- Professor Gil
- 1 Comentário
É meio dia de uma quinta-feira qualquer.
Envolto de sensibilidades deixo o abrigo em direção ao universo lá fora e as palavras rodeiam a procura de mim.
Na paisagem do caminho tudo é nítido aos meus olhos.
Vejo o velho distraído no banco da praça com os botões semiabertos da camisa sem a pressa dos relógios.
O cão no silêncio das sombras das copas das árvores.
O sol no deserto das ruas espreitando a hora do almoço.
Não existe um conceito único de realidade.
Tudo é relativo e condicionado de como o coração acolhe o que que está em volta.
Pode-se ser feliz com migalhas de um pão e não o ser na mesa de um banquete.
Pode-se desejar um banquete tendo somente migalhas sobre a mesa e assim imaginar que seria feliz.
Felicidade é beija-flor de passagem no jardim que chega e se vai sem hora marcada.
Mora uma grandeza em nada pensar.
Na mesa dos meus pensamentos eu nunca estou só.
Estou rodeado por meus medos.
Estou cercado pelo vazio das coisas do ser.
Contudo, o medo faz de mim humano e o vazio me ensina a colher os pequenos detalhes do que é viver.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Chego, entro nada de bom dia.
Isso não me alimenta, um código diz muito mais.
Minha escolha é essa.
“Estou cheio de me sentir vazio”
Vazio do que ouço.
Metas que não se chega.
Minha mente é meu próprio esconderijo.Só me escondo de mim mesmo, pois os outro não me interesso em conhecer
Minhas senhas são meu alimento, ninguém mais sente o sabor. Sou mesmo escravo dela, melhor que ser seu.
Elas liberam o que me prende.Faz de mim um solitário em meio uma casa cheia. Meus cumprimentos tem cada um uma senha.Sou mais código que bases ou tríade.
Não venha me dizer o algoritmo que me domina.
Sinto muito lhe informar, mas eu escolho o algoritmo que me interessa.
Minhas prisões as paredes não revelam.
Nem muito menos o buraco no teto da sala, esse mesmo que não revela.
Meu isolamento revela o que não vejo, e poucos veem, fazem alguma coisa?
As aulas bem planejadas a essas eu me escondo, não as deixo entrar.
Quero ser refém das minhas senhas e códigos.
Eles sabem de mim, e eu deles. Eles maquiam o que faço.
Por vezes faço o que eles determinam, não há saídas.
Vivo 24 horas por senhas e Códigos eles são o meu alimento que nunca me sacia.
Essas aulas modificam meu algoritmo esse portugol sem bem-vindo.
Minha cadeia junto com meu submundo se coadunam.
Não me alimente do vício antigo.
Sou moderno para aceitar padrões que não se processam em códigos, senhas ou algum tipo de expressão.
Não me dê bom dia, escreva o código que me represente.
Não me dê só o que você tem sou além disso.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

A Sexta-feira Santa é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa. Neste dia, os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado.
Também é chamada de Sexta Feira da Paixão, porque com origem do latim, paixão significa sofrimento.
De acordo com a Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, a Sexta-feira Santa é um feriado federal que se realiza na semana santa.
O que significa Sexta-feira Santa?
A Sexta-feira Santa é uma data importante para os cristãos, pois a igreja recorda o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado.
A data se insere no tríduo pascal, em que se realizam as últimas celebrações da Semana Santa. O tríduo pascal tem início na quinta-feira santa à noite e termina no domingo de Páscoa, em que se comemora a ressurreição de Jesus. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como o jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.
Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares.
A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.
O Blog do professor Gil deseja à todos uma boa Sexta-feira Santa e uma Feliz Páscoa.
- Professor Gil
- 1 Comentário
O jovem autista Ícaro teve sua inscrição de matrícula negada pela Universidade Federal do Maranhão ¬ UFMA. Ícaro foi aprovado em primeiro lugar para Medicina, na Baixada Maranhense.
O pai de Ícaro, gravou um vídeo afirmando que a UFMA Campus de Pinheiro, negou do aluno de realizar a sua inscrição de matrícula, alegando que o Estudante não se enquadra no Edital e que o aluno autista não é pardo ou preto.
Ícaro, era Estudante da Escola Pública Centro de Ensino Emésio Dário e foi aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina e foi proibido de se matricular na cota de deficientes.
“Meu filho professor Gil tem documentos provando que é autista pardo e a UFMA não quer aceitar a matrícula dele” relatou com exclusividade a mãe de Ícaro ao Blog do professor Gil.
A Comissão da OAB já está acompanhando o caso e a UFMA com urgência precisa rever esse edital.
O Blog do professor Gil está aberto para Universidade Federal do Maranhão – Campus Pinheiro.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

O Advogado Galego e sua esposa Silvana beneficiou, nesta quarta-feira (05), centenas de famílias do município de Timbiras com entrega de peixes. A iniciativa ocorreu em alusão à Semana Santa e garantiu o pescado na mesa de quem mais precisa.
“Realizamos a entrega com muita satisfação e carinho, e foi muito bom ver no olhar das pessoas a alegria em receber o pescado para a celebração da Semana Santa. Me sinto realizado em saber que estamos contribuindo com uma data tão especial e simbólica, garantindo o principal alimento da época na mesa do nosso povo Timbirense. Desejo a todas as famílias uma Páscoa cheia de paz, amor e felicidades”, destacou o Advogado Galego.

