- Professor Gil
- Deixar Comentário
- Professor Gil
- Deixar Comentário

A Câmara Municipal de Timbiras parabeniza a população Timbirense pelos 103 anos da cidade, comemorados neste, dia 5 de abril de 2023.
Que todos sejamos fortes e perseverantes, para que a cidade alcance o caminho da vitória e do progresso. Mesmo a luta sendo árdua, prevaleçamos e nos mantenhamos dedicados.
Somos pessoas que, com o suor do cotidiano, sustentam o desenvolvimento econômico e proporcionam o crescimento de nossa sociedade. Cabe a nós a busca constante pelo caminho certo, por uma cidade com perspectivas e por um país digno, lutando pelos direitos de todos e os concretizando.
Sonhamos que as conquistas do nosso município sejam em benefícios de todos, É com esta esperança que os Vereadores/as e servidores da Câmara Municipal de Timbiras têm trabalhado com dedicação rumo ao progresso que tanto almejamos.
Parabéns, Timbiras! Que façamos sempre o melhor, buscando novas ideias e superando quaisquer desafios.
#camara Municipal de Timbiras presente.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Dia do Autismo é lembrado em sessão ordinária.
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 03/04, os parlamentares fizeram várias congratulações motivada pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas).
O Vereador e presidente do Legislativo, professor Manoel apresentou sua importante fala a todos os familiares e comunidade em geral, foi dedicada homenagem sendo representada a uma criança autista, Ícaro (ver vídeo).
O Autismo tem sua origem em fatores genéticos e biológicos e causa comprometimento no desenvolvimento da pessoa. Suas principais características são dificuldades de interação social e de domínio da linguagem, além de padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
As evidências da síndrome são maiores a partir dos três anos de idade e suas diferentes características separam seus portadores em diversos grupos de comprometimento.
Com o diagnóstico clínico, é possível definir o tratamento e oferecer melhores condições aos portadores. Muitos deles tornam-se capazes de conviver como pessoas comuns.
Veja na íntegra o pronunciamento do presidente professor Manoel:
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Neste dia 5 de abril de 2023, a nossa cidade completa 103 anos, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo Timbirense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para esse município abençoado.
Desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Timbiras melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem faz o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Timbiras mais justa e cidadã.
É com orgulho que sou Timbirense, pois aqui tenho minha vida e família, aqui deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor. Tenho muito respeito e carinho pelo povo desse município, homens e mulheres que com suas mãos sabem valorizar o fruto da terra.
Abraços do seu amigo de sempre professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente da Câmara Municipal, vereador e professor Manoel, destacou que a visita à galeria foi uma oportunidade de conhecer as obras e os artistas locais, e de reconhecer o valor da cultura e das artes na cidade de Timbiras. Ele ressaltou que a Câmara Municipal continuará trabalhando em parceria com a prefeitura para valorizar a cultura local e promover o desenvolvimento da cidade.
- Professor Gil
- Deixar Comentário

Hoje (3), é um dia especial, é o aniversário da minha amiga Dona Eline, esposa de Mauro Corvelo e mãe do nosso amigo Junior Corvelo. Parabéns por mais um ano de vida que Deus lhe concedeu! Desejo a você muita saúde, paz, carinho e muitos anos de vida. Aproveito para agradecer por todo o acolhimento que você ofereceu à nossa equipe do Blog do Professor Gil durante nossa visita à sua residência em São Luís. Obrigado por tudo! Que este dia seja repleto de alegria e boas lembranças. Que Deus continue abençoando você sempre. Feliz Aniversário!
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Durante os quatro anos do seu terceiro governo, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá ter a oportunidade de indicar, no mínimo, 16 ministros da tribunais superiores e 15 desembargadores em tribunais regionais do Brasil, tudo por conta da aposentadoria compulsória aos 75 anos.
Atualmente o Brasil contém 95 ministros do tribunais superiores existentes: Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal Militar (STM), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
No STF, dois estão de saída em 2023, os ministros Ricardo Lewandowski (abril) e Rosa Weber (outubro). Já no STJ, com 33 ministros, quatro vão se aposentar nos próximos quatro anos, são eles: Laurita Vaz (outubro/2023), Assusete Magalhães (janeiro/2024), Antonio Saldanha Palheiro (abril/2024) e Og Fernandes (novembro/2024).
No TSE, serão três novas vagas em substituição aos atuais ministros: Sergio Banhos, Carlos Horbach e Maria Claudia Bucchianeri.
Já no STM, que possui 15 magistrados, serão quatro aposentadorias: Lúcio Mário de Barros Góes (2024), José Coêlho Ferreira, Odilson Sampaio Benzi e Marco Antônio de Farias (todos em 2025).
No TST, com 27 ministros, há uma vaga em aberto do ministro Emmanoel Pereira, da vaga da OAB. Também poderá se aposentar em 2025 o atual vice-presidente, ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Dora Maria, atual corregedora, também se aposenta em março de 2026.
Por fim, no TCU, Lula já fez uma indicação, o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos) e fará outra em 2026, quando o ministro Aroldo Cedraz completa 75 anos.
Além disso, Lula terá a oportunidade de indicar 15 desembargadores para atuar em tribunais regionais do Brasil.
É aguardar e conferir, mas será um verdadeiro festival de indicações.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Integrantes do PT acreditam que o partido vai perder força nas eleições de 2026 caso abra mão de lançar candidatos próprios nas principais cidades do País no ano que vem. São Paulo, Rio e Recife são exemplos de capitais onde o partido deve apoiar aliados de outras siglas. Secretário de Comunicação da sigla, o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) é um dos que contestam a ideia. “O PL vai focar em eleger bolsonaristas. Vai ser um erro estratégico se não tivermos candidatos nossos também”, diz o parlamentar. De acordo com petistas, o grupo de trabalho eleitoral da legenda deve privilegiar candidaturas próprias em municípios onde avaliarem que o pleito será marcado por temas nacionais.
Outros integrantes do PT defendem que o partido use as eleições municipais para reforçar a base de sustentação do governo no Congresso. No Rio, além do apoio a Eduardo Paes, do PSD, na capital, a tendência é de que ajudem o União Brasil na Baixada Fluminense. Os dois partidos têm cobrado mais espaços dentro da gestão de Lula.
“Bolsonaro é oposição, tem que eleger prefeitos dele mesmo. Nós somos governo, temos que ampliar nossa base, compondo com os nossos aliados”, diz o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ).
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Morreu na noite deste domingo, dia 02 de abril, o senhor Antônio Sabino Silva, carinhosamente chamado de Totinha, pai do vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas.
A Câmara de Vereadores da capital maranhense divulgou Nota de Pesar na manhã desta segunda-feira (3).
“É com o mais profundo pesar que a Câmara Municipal de São Luís informa o falecimento do senhor Antônio Sabino Silva, de 91 anos de idade, pai do vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), presidente interino deste parlamento. Totinha, como era conhecido entre amigos e familiares, faleceu na noite deste domingo, 2 de abril. O velório e o MARANHÃO sepultamento serão realizados na cidade de Santa Luzia do Tide-MA”, diz a nota.






