- Professor Gil
- Deixar Comentário
O serviço público é constituído pelo trabalho conjunto de inúmeras mãos. A mão que cura. A mão que educa. A mão que serve. A mão que constrói.
Em Timbiras, milhares de mãos trabalham com o objetivo de oferecer qualidade de vida, segurança, educação, saúde e dignidade a milhares de outras mãos, olhares, sorrisos e corações.
Neste 28 de outubro, agradecemos todos os servidores públicos pela consciência do presente e preocupação com o futuro. Agradecemos pelo suor do dia a dia, pela solidariedade e humanidade.
Agradecemos os diferentes profissionais e suas mãos – calejadas devido à incessante busca pela melhora da qualidade de vida do cidadão.
Nós, vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Timbiras, também somos mãos que servem. Pessoas que trabalham para pessoas. E desejamos a todos um feliz Dia do Servidor Público.
#Presidente Vereador Professor Manoel.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Dia do Servidor Público, celebrado no 28 de outubro, é uma data comemorativa criada em homenagem aos servidores públicos, sendo eles federais, estaduais ou municipais.
O Dia do Servidor Público é uma data comemorativa celebrada no 28 de outubro. Foi criada como forma de homenagear o servidor público, figura fundamental no funcionamento da administração pública, prestando serviços de grande importância para a população brasileira. Essa data foi estabelecida durante o governo de Getúlio Vargas, em 1943.
Atualmente, o serviço público é regido pela Constituição Federal e pela Lei nº 8.112/1990, e o critério fundamental para o ingresso nele é o concurso. Esse mecanismo de seleção é utilizado para evitar que os cargos públicos sejam usados como moeda para troca de favor.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A forte seca no Amazonas agora afeta a todos os 62 municípios do estado, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual desta quinta-feira (26). São 60 os municípios que estão em situação de emergência, sendo que Presidente Figueiredo e Apuí, antes em situação de normalidade, agora se encontram em estado de atenção. Até o momento, 608 mil pessoas e 152 mil famílias foram afetadas pela seca deste ano.
Segundo o boletim, no período de janeiro deste ano até 25 de outubro foram registrados 18.170 focos de calor no estado, dos quais 2,5 mil na região metropolitana de Manaus. Somente em outubro, até o momento, foram 3.368 focos de calor, mais do que o dobro do mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.335 focos de calor.
A Defesa Civil disse ainda que, no período de 12 de julho a 25 de outubro, o Corpo de Bombeiros combateu 2.482 incêndios, dos quais 710 em Manaus e 1.772 no interior do estado.
Na capital, Manaus, a seca é a pior registrada em 121 anos. A cota do Rio Negro nesta sexta-feira se manteve em 12,7m, a menor já registrada desde 1902, quando começaram as medições do volume do rio. O recorde de alta já medida foi 30,02 metros em 16 de junho de 2021.
O cenário ocorre no momento em que se intensifica o fenômeno El Niño, caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para oeste) e pelo aquecimento anormal das águas superficiais da porção leste da região equatorial do Oceano Pacífico. Essas mudanças na interação entre a superfície oceânica e a baixa atmosfera ocorrem em intervalos de tempo que variam entre três e sete anos e têm consequências no clima em diferentes partes do planeta. Isso porque a dinâmica das massas de ar no Oceano Pacífico adota novos padrões de transporte de umidade, afetando a temperatura e a distribuição das chuvas.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Foto Reprodução
Uma comitiva de advogadas e advogados do Maranhão prestigiaram a 20ª edição do Encontro Nacional da Jovem Advocacia, realizado pela primeira vez em Belém do Pará. O presidente Kaio Saraiva, da OAB/MA, participou da conferência de abertura juntamente com o presidente da OAB/PA, Eduardo Imbiriba, a vice-presidente da OAB-PA e vice-diretora geral da Escola Superior de Advocacia Nacional, Luciana Gluck Paul.
“É um evento estratégico para o fortalecimento das demandas da Jovem Advocacia Nacional, são mais de três inscritos envolvidos em mais de 50 painéis, que debatem temáticas importantes para a comunidade jurídica e a sociedade brasileira”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva. Ele participou do painel “A cobrança de Honorários e Prerrogativas: a defesa pela dignidade da advocacia”. Diversos presidentes de comissões da OAB/MA participaram da atividade como palestrantes, expositores e também como ouvintes.
“Temos a satisfação de ver o quanto a jovem advocacia se tornou ativa e presente. Está com cada vez mais voz e espaço dentro da nossa instituição a nível nacional, e isso nos enche de orgulho”, declarou Eduardo Imbiriba, presidente da OAB/PA.
Para a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MA, Clara Mandú, que liderou uma caravana de jovens advogados até Belém, encontros como esses “são importantes para que todas as demandas da jovem advocacia sejam identificadas e levadas tanto às Seccionais como ao Conselho Federal para a busca, principalmente, das soluções dos problemas que advogadas e advogados em início de carreira enfrentam no mercado de trabalho”, afirmou.
O ENJA é o encontro que oportuniza transformação e compartilhamento de experiências com a advocacia de todas as regiões do Brasil! Além de reunir os maiores ícones da advocacia e do mundo jurídico do país. Sendo a oportunidade única de interação e networking para o crescimento profissional da jovem advocacia, de bacharéis e de estudantes de direito.
O evento segue na manhã desta quinta-feira, 26, com novos painéis e com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, na cerimônia de encerramento.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O que fez nesta terça-feira (27) o deputado estadual Carlos Lula abdicando da sua pré-candidatura a prefeito de São Luís deve servir de exemplo para membros do seu próprio político, que é liderado pelo ministro Flávio Dino e pelo governador Carlos Brandão.
Segundo deputado estadual mais votado de São Luís, atrás apenas do irmão do atual prefeito da capital, Lula colocou seu nome como pré-candidato a prefeito e começou a discutir a cidade e suas ideias para São Luís. Agora, deixa a disputa em prol da candidatura de Duarte Júnior, que já goza de recall por ter sido o principal adversário de Braide no último pleito.
Mas muitos podem dizer: “há, mas Lula estava com números muito baixos nas pesquisas ainda”. De fato, mas já tinha mais do Eduardo Braide em 2016, que saiu do zero no da eleição para o segundo turno.
Com mandato até o final de 2026, Lula não tinha nada a perder sendo candidato e, mesmo que não fosse, ganharia muito politicamente deixando o nome na disputa, aparecendo na mídia, nos bairros, se movimentando. Poderia retirar a pré-candidatura em abril ou junho do ano que vem e ter ganhado bastante como pré-candidato até lá.
Porém, o que Carlos Lula faz em nome da unidade do seu grupo para que a situação dentro do PSB esteja definida, fazendo com que Duarte possa avançar na busca de outros partidos foi um gesto gigantesco de que não faz política pensando só em seus próprios interesses, mas pensando noo grupo que está inserido. Uma lição para muitos aliados.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O empresário timbirense João dos Plásticos participou durante a última terça-feira e quarta-feira, dias 24 e 25, em Brasília (DF), do maior encontro do varejo do Brasil: o VI Fórum Nacional do Comércio, organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que reúne formadores de opinião, empresários, dirigentes, políticos e especialistas do mercado para debater os desafios e expectativas para o setor de comércio e serviços.
O evento teve como tema “Comércio e serviços: protagonistas do desenvolvimento”, que debateu e fomentou propostas ao desenvolvimento do setor de comércio e serviços com a presença de lideranças, especialistas e autoridades buscando construir caminhos e analisar perspectivas para o setor que mais cresceu no Brasil nos últimos anos e representando 73% do PIB, sendo responsável por cerca de 27 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no Brasil.
O empresário falou da importância de participar e prestigiar esse momento: “Tive a honra e o privilégio de interagir com quem pensa e faz o Brasil. Nós, pequenos e médios empresários, empreendedores, construtores, temos muitos desafios. Mas também ouvimos soluções, alternativas que podem indicar o caminho do crescimento. Foram dois dias de palestras e treinamentos, um evento muito importante para nos posicionarmos sobre a situação econômica e política do país, além das tendências financeiras e comerciais, conectando tudo isso ao varejo, momentos de muitos conhecimentos e experiências”, explicou o empresário João dos Plásticos.
João do Plásticos, que esteve no VI Fórum Nacional do Comércio ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também aproveitou a viajem à Brasília para se encontrar com a deputada federal, Amanda Gentil e com o senador Weverton Rocha, tratando de assuntos de interesse e para o desenvolvimento de Timbiras e região.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O procurador regional eleitoral no Maranhão, Pedro Melo Ribeiro, emitiu nesta semana parecer favorável à anulação dos votos de toda a chapa do PSC que concorreu às eleições para deputado estadual em 2022.
O partido é um dos três que enfrentam ações ja Justiça Eleitoral por suposta fraude à cota de gênero no pleito – tramitam processo, ainda, contra o União Brasil e o Podemos.
“Ante o exposto, manifesta-se o Ministério Público Eleitoral pela rejeição da preliminar de ilegitimidade passiva, mantendo-se o Diretório Estadual do PSC no polo passivo da demanda. No mérito, pela procedência parcial do pedido, de modo a reconhecer a fraude à cota de gênero apenas em relação à candidata Cláudia Guilhermina Brito Lira e, consequentemente, decretar a nulidade de todos os votos recebidos pelo diretório estadual do partido requerido, determinando o recálculo dos quocientes eleitoral e partidários, com a cassação do registro e, por consequência, do diploma dos candidatos vinculados ao DRAP, e a inelegibilidade pelo prazo de 08 (oito) anos de Cláudia Guilhermina Brito Lira, com a respectiva anotação nos cadastros eleitorais”, despachou o procurador (clique aqui e veja a íntegra do parecer).
Se a manifestação do Ministério Público Eleitoral for acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), dois deputado estaduais eleitos pela legenda perdem os mandatos: Wellington do Curso e Fernando Braide.
Essa tem sido, por sinal, a prática nos julgamentos desse tipo desde 2020. Mesmo que, porventura, um eleito sequer tivesse conhecimento da fraude, a decisão deve atingir toda a chapa, gerando cassação de mandatos.
Além de Fernando Braide e Wellington do Curso, estão com o mandato ameaçado na Assembleia Legislativa os deputados Neto Evangelista (União Brasil), Júnior Cascaria e Leandro Bello (ambos do Podemos).
Informações Blog do Gilberto Léda.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Uma fonte certa garantiu ao blog hoje (27) pela manhã, que a política de bastidores (que já está ganhando as ruas), tanto na situação quanto na oposição está fervendo em Timbiras-MA. Decisões importantes de ambos os lados poderão ocorrer a qualquer momento.
Estamos apurando os fatos.
Outras informações a qualquer momento. Continue acessando o Blog do professor Gil.





