- Professor Gil
- Deixar Comentário
Dando continuidade em sua agenda na zona rural, o presidente da Câmara Municipal de Timbiras, vereador professor Manoel (PDT), esteve no último sábado (10/06), cumprindo agenda de trabalho. O presidente estava acompanhado do secretário de Finanças do município, Paulo Vinícius, do coordenador da iluminação pública Carneiro Neto e outros amigos.
Na oportunidade o presidente visitou amigos, e tratou de assuntos do interesse das comunidades rurais do nosso município.
Em seguida fez uma visita de cortesia aos amigos da comunidade Bacabeira, em especial a amiga Daiane, aniversariante do dia, onde participou de um momento festivo da comunidade.
O presidente professor Manoel disse ter ficado muito satisfeito em rever os amigos da zona rural.
“Foram agendas muito importantes que em breve beneficiarão nossa população rural e contribuirão para o desenvolvimento de nosso município”, frisou o presidente vereador professor Manoel.
Veja a cobertura fotográfica completa:






- Professor Gil
- Deixar Comentário
O prefeito Dr. Antonio Borba deu início no dia 9 de junho aos Jogos Escolares timbirenses, também conhecidos como JET’s, A competição esportiva acontece ao longo de todo o mês de junho.
Os Jogos Escolares timbirenses têm como objetivo fomentar a prática de atividades físicas e esportivas entre os jovens, além de promover valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito mútuo. Durante a competição dos JET’s, os estudantes participam de diversas modalidades esportivas, como futsal,vôlei, handebol, dama, atletismo, futebol de campo entre outros. A competição será dividida entre várias categorias.
Com destaque para o estádio de futebol do município, onde ocorreu a cerimônia de abertura. Além das competições, a programação do JET’s inclui atividades culturais e educativas.
O secretário Paulo Vinicius ressaltou a importância do evento para o município, afirmando que “os Jogos Escolares timbirenses são uma oportunidade para nossos jovens desenvolverem suas habilidades esportivas e pessoais, além de incentivar o trabalho em equipe.
A prefeitura de Timbiras reforça seu compromisso com a promoção do esporte e da educação no município, oferecendo aos estudantes uma oportunidade de desenvolver suas habilidades esportivas e pessoais.


- Professor Gil
- Deixar Comentário

Até esta sexta-feira (9), 43,3 milhões de doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, do total de doses aplicadas 16 milhões foram em idosos, seis milhões em crianças e 2,6 milhões em profissionais de saúde. 

Hoje, Dia Mundial da Imunização, o ministério alerta que a “vacinação é fundamental antes da chegada do inverno, já que esta é a estação do ano com maior circulação dos vírus da [gripe] Influenza”.
A campanha nacional foi encerrada no fim de maio. Mesmo assim, a orientação é no sentido de que estados e municípios estendam a vacinação enquanto tiverem doses disponíveis. A recomendação é para que a população consulte as informações locais para saber onde se vacinar.
Covid-19
O Ministério da Saúde também tem concentrado esforços na proteção da população contra a covid-19. Até agora, cerca de 22 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas. “O imunizante é destinado a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses. É necessário, no entanto, intervalo mínimo de quatro meses desde a administração da última dose”, informa o ministério.
“Tanto as ações de vacinação contra a gripe quanto as da covid-19 são parte do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro deste ano. O movimento é uma das prioridades do governo federal para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o resgate da cultura de vacinação no país”, ressalta o governo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Não podemos ignorar a realidade. O mundo está aí e ninguém pode dizer que tudo é perfeito. Existe também os desconfortos, imprevistos… desemprego, injustiças, calamidades… Tudo isso pode nos pegar de surpresa.
Quando o servo do profeta Elizeu acordou naquela manhã e abriu a porta da casa onde morava viu que a casa estava cercada pelos exércitos sírios que tinham vindo para prender Elizeu, o susto foi grande. Ele não esperava por aquilo logo de manhã. Ficou apavorado! Correu até o profeta e disse: “Ai meu Senhor! Que faremos?” II Reis 6:15.
Elizeu acalmou o coração dizendo-lhe: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.” II Reis 15:16.
Posso perceber que o profeta Elizeu não ignorou o exército. Ele não disse: “Ah, pela fé não vejo ninguém lá fora.” Ele não fez isso.
Elizeu sentiu o problema e viu que a situação era grave, mas o que ele queria ensinar para seu servo era que este precisava ver o que estava além da visão. Foi então que ele orou: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. II Reis 6:17. Após a oração de Elizeu o servo enxergou o monte tomado pelo Exército Celestial do Senhor. II Reis 6:17b.
Sabe de uma coisa, eu gosto dessa história porque ela mostra algo que todos nós temos que admitir: É difícil enxergar a solução que Deus tem para cada um de nós em meio a cada um dos problemas que enfrentamos.
Às vezes só olhamos o que está diante dos nossos olhos. Mas o Senhor quer que nossos olhos enxerguem a realidade que existe por trás de cada situação.
Deus está no controle, Ele não perde o controle de nada.
O apóstolo Paulo disse: “Visto que andamos por fé e não pelo que vemos.” II Corintios 5:7. Isso não quer dizer que podemos ignorar o que acontece ao nosso redor e vivermos como se nada fosse nos atingir.
Precisamos enxergar além da doença, falta de recursos, desemprego… Mesmo quando parecer não haver solução.
Precisamos enxergar o que enxergou Elizeu. Aquele que é maior está do nosso lado.
O salmista Davi disse: “Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a tua mão.” Salmos 139:5.
Olhe para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé! Caminhe com fé! Que o Senhor abra os seus olhos para que você contemple o seu amor por ti, o seu socorro e a sua provisão. E fique atento(a) para o que ele deseja que você enxergue.
Deus abençoe, um abraço: professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um casal de empresários foi encontrado morto em sua residência, dentro de um condomínio de alto padrão na cidade de Balsas.
As vítimas foram identificadas como Gaspar Alves Loiola e Lucinalva Silva Loiola.
O crime foi descoberto pelo motorista do casal, que estranhou ao chegar para buscá-los, pela manhã, ligou várias vezes e não foi atendido.
O homem, então, acionou familiares, que ao chegarem à residência, encontraram os dois corpos. Gaspar estava na sala, e Lucinalva, no quarto. Ambos feridos a golpes de faca.
O carro deles foi encontrado numa região de matagal. As câmera de segurança da residência estavam desligadas.
Até agora não há informações sobre o assassino – ou assassinos.
Gaspar e a esposa são de Balsas, mas passaram uma temporada nos Estados Unidos. Eles haviam retornado recentemente ao Brasil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Governador Carlos Brandão (PSB) anunciou o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores do Governo do Estado para o dia 16 de junho.
“Mantendo o compromisso com a valorização da nossa equipe, faremos o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores do nosso Governo no próximo dia 16 de junho”, disse.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um motorista foi flagrado trafegando a 200 km/h na BR-135, em Campo de Peris, no município de Bacabeira.
O flagrante foi feito via radar móvel, pela Polícia Rodoviária Federal na quinta-feira (8).
Segundo a PRF, a velocidade permitida para este tipo de veículo é 110 km/h.
De acordo com o artigo 218 III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor receberá uma multa no valor de R$ 880,41 por transitar com velocidade acima de 50% do limite permitido. Além do valor da multa, ele terá o direito de dirigir suspenso e o documento de habilitação será apreendido.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Após ter recebido dinheiro para pagamento do precatório dos professores desde o ano de 2020 e ter rompido com o vice justamente pelos direitos da categoria dos professores que o vice faz parte, o prefeito de Cantanhede resolveu cumprir a lei e disse que vai pagar os professores pela pressão que está sofrendo com suas atitudes que ignoram o povo e os direitos dos cidadãos cantanhedenses.
Dados do governo federal mostram que o Municípios recebeu R$ 18.698.583,85 milhões para repassar aos profissionais da educação, porém o valor não está constando nas contas da Prefeitura.
Um ponto chama a atenção, o repasse está sendo corrigido monetariamente desde 2020 e, portanto daria para efetuar o pagamento dos precatórios aos professores.
Vamos aguardar e acompanhar com cautela o que o prefeito vai fazer ou dizer quanto a esses valores e o suposto pagamento que vai ser realizado.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Com uma programação abrangente, diversificada, atrativa e contemplando todas as expressões da rica cultura popular do Maranhão, o Arraial da Assembleia começa na próxima quinta-feira (15), às 18h. A festança é uma inciativa do Poder Legislativo e se estenderá até domingo (18).
O Arraial da Assembleia contará com apresentações de diversos grupos folclóricos, incluindo aqueles da Creche-Escola Sementinha e do Programa Sol Nascente. “Tudo está sendo feito com muito carinho e em parceria com o Governo do Estado para garantir a todos que nos prestigiarem o melhor São João do mundo. Vamos fazer o melhor arraial de todos os tempos e oportunizando geração de emprego e renda para os mais carentes”, afirmou a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).
Estrutura
A estrutura já está sendo montada e conta com dez barracas para comercialização de comida típica, parquinho infantil, arquibancada, palco para apresentações e área de acessibilidade. O Gabinete Militar já fez todo o planejamento para garantir a segurança do público.
