- Professor Gil
- Deixar Comentário
As vezes, algumas atitudes exigem um preço alto demais.
Os fins não podem justificar os meios e nem tudo pode estar a venda num balcão de negócios.
Ser como a sabia natureza que perde as folhas sem abandonar as raízes e pacientemente espera a chuva para se recompor.
Entre uma atitude e outra, entre o sonho e o desejo, existe uma coisa chamada essência que é o âmago que sustenta corpo e espírito.
Se causa inquietude na alma é caro demais.
Ser fiel a si mesmo é a forma mais ampla de liberdade pois não há nada mais gratificante que o sono de uma consciência tranquila.
Uma roupa bonita, o carro do ano, ter muito dinheiro, te propicia coisas, mas não faz de ti uma pessoa melhor.
Você pode ter tudo isto e mesmo assim continuar pobre.
Há reis morando em casebres e mendigos em castelos, pois riqueza e pobreza não são refletidas nas aparências.
Com o tempo, a superficialmente da casca resseca, apodrece, enquanto o âmago mantém a árvore de pé.
O cerne da existência é o que fica depois de tudo passar.
@walterli.lima, Colunista do Blog do professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O maior ídolo do atual elenco do Sampaio Corrêa parece estar disposto a se arriscar no campo da política. O deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, anunciou neste sábado (21) a filiação de Pimentinha à legenda.
Pimentinha assinou a ficha de filiação ao lado de Aluísio e do presidente municipal do partido em São Luís, Júnior Vieira. Os dois deram boas vindas ao novo filiado e indicaram que ele deve mesmo ser candidato a vereador da capital nas próximas eleições.
Pela identificação da torcida boliviana e sem uma candidatura de dirigente, Pimentinha tende a ser um forte candidato.
- Professor Gil
- 1 Comentário
Pelo menos três prefeituras do Maranhão estão em uma lista de suspeitas de inflar números de matriculados no Ensino de Jovem e Adulto (EJA).
O objetivo seria aumentar artificialmente o número de estudantes nesta etapa para conseguir mais verbas federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Um levantamento feito pela Folha de S. Paulo identificou 108 cidades que tiveram grande variação na quantidade de matrículas no programa de 2021 a 2022 e que informaram ter mais de 10% da sua população na modalidade.
Três dos municípios são maranhenses: Santa Quitéria, Amapá do Maranhão e Serrano do Maranhão.
Segundo dados informados pelas próprias gestões municipais, em Santa Quitéria 23,2% da população está matriculada em alguma turma de EJA. Em Serrano, 17,2%; e em Amapá do Maranhão, 12,7%.
A média brasileira é de 1,6% da população matriculada.
Procurado, o Ministério da Educação disse que as denúncias são tratadas e investigadas. “Isso não significa a ausência de falhas. São mais de 5.500 sistemas de ensino compartilhando um fundo de financiamento. Mas é preciso ter em conta que o Brasil produziu uma belíssima arquitetura institucional de financiamento da Educação”.
Imirante
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O professor Walterli Lima (PT), pré – candidato a prefeito de Timbiras, esteve na manhã deste domingo (22), em uma reunião com os moradores da comunidade Abundância, zona rural de Timbiras. O convite foi feito pelos representantes da Associação local, Júlio Aguiar e senhor Sitonho.
Na sua participação de fala na reunião, professor Walterli afirmou que “nossa proposta para Timbiras é a proposta de democratizar a política e a administração pública, o que certamente vai permitir o acesso de todos a uma melhor qualidade de vida e de melhores oportunidades na educação, na saúde, na agricultura, no cuidado do meio ambiente, nos transportes e nas estradas, e em outros setores necessários.”
- Professor Gil
- 1 Comentário
Neste domingo (22), a cidade de Timbiras deu as boas-vindas ao grande palestrante, professor e jurista Alessander Mendes, que ministrou a palestra intitulada “Violência na Escola”. O evento foi um sucesso absoluto, atraindo várias pessoas interessadas em conhecer as dicas e experiências do palestrante na vida pessoal e profissional.
Mas a palestra não foi apenas uma oportunidade de aprendizado e inspiração, também teve um cunho solidário. Durante o evento foram sorteados muitos prêmios. A iniciativa do projeto ‘MAIS SOCIAL’, na pessoa do Dr. Galego, juntamente com sua esposa Silvana e demais voluntários em promover essa grande palestra com um dos melhores juristas e palestrante do Brasil, foi muito bem recebida pelo público, que se mostrou engajado em ajudar aqueles que mais precisam.

O evento contou com a presença de diversas personalidades da cidade, além de professores, advogados, conselheiro tutelar, pastor, estudantes e membros da comunidade em geral. Ao final da palestra, Alessander Mendes agradeceu a todos pela participação e colaboração na ação social, enfatizando a importância de cada um fazer a sua parte na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Com a palestra, o professor e jurista Alessander Mendes deixou uma grande mensagem de motivação e empatia, mostrando que o sucesso não é uma questão de sorte, mas sim de oportunidade, esforço e dedicação. E mais do que isso, ele mostrou que a solidariedade, o amor e o cuidado com as pessoas é uma virtude que deve ser praticada todos os dias, contribuindo para um mundo melhor e mais humano.


- Professor Gil
- Deixar Comentário
A sociedade moderna se acostumou a viver nos disfarces.
Da falta de tempo nas horas curtas da correria do dia,
no excesso de trabalho,
na falta de amor.
Se não me faz bem, viro o rosto de lado e suporto a dor.
Se há sangue no noticiário , desligo a tv e finjo esquecer o genocídio da guerra.
As redes condicionam a felicidade a vidas perfeitas, num mundo repleto de imperfeições.
Morre lentamente o senso natural da vida quando ser feliz exige aprovação de gente que nunca se viu frente a frente.
Morre todo e qualquer pensamento crítico quando se abdica do pensar por si mesmo.
E assim, se esgotam as possibilidades de sonhos reais porque viver exige também uma dose de realidade.
Não, a vida não é assim.
Há sempre um pingo fora do is.
Há sempre um hiato perfurando o coração.
Assim morrem civilizações inteiras, línguas e idiomas.
Disfarces, nos acostumamos a viver pelas aparências e a sorrir para quem nos despreza.
Eu quero um mundo de verdade.
Eu quero gente que não tenha medo de parecer ridícula por ser quem verdadeira é.
Eu quero pessoas e coisas que eu possa tocar.
Eu quero poder ser eu, mesmo se o mundo exija de mim, aparências.
@walterli.lima

Neste domingo (22) quem está chegando a mais uma primavera é o amigo Grande Abercio, que tem procurado sempre ajudar aos amigos e o povo timbirense com diversas ações no dia a dia da população.
A comunidade Católica de Timbiras celebra hoje seus 60 anos de Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Externamos todo o nosso respeito e admiração.