- Professor Gil
- Deixar Comentário
Blog do professor Gil manifesta o seu mais profundo pesar falecimento da senhora Maria Helena de Sousa, 62 anos, ocorrido nesta quarta-feira (05), por volta das 15:50h. Dona Helena mãe do nosso amigo professor Léo
Neste momento de tristeza e dor, nos unimos para manifestar nossas mais sinceras condolências aos familiares, parentes e amigos de Dona Helena, rogando a Deus que conforte seus corações.
O velório será realizado no Povoado livramento, próximo ao Barracão e o sepultamento falta confirmação, pois a família aguarda a chegada dos familiares que moram fora.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma manhã de reconhecimento, comemorações e muitas homenagens. Assim aconteceu a Sessão Solene alusiva aos 103 anos de Timbiras, com a entrega de Títulos de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta quarta-feira (05). Autoridades políticas, homenageados com familiares e amigos, empresários, representantes de entidades, além de convidados comungaram a valorização daqueles que se destacaram na sociedade em prol do desenvolvimento e crescimento do município.
A concessão das honrarias foi proposta pelos vereadores, como forma de o Legislativo Municipal reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do Município e fez parte também, das comemorações dos 103 anos de Emancipação Político-administrativa de Timbiras.
A mesa principal foi composta pelo Presidente da Câmara professor Manoel, a Vice-presidente Maria do Lezuí, o Primeiro Secretário Carlinhos do Bel e contou com a presença do Prefeito Municipal Dr. Antonio Borba e Vice-prefeito Neguinho das Flores.
Todos os parlamentares usaram a fala e, no geral, parabenizaram os homenageados pelo recebimento da honraria, destacando alguns fatos e histórias, e também parabenizaram o Município de Timbiras pelo seu aniversário de Emancipação Politico-administrativa, bem como os homenageados, que agradeceram os edis pela indicação de seus nomes. Na oportunidade, se pronunciaram ainda, o Prefeito Dr. Antonio Borba.
Cidadão Honorário
A concessão do título de Cidadão Honorário é uma matéria própria dos poderes legislativos, nas três esferas da federação brasileira. No âmbito do município, está prevista na Lei Orgânica Municipal.
O título é dado à pessoa que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços ao município. Cidadão é toda e qualquer pessoa que atue na vida da cidade e de alguma maneira tenha contribuído ou contribua com a história do município.
A pessoa que recebe o título de Cidadão Honorário passa a ser um conterrâneo, mesmo que não tenha nascido no município, que lhe concede tal homenagem. Entre os homenageados da noite estavam homens e mulheres que ajudaram (e ajudam) a escrever a história de Timbiras.
Veja cobertura fotográfica completa do evento:

- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Câmara de Vereadores de Timbiras realizou na manhã desta quarta-feira, dia 05, uma sessão solene para a entrega da concessão das honrarias, na oportunidade foi feita a entrega do título de Cidadão Honorário ao professor Gil. A proposição foi do Vereador professor Osmael (PSDB). A sessão contou com a presença de diversas pessoas ligadas à área da educação, além de lideranças, amigos e familiares.
O vereador professor Osmael fez uma rápida apresentação da trajetória de professor Gil.

Num pronunciamento muito emocionado, professor Gil, agradeceu ao Vereador professor Osmael e a todos os Parlamentares pela aprovação da indicação, lembrou de pessoas importantes em sua vida ao longo da caminhada no município. Agradeceu também à esposa Maria José, e lembrou os filhos Saullo Francisco e Gil Junior, Coronel Jurandy, Dr. Gledson Frazão, Dr. Galego, e seu irmão Dr. Gilberto Martins, em nome de toda a família, e ofereceu a importante homenagem a toda população Timbirense, sobretudo, as pessoas menos favorecidas. “Minha atividade profissional ficou definitivamente vinculada à educação e assistência as pessoas mais simples e humildes por cujo encanto me apaixonei. Esta honraria aumenta ainda muito mais a minha responsabilidade em trabalhar por Timbiras e pelos Timbirenses”. observou.







