- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que destina R$ 71,44 bilhões para o pagamento do Bolsa Família. A Lei 14.578/23, publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União.
O PLN 3/2023 foi aprovado pelo Congresso Nacional, em 26 de abril, com parecer favorável do relator, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP).
O crédito especial para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é parte do saldo do extinto programa Auxílio Brasil, que foi transferido para o Bolsa Família, recriado pela Medida Provisória (MP) 1.164/2023.
Do valor total previsto no texto, a maior parte (R$ 70,85 bilhões) é destinada ao pagamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Já R$ 44,37 milhões vão custear as despesas de operacionalização de pagamento dos benefícios, e R$ 544,3 milhões serão destinados a estados, municípios e Distrito Federal para o apoio na gestão do programa.
O governo afirma que as alterações promovidas pelo projeto no Orçamento da União não afetam a obtenção da meta de resultado primário ou a chamada regra de ouro, uma vez que não alteram o montante das despesas primárias federais.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A semana no Brasil foi marcada pelas notícias sobre o esquema de manipulação de apostas no futebol. Ministro da Justiça, Flávio Dino comentou a possibilidade de uma paralisação do Campeonato Brasileiro, que teve jogos envolvidos no escândalo no ano passado.
– É uma atuação prioritária, porque estamos falando da vida, do lazer, da diversão e de profissionais sérios, na sua imensa maioria, que tem a sua credibilidade abalada. Vamos fazer tudo que for necessário, como prisões e apreensões – explicou Flávio Dino, ao “UOL”.
– Sinceramente, não vejo razão para isso (suspender os campeonatos), a não ser que as investigações mostrem comprometimento ainda maior. Sendo casos isolados, você tem que, de fato, separar essas pessoas e impor sanções para que o campeonato possa acontecer – completou.
Na última quarta-feira, Flávio Dino determinou a intervenção da Polícia Federal no caso que está sendo investigado pelo Ministério Público de Goiás. A Operação Penalidade Máxima iniciada pelo MP-GO listou pelo menos 13 partidas com suspeita de esquema de manipulação.
Segundo o MP, são oito jogos da Série A do Brasileirão de 2022, além de um da Série B e quatro em estaduais neste ano. Os jogadores acusados são Eduardo Bauermann, do Santos; Gabriel Tota, do Ypiranga; Victor Ramos, da Chapecoense; Igor Cariús, do Sport; Paulo Miranda, do Náutico; Fernando Neto, do São Bernardo; e Matheus Gomes, do Sergipe.
Os jogos investigados são:
Palmeiras X Juventude (10/09/2022)
Juventude X Fortaleza (17/09/2022)
Goiás X Juventude (05/11/2022)
Ceará X Cuiabá (16/10/2022)
Sport X Operário (PR) (28/10/2022)
Red Bull Bragantino X América (MG) (05/11/2022)
Santos X Avaí (05/11/2022)
Botafogo X Santos (10/11/2022)
Palmeiras X Cuiabá (06/11/2022)
Red Bull Bragantino X Portuguesa (SP) (21/01/2023)
Guarani X Portuguesa (SP) (08/02/2023)
Bento Gonçalves X Novo Hamburgo (11/02/2023)
Caxias X São Luiz (RS) (12/02/2023)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Administrada pelo vereador Antonio Luz (SOLIDARIEDADE), a Câmara de Vereadores de Codó contratou uma empresa de São luís para fazer uma reforma e ampliação em todo prédio. Segundo o que consta numa placa exposta na frente do parlamento municipal, sairão dos cofres da Câmara de Vereadores da cidade a importância de R$ 792. 410,09 ( SETECENTOS E NOVENTA E DOIS MIL,, QUATROCENTOS E DEZ REAIS E NOVE CENTAVOS) para a referida reforma e ampliação. De acordo com o que consta, a empresa de engenharia está localizada no Jardim Renascença, em São Luís. Ainda de acordo com a placa, a obra iniciou dia 10-04-2023 e tem prazo para termino no dia 11-12-2023. Com esse valor, tudo leva a crê que agora a Câmara de Codó ficará um brinco.



