- Professor Gil
- Deixar Comentário
O governo do presidente Lula (PT) registrou, após quase dez meses de mandato, 38% de avaliação positiva e 29% de negativa. Outros 29% consideraram a gestão regular, e 4% não souberam ou não quiseram responder.
É o que relata pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira (25). A empresa entrevistou presencialmente 2.000 pessoas com 16 anos ou mais de quinta-feira (19) até domingo (22). A margem de erro estimada do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais e para menos.
Houve piora na opinião sobre a administração do petista, que em agosto teve o governo avaliado positivamente por 42% e negativamente por 24%. Mantiveram-se os 29% regulares do último levantamento, e 5% não souberam ou não quiseram responder.
As considerações positivas sobre o Planalto oscilaram negativamente dentro da margem de erro, enquanto as negativas cresceram cinco pontos —a pior da série, observada desde o início do mandato, e repetindo o mês de abril.
Naquela pesquisa, 36% dos entrevistados tinham uma boa avaliação do atual mandato, menor índice da série. Outros 29% a consideram regular, e 6% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.
Lula viu as considerações positivas oscilarem para baixo, e as negativas, para cima, em quase todas as regiões do país, em todos os graus de escolaridade e em todas as faixas de renda.
No Nordeste, onde assegurou vantagem contra Jair Bolsonaro (PL) no pleito passado, as avaliações favoráveis ao governo foram de 56% para 48%, enquanto as opiniões desfavoráveis oscilaram de 18% para 21%. Avaliam a gestão regular 29%, e 3% não souberam ou não responderam.
As regiões Centro-Oeste e Norte, agregadas em um único percentual pela pesquisa, foram as únicas a trazer oscilação para cima nas considerações positivas sobre o governo, ainda que em ritmo de estabilidade —33% ante 32% em agosto. Entretanto as opiniões negativas foram de 28% para 34%.
A Quaest ainda perguntou sobre a aprovação em relação ao trabalho que Lula está fazendo, e os números também registraram tendência parecida: 54% aprovam o trabalho de Lula, ante 60% em agosto, e 42% desaprovam, contra 35% do último levantamento. Não souberam ou não quiseram responder, 4%.
Outro questionamento feito pela empresa de pesquisa e consultoria envolveu a agenda internacional do presidente. Para 55% dos entrevistados, a quantidade de viagens é excessiva, enquanto 37% as considera adequada. Não sabem ou não quiseram responder 8%.
Ainda 60% afirmam ver dedicação além do necessário pelo presidente a compromissos fora do país, enquanto 27% responderam de maneira oposta. Não souberam ou não quiseram responder, 13%.
Reportagem da Folha mostrou que o Planalto identificou um desgaste junto à opinião pública em relação ao número de viagens do petista ao exterior. Auxiliares do presidente, então, passaram a orientar parlamentares e militantes para intensificar a defesa das agendas do mandatário.
O levantamento é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial. (Folha de SP)
- Professor Gil
- Deixar Comentário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva trocará o comando da Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25), pelo Palácio do Planalto, após reunião de Lula com a presidenta do banco, Rita Serrano. O economista Carlos Antônio Vieira Fernandes assumirá o cargo.
De acordo com a nota da Secretaria de Comunicação, o presidente agradeceu o trabalho e dedicação de Rita nesses meses à frente da Caixa. Em sua gestão, foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha de Lula, de criar espaços de diálogo com os gestores locais.
“Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”, diz a nota.
“O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”, acrescentou.
O nome de Ferreira é ligado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e a troca acontece em meio ao movimento do governo de ampliar sua base de apoio no Congresso Nacional. Nesse mesmo sentido, no mês passado, os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiram os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente.
Fernandes é servidor de carreira da Caixa e presidiu o Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa. O economista também teve cargos no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma bela e corajosa atitude de uma jovem ciclista que trafegava pela Ponte José Sarney, em São Luís, na manhã desta quarta-feira (25), evitou que uma mulher cometesse um atentado contra a própria vida.
Prestes a se jogar da ponte do São Francisco, a mulher foi acolhida pela ciclista que de imediato acionou uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão para que fossem tomados os procedimentos cabíveis no caso.
A imagem da vítima sendo acalentada pela pessoa que salvou sua vida comoveu internautas.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Conselho Seccional da OAB Maranhão indicou dois nomes para vaga de novos desembargadores federais pelo Quinto Constitucional ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF 1). Foram confirmados os nomes de Clarice Binda e Marco Lara para composição de duas listas sêxtuplas.
Os advogados maranhenses disputam duas vagas em disputa que foram criadas pela que ampliou a Corte Federal da Primeira Região. Os dois estão entre os 12 que vão ser votados pelo TRF 1 e depois formadas duas listas tríplices a serem encaminhadas ao presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). O mandatário brasileiro realizará a escolha dos nomes.
Segundo a OAB-MA, foram feitas sabatinas para avaliar o conhecimento dos candidatos sobre temas como perspectiva de gênero; Justiça digital; majoração de honorários; Quinto Constitucional; e prerrogativas da advocacia, entre outros. Ao todo, 21 candidatos, que tiveram inscrições deferidas para cada uma das seleções.
É notório que o trabalho desenvolvido pela advocacia maranhense têm sido referência nacional. O presidente Kaio Saraiva, no último Colégio de Presidentes de Subseções, realizado no início do mês em Santa Inês, falou sobre o retorno que teve da advocacia nacional em relação a realização dos desagravos no Estado. “É um trabalho intenso e forte, vários presidentes de Seccionais nos enviaram mensagens de apoio”, afirmou.
Na ocasião, o presidente da OAB/MA lançou a campanha de Combate ao Exercício Ilegal da Advocacia aprovada tanto pelo colegiado como pelo Conselho Seccional. “Será a mais intensa e reconhecida campanha de fortalecimento da Advocacia em nível nacional” afirmou Kaio Saraiva.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Como forma de valorizar os servidores pelo seu dia, o governador Carlos Brandão anunciou a antecipação do pagamento dos salários de outubro, que será realizado neste sábado (28).
“Fortalecendo nosso compromisso com os servidores estaduais, informo que os salários, referentes ao mês de outubro, serão pagos neste sábado, dia 28. Aproveito para parabenizar todos os servidores públicos do Maranhão!”, informou o governador em suas redes sociais.
Conforme publicações do governante sobre o pagamento, essa é mais uma ação que reforça o compromisso do governo estadual com a gestão responsável dos recursos públicos e com o bem-estar daqueles que fazem o serviço público acontecer. Além disso, o provento em dia movimenta a economia de todo o estado, fortalecendo o comércio nos municípios.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Paraíba, ex-prefeito de Raposa
Onacy Vieira Carneiro, mais conhecido como “Paraíba”, faleceu hoje, aos 86 anos. Ele foi prefeito do município de Raposa eleito em 2004 e reeleito em 2008.
Paraíba era pai da atual primeira-dama de Raposa, Rita de Cássia, casada com o prefeito Eudes Barros e de Ociléia Fernandes, ex-candidata a prefeita.
O corpo do político que foi vítima de um AVC ainda em 2019 está sendo velado na casa de familiares, em Raposa.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A data celebra o profissional dedicado aos cuidados com a saúde bucal: o cirurgião-dentista. O dia é dedicado a conscientizar a sociedade da importância de manter a saúde bucal em dia. Em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal.
Nesta data, homenageamos todos os dentistas do nosso município pela contribuição com a saúde das pessoas.
Parabéns aos profissionais que com seu trabalho são capazes de transformar sorrisos e ajudam as pessoas a retomar a sua autoestima e bem-estar.
Nosso reconhecimento e gratidão. Que suas mãos consigam fazer cada vez mais pessoas sorrirem!
Parabéns pelo Dia do Dentista!
São os votos do presidente da Câmara Municipal de Timbiras Vereador professor Manoel.
“Temos excelentes dentistas em nosso quadro de servidores. A população de Timbiras está muito bem servida”, disse o presidente professor Manoel.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Blog do professor Gil, parabeniza todos os dentistas pelo seu dia, em especial os dentistas de Timbiras, que são profissionais qualificados que preza pela saúde bucal e bem-estar do paciente.
“Parabéns aos profissionais que com seu trabalho são capazes de transformar sorrisos e ajudam as pessoas a retomar a sua autoestima e bem-estar. Nosso reconhecimento e gratidão a todos os dentistas, em especial, os dentistas de Timbiras. Que suas mãos consigam fazer cada vez mais pessoas sorrirem! Parabéns pelo Dia do Dentista!”
Uma homenagem do Blog do professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
É de conhecimento geral que o equilíbrio do corpo como um todo envolve a saúde bucal e isso vale para todas as pessoas. Mas sabia que a saúde bucal dos atletas demanda uma atenção especial? Um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mostra que problemas orais podem reduzir o aproveitamento dos esportistas em até 22%, impactando diretamente sua performance.
Em geral, os esportistas estão sujeitos a algumas situações como maior exposição a traumas faciais e dentários, uso de protetores bucais intraorais e, ainda, o consumo elevado de isotônicos, termogênicos e suplementos pode causar erosões dentárias, já que alteram a flora bacteriana da boca. Além desse detalhe, o estresse das competições eleva a ocorrência de DTM (disfunção temporomandibular), grupo de alterações ou problemas nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula e bruxismo, pois os atletas tendem, nesses momentos, a pressionar a mordida.
Outro fator que influencia diretamente no desempenho esportivo é a respiração, que pode ser afetada por problemas bucais e pelo desalinhamento dos dentes.
Com o intuito de prevenir e tratar problemas orais de esportistas, a odontologia do esporte é uma das especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Nesta área, os profissionais têm como foco as particularidades e especificidades dos atletas com a intenção de promover, além da saúde bucal adequada a essa população, uma melhora no seu rendimento físico.
“Os dentistas especializados em esporte têm um olhar cuidadoso e profundo sobre os dentes e todas as partes da cavidade bucal”, diz o Dr. Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. “O profissional sabe que a saúde bucal pode impactar a performance do atleta, desde o rendimento nos treinos e competições, até a respiração, circulação e seu descanso e sono”, conclui.
E a parceria entre dentista e atleta também tem importante papel na prevenção de problemas. Afinal, vulnerável e com dores, o esportista ficará incapacitado de oferecer o melhor do seu desempenho nas competições. “Por isso é imprescindível que o atleta mantenha a saúde bucal em dia com a escovação regular e uso do fio dental, sempre priorizando os check-ups odontológicos, ao menos duas vezes por ano”, diz o Dr. Lago. “E em função dos hábitos nutricionais dos atletas, o dentista pode, em alguns casos, sugerir um tratamento interdisciplinar entre dentista e nutricionista, para debaterem em conjunto sobre a rotina alimentar e suplementação”, finaliza.
Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em mais de 20 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios da simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.






