- Professor Gil
- Deixar Comentário
Cristo está nas mãos estendidas aos que necessitam de ajuda.
Está no pedaço de pão na mão do faminto.
No abraço sincero da criança.
Na fé que se matem de pé mesmo quando tudo dar errado.
No desabrochar das flores no jardim.
Nas estações do ano modelando a paisagem.
No nascer do dia e na escuridão da noite.
Desenhado em perfeições que só natureza possui.
Cristo está nas lágrimas dos que sentem dor.
No coração aflito da mãe a espera do filho.
Na força do homem que levanta cedo para ganhar a vida honestamente.
Nos passarinhos agasalhados nas árvores.
Nos pingos da chuva escorrendo pelo chão
Até o rio, até o mar.
Cristo está nos olhos dos que maquinam o bem sem esperar nada em troca.
No perfume e nos espinhos das rosas.
Na força das tempestades e na calmaria da brisa na madrugada suavemente molhada pelo orvalho.
Da vida não quero nada mais, apenas que Ele faça de mim humano.
O milagre do renascer se refaz todos os dias.
Feliz Páscoa.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Nesta semana, foi aprovada e sancionada da Lei 14.541, de autoria do senador Rodrigo Cunha (União-AL), que estabelece que mulheres vítimas de violência doméstica e familiar têm direito a atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados nas delegacias especializadas de atendimento à mulher (DEAM).
Na prática, as delegacias da Mulher devem funcionar 24 horas. A tramitação no Senado teve inclusive a relatoria da senadora maranhense Ana Paula Lobato (PSB).
De acordo com um levantamento feito pelo G1, das 505 delegacias especializadas no atendimento à mulher no Brasil, apenas 57 (ou 11,3%) funcionam 24 horas por dia.
Sendo assim, para cumprir a nova lei, os estados terão que se adaptar e converter outras 440 unidades ao novo modelo.
No total são cinco estados que apesar de terem delegacias especializadas de atendimento à mulher, não possuem nenhuma funcionando 24 horas. São eles: Acre, Bahia, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.
No Maranhão, segundo o G1, são atualmente 22 delegacias da mulher, mas apenas uma funcionando 24 horas.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sobrevoar, na manhã deste domingo (9), a região de Trizidela do Vale, no Maranhão, a mais atingida pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Lula e ministros vão ver de perto a situação dos municípios afetados e se colocar à disposição para dar o apoio federal às ações de resposta e de atendimento à população impactada pelos eventos extremos.
A comitiva presidencial será composta pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Paulo Pimenta; Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés; e do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho. O sobrevoo do presidente da República será feito na companhia do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).
Após o sobrevoo, o presidente Lula falará com a imprensa no aeroporto de Bacabal, no Maranhão.
No fim de março, outra comitiva do Governo Federal sobrevoou áreas atingidas por chuvas intensas no Maranhão.
Situação de emergência
O governo do Maranhão já decretou a situação de emergência de 64 municípios maranhenses, devido às inundações. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, cerca de 35.900 famílias foram afetadas pela elevação das águas. Ao menos 7,7 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Desde março, seis mortes foram registradas por causa das fortes chuvas, que não param.
Em todo o estado, nove rios, além de riachos e açudes, transbordaram. Comunidades inteiras estão isoladas. Em algumas cidades, a situação é ainda mais grave, como Buriticupu, em estado de calamidade pública. O município, que fica a 395km de São Luís, com cerca de 72 mil habitantes, é assolado por voçorocas, fenômeno geológico que cria crateras gigantes. Segundo as autoridades maranhenses, algumas fendas chegam a medir 600 metros de extensão e 70 de profundidade.
Outro caso de gravidade é o de Alto Alegre do Pindaré, a 220km da capital São Luís. O município está debaixo d’água e ficou isolado após as chuvas. A rodovia estadual que dá acesso à cidade, a MA-119, está completamente alagada. O Rio Pindaré, que corta a cidade, subiu mais de sete metros, com as chuvas. Ao todo, 450 famílias estão desabrigadas no município. Para se locomover pelas ruas de Alto Alegre do Pindaré, os moradores têm usado canoas e barcos improvisados.
Ajuda humanitária
A Defesa Civil do estado segue monitorando os casos e os danos causados à população por conta do período chuvoso. Equipes do corpo de bombeiros, prefeituras e órgãos estaduais atuam na operação para prestar socorro às vítimas, principalmente no interior do Maranhão. Segundo o último levantamento, foram enviados 34 mil litros de água, 21 mil cestas básicas e 3.450 colchões para atender os desabrigados.
Chuvas na Páscoa
De acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume acumulado de chuva pode ultrapassar 100mm, em diversas áreas do Maranhão, neste feriado de Páscoa. Volume parecido de chuvas deve cair nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará, e pode causar os chamados eventos extremos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Páscoa é tempo de celebrar a vida e renovar o espírito. O grande dom da Páscoa é a esperança.
E neste momento precisamos nos focar em esperança de alegrias, esperança de paz e esperança de saúde em abundância.
Feliz Páscoa!
São os votos da Câmara Municipal de Timbiras, através de seu presidente, professor Manoel, demais Vereadores e funcionários.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Nessa quarta-feira, 5, a Prefeitura de São João do Sóter realizou a tradicional entrega de peixes como parte das ações para a Semana Santa. Foram distribuídos mais de dez toneladas de peixes frescos para a população, em um gesto solidário de oferecimento de uma opção de alimento saudável e tradicional para as celebrações da Semana Santa.
A ação foi promovida pela Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com as demais secretarias municipais. Milhares de famílias da sede e na zona rural do município foram beneficiadas. O peixe foi entregue de casa em casa, por voluntários, servidores públicos e demais colaboradores. Além de fornecer o peixe, a Prefeitura também se preocupou em garantir que a distribuição fosse realizada de forma organizada e segura.
“A distribuição de peixes é uma tradição em nosso município e faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social para promover a segurança alimentar e nutricional das famílias mais carentes. Para nós, é muito gratificante poder contribuir com nossa gente de várias formas, porque além de diminuir a insegurança alimentar, tem reflexo direto na qualidade nutricional da população, e é muito significativo para as famílias”, frisou a Secretária de Desenvolvimento Social Neta do Quirino.
Dona Maria Alves, uma das beneficiadas pela distribuição dos peixes, expressou sua gratidão pela iniciativa da Prefeitura: “Essa ação da Prefeitura é muito importante para mim e para muitas famílias da nossa cidade. O peixe que recebi vai garantir uma refeição especial para a Semana Santa com a família toda, e sou muito grata por esse apoio”, agradeceu.
A Prefeitura de São João do Sóter também realizou esta semana distribuição de cestas básicas. A iniciativa contou com a parceria e apoio do Governo do Estado do Maranhão e do ex-secretário de Turismo Catulé Jr. A prefeita Josa Silva ressaltou o compromisso da gestão municipal em garantir a assistência social àqueles que mais precisam e fortalecem os laços entre a gestão municipal e a população.
“Está é uma ação que reforça nosso compromisso com a solidariedade e o cuidado com o nosso povo. Para nós, é uma forma de garantir que as pessoas tenham acesso a um alimento saudável durante esse período importante do calendário religioso. Desejo a todos uma Semana Santa de fé, esperança e recomeços”, disse.
A distribuição gratuita de peixes é uma tradição que acontece todos os anos no município, como forma de proporcionar alimentação e apoio às famílias durante o período da Semana Santa, que é uma data importante para as comunidades Sotenses. (Ascom/SJS)
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Mais uma vez, a Páscoa é comemorada, e mais do que nunca a data deve ser sinônimo de esperança, paz e fraternidade.
O Blog deseja a todos uma Páscoa cheia de momentos felizes junto de sua família e amigos. E que esta data possa trazer harmonia, renovação e muitas realizações.
Conte sempre conosco.
Blog do professor Gil.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A jovem Bruna Alvim mostrou esta semana que não está mesmo de brincadeira para se posicionar como liderança forte em Timbiras. Ela, que é uma grande liderança da família Alvim, capitaneou junto ao Vereador Junão a distribuição de peixes e cestas básicas na zona urbana e rural do município. .
Com a disposição política que já é conhecida, Bruna Alvim participou pessoalmente das entregas junto com a maioria das líderanças em suas bases eleitorais.
As lideranças fizeram questão de fazer as divulgações em suas redes sociais, a ação de Bruna Alvim e do vereador Junão na viabilidade das entregas.
Com as entregas cobrindo todas as regiões da cidade, Bruna Alvim, segue levando seu nome e se tornando mais conhecida, e sendo levada diretamente por quem têm contato com a população nos bairros.
Sem dúvida, ela vai se colocando em uma posição privilegiada neste momento como nome forte da família Alvim.
Vamos aguardar os próximos passos de Bruna Alvim.



Que a alegria e a renovação da Páscoa tragam novas esperanças e bênçãos para sua vida.
Que a Ressurreição de Cristo renove a esperança e ilumine os nossos corações” FELIZ PÁSCOA!




