Cota de Gênero: TRE-MA anula votos do PROS em 2022 para AL  

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão encerrou o segundo, dos quatros processos, por suposta fraude à Cota de Gênero nas eleições de 2022 para a Assembleia Legislativa.

 

Depois de entender que o União Brasil não fraudou à Cota de Gênero, o TRE-MA entendeu que o PROS teria infringido a legislação eleitoral e anulou os 54.123 votos que o partido recebeu, na disputa por uma vaga de deputado estadual.

 

Apesar de não ter elegido nenhum parlamentar, a nulidade dos votos pode alterar a composição da Assembleia Legislativa, mas só depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a decisão do TRE-MA.

 

O TRE-MA ainda falta julgar os processos do Podemos e PSC, o que deve ocorrer nesta segunda-feira (18).

 

É aguardar e conferir.

 

 

 

 

Por: Rennan

No último sábado (16), o conhecido ativista social e desportista codoense, Nunes do Náutico, esteve envolvido em um acidente na BR 316, nas proximidades de Bacabeira, enquanto se dirigia para São Luís. O acidente ocorreu em circunstâncias que levantaram questões sobre a segurança viária na região.

 

De acordo com o relato fornecido por Nunes, um caminhão com problemas mecânicos encontrava-se imóvel no meio da pista, sem sinalização adequada, resultando em uma colisão inevitável com o veículo que ele conduzia naquele momento.

 

O caminhão parado carregava toras de eucalipto, adicionando um perigo a mais à situação devido à carga transportada. Por sorte, o veículo dirigido por Nunes estava vazio no momento da colisão, minimizando maiores estragos.

 

Nunes é uma figura muito conhecida em Codó, não apenas por suas atividades esportivas, mas também por seu envolvimento em causas sociais na comunidade.

 

Felizmente, Nunes do Náutico saiu ileso do acidente, não havendo relatos de outras vítimas além dos danos materiais. Em um gesto de gratidão e alívio, ele expressou seu agradecimento a Deus pela preservação de sua vida e saúde.

 

“O susto foi grande, mas estou profundamente grato por sair ileso desse acidente. Agradeço a Deus por estar vivo, com saúde e também  a todos pela preocupação, pelo carinho e apoio neste momento delicado”, disse.

 

 

 

O Professor e Vereador de Timbiras, Osmael Monteiro, cumpriu agenda de trabalho, neste final de semana, na zona rural, no Povoado Almas Sozinhas, ao lado de amigos, o Vereador participou do evento esportivo.

 

“Foi um final de semana de contatos importantes, sempre prestigiando nossas lideranças, os eventos e ouvindo as demandas das comunidades”, frisou Osmael.

 

 

Com o nome aprovado no plenário do Senado para assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino terá direito a um gabinete com 34 funcionários. Ele vai ocupar o gabinete que era da ministra aposentada Rosa Weber, que fica no 4º andar do Anexo II da Corte, e já começa no cargo com a remuneração reajustada. Como toma posse em 22 de fevereiro de 2024, terá salário de R$ 44.008,52.

 

Antes de entrar para a estrutura, Dino fará a transição necessária para seu sucessor no Ministério da Justiça e Segurança Pública, deve passar algumas semanas como senador da República e, em 22 de fevereiro, assume como ministro do STF.

 

Aos 55 anos, Dino poderá ocupar o cargo de ministro do STF por 20 anos, até 2044, quando precisa se aposentar compulsoriamente por conta da idade. O cargo privativo de brasileiros natos dá a Dino o direito de nomear 34 pessoas em seu gabinete.

 

Confira como é a estrutura do gabinete:

 

Três magistrados – que podem ser requisitados de qualquer estado;14 cargos em comissão (CJ), sendo três ocupados necessariamente por servidores efetivos;17 funções comissionadas (FC), sendo 80% ocupadas por servidores do Poder Judiciário da União e o restante por servidores de outros poderes.

 

Atualmente, os ministros da mais alta Corte têm salário fixado em R$ 41.650,92. No início do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que concede reajuste gradativo das remunerações de presidente, vice-presidente, ministros e parlamentares.

 

A medida define que, a partir de 1º de fevereiro de 2024, o salário terá um aumento para R$ 44.008,52. Estipula também mais um reajuste em 2025, quando o montante passa a ser de R$ 46.336,19. Como Dino toma posse em 22 de fevereiro, entra com o salário reajustado.

 

O salário dos ministros do STF é referência para o teto da remuneração do funcionalismo público. Isso significa que nenhum servidor pode ganhar mais que um integrante da Corte.

