretário de estado da Administração, Guilberth Garcês.

 

 

 

 

 

Gerar novos conhecimentos, assim como incentivar novas práticas de desenvolvimento e inovação. Estes são alguns dos objetivos centrais do Prêmio Estudante Cidadão, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MA), que tem como público-alvo os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, e visa, também, valorizar e premiar as melhores propostas passíveis de implementação na comunidade escolar.

 

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, assinou, na sexta-feira (27), a Portaria N.º 2.018, que cria o Prêmio Estudante Cidadão. A iniciativa será realizada anualmente e premiará seis projetos, sendo três de cada modalidade.

 

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente, diretamente no site da Seduc https://www.educacao.ma.gov.br. Mais detalhes sobre datas, horários e prazos serão divulgados em breve.

 

A premiação será dividida em duas modalidades:

 

1ª “Práticas Inovadoras de Sucesso” – Premiará trabalhos apresentados por meio de relatos de práticas, com resultados mensuráveis, consideradas inovadoras em relação às práticas anteriores e que demandem apoio para sua continuidade e/ou replicação nas demais escolas estaduais.

 

2ª “Iniciativas Inovadoras Implementáveis” – Premiará trabalhos apresentados por meio de projetos, que possam ser implementados no âmbito da Rede Pública Estadual de Ensino e possibilitem produzir resultados positivos para educação básica e para a sociedade, e que tenham necessidade de sua implementação, aprimoramento e ampliação.

 

“Esta premiação é um reconhecimento da transformação que a Seduc tem proporcionado na vivência educacional dos nossos estudantes. A realização do Prêmio Estudante Cidadão é uma sinalização do avanço em inovação e em novas práticas de aprendizagem. É mais uma ação estratégica, que visa reconhecer o esforço dos nossos alunos e das nossas metodologias de ensino”, analisou Felipe Camarão sobre a importância da iniciativa.

 

O resultado final será divulgado durante a Cerimônia de Premiação, e o cronograma oficial, assim como o edital do prêmio, será anunciado ainda este ano.

 

 

Após matéria, oposição responde ao Blog do professor Gil

 

Receio ou estratégias?

 

No dia ontem, 27, aconteceu um inédito encontro entre os pré-candidatos e postulantes ao cargo majoritário no próximo pleito municipal.

Atitude legítima e até mesmo necessária no campo político, uma vez que a satisfação pessoal nunca é um pensar uníssono no que diz respeito às preferências dos populares.

Nosso blog foi informado de que não houve o comparecimento de todos os pré-candidatos, afinal o céu, às vezes está azul, outras, nublado e até mesmo as tempestades acontecem.

Qual o motivo de algumas ausências!?

O que, nesse momento, seria de bom proveito a todos?

O que ainda não seria conveniente?

 

Questionamentos, como estes ainda se perpetuarão por algum tempo.

 

Ainda não veem possibilidade de aliança por enquanto ou com alguns atores, ou por simplesmente sentirem maior intensidade na busca por apoios?

 

Informações nos chegam que não haveria, em nenhum aspecto, uma busca imediata por um acordo de parceria, mas simplesmente uma discussão sobre as possibilidades de cada um, dessa forma o trabalho individual é, e continuará a ser o principal objetivo e a meta mobilizadora de cada um dos pré-candidatos, o que de certa forma justifica essas ausências.

 

Afinal, e pelo que se comenta, até o mais organizado dos grupos, do atual gestor, também tem arestas a aparar antes de uma decisão definitiva.

 

Até lá, curiosidade insatisfeita e gato vivo.

 

Hegemonia na oposição são cláusula de barreira e alguns dos empecilhos para unificar partidos de oposição na disputa pela prefeitura de Timbiras.

 

“Não há unidade entre a oposição em Timbiras. Cada um está cuidando da sua própria vida.” O diagnóstico feito pelo Blog do professor Gil, é uma síntese da frustrada tentativa de seis legendas de se integrarem e unificarem os discursos anti-Borba nas eleições municipais do ano que vem. Há cerca de três meses, esse grupo que tem feito um trabalho quase uníssono como oposição ao prefeito, intensificou as conversas para, tentar uma possibilidade de haver uma união.

 

 

“Temos convergências de pensamentos, na hora das ideias no campo político e disputa eleitoral, encontramos dificuldade nessa unidade”, avalia um pré-candidato.

 

ENQUANTO ISSO NO GRUPO DO PREFEITO BORBA…

 

Vale lembrar que o clima na base do prefeito Borba, existem muitos impasses entre alguns aliados, com o prefeito, que já não é, aquela Coca Cola toda.

 

Nos bastidores, do Governo Municipal o clima na base do prefeito Borba é tenso, com reuniões acaloradas entre os próprios aliados do prefeito de Timbiras.

 

De acordo com as informações de fontes certas repassadas ao Blog do professor Gil, um dos motivos para essa insatisfação seria a indicação do candidato a sucessão do grupo político em 2024. Com isso poderá provocar um racha.

 

Vamos aguardar os próximos capítulos!

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade