- Professor Gil
- Deixar Comentário
Ainda repercute, de forma positiva, a concorrida solenidade de lançamento do livro “O Pensador: Paisagem Poética da Humanidade” de autoria do Professor Walterli Lima. A obra foi apresentada, na noite do dia 14 último, na APEMT, pelo, professor Walterli, que também é Colunista do Blog do professor Gil em evento que contou com a presença vários nomes da Educação, da sociedade, da política e do segmento empresarial.
Ao apresentar a obra o professor Walterli de Timbiras, registrou: “Fico feliz porque o destino me mandou apresentar esta obra do “O Pensador: Paisagem Poética da Humanidade”. Escrevi este livro inspirado na vida cotidiana de gente simples, com inspiração na natureza, principalmente no nosso Rio Itapecuru e nas paisagens do Morro do Capitão, com incentivo a cultura timbirense e a leitura e ao pensamento crítico; revela
A programação foi um reconhecimento, ao autor, por parte do Sindicato por tudo que o professor Walterli tem feito pelos timbirenses em todos os aspectos.
O presidente da APEMT/SINPROESEMMA, Antônio Filho, explicou a importância do evento para as instituições que fizeram o reconhecimento ao autor. “O lançamento desse livro, na APEMT, foi uma ideia muito bem aceita pelo presidente desta casa, que, juntamente a outras instituições, faz a contribuir com a sociedade timbirense dando mais esse apoio à cultura. Esta obra do nosso amigo professor Walterli, dono de riquíssima biografia, tem um valor importante para todos que admiram este escritor. Portanto, ele está de parabéns”, disse.
O lançamento do livro “O Pensador: Paisagem Poética da Humanidade”, se estendeu quase a noite toda, contando com um momento de autógrafo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) irá promover, no dia 22 de outubro, a “Corrida do Judiciário Maranhense”, em Timon e São Luís. A ação integra a programação comemorativa do Dia do Servidor e da Servidora (28 de outubro). As inscrições estão abertas até esta quarta-feira (18/10), no site https://topchip.com.br/#calendario .
A iniciativa tem por objetivo principal a realização de uma prova de corrida nas distâncias de 5 e 10 quilômetros, com foco na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.
PERCURSOS E NOVOS HORÁRIOS
São Luís
A prova, com percursos de 5 km e 10 km, será realizada no dia 22 de outubro, com concentração às 5h30 e largada às 6h (percurso de 10 km) e às 6h30 (percurso de 5 km), diretamente do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau).
MATERIAL ENVIADO AO BLOG DO PROFESSOR GIL.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Em um momento de transição na seleção brasileira, pode ser a grande chance de novos nomes entrarem no grupo e se firmarem. Principalmente na zaga. O maranhense natural de Barão de Grajaú, Adryelson, que tem se destacado no líder do Campeonato Brasileiro, Botafogo, se apresentou à Seleção Brasileira que está concentrada no Uruguai, para o compromisso contra o time da casa nesta terça-feira (17) às 21h pela quarta rodada das Eliminatórias para a Copa 2026.
Ao chegar à concentração, Adryelson não escondeu a satisfação. “É um momento incrível. Só tenho a agradecer à Deus, a comissão, todo o estafe e ao Botafogo”, disse em entrevista divulgada pelas plataformas oficiais da CBF.
O zagueiro alvinegro foi convocado para a vaga do também zagueiro Nino do Fluminense que, num dos últimos treinamentos, sentiu uma lesão no joelho.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Amanhã, terça – feira (17), às 8h da manhã, na FC FM, será transmitida uma entrevista do professor Walterli Lima, dada ao jornalista Acelio Trindade.
O educador timbirense falará sobre o evento literário do lançamento do seu livro “O Pensador: Paisagem Poética da Humanidade”, que aconteceu no sábado, dia 14 de outubro, em homenagem ao Dia dos Professores, na APEMT, em Timbiras.
O matemático, professor e poeta, comentará sua incursão pelo caminho das letras e pela literatura, o que certamente será um boa programação cultural para os ouvintes.
Os timbirenses aguardam com expectativa esse grande momento, e o Blog do professor Gil irá retransmitir a entrevista completa do nosso Colunista. Vamos aguardar e conferir!
Texto de Hildenilson Sousa, Historiador e Redator (adaptado pelo Blog do professor Gil).
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Ainda dá tempo de garantir uma vaga na excursão do Turismo Social do Blog do professor Gil que pega a estrada no dia 11 de novembro sábado às 23:30h.