 

Responsabilidade dos servidores

Alguns ministros gostam de escrever os próprios votos e pedem aos assessores que orientem pesquisas. Outros decidem deixar uma diretriz a seguir e deixam a responsabilidade do corpo do texto para os assessores. Depois, eles revisam e assinam.

 

Há ainda a responsabilidades pelos votos, organização, controle e análise dos processos de repercussão geral, entre outros. Dino ainda vai impor seu ritmo de trabalho e escolher seus nomes

 

Aprovação de Dino

Após sabatina com 10 horas de duração, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Flávio Dino recebeu 47 votos favoráveis no plenário do Senado, 31 contrários e duas abstenções. O ministro precisava de 41 votos para passar pelo crivo do Alta Casa e estar apto a assumir como ministro do STF. (Metrópoles)

 

 

 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), divulgou nesta sábado, 16, o calendário de pagamento dos precatórios do Fundef dos professores de São Luís.

 

No total, a prefeitura repassará aos profissionais 60% do que foi recebido após acordo com a União.

 

Como os recursos estavam aplicados, o valor final passou de R$ 96,6 milhões para R$ 99,7 milhões.

 

Segubdo Braide, na terça-feira, 19, receberão o dinheiro na conta os professores que têm direito a parcelas dos 60%. Na quarta, 20, os que têm direito a parte dos rendimentos das aplicações. E na quinta, 21, aposentados e pensionistas.

 

O valor final a ser pago a cada um dos beneficiários estará disponível na plataforma da Semed criada para acompanhamentos dos precatórios.

 

 

 

 Hoje, com o Hélcio

Sempre digo aqui que gosto de parabenizar neste site as pessoas por quem nutro amor ou amizade. Afinal, acredito que manifestações públicas de afeto são importantes. Quem roda a roda da vida neste 17 de dezembro é o Hélcio Costa. Um cara gente boa. Dou valor a essa pessoa.

 

“hoje é dia de celebrar a vida do querido Hélcio Costa. Jornalista competente, amigo leal, filho amoroso, irmão dedicado. Com sua simplicidade singular, esse menino de sorriso largo e coração imenso, além de um colega de trabalho é um amigo de vida. Hélcio é o que costumo chamar de: um ser iluminado. Que no dia de hoje e em todos os outros da tua vida que Deus guie sempre seus caminhos e que realize todos os seus sonhos, pois você é merecedor. Amigo, vibro por ti em cada conquista e vitória da tua vida. A tua alegria também é a minha alegria. Meus parabéns, amigo! Muitas felicidades, sucesso, amor, saúde e realizações. Feliz aniversário!“, disse Professor Gil.

 

Admiro o empenho e dedicação do Hélcio. O jornalista, que também atua bem na gestão de redes sociais, escreve, filma e edita vídeos, produz pautas e redige textos, é um profissional e tanto. Com responsa e competência comprovadas em suas atividades, apesar de jovem, já é senhor deste ofício.

Sempre bem vestido, no melhor estilo /elegante, Hélcio é um cara muito educado, competente e gentil. Este registro é pra parabenizar publicamente o aniversariante.

 

Saúde e sucesso sempre, amigo. Parabéns pelo teu dia. Feliz aniversário!

 

Desdobramentos, próximas conversas e suposta reunião da Oposição”, contadas pelo blog do Professor Gil, na próxima próxima semana. A oposição não gostou nada de ter as conversas vazadas sobre uma reunião estratégica da oposição, em Timbiras, que teria uma reunião agendada para escolher um novo líder. Após a publicação, a oposição pegou ar e realmente tentou desqualificar o Blog.

 

Antes, de escrever, quero dizer a oposição “Fui surpreendido com essa informação, vazada por um próprio pré-candidato participante da reunião.

 

Respeito todos amigos, mas oposição tem sim reunião marcada, se vai acontecer não sei”. Agora a oposição, tentar desqualificar a informação não dar.

 

Vamos aguardar e conferir!

 

Tem um politico vestido em pele de cordeiro na política de Timbiras.

Este mesmo político está inclusive usando um figurino que deixa uma pouco à desejar. Bastou chegar a pré-campanha eleitoral para ele começar a andar com a cara coitadinho, mas é um verdadeiro lobo vestido de cordeiro, tá querendo mostrar ao eleitor que é um homem humilde. No entanto, é arrogante, prepotente e não cumpre acordo político. 

Mas…

Este blogueiro afirma:

Campanha se vence com propostas e o eleitor não está tão “bestinha” como ele pensa. Se você não começar a defender suas propostas, sua estratégia de pré-campanha vai desandar!

Pode acreditar!

Quem será o político?

 

O inimigo da Educação, ingrato, infiel que não cumpre compromisso político.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade