- Professor Gil
- Deixar Comentário
A sequência de Rondas e Abordagens da PM de Timbiras tem apresentado resultados positivos na prevenção de crimes
O trabalho diário dos policiais nos bairros, centro e zona rural tem a finalidade de prevenir e combater o crime, aumentando a segurança da população.
De dentro do seu comércio localizado no bairro Anjo da Guarda, o comerciante afirma que, fica de olho nas vendas e no movimento na rua. Ele não descuida da segurança, mas já percebeu o aumento do policiamento no bairro.
“Só hoje, já passaram vários policiais aqui na rua. Isso é bom, porque na hora da necessidade, a polícia chega mais rápido. O bandido, quando vê a viatura, se sente intimidado para agir. Quanto mais a polícia estiver presente, melhor”, disse.
Reforço na segurança inibe ação de criminosos
De acordo com o comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Timbiras, 2º Ten. Denilson, o sucesso da sensação de segurança pode ser atribuído ao uso das Abordagens e Rondas nos bairros e centro, isso aproxima a polícia da população.
Os resultados obtidos já são satisfatórios, reduzindo os índices criminais em praticamente todos os indicadores e aumentando exponencialmente a sensação de segurança”, destacou.
_🚨 *O 3⁰ PEL/17⁰ BPM,SOB O COMANDO DO 2⁰ TEN DENILSON*_ 🚨
_*Rondas nos bairros, blitz, abordagens e fiscalizações nos locais de maior ocorrência de crimes.
3⁰ PEL /17⁰ BPM “Sua segurança é a nossa missão “
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Prefeitura de Timbiras paga salário de servidores nesta quinta-feira, 30 de novembro
A Prefeitura de Timbiras pagou nesta quinta-feira (30) de novembro, o salário dos servidores municipais referente ao mês de novembro. O pagamento dos servidores antecipado mais uma vez.
O secretário municipal de Finanças, Paulo Vinícius afirmou que, apesar do cenário de crise que o país atravessa, a Prefeitura vem se antecipando ao calendário de pagamento previsto para o servidor. “O prefeito Borba está priorizando o pagamento do funcionalismo e garantindo aos servidores que possam se planejar e honrar com seus compromissos financeiros. É um indicador do compromisso desta gestão com os servidores municipais”, destacou o secretário.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
População timbirense reclama da qualidade e do barulho de festas e carreta de som as ulturas na cidade de Timbiras, vem tirando o sossego dos cidadãos.
As festas feitas de qualquer jeito, em todo lugar, sem nenhum tipo de fiscalização por parte dos órgãos competentes com som alto têm se tornado uma questão cada vez mais recorrente em muitas áreas urbanas da cidade, incomodando moradores e perturbando o sossego público. O aumento das reclamações relacionadas ao barulho excessivo proveniente de eventos festivos e carros de som, tem levado os cidadãos a buscarem meios para fazer valer seus direitos de descanso e tranquilidade. A prefeitura deve reorganizar a qualidade de festas na cidade para combater esse problema.
O crescimento números das reclamações sobre barulho de festas e feita até mesmo a céu aberto em espaços públicos que se estendem até altas horas da madrugada, incomodando pessoas que buscam descanso após um longo dia de trabalho ou estudos. Esses eventos frequentemente são acompanhados de música alta, desrespeitando as normas de convivência comunitária e causando um impacto negativo na qualidade de vida dos cidadãos.
O barulho excessivo não apenas afeta a qualidade do sono dos moradores, mas também pode gerar problemas de saúde Além disso, as festas em espaços públicos podem prejudicar a circulação e segurança dos transeuntes.
Diante dessa situação, os produtores de eventos, que organiza seus ambientes de trabalho estão sendo prejudicado, pela falta de controle das festas na cidade. É importante que a Prefeitura resolva esse problema e ajude a construir uma cidade mais respeitosa, acolhedora e harmônica para todos.
O Blog garante o espaço aberto, para alguém que deseje se manifestar.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O acumulado do mês interrompe uma sequência de quatro meses de queda nos repasses regulares.
Com o pagamento aos cofres municipais previsto para essa quinta-feira, 30 de novembro, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês apresenta crescimento de 2,67% em comparação ao mesmo período do ano passado. O acumulado do mês interrompe uma sequência de quatro meses de queda nos repasses regulares. O valor será de R$ 3.361.493.666,37, levando em consideração a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor bruto é de R$ 4.201.867.082,96.
O levantamento feito pela área de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) monitora todos os repasses do Fundo. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 3º decêndio de novembro de 2023, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, apresentou um crescimento de 18,9% em termos nominais.
Entretanto, quando o valor do repasse é deflacionado, ou seja, desconsiderando a inflação do período, apresenta expansão de 13,9% no valor do decêndio e queda de 1,65% no valor agregado dentro do mês, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Acumulado em 2023
Com relação ao acumulado do ano, os Estudos Técnicos verificaram que o valor total do FPM vem apresentando uma oscilação. O total repassado aos Municípios no período de 2023 apresenta um crescimento de 3,59% em relação ao mesmo período de 2022, dividido entre a expansão de 7,56% no primeiro semestre e, até aqui, queda de 1,13% no segundo semestre. Ao desconsiderar o comportamento da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2023 apresenta queda de 0,90% em relação ao mesmo período do ano anterior, divididos entre um crescimento real de 2,85% no primeiro semestre e redução de 5,43% no segundo semestre. (Agência CNM de Notícias).
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A quarta-feira, 29, foi dedicada a celebrar o Dia do Policial Federal, data oficialmente comemorada no dia 16 de novembro. A solenidade aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães e foi realizada por iniciativa do deputado federal Aluisio Mendes (Republicanos), autor do requerimento.
A mesa dos trabalhos foi presidida pelo propositor da sessão, o deputado federal Aluisio Mendes e composta pelo Deputado Federal Sanderson – Presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Gustavo Paulo Leite de Souza – diretor substituto que representou o Diretor Geral da Policia Federal, Marcus Firme – Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, Luciano Leiro – Presidente da Associação de Delegados de Policia Federal e de Luiz Spricigo Junior – Vice-Presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais.
Após abertura dos trabalhos e execução do Hino Nacional pelo Corpo Musical do Exército Brasileiro, Aluisio Mendes destacou incialmente em sua fala, a importância dos Policiais Federais enfatizando também o atual momento vivido pela instituição que sofre progressiva desvalorização profissional e intervenções políticas em suas atividades.
“A Polícia Federal é a instituição de Segurança Pública mais confiável do nosso país, é inaceitável que tenhamos a nossa autonomia maculada por intervenções de quem quer que seja. Como Policial Federal parabenizo a todos os homens e mulheres que se dedicam até mesmo arriscando a própria vida combatendo o crime em todas as suas faces: tráfico, descaminho, corrupção e tantos outros. O Brasil tem orgulho da Polícia Federal e vamos seguir construindo uma Polícia cada vez mais forte, valorizada, independente e a serviço da população brasileira”, declarou Aluisio Mendes.
Gustavo Paulo Leite de Souza, que representou o Diretor Geral da Policia Federal durante sua fala na tribuna da Câmara, reconheceu e elogiou o trabalho desempenhado por Aluisio Mendes como integrante da PF e deputado federal.
Aluisio Mendes é autor de diversas proposições em favor da Polícia Federal, a exemplo do relatório de sua autoria em aprovação ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 214/23, texto aprovado na última semana pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. A proposta garante o direito à integralidade e à paridade aos policiais aposentados. A integralidade é o direito de receber a aposentadoria com o mesmo valor do salário recebido no último cargo. Já a paridade é o direito de ser beneficiado com os reajustes recebidos pelos servidores da ativa.
O projeto beneficia policiais federais, rodoviários federais e legislativos. O relator do texto, deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA), acolheu a medida. Segundo ele, o projeto acaba com a insegurança jurídica sobre o assunto.
Mendes também foi um forte defensor da categoria durante a análise da reforma da Previdência no Congresso Nacional, em 2019, quando articulou acordo entre os parlamentares e o governo Bolsonaro para garantir a integralidade e a paridade dos policiais que ingressassem nas carreiras até a promulgação da Emenda Constitucional (novembro de 2019).
O projeto faz outra alteração nessa lei: o texto considera que o período em que o policial estiver de licença para exercer mandato em associação ou sindicato da categoria será contabilizado para fins de obtenção da aposentadoria voluntária.
Na conclusão dos trabalhos, Aluisio Mendes agradeceu a todos que prestigiaram a sessão em reconhecimento aos Policiais Federais, profissionais que prestam relevantes serviços à segurança pública.
“Agradeço a presença da Mariana Carvalho, dos colegas policiais federais, deputado Sanderson, Presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Gustavo Paulo Leite– diretor substituto que representou o Diretor Geral da Policia Federal, Marcus Firme – Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, Luciano Leiro – Presidente da Associação de Delegados de Policia Federal e Luiz Spricigo Junior – Vice-Presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais. Vamos continuar trabalhando por uma Polícia Federal mais forte e independente!” disse deputado federal Aluisio Mendes.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Última intervenção na via ocorreu em 2021
O Maranhão tem pelo menos uma rodovia entre as dez piores do Brasil em um ranking divulgado nesta quarta-feira, 29, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
O estudo analisou 11.502 km da malha rodoviária do país. Os critérios de avaliação são as condições de pavimento, sinalização, visibilidade, acostamento, pontes, entre outros pontos.
A rodovia maranhense que aparece na rabeira é a MA-106, na altura do município de Governador Nunes Freire. A última intervenção na via ocorreu em 2021.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Prefeito Fernando Oliveira
O prefeito de Campestre do Maranhão, Fernando Oliveira, está sendo investigado pelo Ministério Público do Maranhão por crime de injúria racial. O promotor de justiça Fábio Henrique Meirelles Mendes, por delegação do Procurador-Geral de Justiça, instaurou um procedimento investigatório criminal-PIC para apurar o caso.
A denúncia foi representada por Raimundo Nonato Ferreira Roca em maio deste ano. O promotor considerou a necessidade de continuidade das investigações para aprofundar as provas sobre o caso. O prazo para a conclusão do PIC é de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
O crime de injúria racial está tipificado no art. 140, § 3º, do Código Penal, e consiste em ofender a dignidade de alguém utilizando elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. A pena é de reclusão de um a três anos e multa.
Veja a portaria publicada no Diário Eletrônico do MP.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Em continuidade a operação Fim de Ano, a PM de Timbiras tem intensificado o policiamento ostensivo e preventivo nos bairros e centro de Timbiras.
A Polícia Militar de Timbiras realizou barreiras, abordagens e rondas na noite desta quarta-feira, 29.
_🚨 *O 3⁰ PEL/17⁰ BPM,SOB O COMANDO DO 2⁰ TEN DENILSON*_ 🚨
_*Rondas nos bairros, blitz, abordagens e fiscalizações nos locais de maior ocorrência de crimes.
3⁰ PEL /17⁰ BPM “Sua segurança é a nossa missão ”






Na noite desta quinta-feira, 30, a guarnição da polícia militar de Timbiras, no comando do Tenente Denilson, recuperou uma moto que havia sido roubada na cidade vizinha de Codó.