O Turismo Social do Blog do professor Gil aposta nas potencialidades das paisagens locais, e sistematicamente oferece passeios e excursões com roteiros que contemplam as cidades maranhenses. Para participar da Excursão “Praia Araçagi” a pessoa interessada deve entrar em contato com o setor de Turismo Social, pelo telefone (99) 982428505.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O empresário Roberto Cobel Prestigiou neste domingo dia 15 a grandiosa Feijoada da imprensa realizada pelo radialista Silvestre Neres. O evento Aconteceu no Sítio do Bira que cedeu o espaço com uma ótima estrutura para os profissionais se confraternizarem.
Alem do Empresário Roberto Cobel estiveram presentes o Deputado Estadual Francisco Nagib, e o Empresário FC Oliveira Ambos donos de TV e Rádio.
Roberto Cobel falou de sua satisfação de está em meio a muito profissionais que são ícones da imprensa Codoense, como Radialista Silvestre Neres dentre outros, onde Roberto Cobel iniciou sua carreira na Área da Comunicação na Extinta Rádio Cidade FM.
Blog do Italo Sousa
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Duas compensações importantes que representam um repasse extra de R$ 27 bilhões aos estados brasileiros. É o que prevê o Projeto de Lei Complementar 136/2023. Uma parte do repasse — R$ 6,7 bilhões — será distribuída entre os municípios como compensação da queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre julho e setembro deste ano.
A outra parte é a compensação aos estados pelo que deixou de ser arrecadado com o ICMS dos combustíveis em 2022. O projeto do Executivo, que já foi aprovado pelo Senado, agora espera sanção do presidente da República, o que precisa acontecer até 31 de outubro.
O assessor de orçamento César Lima explica que esse valor extra a ser repassado ajuda os municípios, mas está longe de resolver o problema financeiro que a grande maioria deles enfrenta na atualidade.
“Nós tivemos, durante praticamente todo esse ano, uma queda de arrecadação em relação ao ano passado. O que vem melhorando ao passar dos meses, mas com certeza o resultado final do ano de 2023 será abaixo do resultado de 2022,” analisa .
Fonte: Brasil 61
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Dia dos Professores é um momento especial para reconhecer e celebrar a incrível contribuição dos educadores em nossas vidas. Professores desempenham um papel vital na formação de mentes, guiando-nos não apenas no caminho do conhecimento, mas também inspirando-nos a explorar nosso potencial máximo.
Neste dia significativo, expressamos nossa gratidão e apreço aos mestres que, com dedicação e paixão, transformam a sala de aula em um ambiente de aprendizado rico e inspirador.
“Aos mestres que iluminam o caminho do saber, Feliz Dia dos Professores!”, uma homenagem de Hygo Contador.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Em comemoração ao Dia do Professor e sem a presença do prefeito municipal de Timbiras, a APEMT/SINPROESEMMA organizou grande festa para os professores e demais profissionais da educação, afinal, nada mais merecido do que uma divertida noite de comemoração para celebrar e homenagear a profissão que forma todas as profissões do mundo.
Durante o evento, aconteceu o lançamento do livro do poeta timbirense professor Walterli Lima, que enalteceu o trabalho desenvolvido por todos os professores de Timbiras, reconhecendo os esforços diários dos profissionais e o dom de ensinar que muda vidas e, consequentemente, uma cidade, um estado e um país.
O presidente da entidade , professor Antônio Filho, enfatizou no momento que a luta e os esforços dos professores da educação continua e aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na linda festa em homenagem aos profissionais da educação de Timbiras.
De modo especial agradecemos aos patrocinadores que em todos os anos nos ajudam a proporcionar o momento de confraternização, mas queremos dizer mais uma vez que você professor é o maior patrocinador deste momento.
O evento foi prestigiado por centenas de professores, gestores e convidados que puderam confraternizar, descontrair e dançar numa das mais linda festas já acontecidas nesta data.
Como informou o Blog do Professor Gil, o prefeito Borba não compareceu ao evento, ainda não se sabe os motivos da ausência, muitos dizem que seria pela falta de apreço com a categoria já que por anos seguidos o gestor municipal vem atacando os direitos dos trabalhadores da educação.
Todos os anos a festa vem crescendo acolhendo cada vez mais professores que se permitem vivenciar de alegria e festa com os colegas de trabalho, são momentos como este que oportunizam a integração das equipes em outro ambiente, com maior leveza e diversão.






