ELEIÇÕES TIMBIRAS 2024: O Blog do professor Gil fará uma grande enquete para avaliar os nomes mais cotados para vereador em Timbiras

 

O Blog do professor Gil decide também fazer uma aferição junto ao seu público-leitor, relativa aos nomes mais cotados para vereador nas eleições 2024.

 

É o primeiro blog que fará uma enquete incluindo todos os nomes novos mais cotados a uma vaga na Câmara Municipal de Timbiras que vai estar a disposição da avaliação popular

 

Você que é pré-candidato a vereador de Timbiras, envie uma foto com o seu nome para a redação do Blog do professor Gil. WhatsApp: (99)982428505.

A enquete vai pro ar na próxima quarta-feira-feira, 4.

Na perca essa oportunidade de aparecer no site que mais cresce no Maranhão e visto em vários países do mundo.

Blog do professor Gil de Timbiras para o mundo.

 

A Prefeitura de Timbiras, por meio do Departamento Técnico e Contábil de Auditoria e Controle Interno, apresentou nesta sexta-feira (29) a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município para 2024 na Câmara Municipal de Timbiras. A apresentação foi feita através de audiência pública com a presença de vereadores, secretários, servidores e comunidade para um resumo da Lei, orçamento, despesas previstas, áreas afetadas e também espaço para debate e resolução de dúvidas.

 

A LOA é responsável pela previsão de orçamento da Prefeitura, tanto de gastos como de receitas para o próximo ano. A apresentação mediante audiência pública na Câmara dos Vereadores é uma determinação constitucional através da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com isso, entrega-se o projeto de Lei com todas as previsões para o exercício de 2024, explanando números e dados, e como será a arrecadação e investimento do dinheiro do munícipe timbirense.

 

Segundo o contador municipal, o cálculo para a previsão do próximo ano é feito através do histórico de arrecadação, índices inflacionários, projeção de crescimentos do Produto Interno Bruto (PIB), PIB de serviços, tributos, recursos que vão entrar e alguns fatores externos que também podem interferir. Tudo isso, ainda, considerando o Plano de Governo da gestão.

Com isso, foi divulgado o orçamento previsto para 2024 .

“Timbiras é uma cidade que cresce cada vez mais, e não só em número de pessoas, mas também economicamente falando, e isso ajuda nesse aumento de orçamento. Além disso, a audiência pública é uma oportunidade de demonstrar para a sociedade e os representantes do povo, que são os vereadores, que o dinheiro público, o dinheiro do contribuinte, está sendo utilizado de maneira eficaz, sólida e eficiente. E esse é nosso objetivo principal. Buscamos fazer com que o tributo pago pelo contribuinte seja sempre revertido para a comunidade em benefícios, investimentos, melhorias na educação, saúde, diminuição da desigualdade social, retorno eficaz ao tributo”, relatou o contador.

“Quero dizer a todos, que este projeto será trabalhado nas comissões com muito cuidado e responsabilidade, para que a população timbirense continue recebendo os benefícios que são merecedores” Frisou o presidente da Câmara de Vereadores professor Manoel.

#Câmara de Timbiras presente.

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, muitos são os nomes que já se articulam nos bastidores visando o sucesso eleitoral. A mais recente enquete realizada pelo Blog do professor Gil, foi um maior sucesso de acessos, de acordo com os números do Google Analytics. A enquete foi para avaliar a percepção do eleitorado, quanto ao nome que deveria ser o candidato do prefeito Borba nas eleições de 2024, em Timbiras .

A enquete mostrou que os internautas timbirenses preferem o pré-candidato Neguinho das Flores, ele é o preferido da população timbirense para ser o candidato à sucessão do prefeito Borba .

Os números da enquete do Blog do professor Gil, apontam o Vice-prefeito da preferência do eleitorado de Timbiras, caso a disputa fosse hoje.

