- Professor Gil
- Deixar Comentário
Dois despachos nas ações eleitorais contra o União Brasil e o PSC. por suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2022, levaram a novos andamento nos dois processos que tramitam no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
No primeiro caso, o desembargador Ronaldo Maciel – relator substituto, atuando durante as férias do desembargador José Gonçalo Filho – negou uma nova petição protelatória e aplicou multa ao partido. Segundo ele, houe “intento protelatório e litigância de má-fé, merecedores de reprimenda específica”.
Já no caso do PSC, Maciel deu até o dia 6 de novembro para o Ministério Público Eleitoral (MPE) emitir um parecer. A manifestação será do procurador José Raimundo Leite Filho, que substitui Hilton Araújo Melo.
Existe ainda um terceiro caso tramitando no TRE-MA, envolvendo o Podemos. Mas o processo corre em sigilo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Após uma áspera discussão entre os vereadores na Câmara de São Luís, nesta terça-feira, 24 de outubro, parece que finalmente a denúncia por abuso sexual contra Domingos Paz, pode ter uma investigação na Comissão de Ética. Isso pode ocorrer, após o pedido de Álvaro Pires que classificou o colega de parlamento como “vagabundo e marginal”, além de pedir urgentemente a abertura de processo contra o legislador.
Em 2022, Domingos Paz foi denunciado por três mulheres de prática de abuso sexual…
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Informações falsas como a de que vacinas causam doenças como câncer, aids ou diabetes ou de que a que imuniza contra covid-19 pode provocar modificações na corrente sanguínea ou no DNA estão entre as narrativas mais frequentes em fake news sobre vacinas detectadas pelo Ministério da Saúde entre julho e setembro deste ano. Para combater as fake news e responder de maneira preventiva aos efeitos negativos das redes de disseminação de desinformação, o governo federal lançou nesta terça-feira (24) a iniciativa interministerial Saúde com Ciência
A proposta faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices. A estratégia interministerial é coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Secretária de Comunicação Social da Presidência da República, com parceria dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Ciência e Tecnologia e Inovação e da Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU).
O governo vai fazer parcerias, sem ônus, com as plataformas de redes sociais TikTok, Kwai, YouTube e Google, que irão divulgar conteúdos de serviço e direcionar os usuários para páginas do Ministério da Saúde quando eles realizarem buscas de palavras relacionadas ao tema. Também será criado um chatbot tira-dúvidas no WhatsApp, em parceria com a Robbu e a Meta.
Para o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, a iniciativa lançada hoje é um exemplo de organização do governo com a sociedade civil. “O Brasil, até pouco tempo atrás, era reconhecido internacionalmente por um presidente que fazia questão de dizer que não tinha se vacinado. E hoje volta a ter um protagonismo e respeito internacional.”
O Saúde com Ciência é composto por cinco pilares, que envolvem cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização. O programa prevê ações como campanhas direcionadas, criação de canais de comunicação, acordos com veículos de comunicação e parcerias com plataformas digitais.
No lançamento do programa, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que não adianta o avanço científico e tecnológico, nem a capacidade de produção de imunizantes se a população não se vacinar. “Sabemos que a desinformação está em todas as áreas, mas, quando se trata de saúde e vacina, isso nos afeta de maneira drástica e coloca em risco a saúde da nossa população”, disse Nísia, lembrando que doenças como sarampo e poliomielite, que já foram erradicadas do país, voltam a ameaçar as crianças brasileiras.
Também foi lançado hoje o Portal Saúde Com Ciência para facilitar o acesso a informações confiáveis sobre vacinação e as fake news que circulam na internet. Alertas e análises sobre desinformações identificadas também serão divulgadas nas redes sociais do governo e em plataformas de mensagens como WhatsApp.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma decisão interna do PT esvaziou a organização de prévias e desencadeou críticas de filiados, que apontam afronta à democracia do partido —e até mesmo questionamentos na Justiça.
No dia 18 de setembro, a Executiva Nacional do PT aprovou uma resolução permitindo que dois terços dos integrantes de diretórios municipais escolham o seu candidato à prefeitura de cada cidade, dispensando nesse caso a realização de prévias. O texto passou por 17 votos contra 12.
“Nos municípios onde não houver consenso, o diretório municipal deliberará até 30 de novembro de 2023 sobre as candidaturas ou propostas de coligação e quando a decisão tiver o apoio de dois terços dos membros da instância, a decisão seguirá imediatamente para a homologação das instâncias superiores”, diz a resolução aprovada.
