- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Prefeitura de Santa Inês iniciará na próxima segunda-feira (06), a programação especial de aniversário de 56 anos de emancipação política.
Desta vez, a comemoração pela independência política da “Capital do Vale do Pindaré” será com a Semana Crescer, evento com inaugurações de obras, ações e projetos de desenvolvimento que a gestão “Tempo de Crescer” passou a realizar em janeiro deste ano.
A Semana Crescer de aniversário de Santa Inês vai até o dia 16. Todos os dias, a Prefeitura ou vai entregar obras ou vai realizar alguma ação beneficiando a comunidade. Sendo que a programação mais extensa será no dia 14 de março, dia do aniversário.
Neste dia, as ações começam bem cedo, às 5h com alvorada. Este ano, pela segunda vez na história do município, além das solenidades oficiais, haverá show. A atração ou atrações ainda não foram divulgadas.
Entre as obras mais aguardadas pelos santainesenses, está a Praça da Matriz e o Ginásio de Esportes João Cambinha. Clique aqui e veja a programação completa.
Santa Inês pertencia ao município de Pindaré. Foi desmembrado e emancipado pela Lei Estadual n.º 2.723 de 1966, sendo instalado município em 14 de março de 1967.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O governador Carlos Brandão (PSB), neste sábado (4), no Centro de Convenções de Imperatriz, empossou os titulares de 56 cargos na sua nova gestão, entre secretários de Estado e presidentes de autarquias.
Os anúncios, iniciados pelo governador desde a semana passada, comunicaram alterações em 31 cargos e a permanência de gestores em outros 25.
A escolha da cidade de Imperatriz para a realização do ato é mais uma iniciativa do governador em fortalecimento ao municipalismo no Maranhão.
Durante a solenidade, Carlos Brandão anunciou uma série de benfeitorias à Região Tocantina, nas áreas de infraestrutura e saúde. Na ocasião, também lançou a nova logomarca do Governo do Maranhão.
Em comemoração, o evento governamental na ‘Princesa do Tocantins’ contou com programação cultural na Beira-Rio da cidade, com os shows de Diego e Victor Hugo, Forró de Elite, Baile TDN, Quadrilha Matutos do Rei e DJ Waguim.
“A gente sabe da dificuldade financeira que os municípios passam, por isso, desde que assumimos o Governo temos trazido conosco as palavras ‘Municipalismo’ e ‘Parceria’. Temos o entendimento de que nenhum município e nenhum estado avança sem que haja parceria, então precisamos trabalhar unidos, independentemente de questões político partidárias ou ideológicas”, comunicou o governador Carlos Brandão.
O governador explica que o empossamento realizado em Imperatriz simboliza a presença da gestão estadual em todos os municípios maranhenses, e destaca que para compor o novo secretariado foram privilegiados os nomes mais qualificados tecnicamente.
“A gente tem que entender que o Governo não acontece somente no Palácio dos Leões, precisamos simbolizar que o nosso Governo acontece nos 217 municípios. Após muitos detalhes e discussões, pudemos escolher nomes que eu considero extremamente qualificados”, explicou Carlos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Indicada como secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo governador Carlos Brandão (PSB) na quinta-feira, 2, Natassia Weba é uma política filiada ao Podemos.
Médica, casada com Fabio Macedo Filho, mãe de três filhos, concorreu pela primeira vez a um cargo público na eleição de 2020, quando ficou na suplência para a Câmara Municipal de São Luís.
Ela vem de uma família com forte tradição política: é filha do deputado estadual Hemetério Weba e da prefeita de Nova Olinda do Maranhão, Iracy Weba, além de ser nora do presidente estadual do Podemos, deputado federal Fábio Macedo.
Natassia sempre teve contato com a política, acompanhado seus avós e, desde cedo, sentiu a vocação pelo trabalho. Apesar do desejo de ingressar na carreira política, seu desejo de estar próxima do povo lhe levou, antes, à carreira na Medicina, área pela qual diz ter muita paixão. Agora, assume, no sábado, 4, em Imperatriz, o cargo na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação no Governo do Maranhão.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Tudo pronto para a instalação da Assembleia Itinerante, às 15h desta sexta-feira (03), na Câmara de Vereadores de Imperatriz, no Palácio Dorgival Pinheiro de Souza, com a realização de uma sessão solene comandada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB).
O evento está sendo aguardado com muita expectativa por toda a classe política da região e a sociedade civil organizada. A sessão solene contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de dirigentes da Alema e convidados.
Após a sessão solene, será realizada a sessão ordinária de apreciação e deliberação de proposições, também sob o comando da deputada Iracema Vale. A instalação da Assembleia Itinerante em Imperatriz foi proposta pelo deputado Rodrigo Lago (PSB) e subscrita pelos demais parlamentares.
A equipe de apoio formada por servidores da Assembleia integrantes do Gabinete Militar, Cerimonial, Consultoria e Diretoria Legislativa, Diretoria da Mesa, Taquigrafia e Comunicação já está em Imperatriz tomando todas as providências relativas à organização do evento.
O presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Alberto Sousa, destacou a importância de a cidade de Imperatriz receber a Assembleia Legislativa do Maranhão.
“É uma honra receber o Poder Legislativo Estadual em nossa cidade. A união de todos é muito importante para discutirmos e encontrarmos soluções para as demandas da sociedade maranhense, especialmente a imperatrizense”, disse.
Albert Sousa acrescentou que durante os trabalhos da Assembleia Itinerante serão debatidos temas relevantes e urgentes para Imperatriz, como a questão da melhoria dos serviços de saúde e de infraestrutura.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O suplente de deputado estadual, Zé Inácio (PT), vai assumir a vaga do deputado Othelino Neto (PCdoB) na Assembleia Legislativa do Maranhão.
O ex-presidente da Casa vai comandar Secretaria de Representação do governo maranhense em Brasília e, em razão disso, o seu lugar será substituído pelo petista na próxima segunda-feira (6).
Zé Inácio será o único deputado do PT na Assembleia Legislativa.
Com dois mandatos, o petista não conseguiu alcançar o número de votos suficientes para se reeleger em outubro passado, fiando na primeira suplência da federação PT/PCdoB/PV.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Grupo Equatorial, em parceria com a Prefeitura de Timbiras, inaugurou nesta quinta-feira, dia 02 de março nas Comunidades Mororó e Arrendamento o sistema de eletrificação. As obras de rede de energia, instalada pelo Grupo Equatorial, já beneficia 100 famílias de pequenos agricultores na região.
A iniciativa tem o objetivo de propiciar o atendimento da população que ainda não tinha acesso ao serviço. As solenidades aconteceram às 8:30 horas, no campo do alto do São Sebastião, e contou com a presença de diversas autoridades como: o prefeito Dr. Antonio Borba, o presidente da câmara municipal de Timbiras Vereador Professor Manoel, Dr. Gledson Frazão, Dr. Gilvan, Dr. Jonny Baia, os vereadores: Eneas, Carmem Frazão, Maria do Lezuí Luís Pintor e Deleon. Os secretários: Educação, Comunicação, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Juventude, articulação política, Administração, Chefe de Gabinete, de Finanças Paulo Vinicius, o Diretor do Departamento de Iluminação Pública o Sr. Carneiro Neto, dentro outras autoridades.
Segundo o presidente da Equatorial o investimento no período foi de R$ 1,100 milhão. Explica que ao longo dos anos, houve um aumento no número de cadastros relativos a domicílios rurais, mas serão atendidas essas famílias. Fala ainda que o Grupo Equatorial energia está fazendo um investimento em torno de R$ 600 mil para alimentar uma rede nova de reforço para a cidade de Timbiras e que no prazo de 45 dias o problema está resolvido.
Lembrando que, todos esses investimentos estão acontecendo, porque existe uma contra partida da prefeitura com o Grupo Equatorial Energia.
Veja a cobertura fotográfica completa do evento:
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Já estão abertas as inscrições para o maior evento da história do municipalismo maranhense. A partir desta quinta-feira, 2 de março, prefeitos (as), vice-prefeitos (as), ex-prefeitos (as), vereadores (as), secretários (as) municipais e demais agentes públicos, além dos veículos de imprensa de todo o Maranhão, podem confirmar suas presenças no I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense.
O link para inscrição está disponível no site oficial da Famem (famem.org.br) e nos perfis oficiais da entidade nas redes sociais. Ao efetuar a inscrição, é gerado um QR Code que deve ser apresentado no credenciamento. O prazo de inscrição segue até o dia 8 (quarta-feira).
O congresso acontece nos dias 13 e 14 de março, no Multicenter Sebrae, em São Luís. Ao longo do evento, demandas essenciais dos municípios, junto ao Estado e à União, serão abordadas em palestras, oficinas, debates e stands de exposições.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, deputados estaduais e federais, senadores e ministros do Governo Lula, já confirmaram presença.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A arrecadação de fundos para que a gente possa cuidar do CIRO ABREU – CIRO DO GALETO, CIRO DO MERCADO (CENTRAL DE CODÓ) continua.
Participe da rifa ou faça sua doação para dar tratamento digno a esse pai, avó, boleiro, Católico e o codoense mais boa praça que já se viu.
Márcia Fernanda M. Abreu (filha do Ciro)
✅ PIX/ CPF: 018.181.943-09
✅ Dados para depósito:
Banco: Bradesco
* Agência: 07191
* Conta corrente: 0024990-4 https://rifa.digital/s/tratamento-ciro-abreu211
- Professor Gil
- 1 Comentário
Na sessão plenária desta terça-feira (28), o deputado Leandro Bello (Podemos) apresentou projeto de lei que propõe melhores condições de repouso aos profissionais da área da saúde nas instituições públicas de saúde no Maranhão.

