Blog do de Sá.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Autor da CPI das Apostas no Maranhão, o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) declarou, nesta quinta-feira, 11, que a proposta não tem relação com insatisfação com resultados do Moto Club.
O parlamentar foi alvo de alguns críticos, que insinuaram uma suposta irresignação com o vice-campeonato no Maranhense de futebol como motivo para o pedido de investigação.
“Não podemos deixar isso [esquema de apostas] se institucionalizar”, declarou.
O requerimento de Moyses para abertura da CPI, com 18 assinaturas, foi lido ontem, 10, na Mesa Diretora.
Agora, cabe aos líderes de blocos indicar seus membros para o colegiado.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O que determina o sucesso das pessoas nos locais onde trabalha é a dedicação e eficiência com quem conduzem suas atividades profissionais e a honestidade que empregam na realização de suas tarefas.
Todas essas qualidades encontra-se na maneira com que executa o seu trabalho.
Pessoas como você tem o futuro garantido, que sabe fazer destas qualidades uma referência em toda a sua vida. E sabemos que é capaz disso, pois tem esforço e talento.
Essa mensagem é uma justa homenagem que prestamos por ocasião do seu aniversário, mas serve-nos também para lembrar-se da importância que você tem para Timbiras e toda a população.
Que a felicidade seja constante em sua vida e a vitória uma certeza!
Feliz Aniversário a esse amigo de todos, Vereador professor Manoel.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Homenageie neste domingo, 14, a sua mãe no Blog do professor Gil, com um lindo post .
homenagem para as mães
A partir de hoje, 11 de maio, o Blog estará disponível para você homenagear sua mãe.
Para participar basta enviar uma mensagem de texto do seu celular , foto, o nome de sua mãe, seu nome e sua cidade.
Envie para o número (99)982428505. De forma simples e concreta, em poucas palavras, manifeste seu carinho por aquela que lhe trouxe a vida.
O Blog do professor Gil como “O site que mais cresce na região” acolhe cada um com o zelo da Mãe. Talvez você esteja longe de sua mãe em outro estado ou cidade e o Blog é uma forma simples e prática para parabenizá-la através das mídias digitais.
Deus abençoe nossas mães!
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Ao entregar medalhas a estudantes da educação básica pública, o presidente professor Manoel disse aos premiados que “Educação se faz com parcerias, não seria possível essas conquistas sem a principal parceria que é a família. Não podemos fazer educação sem a família participando deste processo”.
O presidente da Câmara recebeu os alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira, 09.
A Obmep é uma promoção dos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos ano finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio. A primeira olimpíada de matemática foi em 2005, com a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas. Atualmente já conta com a participação de 18 milhões de estudantes em todo o Brasil.
Veja as fotos:



- Professor Gil
- Deixar Comentário
Como forma de prestigiar o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (14), a Prefeitura de Caxias efetuará o pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores públicos municipais nesta sexta-feira, dia 12. O próprio prefeito Fábio Gentil fez questão de dar a notícia em vídeo gravado no cenário encantador do Mirante da Balaiada e postado nas redes sociais.
Com a medida, Caxias torna-se uma das primeiras cidades do Brasil a liberar metade do abono ao funcionalismo público, mais uma demonstração de seriedade e compromisso da atual gestão com aqueles que fazem funcionar a máquina pública.
Fábio Gentil destacou que o pagamento será feito a todos os servidores caxienses, exceto a secretários municipais, secretários-adjuntos, supervisores e coordenadores, que receberão na segunda etapa, em julho.
Blog do Daniel Matos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Quando não se encontra um defeito num aliado e/ou uma qualidade num adversário, é que a avaliação ficou comprometida pela paixão. Ao que parece oposicionistas não entenderam que estão utilizando uma estratégia equivocada contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).
O ministro tem sido insistentemente convocado para comparecer em audiências no Congresso Nacional, mas, ao contrário do que desejavam os oposicionistas, Flávio Dino tem se fortalecido e subido de patamar.