Uma ala do partido reclama que essa decisão contraria o estatuto petista. A norma interna determina que, em caso de dois ou mais postulantes a cargo majoritário, o nome do candidato deve ser escolhido por prévia partidária.
O estatuto prevê ainda que as prévias podem ser dispensadas caso dois terços do diretório correspondente vote nesse sentido. Mas, nesse caso, o candidato passa a ser definido em um encontro partidário, com delegados eleitos para esse fim —não pelos diretórios, que são instâncias menores e controladas por caciques da sigla.
Uma ala do partido apresentou um recurso ao comando do PT afirmando que, além de desrespeitar o estatuto, a decisão afronta a democracia interna. No dia 16 de outubro, esse recurso foi rejeitado em votação no diretório nacional, por 47 votos contra 36.
Com isso, diretórios municipais do PT passaram a planejar as reuniões para definição dos seus candidatos.
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), rebateu as críticas e disse que o objetivo da mudança é buscar soluções políticas para impasses. Gleisi é integrante da corrente majoritária no PT, a Construindo um Novo Brasil, a mesma do presidente Lula (PT).
“O objetivo da resolução é estimular a construção de consensos e maiorias internas na indicação de candidaturas, de forma a concentrar as energias na disputa contra os adversários eleitorais em 2024”, disse Gleisi à Folha.
Segundo ela, é natural que existam situações pontuais em que a construção seja mais difícil. “As prévias não estão proibidas, o estatuto prevê que se tiver dois terços dos membros do diretório contra prévias, elas não serão realizadas. A orientação do diretório nacional nessa resolução é buscar solução na política”, justificou. (Folha de SP)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A sessão parlamentar terminou em confusão nesta terça-feira (24) na Câmara Municipal de São Luís.
Os vereadores Álvaro Pires (PMN) e Domingos Paz (Podemos) protagonizaram cenas lamentáveis após críticas aos próprios parlamentares.
Segundo informações, Paz afirmou o Legislativo deveria ser denunciado por suposta por suposta perseguição ao prefeito Eduardo Braide.
ÁLvaro Pires não gostou e esbravejou que Domingos já foi alvo de denúncias por crimes sexuais.
“Tu é um vagabundo, rapaz”, bradou o vereador do PMN.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Foto Reprodução
A aluna Lara Sophia, do 9º ano da Escola Municipal Professora Maria do Socorro, em Pindaré-Mirim, foi medalhista de prata na olimpíada Mandacaru de Matemática, que reuniu mais de 130 mil estudantes de todo o Brasil e de alguns países. A olimpíada Mandacaru de Matemática é uma competição nacional que visa estimular o interesse e o talento dos alunos pela matemática, além de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade da educação básica.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Várias pessoas enviaram mensagens para o Blog para pedir medidas urgentes da Caema, devido a falta de água nos bairros de Timbiras.
O Blog do professor Gil foi até o Bairro Mutirão nesta manhã para conferir como está a situação da falta de água no local. O bairro é um dos mais populosos do município e os moradores reclamam que estão há 17 dias sem água. Na verdade veio pouco nesta terça-feira, mas logo parou, não dando tempo para encher nem um balde d’água.
São imagens, no vídeo, de uma moradora da Rua irmã Matilde, bairro Mutirão, a mesma faz um apelo emocionante ao relatar a situação. Segundo ela, o marido é deficiente e a mesma tem problema de visão, quase até chorou nesta terça, pois, não tinha água para que tomasse banho. “Ontem eu cheguei até chorar, até chorar, pois não tem água para tomar banho. É direto! E meu marido vem se arrastando sujo e ele precisa da roupa limpa. lamentou a moradora emocionada.
Também em outros bairros o drama da falta de água é o mesmo, outra moradora mostra ao Blog a situação de um casal de idosos que está sem tomar banho desde a última semana.
O Blog fez ligação para a Caema, mas até o fechamento da matéria não tivemos nenhuma resposta.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O jornalista Godofredo Brito foi alvo de uma tentativa de homicídio na tarde de segunda-feira, 23, enquanto fiscalizava uma obra no povoado Campestre de Baixo, zona rural de Cocal, no Litoral do Piauí.
O autor foi o vereador Carlão (PT), segundo vídeo divulgado nas redes pela própria vítima.