Vale lembrar que a enquete ou qualquer outra votação extraoficial não tem caráter científico, busca apenas capturar as expectativas e preferências dos eleitores em relação ao nome que deveria ser o candidato do prefeito Borba à prefeitura de Timbiras. O objetivo é fornecer uma visão geral sobre a opinião pública e ajudar os cidadãos a tomar uma decisão informada das eleições de 2024.

Veja como ficou o resultado da enquete!

ENQUETE: Na sua opinião, quem deveria ser o candidato do prefeito Borba à prefeitura de Timbiras?

  • Neguinho das Flores (54%, 1.107 Votos)
  • Paulo Vinicius (46%, 955 Votos)

Total de Participantes:: 2.062

Carregando ... Carregando ...

 

O deputado estadual Francisco Nagib e seu pai, empresário Chiquinho FC foram recebidos, nesta semana, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília. Durante a conversa, o ministro declarou seu apoio a Chiquinho FC ou outro nome do grupo escolhido como pré-candidato à Prefeitura de Codó.

 

“Não é segredo para ninguém que meu pai, Chiquinho FC, é um dos nomes do nosso grupo político que está pré-lançado como possibilidade de ser o candidato a prefeito de nossa cidade em 2024. Além do meu pai, claro, temos outros nomes, como Zito e Camilo Figueiredo. Esta é uma decisão que será tomada de forma madura e consensual. Nós estamos unidos no propósito de tirar Codó do atoleiro em que se encontra”, afirmou Francisco Nagib.

 

O deputado destacou que a conversa com Flávio Dino teve como um dos objetivos buscar seu apoio, como importante liderança política maranhense e membro da equipe do Governo Federal. “O ministro Flávio Dino deixou claro que Codó é uma cidade importante no contexto político maranhense e que, caso Chiquinho FC venha a ser o nome escolhido por nosso grupo, contará com seu irrestrito apoio. E não será diferente caso seja outro nome do nosso grupo”, complementou Nagib.

 

O parlamentar enfatizou que é ponto pacífico que todos os pré-candidatos do grupo possam levar seus nomes à população. “Será o povo quem irá decidir tudo, ao final. A partir de agora, até o início do próximo ano, todos os nomes do nosso grupo estarão em movimento. Da nossa parte, vamos levar uma mensagem de amor por Codó. Vamos mostrar que Chiquinho FC está pronto para servir ainda mais ao nosso povo e que este é um momento muito especial para ele, que tem muito a oferecer, no auge de sua maturidade e experiência. Em tudo, o mais importante é Codó. Toda a nossa luta tem como objetivo levar melhores condições de vida ao nosso povo”, concluiu Francisco Nagib.

 

 

 

Foto Reprodução

Será realizada no próxima segunda, dia 2 de outubro, a eleição para os integrantes do Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão, para o biênio 2023/2025. Estão habilitados a votar todos os procuradores e promotores de justiça em efetivo exercício.

 

A votação, que vai se dar por meio de voto eletrônico, ocorrerá das 8h às 13h. A Comissão Eleitoral responsável pelo pleito vai disponibilizar um ponto fixo de votação na sala de reunião dos Órgãos Colegiados da Procuradoria-Geral de Justiça.

 

São candidatos ao Conselho Superior do MPMA, por ordem de inscrição, as seguintes procuradoras e procuradores de justiça: Mariléa Campos dos Santos Costa, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, Francisco das Chagas Barros de Sousa, Lize de Maria Brandão de Sá Costa, Regina Maria da Costa Leite, Selene Coelho de Lacerda, Domingas de Jesus Fróz Gomes, Joaquim Henrique de Carvalho Lobato, Rita de Cassia Maia Baptista e Marco Antonio Anchieta Guerreiro.

 

A eleição será conduzida pela Comissão Eleitoral formada pelas procuradoras de justiça Sâmara Ascar Sauaia, Maria Luiza Ribeiro Martins e Sandra Lucia Mendes Alves Elouf (como titulares) e pelo procurador de justiça Krishnamurti Lopes Mendes França (como suplente).

 

Conforme o regimento interno do Colégio de Procuradores de Justiça, a eleição é realizada por voto secreto e plurinominal, podendo o eleitor votar em até cinco candidatos.

 

CONSELHO SUPERIOR

 

Órgão da Administração Superior do MPMA, o Conselho Superior do Ministério Público é composto por sete membros, sendo dois natos – o procurador-geral de justiça e o corregedor-geral do Ministério Público – e cinco procuradores de justiça eleitos por membros da instituição, para um mandato de dois anos.

 

Ninguém larga da linha de chegada.

O mágico da vida é a caminhada, é o aprender com o correr dos dias.

Por mais que o mundo pareça injusto.

Apesar das emboscadas no caminho.

Recordo-me aos tempos de menino.

A família rodeando a mesa.

O campinho de futebol no quintal.

Os amigos da escola.

A felicidade é um sentimento tão leve que quase nunca anuncia sua presença.

Ela vem e vai sem nos darmos conta.

Perdermos a vida inteira atrás do dinheiro para ao final descobrirmos que o tempo não é algo que possa ser comprado.

E o tempo segue sem volta, vagarosamente despercebido.

Pudesse eu voltar a aquela mesa.

Pudesse eu reviver as tardes no quintal.

Os amigos da escola , onde estão ?

A poucos dias um velho amigo se despediu do mundo num vento no final da tarde.

Ouvi o silêncio das árvores ao redor.

O cantar dos pássaros sobrevoando a despedida.

A natureza segue indiferente a nossa ausência.

Nunca sabemos a distância entre largada e partida.

Sensibilidades.

Tudo é uma questão de como se vê o mundo.

Há os que olham olham o céu e vêem somente o sol queimando a pele.

Há os que folheam um livro e vêem apenas um amontoado de palavras.

Sim, é possível viver sem perceber nada disso, eu sei.

Somente seguir em frente até o fim.

Percepções não acrescentam um dia de vida sequer a ninguém, nem fazem dos homens, eternidade.

Sensibilidades só acrescentam a vida significância do verdadeiro sentido da caminhada.

Em mim, mora um menino e um gigante.

Um nobre e um mendigo.

Um sábio e um tolo.

O caminho é que me diz quem eu sou.

@walterli.lima

 

Segundo Alexandre Silveira, reservatórios estão “no melhor momento”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quarta-feira (27) que não há sinais de que será necessário adotar o horário de verão em 2023. Segundo ele, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão na melhor condição de armazenamento de água dos últimos anos.

 

“O Horário de Verão só acontecerá se houver sinais e evidências de uma necessidade de segurança de suprimento do setor elétrico brasileiro. Por enquanto, não há sinal nenhum nesse sentido. Estamos com os reservatórios no melhor momento dos últimos 10 anos”, explicou Silveira em entrevista no Palácio do Planalto.

 

Segundo ele, o governo avalia, em algumas regiões específicas, a necessidade de acionamento de usinas térmicas. “O grande desafio é o equilíbrio constante entre a contratação de energia mais barata, para dar modicidade tarifária para o consumidor, e a garantia do suprimento”, disse, reafirmando que o país tem tranquilidade na geração de energia.

 

Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia informou que os dados sobre suprimento energético do país não indicam necessidade de implantação do horário de verão em 2023, em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo. Empresários do ramo de bares e restaurantes, porém, já pediram o retorno da medida.

 

Criado em 1931, o horário de verão foi extinto pelo governo federal em 2019, com base em estudos que apontaram a pouca efetividade na economia energética. O governo da época também se baseou em estudos da área da saúde sobre os impactos da mudança no relógio biológico das pessoas.

 

Edição: Marcelo Brandão

 

 

 

Nesta quarta-feira (27), o deputado estadual Yglésio subiu a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa para afirmar que a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) está monitorando diversas pessoas por envolvimento com divulgação de plataformas digitais de jogos de azar em São Luís.

