- Professor Gil
- Deixar Comentário
O SINDSERT, vem manifestar seus sentimentos em nome de seus associados pela perda irreparável de um amigo, o professor José Carlos Lopes da Cruz, conhecido como Boa Hora, sua vida e legado sempre estará em nossas mentes.
O SINDSERT se solidariza com a família, parentes e amigos neste momento tão difícil .
TIMBIRAS, 25 DE SETEMBRO DE 2023.
Edivaldo Portacio Silva Bayma
Presidente do SINDSERT.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma pesquisa encomendada pelo Jornal Imparcial realizada pela Exata Pesquisas trouxe à luz um cenário político relevante em Tuntum, onde o atual prefeito, Fernando Pessoa, emergiu com 55% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito Tema Cunha obteve 33%. Estes resultados indicam claramente que o prefeito Fernando Pessoa possui uma vantagem substancial nas intenções de voto, sugerindo que ele está bem posicionado para uma possível reeleição.
Um fator crucial que parece pesar a favor do prefeito Fernando Pessoa é o alto índice de rejeição enfrentado pelo ex-prefeito Tema Cunha, 46% de acordo com os dados obtidos na pesquisa Exata. É importante explorar as razões por trás dessa rejeição, que podem incluir questões como alegações de corrupção, má administração em seu mandato anterior ou falta de confiança por parte dos eleitores. Esses elementos desempenham um papel significativo na dinâmica eleitoral, ampliando a distância entre os candidatos, o que se comprova o enorme favoritismo de Pessoa que conta com uma equipe de secretariado competente, além de maioria considerável de vereadores no legislativo municipal, com isso a eleição em Tuntum parece está definida.
É fundamental reconhecer que o sucesso do prefeito Fernando Pessoa nas pesquisas coincidem com melhoria consolidada na gestão, com projetos de infraestrutura, melhorias nos serviços públicos, programas sociais e outras iniciativas têm impactado positivamente a vida dos cidadãos de Tuntum. Esse histórico de realizações desempenha um papel importante em sua popularidade e nas intenções de voto que recebeu. Vale destacar que a saúde e a educação que são pastas de grande importância seguem realizando ações para melhorar a qualidade de vida dos tuntuenses.
Dados da Pesquisa
Fonte: PESQUISA EXATA
Período: 17 a 19 de Setembro de 2023.
Número de Entrevistados: 400
Margem de Erro: 3,69 pp (para mais ou para menos)
Confiabilidade: 90%
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A advogada Naila Gonçalo (PMN) recebeu, na última quarta-feira (20), a confirmação do apoio de 6 dos 11 vereadores da Câmara de Bacabeira à sua indicação como pré-candidata à Prefeitura do município em 2024.
O encontro, segundo o blog apurou, ocorreu na presença da prefeita Fernanda e do Dr. Hilton Gonçalo – líder do grupo político na região, na casa do casal na cidade vizinha de Santa Rita.
6 dos 11 vereadores declararam, em reunião, estarem convictos de que Naila representa o projeto da continuação de uma gestão que transformou a vida do povo bacabeirense para melhor.
Para o presidente da Câmara, Capitão Lucas (União Brasil), o apoio da maioria dos vereadores é importante, pois mostra a unidade da Casa diante de uma pré-candidata que trabalha com tranquilidade e sem atropelos.
“Essa não é uma decisão isolada ou individual. Estamos aqui porque o nosso grupo na Câmara tomou essa decisão de forma coletiva. Queremos uma proposta aglutinadora, que possa unir o restante do grupo político em torno de uma candidatura capaz de representar um projeto da continuação de uma gestão que vem dando certo”, declarou Capitão Lucas que é o parlamentar mais atuante do município, conforme atestam as pesquisas contratadas pela oposição.
Além do chefe do Legislativo, estiveram presentes na reunião os vereadores Carlos Torres (União Brasil), Ademir Castro (PMN), Arrumadinho (PSB) e Lucas Seixas (PMN), vice-presidente da Casa de Leis. Por compromissos pessoais, o vereador Ruck Pires (Podemos) não participou do encontro, mas mandou avisar que seguirá o entendimento coletivo do grupo no parlamento.
O apoio de Ruck Pires para a pré-candidata Naila foi reforçado, inclusive, durante um café da manhã realizado hoje em sua residência com a participação do presidente da Câmara, Capitão Lucas. O encontro também contou com a presença da secretária de Saúde, Silvana Lindoso; e do secretário municipal de Pesca, Will Vilaça, que é companheiro do parlamentar.
“Com a adesão de Ruck Pires, o G6 – grupo formado pela maioria dos vereadores bacabeirenses, seguirá firme e forte, ou seja 100% com o grupo Gonçalo, apoiando o nome da pré-candidata escolhida para suceder a prefeita Fernanda Gonçalo nas eleições do ano que vem no município”, pontuou o chefe do Legislativo bacabeirense.
*Com informações do blog do Isaías Rocha.
- Professor Gil
- 11 Comentários
A pouco mais de um ano para as eleições que vão eleger o próximo prefeito e vereadores, o eleitor timbirense parece bastante incerto quanto às suas escolhas. O cenário de indefinição é evidenciado em recentes levantamentos feitos na cidade maranhense.
Até 2024, muita articulação vai mobilizar os partidos e as principais vozes do cenário político local. Enquanto isso, o Blog do professor Gil quer saber a sua opinião para avaliar a política timbirense.
Quem você acha que deveria ser o candidato do prefeito Borba à prefeitura de Timbiras?
Participe, votando na nossa enquete, logo abaixo.
ENQUETE: Na sua opinião, quem deveria ser o candidato do prefeito Borba à prefeitura de Timbiras?
- Neguinho das Flores (54%, 1.107 Votos)
- Paulo Vinicius (46%, 955 Votos)
Total de Participantes:: 2.062
Vale ressaltar que a enquete não tem valor científico nem eleitoral, o objetivo é apenas de averiguar a opinião dos leitores que interagem com o Blog do professor Gil.
A enquete será controlada e tem um dispositivo que impede que cada internauta vote mais de uma vez com um perfil, dificultando ações que tentem direcionar o resultado.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou ontem (22) recurso para derrubar a decisão que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. O julgamento do caso foi iniciado na madrugada desta sexta-feira no plenário virtual do tribunal.
Em junho deste ano, Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.
Até o momento, quatro dos sete integrantes do TSE rejeitaram o recurso da defesa. Além do relator, Benedito Gonçalves, votaram no mesmo sentido Alexandre de Moraes, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia. Faltam os votos de Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e Nunes Marques.
No recurso apresentado ao TSE, os advogados de Bolsonaro alegaram que houve cerceamento de defesa no julgamento pela falta de análise de todos os argumentos apresentados pela defesa e para apresentação de testemunhas.
O caso é analisado no julgamento virtual, no qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A análise do recurso está prevista para terminar no dia 28 deste mês.
Edição: Sabrina Craide
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffman, estará em São Luís para participar do encontro estadual do PT, previsto para os dias 29 e 30 de setembro.
A confirmação da presença de Hoffman no encontro foi do presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo.
“Queremos, com entusiasmo, anunciar nosso Encontro Estadual do PT do Maranhão, com a presença da nossa Presidenta Nacional Gleisi Hoffman, nos dias 29 e 30/09! Será um momento essencial para fortalecer nossa organização partidária, visando as eleições de 2024. Em breve, mais informações”, anunciou Melo.
Vale ressaltar que o PT integra a Federação Brasil da Esperança, juntamente com PCdoB e PV.
É aguardar e conferir.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Com a previsão de onda de calor para o Maranhão, o Núcleo de Geoprocessamento (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) emitiu orientações para a população estar conscientizada e preparada para o período de baixa umidade e temperaturas elevadas que prevalecerão nas regiões do estado.
De acordo com o Nugeo, o fim do inverno na América do Sul está diferente neste ano de 2023 e, por isso, no início da primavera o grande destaque do tempo é a incursão de uma massa de ar quente na região central do continente, com isso se instala uma onda de calor que pode elevar os valores dos termômetros na faixa de 40°C, possibilitando assim, novos recordes de temperaturas máximas em várias localidades do Brasil, o que inclui o centro sul do Maranhão.
