- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente Lula (PT) liberou mais R$ 360 milhões para obras na BR-135, a principal do Maranhão, no trecho entre Miranda do Norte e Alto Alegre do Maranhão.
A informação é do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), nas redes sociais.
“Desejo expressar minha gratidão ao presidente Lula e ao ministro Renan Filho pelo investimento de R$ 360 milhões na restauração da BR 135, no trecho que vai de Miranda a Alto Alegre do Maranhão, incluindo o uso de pavimento de concreto. Esta iniciativa resultará na criação de mais de 5.000 empregos, entre diretos e indiretos”, destacou.
O trecho destino da verba é um dos mais problemáticos na porção norte da rodovia, sobretudo entre Miranda e São Mateus. Segundo o projeto, a nova pavimentação ocorrerá com concreto.
A ordem de serviço para o início dos trabalhos será assinada nesta quarta-feira, 18.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) já embarcou mais de 1 milhão de passageiros em 2023, de acordo com números da CCR Aeroportos, que administra o terminal da capital maranhense. O mais recente relatório da empresa aponta que a marca foi atingida em agosto, solidificando a recuperação contínua de SLZ no período pós-pandemia e mantendo o aeroporto entre os 25 mais movimentados do Brasil.
“Observamos que desde o início do ano até este mês, o crescimento na circulação de passageiros cresceu significativamente. E o melhor de tudo é que nossa equipe está preparada para receber esse aumento de fluxo no Aeroporto de São Luís. Todo o aparato que o aeroporto oferece para atender os viajantes permite que as experiências deles sejam mais tranquilas”, afirma o gerente Marcelo Angelim.
Projeções da concessionária indicam que o Aeroporto de São Luís deverá encerrar o ano com um aumento no tráfego de passageiros em comparação com 2022, quando 1,4 milhão de passageiros foram registrados.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Felipe Camarão
O vice-governador do Maranhão e Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão (PT), fez um alerta na manhã de hoje, 18 de outubro, via Twitter, sobre ter sido vítima de golpistas que estão utilizando um número de celular fake se passando por ele na tentativa de extorquir políticos e gestores.
Veja a seguir:

- Professor Gil
- Deixar Comentário
Presidente da casa em nome dos vereadores agradece o trabalho dos médicos
18 de outubro é o dia de comemorarmos o Dia do Médico, e assim, a Câmara Municipal de Timbiras, através do Presidente professor Manoel, prestam homenagens aos heróis da saúde que não escolhem dia para exercer a sua profissão e salvar vidas!
Que esta data seja marcada por momentos especiais e que Deus continue abençoando seus caminhos sempre.
Parabéns doutores pelo seu dia! Vocês são profissionais preciosos, merecem o nosso respeito, admiração e gratidão.”
Uma homenagem especial da Câmara Municipal de Timbiras.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A prefeitura municipal de Timbiras, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Tribunal de Justiça realizará na próxima quinta-feira dia 19 de outubro de 2023 às 17h, no Sítio do Bebeto Coelho o casamento comunitário 2023, contribuindo assim com os sonhos de muitos casais, em tempo a Secretaria Municipal de Assistência Social convida a toda população.
O Blog do professor Gil deseja felicidades aos casais!
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Um dos maiores juristas e palestrantes do Brasil, Mestre em Gestão de Conflitos e Mediador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC/PI), Alessander Mendes, vai estar conversando com todos os professores de Timbiras neste domingo, dia 22 de outubro, a partir das 8h da manhã, na Igreja Shalon. Abordando uma temática de extrema relevância – a violência na escola.
Com sua sensibilidade, conhecimento e empatia, Alessander Mendes produz sorrisos, lágrimas e reflexões em suas falas, alertando, seja qual for o tema da palestra. Alessander Mendes, que também é professor de Processo Penal, cumpre sempre a promessa ousada de que nenhum dos participantes sai o mesmo após a sua apresentação no evento.
Professor, você é o principal convidado para esse evento. Não deixe de participar!.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O vereador Raimundo Penha (PDT) apresentou nesta terça-feira (17) uma emenda ao Projeto de Lei da Prefeitura de São Luís que trata do pagamento dos precatórios do Fundef aos profissionais da educação do Município de São Luís. O parlamentar quer evitar que haja desconto de imposto de renda do valor a ser pago aos professores.
“É inaceitável que esses profissionais que foram lesados e esperaram quase 20 anos para receber o que lhes é devido ainda tenham que pagar imposto”, enfatizou Raimundo Penha, na sessão desta terça-feira na Câmara de São Luís. Ele citou como exemplo os municípios de Pernambuco e da Bahia, onde não houve desconto de imposto de renda no pagamento de precatórios aos profissionais da educação.
Nesta quarta-feira (18), às 10 horas, os vereadores ouvirão a secretária municipal de Educação sobre o projeto de lei encaminhado pelo Executivo, que deverá ser votado pelo plenário da Câmara de São Luís na próxima semana.
Precatórios
A Lei Federal 14.325/2022, que regulamenta o pagamento dos precatórios, 60% desses recursos devem ser destinados aos profissionais da educação. Terão direito os profissionais do magistério que estavam em efetivo exercício no período de maio de 1999 a dezembro de 2006 – com vínculos estatutário, celetista ou temporário, e também aposentados, pensionistas, e seus herdeiros. O valor a ser pago será proporcional à jornada de trabalho e aos meses de efetivo exercício.
A proposta apresentada pela Prefeitura de São Luís para contemplar os profissionais que não se encaixam nas hipóteses do rateio dos 60%, ou seja, os que entraram na rede após 2007, foi de ratear os valores dos juros de mora decorrentes dos precatórios e pagá-los em forma de abono.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para a 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), que acontecerá no período de 7 a 9 de dezembro de 2023, na Lagoa da Jansen, em São Luís.
Podem se inscrever como expositores; empreendimentos da agricultura familiar, economia solidária, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária de todo o Maranhão. O edital está disponível no site www.saf.ma.gov.br/femaf, com as orientações para a realização das inscrições.
O evento tem o objetivo de promover o fortalecimento da agricultura familiar por meio da divulgação das inovações tecnológicas de iniciativas do produtor rural, além da exibição das riquezas e potencialidade dos territórios que incentivem a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção no Maranhão. A expectativa de público é de 6 mil pessoas por dia.
No local, serão montados estandes, onde poderão ser comercializados os mais diferentes produtos de diversas regiões do estado. A Feira contará com auditórios para seminários, minicursos, palestras e oficinas, exposições e comercialização de animais, equipamentos e produtos da agricultura familiar. O evento também apresentará espaços tecnológico, cidadania, artesão e gastronômico, além de uma vasta programação cultural, vitrine viva, e muito mais.
Realização – A iniciativa da 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar é do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com Agência Estadual de Pesquisa, Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e instituições públicas e privadas parceiras.
Aproveite as últimas vagas para uma emocionante excursão com destino a Praia Araçagi. Serão momentos inesquecíveis, dia 12 de novembro, e você não pode perder essa oportunidade.
Garanta seu lugar o quanto antes e não deixe essa oportunidade escapar. Seja rápido, pois as vagas são limitadas!
A Prefeitura de Araioses anunciou nesta semana novas datas para o tradicional Festival do Caranguejo na cidade.