 

“Se engana quem pensa que foi uma operação destinada apenas a atacar influenciador A ou B. Na verdade, no curso da investigação tem dezenas de pessoas que estão sendo monitoradas pela Polícia Civil, por meio da SEIC”, garantiu o deputado.

 

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Zé Inácio, do Partido dos Trabalhadores (PT), fez um chamado à população maranhense, destacando a importância da participação ativa nas eleições para conselheiros tutelares, que ocorrerão no próximo domingo, dia 1 de outubro, em todo o país.

 

O deputado Zé Inácio destacou que esta eleição reveste-se de uma importância singular, uma vez que o processo será conduzido por meio das urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral pela primeira vez na história. Ele enfatizou que esse avanço tecnológico torna o processo mais transparente e ágil, além de garantir a segurança e a confiabilidade dos resultados.

 

O papel desempenhado pelos conselheiros tutelares é de extrema relevância, pois eles têm a responsabilidade de zelar pelo bem-estar e pelos direitos das crianças e adolescentes em suas respectivas comunidades. Elegendo os conselheiros adequados, a população contribui diretamente para a proteção e a promoção dos direitos dessa parcela da sociedade, que merece cuidado especial.

 

“É fundamental a participação de nós, parlamentares, e de todos os cidadãos nesse importante processo. Porque é um contingente muito grande de pessoas envolvidas que irão se dedicar à proteção das crianças e adolescentes em todo o Brasil”, enfatizou Zé Inácio.

 

O deputado também ressaltou que a eleição dos conselheiros tutelares é uma oportunidade para a população escolher representantes comprometidos com a causa da infância e da adolescência, pessoas que estejam dispostas a trabalhar incansavelmente pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

 

As eleições para conselheiros tutelares no Maranhão e em todo o Brasil representam um importante passo para a consolidação dos direitos da infância e da adolescência, e a participação ativa da população é fundamental para o sucesso desse processo democrático.

 

 

 

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou por 10 votos a 5 a representação de assédio contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA). Em abril, o parlamentar foi acusado pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC) de invadir seu espaço pessoal e “dar um cheiro” em seu pescoço. Jerry sempre negou as acusações e disse que a imagem em que aparece próximo da deputada foi em um momento em que estaria defendendo a deputada Lídice da Mata durante uma discussão. Apesar disso, durante a sessão, Jerry pediu desculpas por ter causado incômodo à deputada.

 

O deputado Ricardo Maia (MDB-BA) já tinha apresentado em agosto um relatório pedindo o arquivamento do processo. Durante a sessão, a deputada Julia Zanatta manteve as acusações. Esse foi o único caso na sessão realizada nesta quarta-feira. Os outros requerimentos foram adiados em razão da ausência da maior parte dos relatores dos casos.

 

— O meu mandato pode ser desrespeitado com falas do Márcio Jerry dizendo que eu que sou criminosa. O PCdoB inteiro, suas deputadas, saíram me atacando falando que eu que estava errado. Não seria pedir desculpas para mim, mas para a sociedade. Mas quando é contra seus adversários vale tudo, não tem defesa da mulher, não tem feminismo. Afinal de contas, é isso que prega o comunismo. Não se trata de algo que somente aconteceu comigo, é a imagem que vai ficar — disse Zanatta.

 

Jerry, por sua vez, afirmou que a imagem que foi compartilhada ocorreu em um momento em que a deputada estava discutindo com a deputada Lídice da Mata em uma sessão na Comissão de Segurança Pública. Na foto, ele estava se aproximando da deputada para falar para ela respeitar “os 40 anos de mandato” de Lídice.

 

— Eu concluo, presidente, e senhores parlamentares, primeiro, sinteticamente, afirmando minha convicção absoluta de não ter intenção nenhuma de ofender aquela deputada. O fiz no calor daquele debate para defender a deputada Lídice da Mata. Mesmo assim, contudo, como isso gerou esse incômodo à deputada, eu tal como fiz na sessão inaugural, reitero à senhora esse pedido de desculpa — afirmou. (de O Globo)

 

 

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade