- Professor Gil
- Deixar Comentário
PARALAXE
Avisinha-se o fim de mais um ano e cá estou desabotoando minhas velhas botinas, contemplando o mistério das estrelas no céu.
Um pouco mais cansado, talvez, na certeza de que o tempo passou.
De certo, mais leve, sem fugas de mim mesmo,
sem rancores que pesam no peito feito pedras no rio,
sem a espada das mágoas perfurando o coração.
A gente vive sempre a eterna necessidade de reinventar-se.
Paralaxe, as coisas nunca são como imaginamos ser.
O natal nunca é o mesmo à medida em que se vão os que amamos.
Uma lembrança desbotada na mente.
Uma cadeira vazia.
Passageiros.
Meros habitantes de uma estrela chamada Terra a anos-luz das luas de Saturno onde pousam os guardiões do universo enquanto contamos histórias do ano que passou .
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) relator da indicação de Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF), acredita que o atual ministro da Justiça terá seu nome aprovado com tranquilidade na Comissão de Constituição e Justiça e no Plenário do Senado.
Weverton deu entrevista coletiva na terça-feira (28), e disse que já se reuniu com Dino e anunciou que pretende apresentar relatório favorável à do ministro da Justiça ao STF já na próxima semana, para que seja concedida vista coletiva e no dia 13 seja realizada a sabatina e votação.
“Eu acredito que nós temos, aliás, nós vamos ter, com certeza, mais de cinquenta (votos) favoráveis em plenário”, ressaltou Weverton. São necessários 41 votos para a aprovação do indicado ao Supremo.
O senador falou ainda sobre a atuação de Dino como juiz federal, função que exerceu de 1994 a 2006. O parlamentar reforçou que Dino sempre atuou com base nos autos e nunca beneficiou ou prejudicou alguém por questões por diferenças políticas.
“Flávio durante os 12 anos de juiz federal não tem um caso concreto que alguém venha a dizer que ele utilizou a magistratura para beneficiar ou prejudicar qualquer que seja o campo político”, enfatizou.
O relator ressaltou o currículo de Dino, que passou pelo Três Poderes: foi deputado federal, governador do Maranhão, além de senador (cargo do qual está licenciado) e ministro da Justiça.
Weverton também lembrou que Flávio Dino é professor de Direito Constitucional, com mestrado em Direito, e que a sua dissertação de mestrado forneceu as bases para a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Weverton disse que o indicado abriu mão da carreira de juiz federal para se dedicar à política, mas não usou o seu tempo no Judiciário para se promover.
“Ele encerrou sua carreira de juiz federal e anunciou que estaria entrando na política. Ele não utilizou o seu mandato, uma sentença, uma causa para tentar se promover politicamente”, finalizou.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Presidente da Câmara Municipal de Timbiras, Professor Manoel, cumpriu importante agenda na capital nesta quarta-feira, 29, na qual visitou o vice-governador Felipe Camarão, para tratar de assuntos sobre a segurança pública, solicitamos em caráter de urgência, mais segurança pública com reforço no efetivo policial e veículos novos. O presidente tratou também, sobre o sistema de abastecimento de água do município, feita pela Caema, a má qualidade no serviço e pediu providências urgentes.
Agradecemos ao vice-governador por nos receber e de modo especial suas assessoras, @thassianemadeira e
@pollyana_smarques!
#Câmara Municipal de Timbiras presente, Presidente Vereador Professor Manoel.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Flávio Costa
O Tribunal de Justiça do Maranhão rejeitou o nome do advogado Flávio Costa, indicado na lista sêxtupla da OAB para concorrer ao cargo do Quinto Constitucional da alta corte do judiciário maranhense, por maioria absoluta.
Por conta disso, uma nova lista terá que ser formada pela OAB. A impugnação ocorreu por conta da falta de comprovação do dez anos de exercício de Flávio Costa à advocacia.
Apesar de ser uma decisão jurídica, o fato é uma derrota política para Carlos Brandão que tentou emplacar Flávio Costa como desembargador.
Agora, os conselheiros da OAB terão que fazer uma nova reunião para formar a lista sêxtupla que pode ter novamente o nome de Flávio Costa, mas pode correr o risco de uma nova impugnação.
O cenário agora fica muito favorável para Ana Brandão e Lorena Saboya, consideradas as mais fortes com a ausência de Flávio Costa.
Diante do fato, a escolha do desembargador (a), ficará só para 2024…
Do Blog do Diego Emir
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, e o vereador Adenildo Rodrigues protagonizaram cenas lamentáveis durante a sessão solene na Câmara Municipal, na terça-feira (28).
Os dois trocaram uma série de insultos durante um ato em comemoração ao Novembro Azul, realizado na Casa.
O prefeito se disse desrespeitado quando o parlamentar começou a discursar não para tratar do tema da solenidade, mas para criticar a gestão municipal. Ele estava na Mesa Diretora acompanhando os trabalhos.
“Foi desviado o sentido da reunião. Virou uma reunião de achincalhe a mim. Eu tenho mais o que fazer. Eu não estou aqui para ouvir achincalhe de quem sistematicamente me ataca”, vradou o prefeito.
A situação escalou até uma troca pública de insultos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Tom Cleber
O cantor e compositor patoense Tom Cleber será homenageado em sessão solene no plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, nesta quarta-feira (29). O receberá a cobiçada Medalha do Mérito Legislativo João do Vale, através de uma iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lago.
A honraria concedida a artistas maranhenses que alcançaram relevância nacional em suas respectivas carreiras. Este reconhecimento é destinado a personalidades que, por meio de sua arte, contribuíram significativamente para a cultura e a projeção do Maranhão no cenário artístico do país.
O deputado Rodrigo Lago, idealizador da homenagem, destacou a importância de reconhecer e valorizar o talento de Tom Cleber. “Tom Cleber é um verdadeiro representante da riqueza cultural do Maranhão, levando nossa identidade musical para além das fronteiras do estado. A Medalha do Mérito Legislativo João do Vale é uma forma de expressar nossa gratidão e reconhecimento por sua contribuição notável à cultura brasileira”, afirmou o deputado.
A história da Medalha já contemplou grandes nomes da música maranhense, como Alcione e Zeca Baleiro, ambos agraciados em edições anteriores. A escolha de Tom Cleber para a edição deste ano ressalta a diversidade e a qualidade artística que o estado do Maranhão tem a oferecer ao país.
Tom Cleber, conhecido por suas músicas envolventes e letras poéticas, expressou sua gratidão pela homenagem. “Receber a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale é um reconhecimento muito especial para mim. É uma honra fazer parte desse seleto grupo de artistas maranhenses que contribuíram para a cultura do nosso estado e do Brasil”, afirmou o cantor.
A cerimônia promete ser um momento marcante, com a presença de autoridades, fãs, familiares e colegas de Tom Cleber. O evento também destaca a relevância de reconhecer e celebrar os artistas que, por meio de sua arte, tornam-se embaixadores culturais, levando a diversidade e a riqueza cultural do Maranhão para todo o país.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Em uma solenidade marcante realizada na Academia Maranhense de Letras, nesta terça-feira, 28 de novembro, o presidente da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências (ABALC), Aliandro Borges, foi empossado como representante regional da Nova Diretoria da Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA). O evento ocorreu em um contexto especial, pois marcou o 15º aniversário da fundação da FALMA.
Aliandro Borges assume o cargo de Delegado Fixo da Mesorregião Leste Maranhense, comprometendo-se a fortalecer o intercâmbio entre as academias filiadas, promovendo a integração cultural e literária na região. A FALMA desempenha um papel crucial ao unir academias afiliadas em diversas cidades, trabalhando coletivamente para enriquecer o cenário cultural do estado.
Nascido em 20 de fevereiro de 1980, Aliandro Carter Silva Borges é uma figura multifacetada: poeta, professor, graduado em Ciências/Química, bacharel em Farmácia Bioquímica, jornalista, especialista em Coordenação Pedagógica e gestor educacional. Como fundador e 1º presidente da ABALC, ele ocupa a Cadeira nº 13, patroneada por José Pereira Borges, seu pai.
O poeta jovem, culto e determinado expressou sua gratidão pela confiança depositada nele. Em suas palavras: “Agradeço a confiança depositada em mim e, honrando Buriti-MA e a ABALC, estou certo de que, nesta nova jornada da FALMA, teremos bons resultados e conquistas para a literatura e a cultura em nosso amado Maranhão.”
Aliandro Borges é herdeiro do talento e da inteligência para os estudos e as letras, características marcantes de seu pai, o poeta e professor José Borges, e de sua mãe Graça Borges.
Ao assumir essa posição estratégica na FALMA, Aliandro Borges fortalece o compromisso com a promoção e difusão da cultura literária e artística no Maranhão, contribuindo para o desenvolvimento contínuo do rico patrimônio cultural do estado.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Foto Reprodução
O governo federal anunciou, nesta terça-feira (28), que vai repassar R$ 12 bilhões aos municípios para compensar as perdas de arrecadação do ICMS e do FPM em 2023. O presidente em exercício Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre Padilha participaram da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília, e destacaram as medidas de apoio aos governos locais, como o novo PAC Seleções, o Minha Casa, Minha Vida, o Mais Médicos e o incentivo ao ensino médio.
Alckmin também representou o presidente Lula, que está na COP 28, em Dubai, e afirmou que o Brasil é o protagonista nos temas de segurança alimentar, energética e climática. O prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, elogiou o diálogo do governo federal com os municípios.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) anunciou nesta terça-feira, 28, seu retorno à Assembleia Legislativa.
Ele deixa a Secretaria da Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras).
Pelo Twitter, ele justificou a decisão: quer estar no cargo já no dia 30 de novembro, para indicar suas emendas ao Orçamento do Estado para 2024; além disso, a esposa, senadora Ana Paula Lobato (PSB) – agora oficialmente no cargo, com indicação de Flávio Dino (PSB) para o STF – decidiu também voltar com ele para morar no Maranhão.
Com a volta do comunista para o Legislativo, sai do mandato o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, Zé Inácio, do PT.
O Blog preparou esse pôster para você se programar




