ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2023 RESULTADO: Veja quem foi eleito para CONSELHO TUTELAR em Timbiras

 

Eleitores reclamam de longas filas para votar em Timbiras. Foram apenas 7 sessões para a votação de todos os eleitores de Timbiras, com isso se formaram filas gigantescas e centenas de eleitores ficaram sem votar

 

Algumas pessoas relataram ao Blog do professor Gil que esperaram mais de três horas para conseguir votar. Houve também várias reclamações com relação aos treinamentos dos mesários que demoravam bastante ao autorizar e concluir a votação.

 

É o caso da dona Maria José, que vota na Escola Alberto Abdalla. “Cheguei para votar e a fila estava no lado de fora da escola, esperei mais de uma hora para votar, sem contar na desorganização”, afirmou

Também foram registradas longas filas na Escola Paulo Freire.

 

 

Nessa importante data, o professor vereador Osmael, que é pré-candidato a prefeito parabeniza os demais colegas vereadores e vereadoras do Município, parabéns toda a Câmara Municipal de Timbiras, pelos seus 11 digníssimos vereadores (as), agradeço pelo companheirismo, respeito e amizade”.

 

O vereador se diz muito honrado em ser entre os 11 vereadores pré-candidato a prefeito de Timbiras.

 

Parabéns a todos!

 

O vereador é o “espelho da comunidade” e o ponto de referência dos anseios populares.

 

1º de outubro é Dia do Vereador. Mais que comemorar e trocar saudações é também uma data para se refletir sobre o verdadeiro papel do Vereador na sociedade, possuindo um papel importante no município em que atua. Ele é o elo entre a população e o poder legislativo. Reconhecido o “espelho da comunidade” e o ponto de referência dos anseios populares, o Vereador atual tem, na verdade, uma responsabilidade social muito grande, que vai bem além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo. Por estar mais presente na comunidade, em contato direto com a população, é o Vereador quem recebe diariamente toda a carga de reclamações e de pedidos diversos. É ele que tem que ouvir as críticas – quase nunca elogios – e, na medida do possível (quase que por mera obrigação), atender o eleitor e/ou encaminhar a demanda aos órgãos competentes. É verdade que o cargo de Vereador pode até dar certo status aos detentores, o convívio com personalidades e autoridades ilustres. Mas é verdade também que o cargo exige certos sacrifícios. A ausência do lar e da família muitas vezes em função dos compromissos legislativos até mesmo em outras cidades ou estados, ou mesmo o distanciamento quase que diário da família por causa das intermináveis reuniões, incontáveis visitas e afazeres pertinentes ao mandato Neste Dia do Vereador, a mensagem que fica é que deve haver mesmo entrega e doação, pois a causa é nobre e a sociedade merece ter a reciprocidade da confiança depositada. A resposta que cada Vereador pode – e deve dar – é o trabalho, a dedicação e a intervenção sistemática junto aos órgãos competentes, no sentido de que as suas ações possam resultar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, para o bem de toda a coletividade. “Ser Vereador, é ter consciência das necessidades do povo que lhe conferiu a missão de bem representá-lo”.

 

Homenagem dos servidores do Poder Legislativo aos Vereadores de Timbiras

 

O Dia do Vereador é comemorado em 1º de outubro, no Brasil. A data homenageia o cargo político do representante de um município que está encarregado de funções legislativas.

 

As primeiras leis que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil foram instituídas na Constituição de 1824, por D. Pedro I, sendo oficializada pela Lei de 1º de outubro de 1828.

 

A Constituição da República de 1988 estabelece que a cada 4 anos haverá uma eleição direta e simultânea em todo o país para eleger novos vereadores, em cada município brasileiro.

 

É um deve do eleitor a partir dos 16 anos de idade eleger os vereadores que forem candidatos em suas respectivas regiões eleitorais.

 

Origem do Dia do Vereador

 

O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984.

 

O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro como Dia do Vereador, porque foi nesta data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.

 

Mensagens para o Dia do Vereador

 

“Parabéns a todos os vereadores que cumprem o seu papel de fiscalizadores e representantes do povo de Timbiras, comprometidos com o município e que cresçam junto com a cidade que é de todos”

 

“O vereador possui um papel fundamental no município, Ele é o elo entre as autoridades e a comunidade, ele não tem hora para trabalhar. É o agente político mais próximo do povo”.

 

Seu papel é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas, não é só isso! O vereador é o fiscal do dinheiro público, ‘o fazedor de leis’, o representante do povo, é um assistente social, advogado, comunicador, orientador e por vezes, até conselheiro. Nos diversos papéis do Vereador, a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar com o que considerar errado, priorizando o benefício coletivo.

 

Parabéns a todos os vereadores por seu dia”!

Blog do professor Gil de Timbiras para o mundo.

 

Filas de mais de uma hora irritaram os eleitores timbirenses durante o dia de votação

 

Longas filas e horas de espera marcaram a manhã deste domingo (1) nas seções eleitorais Conselheiro Tutelar, em Timbiras. Nas redes sociais, eleitores postaram imagens mostrando o tamanho das filas nos respectivos locais de votação, além de inúmeras reclamações que estão chegando a nossa central.

 

A demora para exercer o direito do voto chegou a virar motivo de piada e também de reclamação. Há eleitores que afirmam ter demorado até duas horas para conseguir votar. Comentários, cidadãos preocupados com a abstenção passaram a compartilhar a informação ao Blog do professor Gil .

A votação termina às 17h. Porém, quem chegou antes deste horário e permanecer na fila, poderá votar. Os mesários distribuirão senhas para quem estiver na fila dentro do horário.

 

A população afirma que foi falta de orgarnizada, uma vez que às sessões foram redistribuídas em apenas duas Escolas Paulo Freire e Alberto Abdalla.