O estacionamento do Multicenter Sebrae, ao lado da Alema, será disponibilizado ao público que visitar o arraial. Haverá ônibus para translado do público do estacionamento até a Alema.
Mais Renda
Este ano, o Arraial da Assembleia contará, pela primeira vez, com um espaço reservado aos beneficiários do programa “Mais Renda”, do Governo do Estado. Cada um dos dez beneficiários do programa, com um acompanhante, oriundos de famílias de baixa renda, ocuparão um espaço próprio, ao lado do palco, e contarão com um equipamento padronizado para comercializarem produtos que não serão vendidos nas barracas.
Transmissão
Os telespectadores e internautas terão a oportunidade de acompanhar toda a programação do Arraial da Assembleia no conforto de casa. É que as quatro noites de festa serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309) e redes sociais da Assembleia (YouTube e Instagram).
Confira a programação:
DIA 15 – QUINTA-FEIRA
18h00 – Boi Sementinha e Sol Nascente
19h – Bumba Meu Boi Encanto da Ilha
20h – Bumba Meu Boi de Upaon-Açu
21h – Bumba Meu Boi de Maracanã
22h – Prenda de Cururupu
22h30 – Grupo Alternativo Invasores do Tapuio
23h – Bumba Meu Boi de Morros
00h – Daysa e Banda
DIA 16 – SEXTA-FEIRA
19h – Bumba Meu Boi Encanto do S. Crsitovão
20h – Coco Pirinã
21h – Bumba Meu Boi Itapera de Maracanã
22h – Dança Portuguesa Império de Lisboa
23h – Companhia Vem BB
23h30 – Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues
00h30 – Cacuriá de Dona Teté
01h30 – Thaís Moreno e Banda
DIA 17 – SÁBADO
19h – Quadrilha Fogueira Viva
19h30 – Bumba Meu Boi Lendas e Magias
20h30 – Cacuriá do Jhon
21h30 – Bumba Meu Boi da Madre Deus
22h30 – Bumba Meu Boi Tremor da Campina
23h – Bumba Meu Boi Estrela dos Lençóis
00h – Banda Reprise
DIA 18 – DOMINGO
18h – Raimundo e Forró Pé no Chão
18h30 – Dança Portuguesa Vila Lusitana
19h – Pérola dos Lençóis
20h – Boi da Lua
21h – Companhia Barrica
23h – Boi de Sonhos
00h – Bumba Meu Boi de Axixá
01h – Eric Andrade
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Por reconhecer fraude à cota de gênero, na sessão desta terça-feira (6), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os registros e os diplomas de todos os candidatos lançados pelo partido Progressistas (PP) para concorrer ao cargo de vereador de Porto Real do Colégio (AL) nas Eleições Municipais de 2020. Os ministros também determinaram a nulidade dos votos recebidos pela legenda, bem como o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. A decisão deverá ser cumprida imediatamente.
No TSE, o Republicanos buscou reverter acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) que julgou improcedentes os pedidos feitos pela sigla em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime). De acordo com a legenda, a candidata Valdines Galdino da Silva (PP) obteve apenas um voto, registrou movimentação financeira mínima na prestação de contas e não divulgou nenhum tipo de propaganda eleitoral.
O entendimento do Regional foi mantido pelo antigo relator do caso no TSE, ministro Carlos Horbach, que, em decisão monocrática, rejeitou a possibilidade de violação à lei eleitoral e, assim, negou seguimento ao recurso.
Voto divergente
O recurso começou a ser analisado no Plenário Virtual, mas um pedido de destaque formulado pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, submeteu a matéria à apreciação em sessão plenária. Ao votar nesta terça, Moraes abriu divergência, ressaltando a importância da cota para assegurar a efetiva participação de mulheres nas eleições. Segundo ele, embora Valdines tenha gasto R$ 200 na produção de santinhos, a candidata conquistou apenas um voto e não realizou propaganda eleitoral.
“Não há nada que indique nem início de campanha eleitoral. Não há nada que indique qualquer fato superveniente que possa ter impedido uma candidatura ou a continuidade de candidatura”, asseverou.
Para a ministra Cármen Lúcia – que acompanhou Moraes –, qualquer fraude que signifique um retrocesso eleitoral na conquista de igualdade é muito mais grave do que o mero cumprimento da reserva mínima para candidaturas de cada gênero. “É este cuidado que a gente tem que ter para não parecer que, se tivesse havido um ajeitamento dentro de um percentual, poderia até ter uma fraude. Não pode. Fraude é ilícito e é um ilícito constitucional de gravidade maior, na minha compreensão”, assentou a ministra.