Brito gravou toda a ação. Ele chegava ao local com um câmera registrando tudo de dentro do seu veículo. Logo após desembarcar, Carlão aproxima-se e puxa uma faca, momento em que se ouvem gritos do jornalista pedindo que o petista não fizesse isso.
Após o ocorrido, o vereador deixou o local e Brito gravou um novo vídeo pedindo ajuda a seus seguidores para que chamassem a polícia.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Dá pra acreditar que o blog está fazendo 3 anos? Tem horas que parece que foi ontem, mas tem horas que parece mesmo que ele tem muito mais que isso! E só temos razões para celebrar.
Eu tenho muito, muito orgulho de construirmos todos os dias esse espaço com vocês, que recebo vários elogios em todos os segundos do meu dia.
E o que me deixa mais feliz é ver que, mesmo estando cá numa cidadezinha do interior do Maranhão e sem ter apoio de nenhuma marca, e até sofrendo muitas injustiças, nós crescemos absurdamente nesses 3 anos, crescemos todos os dias, levamos o nome da minha cidade de Timbiras para milhões de pessoas e milhares visualizações de páginas por dia e somos um dos mais acessado da região.
O Blog é um lugar onde a gente leva muitas informações, se diverte, confia um no outro, compartilha muitas informações importantes, às vezes metendo o dedo na ferida de vez em quando, porque nem só de beleza a gente vive, não é mesmo?
Tenho é um orgulho danado de tudo isso, e mais ainda de saber que o meu apoio todo veio e vem de vocês, que sempre acreditaram em mim, que são vocês que me ajudam a crescer, que são vocês que me ajudam a ser cada dia maior, cada dia melhor.
E é por isso que, hoje e sempre, não importa o quanto a gente cresça, o meu foco é e sempre será levar informações com imparcialidade e precisa para cada um de vocês, que merecem todo o meu respeito, o meu amor e a minha gratidão, que merecem sempre o melhor de mim.
E é por tudo isso, e tantas coisas mais, que eu quero dizer obrigado, milhões de vezes obrigado, de todo coração. E por mais que eu agradeça, nunca será o bastante!
ANUNCIE CONOSCO E AJUDA A MANTER O BLOG INDEPENDENTE NO AR.
Professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma tragédia abalou a cidade de São Paulo nesta segunda-feira (23), quando um ataque a tiros ocorreu dentro da Escola Estadual Sapopemba, localizada na Zona Leste da cidade. Uma aluna perdeu a vida e três outros estudantes ficaram feridos.
De acordo com informações oficiais do governo de São Paulo, um adolescente de 15 anos, que também era aluno da escola, entrou armado no colégio e efetuou disparos. O atirador foi apreendido no local junto com a arma utilizada no crime. A Polícia Militar foi acionada por volta das 7h30, após o ocorrido, às 7h20.
Entre os três estudantes atingidos pelos disparos, um deles, baleado na cabeça, não resistiu aos ferimentos. As outras duas vítimas foram atingidas no tórax e na clavícula. Além disso, um quarto aluno sofreu ferimentos ao tentar fugir durante o ataque.
Os feridos foram imediatamente encaminhados para o pronto-socorro do Hospital Geral de Sapopemba, mas até o momento desta reportagem não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde dos estudantes.
A comunidade escolar e os familiares das vítimas estão sendo atendidos e acompanhados pelas autoridades locais. A gestão estadual emitiu uma nota lamentando o trágico incidente e destacou que a prioridade é prestar assistência às famílias afetadas.
Este é o segundo incidente deste tipo ocorrido em São Paulo neste ano. Em março, uma professora de 71 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas após um ataque com faca por um aluno em uma escola na Zona Oeste. O agressor, um adolescente de 13 anos, foi apreendido.
Nas redes sociais, o presidente Lula escreveu: “Recebi com muita tristeza a notícia do ataque na Escola Estadual Sapopemba, Zona Leste de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares da jovem assassinada e dos estudantes feridos. Não podemos normalizar armas acessíveis para jovens na nossa sociedade e tragédias como essas”.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, também se manifestou: “Solidariedade às vítimas, suas famílias e à comunidade da escola estadual de São Paulo, alvo de ataque com arma de fogo. Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça foi acionado para auxiliar a Polícia de São Paulo a aprofundar as investigações”.