“Esse cenário é causado por uma condição atmosférica chamada de bloqueio atmosférico, que consiste em uma área de anticiclone (alta pressão) quente que impede a passagem de ar frio para o interior da América do Sul, o que enfraquece os sistemas sinóticos e bloqueia o avanço de frentes frias do sul do Brasil para o interior do país. Dessa forma, as temperaturas que já são elevadas nessa época do ano em determinadas regiões, ficam ainda mais altas. Outro agravante é a queda nos valores de umidade, deixando o ar ainda mais seco, o que contribui para a complicação de problemas de saúde na população atingida. É importante salientar que estamos em ano de El Niño [fenômeno de aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico], o que potencializa a ocorrências de temperaturas elevadas em grande parte do Brasil”, informaram os meteorologistas Andréa Cerqueira e Márcio Elói.
Os meteorologistas do Nugeo ressaltam, ainda, que estudiosos sobre as reações humanas ao calor advertem que as temperaturas a partir de 40°C (à sombra), podem representar letalidade a vida humana e requerem maior atenção e cuidados.
A onda de calor em destaque tem previsão de perdurar até meados de outubro em sua forma mais intensa, porém, o calor no Maranhão (em sua forma tradicional), vai perdurar até o final de setembro no centro sul; e até dezembro no centro norte do estado (transição da estação seca para a chuvosa nos dois setores do estado).
Orientações do Nugeo/Uema:
– Evitar sair nos horários entre às 9h e às 15h, pois nesse período é quando ocorrem os maiores valores de temperaturas e a sensação térmica é mais incômoda.
– Evitar exposição solar direta em momentos de muito calor.
– Hidratação com o consumo de água e sucos naturais quando necessário.
– Usar roupas leves.
– O uso de protetor solar é recomendável.
– Evitar lugares abafados e não arejados.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ex-prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça, que teve sua prisão decretada, mas não chegou a ser preso, já conseguiu um Habeas Corpus.
O desembargador Sebastião Joaquim Lima Bonfim, do Tribunal de Justiça do Maranhão, atendeu a solicitação dos advogados de Eunélio e assegurou o benefício.
“Servirá esta decisão como alvará de soltura, bem como para todos os fins que se fizerem necessários ao seu imediato cumprimento. Publique-se. Cumpra-se de imediato”, despachou o desembargador.
A prisão de Eunélio Mendonça, que é marido da deputada estadual Ana do Gás (PCdoB), foi decretada pela juíza Selecina Henrique Locatelli, respondendo pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Açailândia. Além de Eunélio Mendonça, Alcionildo Matos (que foi preso) também é réu na ação penal por suposto crime de fraude a licitação.
A polícia afirma que tentaram efetuar a prisão de Eunélio em Santo Antônio dos Lopes e São Luís, mas não conseguiu localizá-lo e agora não poderá mais ser efetuada a prisão pelo Habeas Corpus.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Líder do bloco parlamentar Resistência Democrática (PSD/PT/PSB) e relatora da CPMI dos Atos Golpistas, Eliziane Gama (PSD-MA) foi eleita a melhor senadora por jornalistas e pelo júri do Prêmio Congresso em Foco 2023.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada nesta quinta-feira (21), em Brasíla (DF), e reuniu os melhores parlamentares na esfera federal (deputados e senadores) escolhidos pelo voto popular, avaliação de jornalistas e júri especializado.
“O processo democrático brasileiro é mais forte do que nunca”, disse a parlamentar ao receber o prêmio. Ela ressaltou que os atos antidemocráticos de 8 de janeiro ‘não conseguiram destruir as instituições do Brasil, que cada dia mais, são mais fortes’, e dedicou o prêmio às mulheres premiadas na cerimônia, destacando a luta pela isonomia de gênero.
Eliziane Gama ficou na primeira colocação dentre os seis senadores que participaram da disputa, na avaliação de 25 jornalistas. De acordo com o Congresso em Foco, além de jornalistas, também participaram da escolha dos premiados o público, em votação na internet e um júri especializado. Ela foi homenageada ainda por estar entre os mais votados pela Internet e na Região Nordeste.
A senadora maranhense também foi a mais bem avaliada na disputa com cinco senadores pelo júri especializado, composto por representantes do terceiro setor, da área empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora. Esta é a segunda vez que Eliziane Gama leva o prêmio, pois ela já havia conquistado a mesma categoria em 2020.






