- Professor Gil
- Deixar Comentário
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a criação de um canal de denúncia para tentar inibir novos ataques em escolas e creches no Brasil.
De acordo com Dino, o canal foi criado para receber informações sobre possíveis ameaças e ataques contra escolas. O endereço do canal “Escola Segura” está disponível no endereço: www.mj.gov.br/escolasegura
“Equipes policiais federais e estaduais continuam o trabalho de monitoramento digital sobre ataques contra escolas. Pedimos a colaboração de todos por intermédio do Escola Segura”, afirmou o ministro, divulgando o endereço acima.
De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Sou da Paz, nos últimos 20 anos no Brasil, foram registrados 93 vítimas de ataques em escolas com armas de fogo.
Dentre as 93 vítimas de ataques em escolas com armas de fogo, 34 morreram e 59 ficaram feridas. Os 12 casos aconteceram na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo, além do Rio de Janeiro.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria (PSB), se antecipou em três anos e lançou, nesta semana, a candidatura do governador Carlos Brandão (PSB) ao Senado em 2026.
“De já, de pronto, você tem a palavra do prefeito de Governador Nunes Freire e do povo de Governador Nunes Freire: daqui a três anos, provavelmente, nós teremos as eleições para senador, e são duas vagas para o Maranhão, e eu tenho certeza que uma das vagas será deste grande governador. Isso eu já tenho é certeza, porque nós, o senhor já pode contar com isso, você já saiba de pronto, que eu já trabalho em minhas discussões com isso. Porque, quando se é amigo, quando se acredita no projeto, você tem que ter força e dizer: ‘Eu apoio este projeto’”, disse.
Com isso já são duas candidaturas maranhenses lançadas.
Na semana passada, foi o presidente da Famem, Ivo Rezende, quem lançou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), candidato a presidente da República.
“Naquela terça em audiência da CCJ, você deu aqui uma aula de sensatez, de sabedoria. Tem que respeitar o Maranhão e essa mente brilhante que você tem, que nos orgulha e que, brevemente, será o presidente dessa República para que a gente possa ter um país ainda melhor”, declarou
- Professor Gil
- Deixar Comentário
No próximo dia 12/04, o prefeito de Pastos Bons, Enoque Mota irá completar mais um ano de vida. E para comemorar, irá promover uma mega festa que terá como convidados toda a população de Pastos Bons e cidades vizinhas.
A festa irá ocorrer na casa eventos Vitor Shows, que irá contar com portaria e bebida liberada. Dentre as atrações de seu aniversário, Enoque Mota irá oferecer aos convidados o show de Flaguim Moral e Forró Pegador.
Certamente será uma grande festa, sintam-se todos convidados para este evento que entrará para história.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente num domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. É considerada uma das festas mais importantes para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu com o intuito de libertar a humanidade do pecado.
Origem da Páscoa
A palavra Páscoa de origem Judaica, deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, e faz referência ao episódio da libertação do povo hebreu (antepassados dos judeus) do cativeiro.
Depois de morrer, o corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu até ressuscitar ao terceiro dia. Jesus morreu na sexta-feira, portanto é considerado o primeiro dia, sábado é considerado o segundo e domingo é considerado o terceiro, dia em que Jesus ressuscitou.
A Páscoa para os cristãos é celebrar a ressurreição de Cristo, ou seja, a passagem da morte para a vida.
“Nesta Páscoa, rogo a Deus por suas bênçãos e promessas de dias melhores para todos os que estão necessitando, seja de amor ou de um pouco mais de esperança em suas vidas! Feliz Páscoa para todos!”
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Supremo Tribunal Federal (STF), na próxima semana, vai iniciar um julgamento que pode levar sete deputados à perda de mandato. Ou seja, o resultado do julgamento pode alterar a composição das bancadas da Câmara Federal, fazendo com que partidos percam parlamentares, o que tem feito o Congresso Nacional.
Movidas por PP, Rede, PSB e Podemos, três ações questionam o cálculo das “sobras eleitorais”, como são chamadas as vagas que restam após a divisão pelo quociente eleitoral para eleições de deputados estaduais e federais.
Os partidos questionam uma lei de 2021 que alterou as regras das chamadas sobras eleitorais, que são as vagas que restam depois da divisão pelo quociente eleitoral — um índice que é calculado a partir do número de votos recebidos e das vagas disponíveis. Foi determinado que só pode disputar essas vagas o partido que tiver ao menos 80% do quociente eleitoral, e os candidatos que tenham obtido votos ao menos 20% desse quociente.
De acordo com cálculos da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep), a maioria dos deputados federais afetados seriam do Amapá: Sílvia Waiãpi (PL), Sonize Barbosa (PL), Professora Goreth (PDT) e Augusto Pupio (MDB). Os outros são Lázaro Botelho (PP-TO), Gilvan Máximo (Republicanos-DF) e Lebrão (União Brasil-RO).
Os partidos alegam erro nessa forma de cálculo adotada pela Justiça Eleitoral e sustentam que isso pode levar a distorções do sistema proporcional, como, por exemplo, um partido ficar com todas as vagas da Câmara Federal, caso seja o único a alcançar o quociente eleitoral.
O relator da ação é o ministro Ricardo Lewandowski, que se aposenta na semana que vem.
Maranhão – No Maranhão, três partidos, MDB, PSB e PSD, já questionaram o assunto oficialmente. As legendas querem uma explicação sobre a “distribuição das vagas destinadas para as sobras”.
Os partidos entendem que outras legendas que não conseguiram alcançar o quociente para eleger um único deputado, algo em torno de 85 mil votos para deputado estadual e 205 mil votos para deputado federal, não poderiam entrar na disputa para pleitear a eleição de um candidato pela sobra, pelo menos num primeiro momento. Os partidos que protocolaram ações defendem que prioritariamente somente os partidos que alcançaram o quociente teria direito a “sobra”.
Caso esse entendimento esteja correto, teríamos mudanças nos eleitos pelo Maranhão, tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa. Na Câmara, dois partidos, Republicanos e PDT, que a princípio elegeram dois deputados, cada partido um, mesmo sem alcançar o quociente. Já para AL, outros dois partidos, União Brasil e Patriota, também elegeram dois deputados, cada partido um, sem alcançar o tal quociente.
É aguardar e conferir.
Bom dia! Neste Sábado de Aleluia, desejo fé quando nos faltar milagre e esperança quando demorar o milagre!








