- Professor Gil
- Deixar Comentário
Prefeito Antônio Borba
Um contrato milionário do governo Antônio Borba, pode acabar onerando cerca de R$ 22, 5 milhões dos cofres de Timbiras. A prefeitura homologou, em publicação no Diário Oficial, a contratação da empresa piauiense ET Distribuidora LTDA, nesta terça-feira (3).
A distribuidora venceu o processo licitatório na modalidade pregão eletrônico e faturou o contrato que prevê a aquisição de materiais permanentes e utensílios para as secretarias municipais de administração e planejamento, educação, saúde e assistência social. O valor global do contrato é de R$ 22.535.687,30 (vinte e dois milhões, quinhentos e trinta e cinco mil, seiscentos e oitenta e sete reais e trinta centavos).
O contrato suscita dúvidas sobre a capacidade técnica e operacional da empresa contratada, que é uma microempresa recém-criada em 2020 e que fica localizada em outro estado, a mais de 600 quilômetros de distância de Timbiras. A empresa tem como atividade principal o comércio varejista de produtos alimentícios, em geral, mas mantém um rol volumoso e variado de serviços secundários.


Blog do Minard.
- Professor Gil
- 4 Comentários
O Blog do professor Gil fará uma grande enquete para avaliar os nomes mais cotados para vereador em Timbiras. O objetivo é fazer uma aferição junto ao seu público-leitor, relativa aos nomes mais cotados para vereador nas eleições 2024.
É o primeiro blog que fará uma enquete incluindo todos os nomes novos mais cotados a uma vaga na Câmara Municipal de Timbiras que vai estar a disposição da avaliação popular, amanhã quarta-feira, dia 4.
Você que é pré-candidato a vereador de Timbiras, envie uma foto com o seu nome para a redação do Blog do professor Gil. WhatsApp: (99)982428505.
A enquete do Blog do professor Gil que vai pro ar amanhã, já está mexendo com os bastidores político, nos bairros, nas ruas e esquinas e o assunto do dia.
Vamos aguardar…
Blog do professor Gil de Timbiras para o mundo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente da Câmara Municipal de Timbiras apoia anualmente a campanha “Outubro Rosa”, cujo objetivo primordial consiste em promover mensagens institucionais que resultem na conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com o slogan “Autocuidado para viver mais!”, em total convergência com o mês de prevenção à mencionada doença, o presidente em nome da Câmara Municipal de Timbiras qualifica sua comunicação para apoiar incondicionalmente as mulheres, porque estas são as que mais recebem esse tipo de diagnóstico.
Diante dessa preocupante estimativa, agentes públicos também precisam unificar ações e investir na difusão de conteúdo seguro e científico nas redes sociais, assim como nos órgãos de imprensa, o que ajuda a ampliar o escopo da rede de prevenção, tendo em vista que o câncer de mama é o tipo mais comum – ficando atrás somente do câncer de pele – e o que causa mais mortes por câncer em mulheres (INCA).
#Câmara de Timbiras presente.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Nesta segunda-feira (02), o Instituto Conceito divulgou pesquisa realizada no último dia 26 de agosto no município de Bacabeira e avaliou diversos cenários eleitorais para 2024.
Faltando um ano para a eleição de prefeito de Bacabeira, a advogada Naila Gonçalo está consolidada em primeiro lugar com quase 70% da preferência do eleitorado.
Em um confronto entre Naila, Venâncio, Kellyane Calvet, Alan Linhares e Jefferson Calvet, a advogada obtém 69,49% contra apenas 26% dos demais candidatos.
Venâncio aparece com 12,43%, Kellyane com 5,65%, Jeferson com 4,52% e Alan Linhares 3,32%. Nenhum 2,26% e não sabem 2,26%.
Nos cenários onde ocorrem confrontos diretos: Naila vence todos também.
Contra Venâncio, Naila teria 75,14% e o seu adversário 20,34%. Contra Kellyane, seria 75,71% a 19,21% para a advogada. Ja no embate com Alan Linhares, Naila teria 81,92% contra 10,73%.
Naila é advogada, filha da ex-prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo e assessora parlamentar do deputado estadual Ariston.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Tribunal de Justiça do Maranhão negou pedido de liminar feito em um Agravo de Instrumento proposto pelo Município de Coroatá e manteve a suspensão das eleições para o Conselho Tutelar do município, que aconteceriam neste domingo, 1º de outubro. A suspensão atende a pedido do Ministério Público do Maranhão.
A desembargadora plantonista, Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa, afirma ser de suma importância a comprovação da inexistência de irregularidades no procedimento de escolha dos conselheiros tutelares, o que não é viável no momento por ausência de provas suficientes. “Entendo que o risco de dano é inverso, pois permitir a realização da eleição mesmo diante de fundadas suspeitas de inobservância de princípios basilares do direito administrativo, implicaria prejuízo à sociedade em geral”, considerou.
Entenda o caso
O processo de escolha dos conselheiros tutelares em Coroatá foi conduzido pelo Município, por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). Entre as fases estavam a aplicação de provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório, aplicadas em 18 de julho deste ano.
No dia seguinte, foi divulgado o gabarito das provas objetivas e em 21 de julho o resultado final das provas “sem que tenha sido disponibilizado o gabarito (espelho) da prova discursiva, impedindo, assim, que os candidatos inconformados com o resultado da prova subjetiva interpusessem recurso”, explica o promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno.