Além de ter uma boa oratória e conseguir manter o equilíbrio, ao mesmo tempo que desequilibra os seus oponentes, Flávio Dino tem sido beneficiado pela forma como a audiência é conduzida, já que os parlamentares não têm direito a réplica, o que permite que o ministro responda o que quer, como quer e até tergiversar quando preciso.
Diante disso, Flávio Dino tem saído fortalecido desses embates e soma-se o fato de ser o ministro com maior capacidade de pautar o debate digital nas plataformas como: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok.

Desde 1º de janeiro, quando iniciou o Governo Lula, o ministro da Justiça também é o responsável pelo maior volume de interações. Foram 10,7 milhões em 1,4 mil publicações. O volume é tão expressivo que é mais do que o dobro do segundo colocado, o ministro Paulo Pimenta (Comunicação Social).
Flávio Dino passou a ter um protagonismo impensável para tão pouco tempo, afinal estamos no quinto mês de uma gestão de quatro anos.
O protagonismo fez Flávio Dino mudar de patamar e passar a ser visto por muitos mais políticos e partidos como o principal nome da esquerda e do Governo Lula para a disputa da Presidência da República em 2026.
Sendo assim, para as eleições nacionais, pelo que se tem visto, o maior problema para que Dino se consolide para 2026 não são os oposicionistas, mas sim o “fogo amigo”, afinal o seu protagonismo tem despertado alguns incômodo internos.
É aguardar e conferir, mas é inegável que Flávio Dino mudou de patamar.
Blog do Jorge Aragão.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta quarta-feira (10), que determinou que a Polícia Federal (PF) instaure inquérito para investigar indícios de manipulação de resultados em competições esportivas.
“Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis”, publicou o ministro da Justiça em seu perfil em uma rede social.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se pronunciou sobre o assunto nesta quarta, informando, por meio de nota enviada à Agência Brasil, que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, “enviou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Justiça, solicitando que a Polícia Federal entre no caso, com o objetivo de centralizar todas as informações a respeito dos casos em investigação”.
Além disso, a entidade máxima do futebol brasileiro afastou qualquer possibilidade de interromper a edição 2023 do Campeonato Brasileiro e afirmou que trabalha “em conjunto com a Fifa [Federação Internacional de Futebol] e outras esferas internacionais para um modelo padrão de investigação”.
Denúncia do Ministério Público
O anúncio do ministro da Justiça foi feito um dia após o Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciar à Justiça 16 pessoas por fraudes para manipular resultados de 13 partidas de futebol (8 do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, 1 da Série B de 2022 e 4 de campeonatos estaduais de 2023) para favorecer apostas esportivas.
Segundo nota da assessoria de imprensa do MP-GO, a denúncia, assinada por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Combate ao Crime Organizado, é resultado da Operação Penalidade Máxima II.
“Trata-se de atuação especializada visando ao aliciamento e cooptação de atletas profissionais para, mediante contraprestação financeira, assegurar a prática de determinados eventos em partidas oficiais de futebol e, com isso, garantir o êxito em elevadas apostas esportivas feitas pelo grupo criminoso em casas do ramo, como www.bet365.com e www.betano.com. O grupo se vale, ainda, de inúmeras contas de terceiros para aumentar seus lucros, ocultar reais beneficiários e registra a atuação de intermediadores para identificar, fornecer e realizar contatos com jogadores dispostos a praticar as corrupções”, declararam os promotores.
Entre os denunciados está o zagueiro Eduardo Bauermann, afastado pelo Santos na última terça-feira (9) de forma preventiva, “diante dos novos desdobramentos divulgados na Operação Penalidade Máxima II”.
Além do atleta do Peixe, foram denunciados os seguintes jogadores: Gabriel Tota (Ypiranga-RS), Victor Ramos (Chapecoense), Igor Cariús (Sport), Paulo Miranda (Náutico), Fernando Neto (São Bernardo) e Matheus Gomes (que atuou no Sergipe).
Mais nove pessoas (apostadores e membros da organização criminosa) também foram apontados na denúncia, que “esmiúça 23 fatos criminosos ocorridos durante as partidas, nas quais jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis. A organização criminosa visava apostar nos resultados e eventos induzidos e, desta forma, obter elevados ganhos”.





