PF deflagra operação contra “laranjas” usadas em fraudes bancárias no Maranhão  

 

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. Nesta terça-feira (28), agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão em São Luís (MA).

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. Nesta terça-feira (28), agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão em São Luís (MA).

A PF informou que detectou, nos últimos anos, um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.

Este “lucro fácil”, segundo a PF, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

A operação denominada “Não Seja um Laranja 3” tem apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados e faz parte da Força-Tarefa Tentáculos.

 

Lane do jogo Náutico e Sampaio, pela Série B do ano passado. Partida é uma das investigadas na operação de hoje.

 

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), deflagrou nesta terça-feira (28), a terceira fase da Operação Penalidade Máxima, que investiga supostas fraudes em jogos de futebol. São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em 8 municípios de Goiás e mais quatro estados.

 

Segundo o MP, as partidas dos campeonatos nacionais são do segundo turno e as dos estaduais aconteceram em janeiro e fevereiro. São investigadas possíveis fraudes nos resultados das seguintes partidas:

 

Avaí x Flamengo, pela Série A do Brasileirão de 2022;Náutico x Sampaio Corrêa, pela Série B do Brasileirão de 2022;Náutico x Criciúma, pela Série B do Brasileirão de 2022;Goiânia x Aparecidense, pelo Goianão de 2023;Goiás x Goiânia, pelo Goianão de 2023;Nacional x Auto Esporte, pelo campeonato Paraibano de 2023; eSousa x Auto Esporte, pelo campeonato Paraibano de 2023.

 

A partida envolvendo o Sampaio Corrêa aconteceu no estádio dos Aflitos, em Pernambuco, e o Tricolor venceu por 2 a 1.

 

A investigação apura que um grupo criminoso oferecia dinheiro para jogadores receberem punições, como cartão amarelo, vermelho, cometimento de pênalti ou placar parcial na partida. Desta forma, os integrantes do esquema lucravam em sites de apostas esportivas.

 

Por manipulação de resultados, ex-jogadores do Sampaio Corrêa já foram punidos. Allan Godói, André Queixo, Paulo Sérgio e Ygor Catatau foram investigados. Catatau foi punido primeiro pela Justiça brasileira com exclusão do futebol e depois até pela FIFA, não podendo atuar mais por nenhum clube de futebol profissional do mundo.

 

 

Eu Clemilton Marley e minha esposa Cris Mouta, realizamos alegria para a comunidade timbirense, através do esporte e tem muito mais novidades por vir. ESTA FOI A 3° EDIÇÃO AQUI EM TIMBIRAS DA NOSSA CORRIDA. Obrigado. CLEMILTON MARLEY “Correndo por Timbiras”, disse.

 

Foto Reprodução

 

O partido PL do Maranhão anunciou nesta segunda-feira (27) que quatro de seus deputados suplentes assumirão os cargos de deputados federais no início de dezembro. São eles: Silvio Antonio, Paulo Marinho Jr, Luciano Galego e Henrique Junior.

 

O anúncio foi feito pelo presidente estadual do PL, Josimar de Maranhãozinho, que comemorou o fato como um “acontecimento sem precedentes” na história do partido. Ele afirmou que a mudança demonstra o “respeito, a honra e o compromisso” do PL em oferecer oportunidades para todos os seus filiados.

 

Josimar de Maranhãozinho também destacou o trabalho dos deputados federais do PL que abriram espaço para os suplentes, como Detinha, Junior Lourenço e Gildenemyr. Ele disse que eles trabalham “incansavelmente” para melhorar o estado e que confia na capacidade dos novos deputados para trazer “contribuições significativas” para a causa do partido.

 

 

 

 

 

 

 

O Empresário João dos Plásticos de Timbiras, realizou, nesta segunda-feira (27/11), a entrega de 1 cadeira de rodas para o amigo Edvaldo que estava precisando muito e servirá também de apoio para sua irmã levar o cidadão timbirense para suas consultas médicas.

 

Para Edinéia irma de Edvaldo a cadeira será de grande ajuda para auxiliar na locomoção dentro de casa. “Estou muito satisfeita em receber a cadeira do meu irmão, que há muito tempo estava ansioso esperando e será muito útil pra ele”.

 

João dos Plásticos vem fazendo sua pré-campanha de pé no chão, só que ainda precisa mudar algumas peças que atrapalha muito o pré-candidato. FICA A DICA.

 

Vamos aguardar e conferir!

 

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para o próximo dia 13 de dezembro a sabatina do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), indicado nesta segunda-feira, 27, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF).

 

O socialista deve ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.

 

O relator do caso na CCJ será o senador Weverton Rocha (PDT).

 

O pedetista era aliado de Dino até 2022, quando rompeu após este escolher Carlos Brandão (PSB) como candidato a governador pelo seu grupo.

 

Brandão venceu a eleição, reelegendo-se, e Weverton ficou apenas em terceiro lugar, atrás de Lahesio Bonfim.

 

Passado o pleito, no entanto, o pedetista foi se reaproximando e, recentemente, até protagonizou com o ministro de Lula um ato considerado deselegante por aliados de Brandão: com o governador viajando para o exterior, Dino marcou com o vice, Felipe Camarão (PT), um ato no Palácio dos Leões, com a presença de Weverton.

 

 

 

Já é dada como certo e deve ocorrer nos próximos dias a indicação do nome de Flávio Dino para ministro do Supremo Tribunal Federal no lugar de Rosa Weber. Dino vai permanecer à frente do Ministério da Justiça até ser sabatinado pelo Senado, o que não tem data para ocorrer. Mas com a confirmação, a suplente Ana Paula Lobato será senadora efetiva na vaga.

 

Ana Paula é esposa do deputado estadual licenciado Othelino Neto. Com um mandato no senado garantido por quatro anos, sem divisão de emendas e espaços, o casal se fortalece para as próximas eleições, podendo eleger aliados em prefeituras importantes e chegar na eleição de 2026, no meio do mandato de Ana Paula, em um grau de negociações mais elevado.

 

Assim, Othelino senta à mesa em ótimas condições para discutir maiores espaços nas próximas eleições.

 

 

Imirante

 

SÃO LUÍS – A indicação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) em decorrência da aposentadoria da ministra Rosa Weber, deve provocar profundas modificações no cenário político maranhense.

 

Principal liderança de oposição ao grupo do ex-presidente e ex-senador José Sarney (MDB), o socialista começou a trilhar um caminho próprio no Maranhão em 2010, quando decidiu enfrentar o ex-governador Jackson Lago (PDT) e lançar sua candidatura ao Governo do Maranhão.

 

Desde então, construiu ao seu redor uma rede de apoio alicerçada no tripé política-advocacia-administração.

 

Foi Dino quem alçou à categoria de lideranças estaduais figuras como o próprio atual governador, Carlos Brandão (PSB), os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), o vice-governador, Felipe Camarão (PT), o ex-presidente da Assembleia Othelino Neto (PCdoB), o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (sem partido) e os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB) e Duarte Júnior (PSB).

 

Além destes, conseguiu ainda eleger o ex-senador Roberto Rocha (PTB), que depois rebelou-se antes da primeira metade do seu mandato já era oposição ao socialista.

 

Quem fica forte? – Dentre todos os aliados, aquele que mais espaço pode ocupar é o governador Carlos Brandão. Sempre exaltado como um político leal por Flávio Dino, o governador conseguiu reeleger-se no ano passado no primeiro turno, após um racha na base governista que levou o senador Weverton Rocha para a oposição.

 

Demonstrou força política, mas sempre teve decisões atreladas ao hoje ministro da Justiça. Com este fora da vida política, o atual chefe do Executivo estadual torna-se a principal liderança do grupo. E por ele devem passar todas as decisões sobre o futuro dos aliados.

 

Aqui, um adendo: se Brandão fica mais forte, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), também fica.

 

Outro que se vê fortalecido é o deputado estadual Othelino Neto, atual secretário da Representação Institucional do Maranhão em Brasília. Marido da suplente de senadora Ana Paula Lobato (PSB), ele agora vê a esposa garantida no Senado até 2030, tempo durante o qual poderá articular-se até para voos mais altos.

 

Um terceiro beneficiado seria o senador Weverton Rocha. Não que se fortaleça, já que perdeu muito do poder que poderia vir a ter ao decidir romper com Dino em 2022, mas recupera fôlego. E, sem a sombra de Dino como possível candidato a governador do Maranhão em 2026, pode trilhar uma reaproximação para tentar reeleger-se ao Senado – numa possível composição com o próprio Brandão -, ou voltar a tentar organizar uma base sólida para se viabilizar novamente como candidato a governador. Sem Flávio na jogada, as forças se reequilibram.

 

Quem perde – Entre os que podem perder terreno estão, principalmente, aqueles que construíram a carreira em função do tripé política-advocacia-administração de Dino, a saber, Eliziane Edivaldo Júnior, Márcio Jerry e Duarte Júnior (PSB), além de nomes como os deputados estaduais Rodrigo Lago (PCdoB) e Carlos Lula (PSB), que, atualmente nos seus primeiros mandatos na Assembleia, contavam com a força de Dino para possíveis voos mais altos.

 

O vice-governador, Felipe Camarão, está numa espécie de limbo. O futuro dele depende de Brandão, mas a conjuntura o ajuda.

 

Com Flávio na política, existia uma remota possibilidade de Brandão seguir no governo até o fim do mandato, e encerrar, ele sim, sua carreira política. Sem Dino, o governador deve ser candidato a senador em 2026, o que garante a Camarão o comando do Estado e o posto de nova liderança estadual.

 

Nesse caso, caberia a ele trilhar seu futuro.

 

 

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade