Paulo Vinicius anuncia data de pagamento do salário de novembro para 30/11, (quinta-feira)  

 

O secretário de Finanças Paulo Vinicius anunciou o pagamento do salário de novembro. O comunicado foi divulgado nesta segunda-feira (27), nas redes sociais.

De acordo com Paulo Vinicius, os salários dos servidores municipais, Efetivos e comissionados relativos ao mês de novembro, serão disponibilizados nesta quinta-feira, 30.

“Informo que o pagamento dos salários dos servidores, referentes ao mês de novembro, será realizado no próximo dia 30 de novembro.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (27) as indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino, para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os nomes de Dino e Gonet já eram apontados como “candidatos” desde a abertura das vagas, ainda em setembro. Nos últimos dias, os dois passaram a ser vistos como favoritos para os postos.

 

“O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para Ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade”, agradeceu Dino.

As duas indicações serão enviadas ao Senado e devem seguir rito parecido. Os indicados passam por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que também vota as indicações. Os nomes têm que ser aprovados, ainda, pelo plenário do Senado com pelo menos 41 votos “sim”.

Se o Senado aprovar os nomes de Dino e Gonet, caberá ao STF e à PGR definir a data das posses.

Ao enviar os nomes agora, o governo Lula tenta garantir que o Senado avalize as escolhas ainda antes do recesso do Legislativo, que começa em menos de um mês. Se isso não acontecer, a aprovação e a posse das novas autoridades deve ficar para fevereiro ou março de 2024.

Interlocutores de Lula afirmam que Dino deve seguir despachando no Ministério da Justiça enquanto o nome é avaliado pelo Senado.

O blog da Andréia Sadi publicou nesta segunda que a atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, é cotada para chefiar o Ministério da Justiça caso Dino assuma a vaga no STF. (G1)

 

Na madrugada desta segunda-feira (27), por volta das 2h, quatro homens encapuzados invadiram a casa do vereador de São Luís, Domingos Paz, e fizeram e ele e sua família reféns no local.

 

Foram subtraídos objetos de valor da casa, entre eles, as alianças dele e da esposa.

 

No momento, estavam na casa o vereador, a esposa e os três filhos.

 

Foi registrado um Boletim de Ocorrência no 5° DP do Anjo da Guarda e o caso está sob investigação.

 

 

 

Expectativa é que o presidente faça o anúncio já nesta segunda-feira; os dois foram chamados para conversas no Palácio da Alvorada

 

Após muitas idas e vindas, o presidente Lula bateu o martelo neste domingo, 27, e pretende indicar, ainda nesta semana, o ministro da Justiça, Flávio Dino, para o STF e o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para a PGR.

 

A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo e confirmada por O Antagonista.

 

Segundo dois assessores palacianos que acompanharam as tratativas, apenas uma “hecatombe” faria Lula mudar de ideia neste momento. A princípio, o anúncio pode ocorrer já nesta segunda-feira, 28, antes de o presidente da República embarcar para a Arábia Saudita.

Tanto Dino quanto Gonet tem apoio de ministros do Supremo Tribunal Federal como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Na semana passada, Lula já havia sinalizado a indicação de ambos como forma de arrefecer o ânimo no Tribunal após a aprovação, no plenário do Senado, da PEC que reduz o poder dos integrantes da Corte.

Os dois, conforme apurou este site, foram chamados para uma conversa com Lula na manhã desta segunda-feira no Palácio da Alvorada. As reuniões estão fora da agenda oficial.

O Planalto também já sondou o presidente da CCJ no Senado, Davi Alcolumbre, sobre as indicações. O Antagonista apurou que Alcolumbre garantiu celeridade na marcação da sabatina de ambos. A expectativa é que elas ocorram até o final do ano.

Caso Lula faça o anúncio nesta segunda-feira, a primeira sabatina pode ocorrer em 6 de dezembro e a segunda em 13 de dezembro, uma semana antes do recesso parlamentar de final do ano.

 

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta convidando o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a sua posse, no dia 10 de dezembro.

 

“Estimado presidente, te faço chegar a presente mensagem, portador de meus cordiais cumprimentos, para transmitir o convite que me acompanhe, no próximo dia 10 de dezembro, nos atos que aqui terão lugar por motivo de minha ascensão ao mandato presidencial. Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa esse momento de transição para a memória histórica da Argentina, seu povo, e naturalmente, para mim e minha equipe”, diz Milei na carta.

Ao final, o argentino diz desejar que seu tempo como presidente ao lado de Lula “seja frutífero e de construção de laços”, diz que espera encontrar o presidente brasileiro “em breve” e que envia seus cumprimentos “com estima e respeito”.

 

Policiais atuaram em operação nas ruas

 

Com a proximidade do fim do ano e objetivo de manter a redução da criminalidade em Timbiras, a Polícia Militar vem intensificando operações e abordagens na cidade e zona rural, rondas e fiscalizações. A medida, inclusive, atende orientação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

 

Neste domingo (26), por exemplo, o 3⁰ Pelotão/17⁰ BPM  da cidade de Timbiras realizou operação com dezenas de abordagens nos bairros e ruas. Várias policiais militares participaram da ação coordenada pelo Sub Tenente Denilson.

“A presença da polícia nas ruas, em operações preventivas como essa, aumenta a sensação de segurança e coíbe crimes como roubos e furtos”, destacou o comandante do 3⁰ Pelotão de Timbiras, tenente-Denilson. Segundo ele, esse tipo de trabalho será mais frequente nas ruas de agora em diante, período de festas de fim de ano.

 

A corrida os amigos de Marley 2023, reuniu atletas de várias cidades do Maranhão e Piauí.

Neste domingo,26, aconteceu a grande corrida dos amigos de Marley em Timbiras, evento que reuniu corredores de várias cidades e contou com a participação de mais 80 inscritos, que vieram do Piauí e Maranhão. O Empresário João dos dos Plásticos apoiou o evento e esteve presente no local.

 

João dos Plásticos apoiador da Corrida dos Amigos, usou as redes sociais para exaltar a grandiosidade e a organização do evento esportivo.

“Hoje pela manhã (domingo), Timbiras e toda a região se uniram em uma competição repleta de sorrisos, superação e energia contagiante! Foi inspirador ver tantos corredores apaixonados pelas ruas, e belezas naturais que nossa cidade oferece. Cada passo dado representou o espírito de amizade e determinação que nos une como comunidade”, disse João dos Plásticos ao Blog do Professor Gil .

 

A largada e chegada da competição foi na Rua Nossa Senhora dos Remédios

 

O domingo, 26, em Timbiras, foi marcado pelo sucesso da Corrida dos Amigos de Marley que contou com a participação de mais de 80 corredores locais e de outras cidades.

 

Em termos de atletas inscritos, esta 13ª edição do evento superou o ano passado.

O evento, teve como objetivo promover a prática esportiva aliada à interação e confraternização entre os atletas participantes.

 

A Corrida dos Amigos de Marley 2023 foram percorridos 6km, com a participação de Atletas de Timbiras, Codó, Coroatá, Teresina e São Luís. Inclusive teve a presença de um atleta cadeirante pela primeira vez aqui em Timbiras. A largada foi às 6:00h da manhã.

 

“Desde os corredores experientes até aqueles que estavam participando pela primeira vez, todos mostraram um incrível senso de camaradagem, incentivando uns aos outros a darem o melhor de si. A paisagem deslumbrante ao longo do percurso proporcionou um cenário perfeito para momentos inesquecíveis. A Corrida dos Amigos não foi apenas uma competição esportiva, mas também um evento que fortaleceu laços e promoveu uma sensação de união. Foi maravilhoso ver famílias, amigos e comunidade torcendo e aplaudindo a todos, independentemente de suas colocações”, finalizou Clemilton Marley o organizador da competição.

 

E conclui parabenizado a todos os corredores, voluntários e apoiadores que tornaram esse evento possível. “Sem vocês, nada disso seria tão grandioso! Que a energia positiva dessa corrida permaneça conosco, nos inspirando a sermos melhores, mais saudáveis e a criar memórias incríveis juntos. E lembre-se, a verdadeira vitória está em participar e se divertir!”, finaliza.

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) realizará na próxima segunda-feira (27), uma audiência pública para debater a participação feminina na política. Além disso, também acontecerá sessão de julgamentos. O evento acontecerá no Salão do Júri do Fórum de Justiça de Timon. O presidente do TRE-MA, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida e o corregedor desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, o juiz eleitoral de Timon Josemilton Barros, o juiz Angelo Santos (ouvidor) e a jurista Amanda Waquim serão os palestrantes. O objetivo é promover um espaço de debate e reflexão sobre temas fundamentais para a sociedade

 

O foco principal da Audiência Pública é o diálogo com a sociedade sobre questões relevantes, como a cota de gênero, a participação feminina na política e a importância da Ouvidoria como instrumento de aprimoramento da gestão pública. As palestras abordarão desde a representatividade da Justiça Eleitoral até o papel da mulher nos espaços de poder.

 

PROGRAMAÇÃO

 

9h- Audiência Pública

9h15 – Palestra “Representatividade da Justiça Eleitoral, des. José Luiz Oliveira de Almeida

9h30 – Palestra “Participação da Mulher nos espaços de poder, juiz Josemilton Silva Barros

9h45 – Palestra “Fraude quanto a participação da mulher no processo eleitoral”, jurista Amanda Waquim (Ouvidoria da Mulher)

10h – Palestra “A ouvidoria como instrumento de aperfeiçoamento da gestão pública”, juiz Ângelo Santos (Ouvidor)

10h15 – Perguntas do público

15h – Sessão de Julgamentos

 

 

 

Das 10 cidades mais quentes do Brasil levantadas pelo Inmet, Barra do Corda é a única do Maranhão.

 

A cidade de Barra do Corda, localizada a 448 km de São Luís, foi a mais quente do Nordeste, segundo um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O município maranhense registrou 38,5 ºC e ocupou, ainda, o terceiro lugar no ranking de cidades com as mais altas temperaturas do país. Das 10 cidades mais quentes do Brasil levantadas pelo Inmet, Barra do Corda é a única do Maranhão.

Calorão: a elevação dos termômetros é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo El Niño (fenômeno que aquece as águas dos oceanos) e pela Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Por g1 MA — São Luís

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade