- Professor Gil
- Deixar Comentário
Cada mulher representa uma luta, uma vivência, uma trajetória e uma história de vida. Sejamos unidos para construirmos um mundo melhor.
Para o presidente da Câmara, vereador professor Manoel, 08 de Março é um dia de refletir e entender que a mulher é a base da sociedade, devido a sua determinação, persistência e coragem que caracterizam a personalidade feminina e, essas qualidades comprovamos diariamente aqui, nas funções que exercem com maestria. O presidente ressaltou a dedicação e comprometimento das servidoras – “elas trabalham com muito empenho e responsabilidade, em funções importantes para a Câmara e para o município”.
Parabéns para todas mulheres, em especial as Timbirenses, que, com garra e esforço, lutam todos os dias construindo suas histórias, experiências e uma Timbiras mais justa, humana e fraterna!
FELIZ DIA DAS MULHERES!
Uma homenagem dos vereadores em nome do seu presidente Vereador professor Manoel a todas as mulheres.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Câmara Municipal de São Mateus está na mira do Ministério Público por supostas irregularidades em contrato de locação de veículos.
No final do ano passado, a titular da 1ª Promotoria de Justiça de São Mateus, Sandra Soares de Pontes, abriu uma investigação preliminar para apurar indícios de ilegalidades no Contrato Administrativo nº 20210405001/2021, celebrado com a Servimar Locações e Serviços Automotivos, visando o aluguel de veículos para compor a frota oficial.
Segundo apurou a reportagem do Blog, a contratação foi efetivada em abril de 2021 e girou em torno de R$ 170 mil.
Para a promotora, é necessário dar continuidade nas investigações, visando promover a coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências para posterior ajuizamento da ação cabível.
Fonte: Blog do Neto Ferreira
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Na noite desta segunda-feira (06/03), aconteceu mais uma sessão ordinária do Legislativo de Timbiras, onde 10 Vereadores estiveram presentes, apenas o Vereador Alex Rocha esteve ausente. Os trabalhos foram presididos pelo presidente Vereador professor Manoel e como de costume a comunidade prestigiou a Sessão. Foram destaques os seguintes expedientes e proposições:
O presidente abriu a Sessão e a Vereadora Maria do Lezuí fez uma citação Bíblica Salmo cap.146, 5. Logo após, foi lida a Ata da Sessão Ordinária anterior, posta em discussão e em votação, foi a mesma aprovada por unanimidade.
EXPEDIENTE:
Demais proposições:
1) PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS
Pedido de Providência n° 009/23 de autoria da Vereadora Carmem Frazão. Que seja providenciado pelo Executivo Municipal, junto a Secretaria de Infraestrutura, melhoramento com empiçarramento da Rua da torre – Vila Santa Clara (Vila 70). (aprovado).
Pedido de Providência n° 010/23 de autoria da Vereadora Maria do Lezuí. Que seja providenciado pelo Executivo Municipal, junto a Secretaria de Infraestrutura melhoramento com empiçarramento da Rua Nascente – Bairro Mutirão. (pedido retirado de pauta).
Pedido de Providência n° 011/23 de autoria do Vereador Delion. Que seja providenciado pelo Executivo Municipal, junto a Secretaria de Obras 04 bueiros nos seguintes povoados: um (01) povoado Morro Branco, um (01) povoado Flores e dois (02) no povoado Sete. (pedido retirado de pauta).
Pedido de Providência n° 0012/23 – de autoria do Vereador Delion. Que seja providenciado pelo Executivo Municipal a construção de uma galeria na Rua do Arame com início em frente da residência do sr. Belinho até a residência do sr. Itamar. (pedido retirado de pauta).
Pedido de Providência n° 013 /23 de autoria do Vereador Eneas. Que seja providenciado pelo Executivo Municipal, junto a Secretaria de Obras os seguintes benefícios ao conjunto São Raimundo (B 13): limpeza do lixo e melhoramento com empiçarramento das ruas e travessas. (aprovado).
Pedido de Providência n° 014/23 de autoria do Vereador Luís Pintor. Que seja providenciado pelo Executivo Municipal, junto a Secretaria de Infraestrutura, empiçarramento, meio fio e sarjetas, ligando as seguintes ruas: Maria Cilene (Bairro Santarém), Rua Nova e Rua Santa Luzia, (Bairro Forquilha), formando o trajeto entre rua do Arame à MA 026. (aprovado).
2 – INDICAÇÃO:
Indicação n° 006 /23 de autoria da Vereadora Carmem Frazão. Indico ao Executivo Municipal, que viabilize junto a Secretaria de Saúde do Estado em caráter de urgência a contratação de um Ortopedista Cirurgião para o nosso município. (aprovada).
Encerrada a Sessão o presidente Vereador professor Manoel, convidou todos os Vereadores para o 1° Congresso Municipalista Maranhense, reconhece o trabalho de todos os Vereadores, agradeceu a Deus e a todos os presentes.
Veja a cobertura fotográfica completa da Sessão Ordinária, dia 06/03 /23
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Vem aí a 49ª edição da Expo Codó. Será uma das maiores feiras agropecuárias da região de todos os tempos. O motivo é a forte ligação com o Governo do Estado, com a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e a união entre os associados da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI).
A data já foi confirmada e será de 29 de julho a 06 de agosto, no Parque de Exposições Walter Zaidan. A data para o evento foi decidida entre a Diretoria da ACRIVI e a Secretaria de Agricultura do Estado (SAGRIMA), e já se encontra no Calendário Estadual das Grandes Exposições Agropecuária do Estado do Maranhão.
A nova diretoria da ACRIVI abre, a partir de agora, o início do cadastramento de Expositores de Animais, Máquinas Agrícolas, Produtos Agrícolas, bem como o Cadastro das Barracas de Bebidas e lanches. Maiores informações sobre inscrições e cadastro entrar em contato com o secretário da ACRIVI, Tontônio Araújo, pelo telefone: (99) 991667446
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Hoje tem Sessão Ordinária na nossa Câmara Municipal, contamos com sua participação. Saiba das novidades da nossa cidade e veja o seu vereador(a) atuar em prol da nossa população. Não se esqueça. É hoje, segunda-feira 06 de março.
‘A Sessão Ordinária é aberta à todos os que queiram acompanhar de perto o trabalho de cada Vereador’. Destaca o presidente Vereador professor Manoel.
O Blog do professor Gil vai registrar os melhores momentos e você poderá acompanhar todo o resumo da Sessão pelo Blog.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Vereadora Leda Torres promove sorteio especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Em seu Instagram, a vereadora Leda Torres está promovendo um sorteio especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
O prêmio é um PIX no valor de R$1.500,00.
Serão 3 ganhadores, com 500 reais pra cada. Confira as regras no Instagram.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Morreu neste domingo (5), aos 84 anos, o ex-árbitro Romualdo Arppi Filho, aos 84 anos, em Santos (SP), um dos mais importantes juízes de futebol da história do país. Ele estava internado no Hospital Ana Costa, no litoral paulista, para tratamento renal. Arppi Filho apitou a final da Copa do Mundo do México (1986), na qual a Argentina conquistou o bicampeonato ao vencer a Alemanha por 3 a 2. 

Em nota de pesar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou o falecimento de Arppi Filho, segundo árbitro brasileiro apitar uma decisão de Mundial, e se solidarizou com familiares e amigos do juiz. O primeiro juiz de futebol do país numa decisão de Mundial foi Arnaldo Cezar Coelho, na Copa da Alemanha (1982).
Ao longo da carreira, segundo a CBF, Romualdo Arppi Filho atuou nas finais do Campeonato Brasileiro de 1984 e 1985, na decisão do título do Mundial Interclubes de 198,; e em partidas de três edições dos Jogos Olímpicos: Cidade do México (1968), Moscou (1980) e Los Angeles (1984).
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A saúde mental é uma das bandeiras defendidas pelo líder da bancada do Podemos, o deputado federal, Fábio Macedo. Em mais uma ação que busca a melhoria das políticas públicas na área, o parlamentar protocolou nesta semana, a proposta para alteração da Lei 13.722 de outubro de 2018, para tornar obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros em saúde mental para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
De acordo com Macedo, ampliar o debate sobre a saúde mental é fundamental para conscientização da população e capacitar os profissionais da educação pode ajudar a identificar os casos nas escolas, fornecer acolhimento aos alunos e profissionais, evitando dessa forma o agravamento de transtornos mentais e sofrimentos emocionais.
“Transtornos mentais e emocionais não escolhem idade ou momento certo para acontecer. Nosso projeto tem o objetivo de tornar os cuidados e a conscientização sobre a saúde mental mais próximos da população e levar essa capacitação para as escolas é um passo importante para identificar e fazer a acolhida das nossas crianças e adolescentes, além de ofertar também esse suporte aos profissionais da educação. Enfatizando que os primeiros socorros não substituem o atendimento prestado pelos profissionais especializados. “, disse o líder da bancada do Podemos.
Dados – Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, metade dos casos de distúrbios mentais começa antes dos
quatorze anos, sendo que a maioria deles não é diagnisticada e nem tratada. A OMS também diz que a depressão é a terceira doença mais comum entre adolescente e que o suicídio consiste na segunda principal causa de óbito entre jovens de 15 a 19 anos.
Por conta disso, a proposição apresenta pelo parlamentar visa adotar precauções, a fim de garantir a eficácia dos primeiros socorros em saúde mental no ambiente escolar com profissionais minimamente capacitados e preparados para realizar intervenções quando necessário e encaminhar os casos para os profissionais especializados na área de psicologia e psiquiatria.