Um dos candidatos ingressou na Justiça e foi determinado que a Prefeitura de Coroatá apresentasse o espelho da prova discursiva apresentada aos candidatos, o que não aconteceu. O Ministério Público do Maranhão também requisitou a publicação dos espelhos das provas, mas foi apresentado somente o gabarito da prova objetiva.
“Sem o gabarito da prova discursiva fica sob o critério subjetivo/político do chefe do Executivo aprovar ou reprovar o candidato que bem entender conveniente”, avalia Gustavo Bueno. Ainda para o promotor de justiça, o processo de escolha dos conselheiros tutelares em Coroatá tem se desenvolvido de forma que afronta os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, publicidade e transparência.
Diante desta situação, o Ministério Público do Maranhão ingressou com Ação em que pediu a suspensão do processo eleitoral para o Conselho Tutelar de Coroatá, o que foi determinado pela juíza Anelise Nogueira Reginato na última sexta-feira, 29 de setembro.
Na decisão, foi determinado o lacre dos locais de votação e a comunicação à Polícia Militar para que impedisse o acesso de qualquer pessoa às urnas eletrônicas, o que foi confirmado neste domingo pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Foto Reprodução
Em breve, a advocacia maranhense terá o Centro Integrado da Advocacia com serviços reunidos que impactarão em economia de tempo e comodidade para a classe. O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, assinou ontem Termo de Cooperação Técnica com a Procuradoria Regional da fazenda Nacional da 1ª Região, por meio do procurador regional da Fazenda Nacional, Euclides Sigoli Júnior.
“É mais um espaço de conforto e que garante a cada advogada e advogado qualidade no desempenho de suas ações profissionais no dia a dia”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.
Além do posto avançado a ser instalado no Centro Integrado da PGFN, a advocacia contará com núcleos do Jusbrasil, INSS, Sociedade de Advogados, Bem Vindos, Serviços Contábeis, além dos projetos da Seccional Maranhense como Conexão Jovem e Close da Ordem.
Em relação aos serviços ofertados pela PRFN, o procurador, Euclides Sigoli Júnior, explicou que o mesmo será na modalidade autoatendimento e inclui: regularização de dívidas, protocolo de requerimentos, negociações (parcelamentos, transações e negócio jurídico processual), revisões de dívidas, agendamento de audiências e demais serviços disponíveis.
“A Procuradoria oferecerá treinamentos a funcionários da OAB/MA acerca dos serviços oferecidos pela PGFN por meio do portal REGULARIZE, para que o ente parceiro esteja apto a orientar os advogados acerca dessas atividades”, afirmou.
A previsão é que o Centro de Integrado de Serviços para a Advocacia seja entregue no próximo mês para a classe. As suas instalações funcionarão na própria sede da OAB/MA, no térreo.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Hoje é dia de parabenizar este homem, um grande líder político, e pré-candidato a prefeito de Timbiras.
Toda população timbirense deseja muita saúde, alegrias e conquistas.
Que Deus possa continuar iluminando a sua vida para que continue, sempre pautado na humildade e na força de vontade de fazer o bem de forma ética e humana, prosseguindo na trilha de sucesso, trabalhando cada vez mais em prol da nossa terra e da nossa gente, como vem fazendo dia após dia.
Feliz aniversário!
Parabéns, a esse grande líder político e amigo.
Uma singela homenagem ao nosso Colunista, professor Walterli Lima (Blog do professor Gil).
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente da Câmara Municipal de Timbiras, vereador professor Manoel, parabeniza os novos conselheiros tutelares do município de Timbiras que foram eleitos no ultimo domingo (01), para a gestão 2024-2027. O vereador deseja muito sucesso aos 5 conselheiros eleitos.
“Que os conselheiros eleitos possam está desempenhando com muito afinco nas ações para garantir às nossas crianças e adolescentes, saúde, educação, oportunidades e amor”, destacou.
Professor Manoel se colocou à disposição dos novos conselheiros tutelares. A Câmara continuará sendo uma importante parceira desse órgão, sempre buscando o melhor para nossas crianças e adolescentes.
“Devemos nos fortalecer para garantir uma uma vida digna às crianças e adolescentes de Timbiras e do Brasil como estabelece o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou.
O Parlamentar também parabenizou a todos os concorrentes a conselheiros que não conseguiram se eleger.
“Aos que não conseguiram se classificar entre os 5 primeiros, ficam os nossos parabéns pela disposição em participar do processo de seleção”, disse.
O presidente do Poder Legislativo de Timbiras solicita aos não eleitos que não deixem de continuar a lutar em prol das crianças e adolescentes da nossa cidade, independente do resultado das urnas, todos nós temos compromisso com a política pública voltada às crianças, aos adolescentes e suas famílias. “Parabéns Conselheiros, esta casa legislativa está ao lado das entidades comprometidas com o bem estar das famílias timbirenses”, finalizou o presidente professor Manoel.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Com 277 votos na eleição do Conselho Tutelar, realizada no domingo, 1, Irmão Neto Cristino, deixa mensagem de agradecimento.
Eu, Irmão Neto Cristino, sou grato a Deus por esta conquista, e agradeço a todos que me deram voto de confiança. Foram muitos envolvidos nesse processo eletivo, nem dá para citar nomes. Mas quero agradecer a minha família, os amigos, os irmão evangélicos, a população em geral, os veículos de comunicação que somaram muito na eleição e todos que torceram por mim.
Ainda quero contar com esse apoio, pois tenho consciência do trabalho árduo que vou enfrentar e peço a todos que façam orações por mim e por todos os conselheiros tutelares.