A qualquer momento mais informações.

 

Uma nova mobilização para o enfrentamento da crise financeira dos municípios está marcada para os dias 3 e 4 de outubro, em Brasília. Prefeitas, prefeitos e demais agentes municipais estarão na capital federal para intensificar junto ao Congresso Nacional e ao governo federal o diálogo e sensibilizá-los sobre a urgência de avançar em questões prioritárias e para amenizar o atual cenário. Com o slogan “Municípios em crise, população desassistida”, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a convocação a todos os gestores municipais, e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, (FAMEM) estará presente.

 

Entre as principais pautas está a aprovação do repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de março, conforme previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que está aguardando análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Além dessa proposta, espera-se que outras demandas relacionadas à Previdência, Saúde e Educação sejam discutidas com deputados, senadores e o governo federal.

 

A força dos gestores municipais do Maranhão ficou evidente recentemente quando mais de 90% das prefeituras do estado aderiram ao movimento “Chega! Sem FPM não dá” em 30 de agosto. Além disso, mais 16 estados brasileiros também participaram dessa paralisação, pressionando o governo federal por medidas que beneficiem os municípios.

 

Em resposta a essa mobilização nacional, o governo federal anunciou, em 15 de setembro, a aprovação de uma antecipação de 10 bilhões de reais em recursos. Esses recursos podem ser disponibilizados tanto por meio de repasses diretos do Tesouro Nacional quanto por meio do abatimento de dívidas. Além disso, o governo federal se comprometeu a depositar um montante extra de 2,3 bilhões de reais no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e 1,6 bilhão de reais no Fundo de Participação dos Estados (FPE).

 

A FAMEM desempenhou um papel de destaque nesse movimento, coordenando a adesão maciça dos municípios maranhenses e contribuindo significativamente para a obtenção desses resultados positivos. O evento em Brasília pretende reunir prefeitas e prefeitos do Maranhão para discutir estratégias sobre como garantir que esses compromissos do governo federal sejam efetivamente cumpridos e como continuar lutando por melhores condições financeiras para os municípios.

 

O presidente da FAMEM, em entrevista, enfatizou a importância da união dos gestores municipais: “O trabalho conjunto das prefeituras do Maranhão e de diversos estados do Brasil mostra que quando os prefeitos se unem, podemos alcançar resultados significativos em prol das comunidades que representamos. Continuaremos pressionando e lutando por mais recursos para nossos municípios.”

 

A expectativa é de que a concentração em Brasília no próximo mês supere o número de participantes da última Mobilização Municipalista realizada agosto, que contou com a participação de dois mil gestores. A decisão de realizar um novo encontro foi tomada durante a reunião do Conselho Político da CNM em 4 de setembro, com aprovação unânime dos membros da Diretoria da CNM e outras lideranças de entidades estaduais e microrregionais do país.

 

 

Os impostos federais sobre o óleo diesel vão aumentar R$ 0,02 por litro a partir deste domingo (1º), de acordo com informações do Instituto Combustível Legal (ICL) e da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

 

Segundo o portal G1, essa é a segunda fase de retomada dos impostos PIS e Cofins sobre o diesel, que devem atingir a alíquota integral de R$ 0,35 por litro em janeiro de 2024:

 

A publicação informa ainda que esses valores são para o diesel A, produzido nas refinarias. O combustível fóssil tem adição de 12% de biodiesel, que dá origem ao diesel B, vendido nos postos.

 

 

 

O vereador Andrey Monteiro e seu sócio Brendow Pavão (SenacionalistaSLZ) anunciaram o cancelamento da rifa online de uma moto que estavam organizando nas redes sociais.

 

No anúncio, eles ofereciam um prêmio de uma moto ou R$ 20 mil por 25 centavos. Eles anunciaram que todos os valores serão devolvidos aos investidores.

 

Andrey escreveu que não está cancelando a rifa por medo [das denúncias], mas por sua saúde mental.

 

A Polícia Civil do Maranhão segue investigando pirâmides financeiras através de jogos online e possíveis crimes relacionados a rifas online.

 

 

 

Trabalhadoras rurais extrativistas de cinco (5) municípios do Maranhão realizaram, nessa sexta-feira (29) em Codó, um encontro regional em reivindicação pelos direitos das quebradeiras da região Mearim-Cocais. O encontro teve a organização do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), e aconteceu na Associação da entidade, localizada no bairro Codó Novo. O MIQCB é o maior movimento organizado de mulheres da América Latina, e tem cerca de 300 mil mulheres associadas.

 

De acordo com Áurea Maria, presidente da Associação das Quebradeiras do Codó Novo, as palestras e debates trataram de temas específicos das lutas das extrativistas, que discutiram com especialistas questões sobre a Lei do Babaçu Livre; Direitos das Mulheres à Terra, aos Territórios e às Políticas de Comercialização; Saúde da Mulher e Combate à Violência; Racismo Ambiental.

 

Áurea Maria explicou a importância das reivindicações, ao comentar que “nossa luta é principalmente na questão do meio ambiente, contra as derrubadas das matas e das florestas do babaçu, que estão sendo derrubadas pelo latifúndio e pelo agronegócio. Este encontro, que comemora o Dia Estadual das Quebradeiras, é de grande aproveitamento, pois estamos discutindo os problemas que atingem o trabalho das extrativistas e das lavradoras e dos lavradores.”

 

Os municípios representados no encontro foram Codó, Timbiras, Pedreiras, São Luiz Gonzaga e São Luís.

 

Por: Hildenilson Sousa – Assessor Popular – Comunitário e de Comunicação, com informações de Edsonete Gomes, Assessora Regional do MIQCB.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade