COLUNA DO PROFESSOR WALTERLI LIMA: SER-NO-MUNDO 

Hiato da existência.

Na busca por respostas mergulho na imensidão negra das estrelas no céu.

É um silêncio que assusta.

É um silêncio que completa.

O que é a vida, senão um mistério infindo ?

Perco-me.

Encontro-me e me perco outra vez.

Natureza existencial.

Sou viajante peregrino do tempo.

Sou um rio de coisas vividas e um mar inteiro de possibilidades.

Cada escolha é um fio na roupa do destino entre passado e porvir num desprezo de milhares de outros caminhos.

Ser-no-mundo.

Sou artesão.

Sou teia.

Uma criança e um ancião.

Desertos e florestas inteiras.

O que sou entre milhões de estrelas?

Um grão de areia nas vastidões etéreas de universos distantes.

Em mim carrego o cosmos, o mistério e a luz universal porque tudo no infinito está em harmonia perfeita.

 

@walterli.lima, Colunista do Blog do professor Gil.

 

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2649 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (26).

 

Os números sorteados foram 06 – 11 – 26 – 32 – 46 – 56.

 

Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, no sábado (28), está estimado em R$ 90 milhões.

 

A quina teve 76 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber R$ 52.779,21. Já a quadra registrou 6.117 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 936,78.

 

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

 

O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

 

 

 

 

 

 

Pedido de providências para intervenções na via foi direcionado ao governador Carlos Brandão, com cópia ao secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira

 

Fortalecer o desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida das comunidades rurais, facilitando o acesso a serviços públicos essenciais e conectando áreas rurais e urbanas. Essa é a proposta do deputado Aluízio Santos (PL), que voltou a reivindicar providências para a realização de obra de pavimentação asfáltica na MA-025, estrada que liga o município de Chapadinha a Afonso Cunha.

 

 

No mês de março, o parlamentar oficializou o Governo do Maranhão, por meio da Indicação nº 484/2023, sugerindo que a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) realizasse o investimento, beneficiando a região do Baixo Parnaíba, que possui mais de 400 mil habitantes.

 

 

Em sua justificativa, Aluízio Santos afirmou que o trajeto possui 56 km de extensão e é de suma importância para aqueles que precisam, também, se deslocar para Coelho Neto ou Teresina (PI), além de favorecer o crescimento econômico da região.

 

 

“A maioria dos médicos que, hoje, atendem no Hospital Macrorregional vem de Teresina e tem que ir quase na cidade de Brejo para poder voltar para Chapadinha. Temos também o escoamento da produção por essa estrada. A gente sabe que é um sonho alimentado muitas vezes por equipes de engenharia, que foram fazer projeto e não saiu do papel”, frisou o deputado.

 

Desenvolvimento

 

Segundo Aluízio Santos, a pavimentação desse trecho terá um papel crucial no desenvolvimento e na qualidade de vida das comunidades rurais. Além disso, também vai ajudar no escoamento da produção agrícola e de mercadorias, impulsionando o desenvolvimento econômico e proporcionando uma nova rota turística.

 

“Ao longo da estrada, temos várias atividades econômicas importantes para o estado e para a região, como fazendas produtoras de soja que usam a MA-025 para escoamento da produção via modal rodoviário, mas até o momento a via continua apenas piçarrada. A infraestrutura em asfalto com qualidade tem um imenso valor para os mais diversos setores da economia, pois é vital para a relação comercial entre as cidades, para a entrada de bens e serviços, para o transporte de cargas e de passageiros e ao intercâmbio cultural entre as cidades”, completou.

 

Ofícios

 

O pedido de providências foi direcionado ao governador Carlos Brandão (PSB), com cópia para o titular da Sinfra, Aparício Bandeira, para analisarem a solicitação. Com a publicação da proposição no Diário Oficial da Assembleia, a Mesa Diretora da Casa enviou ofícios ao órgão responsável para que possa atender à reivindicação do parlamentar.

 

 

 

A blogueira Hellena Silva, detida em flagrante nesta quinta-feira, 26, após seguir divulgando o tal “Joguinho do Tigre” mesmo depois de assinar TCO na Seic, na quarta-feira, 25, para parar com esse tipo de divulgação, manifestou-se após sair da delegecia.

 

Hoje ela assinou um novo TCO para encerrar de vez com a prática e teve um celular apreendido. Só depois disso foi liberada.

 

Nas suas redes, ela disse estar “ótima” e criticou pessoas que supostamente estaria lhe desejando algum mal.

 

 

 

São Luís é uma capital turística com um enorme potencial de lazer. A praia Araçagi é conhecida nacional e internacionalmente pela sua beleza.

 

A Excursão do Turismo Social do Blog do professor Gil  pega a estrada dia 11 de novembro, sábado às 23:30h.

 

O Turismo Social do Blog do professor Gil oferece passeios e excursões com roteiros que contemplam as cidades Maranhenses.

Vagas Encerradas… Excelente passeio para  todos!

 

 

 

 

 

Após o registro do Boletim de Ocorrência feito pela procuradora geral da Câmara de São Luís, Jéssica Thereza Marques Ribeiro Araújo, afirmando que soube que o vereador Domingos Paz teria dito ao vereador Beto Castro que iria armado para a Câmara de Vereadores, mataria outros dois vereadores e se mataria logo em seguida, a Mesa Diretora do parlamento municipal já tomou imediatamente algumas providências.

 

O presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PSDB), baixou uma Resolução Administrativa obrigando que qualquer pessoa para ter acesso ao Plenário do parlamento se submeta à inspeção de segurança com detector de metais.

 

 

 

Registro do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), lado a lado, durante a inauguração de mais uma loja do Assaí na capital maranhense.

 

É de dar calafrios em muita gente…

 

 

Vereadores de São Luís são intimados pela polícia

 

 

 

Câmara Municipal de São Luís

 

>A Polícia Civil intimou alguns vereadores de São Luís a comparecerem na Delegacia do 1º Distrito Policial, localizada no Centro. A informação foi confirmada pela assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não foram divulgados os motivos da intimação, nem os nomes dos parlamentares intimados, nem as datas dos depoimentos.

 

Segundo a assessoria da SSP, a intimação faz parte de um procedimento sigiloso que está em andamento e que envolve a atuação dos vereadores na Câmara Municipal. A assessoria não informou se os camaristas são suspeitos ou testemunhas de algum crime, mas há possibilidade da investigação ter ligação com o caso do vereador Domingos Paz, que ameaçou ir à sede do Legislativo Municipal armado para matar dois parlamentares e em seguida tiraria a própria vida.

 

Após a ameça, a procuradora Geral da Casa, Jessica Thereza Marques Ribeiro, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, nesta última quarta-feira (25) relatando a gravidade da situação que pode terminar em tragédia.

 

O Blog do Minard apurou que Paz se referia ao presidente da Câmara, Paulo Victor e ao vereador Álvaro Pires com quem travou uma discussão ferrenha esta semana.

 

O pivô do bate boca foi a gestão do prefeito Eduardo Braide, defendida por Domingos que chegou a sugerir que a Câmara Municipal fosse denunciada e indiciada por fazer oposição ao governo de São Luís. Álvaro anunciou hoje (26), que vai pedir segurança pessoal à presidência da Câmara.

 

Com informações Blog do Minard.

 

 

 

Foto Ilustração

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com veto, nessa terça-feira (24), a lei que prevê compensação de R$ 27 bilhões da União aos estados e ao Distrito Federal pela perda de receita provocada pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente sobre combustíveis em 2022. O repasse dos valores começa ainda este ano e termina em 2025. A Lei Complementar 201, de 2023, publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União, já está em vigor.

 

A norma se originou do Projeto de Lei Complementar (PLP) 136/2023, da Presidência da República. Segundo o governo, a proposta foi fruto de um acordo da União com os estados após os entes federativos ajuizarem diversas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para deduzirem de suas dívidas com a União o valor que deixou de ser arrecadado com os tributos sobre combustíveis entre junho a dezembro de 2022. A redução ocorreu com a Lei Complementar 194, de 2022, que considerou diversos setores como bens e serviços essenciais, proibindo a aplicação de alíquotas superiores à alíquota padrão do ICMS (17% ou 18%).

 

No Senado, o relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) foi aprovado em 4 de outubro com as alterações propostas pela Câmara dos Deputados. Para ele, a lei servirá para “equilibrar as relações financeiras entre a União e os estados”.

 

Liminares

 

Os valores já foram abatidos de dívidas dos estados com a União em 2022 em razão das decisões judiciais, mesmo que não definitivas, serão baixados dos direitos a receber.

 

Por parte dos estados, o dinheiro obtido com as liminares entrará nas estatísticas oficiais de 2022 e será contado como receita para todos os fins no respectivo exercício. O montante restante será repassado em parcelas mensais até o fim de 2023 e também em 2025.

 

Antecipação

 

Depois de negociações com associações de municípios, o governo concordou em antecipar para este ano parte dos repasses que no acordo estavam previstos para 2024. Segundo cálculos do governo, serão cerca de R$ 10 bilhões envolvidos nesse encontro de contas antecipado. Do total antecipado do próximo ano serão descontados os valores já pagos por meio de liminar e as parcelas de dívida a vencer. Desse total, 25% ficarão com os municípios por força constitucional.

 

Abatimento ou transferência

 

Do que foi projetado para ser pago nesse período, R$ 15,64 bilhões serão abatidos dos valores de prestações de dívidas a vencer junto à União, e outros R$ 2,57 bilhões serão repassados por meio de transferência direta porque o ente federado não tem dívida, ela não vence no período ou não foi suficiente para abater com o ressarcimento.

 

Veto

 

O presidente da República vetou trecho que obrigaria a União a assumir repasses para os municípios e para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) se os estados não fizerem isso. A justificativa foi a falta de previsão orçamentária e financeira.

 

O veto presidencial ainda será analisado pelo Congresso Nacional, em data a ser definida.

 

Comprovação mensal

 

O texto considera as transferências diretas dos valores referentes a 2023 como urgentes e imprevisíveis, justificando a abertura de crédito extraordinário neste ano para quitação. Como a Constituição determina aos estados o repasse de 25% da arrecadação do ICMS aos municípios de seu território, esse percentual incidirá também nos ressarcimentos.

 

Sendo assim, os estados deverão comprovar mensalmente à Secretaria do Tesouro Nacional essa transferência, sob pena de suspensão dos abatimentos da dívida ou das transferências diretas. Se a comprovação ocorrer após o prazo, somente no mês seguinte serão feitos os repasses acumulados.

 

Quando os valores das liminares a serem repassados pelos estados aos municípios superarem os 25% aplicados sobre o valor total fixado no acordo, a diferença será abatida em 12 meses da cota municipal do ICMS nesse período. Deverá ser publicado um extrato indicando os valores repassados em razão da liminar e os valores devidos em razão do acordo.

 

Regras do ICMS

 

Faz parte do acordo também a revogação de trechos da lei complementar que impõem travas às alíquotas do ICMS sobre combustíveis. Na Lei Complementar 192, de 2022, que regulamentou a incidência monofásica (quando o imposto é recolhido uma única vez, no início da operação), o projeto retira a carência de 12 meses entre a primeira fixação das alíquotas monofásicas e o primeiro reajuste delas, assim como intervalos de seis meses entre um reajuste e outro. Os estados não precisarão mais manter o peso proporcional do tributo na formação do preço final ao consumidor.

 

A lei também retoma a possibilidade de fixação de alíquotas reduzidas sobre combustíveis, energia elétrica e gás natural em patamares maiores que aqueles vigentes em junho de 2022, mês de publicação da Lei Complementar 194, de 2022.

 

perdas com ICMS

 

O texto prevê ainda transferências ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) para recuperar perdas de 2023 em relação a 2022.

 

No caso dos estados, a União depositará no FPE a diferença entre os repasses de julho e agosto de 2022 e os repasses de julho e agosto de 2023, a fim de recompor o mesmo patamar desse período no ano passado, quando os montantes foram maiores.

 

Quanto ao FPM, a sistemática será a mesma, envolvendo os meses de julho, agosto e setembro dos dois anos, mas o valor de 2022 será corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para fins de comparação. Adicionalmente, quando saírem os dados de repasse total no ano fechado de 2023 (incluída a transferência referente a julho/setembro), eles serão comparados com o repasse total de 2022 corrigido pelo IPCA daquele ano. Se ainda assim 2023 tiver repasse menor que 2022, a União transferirá a diferença aos municípios.

 

 

 

 

 

 

 

Indústria cultural é um fenômeno/prática que surgiu no final do século XIX, que tinha por objetivo atender às demandas de atividades recreativas, lazer e entretenimento da classe trabalhadora, levando em conta suas necessidades e preferências para a época, bem como o contexto de entretenimento comum àquele período.

A cultura de massa é um termo que designa a produção artística e cultural voltada para o simples entretenimento e a comercialização dos bens culturais produzidos em massa. Na prática, a cultura de massa é um subproduto da indústria cultural ou um tipo de conteúdo produzido pela indústria cultural e que influencia um grande número de pessoas a consumirem obstinadamente tais conteúdos.

Os filósofos e sociólogos alemães, da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer já falavam criticamente sobre essa temática, em 1944, na obra Dialética do Esclarecimento, que trazia um pensamento altamente crítico e reflexivo a respeito das ciências sociais e sobre o processamento do conhecimento na sociedade moderna, bem como da necessidade de esclarecimento pelo cidadão comum.

Na atualidade, a indústria cultura está representada pela mídia, TV, redes sociais, internet e outras formas de conhecimento/veiculação que possam produzir conteúdo de massa e influenciar diretamente a sociedade como um todo ou um grupo seleto de indivíduos, de acordo com o contexto e conteúdo expresso.

Desta forma, a grande problemática da indústria cultural e da cultura de massa na sociedade atual é o fato de algumas pessoas consumirem conteúdos (até mesmo prejudiciais), sem fazer um filtro daquilo que lhe pode ser útil e necessário e sem verificar a autenticidade de tal conteúdo, e com isso, acabam espalhando fake news e influenciado ainda, outras pessoas, principalmente, as menos esclarecidas.

No caso do mercado consumidor, a propaganda da TV e internet influencia o seu público direto a usar e consumir produtos que, na verdade, mais alimentam o lucro das empresas capitalistas do que satisfazem suas reais e urgentes necessidades, criando assim, uma massa de manobra do marketing televisivo e da propaganda que atraem olhos e ouvidos do consumidor moderno.

 

*Orlando de Lima Monteiro é graduado em Tecnologias em Processos Gerenciais; Pedagogia e Letras-Português/Inglês. Especialização: Gestão Pública; Educação Especial Inclusiva e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade