COLUNA DO PROFESSOR WALTERLI LIMA

Nesta quarta-feira (12), o que havia sido prometido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), foi cumprido e, sendo assim, apresentada uma portaria que pretende levar mais seguranças nas escolas.

Na portaria, elaborada pelo Governo Federal, existem regras para que as redes sociais restrinjam conteúdos que estimulam atentados em escolas. As plataformas terão de excluir publicações que incitem atos de violência em colégios e impedir a criação de novos perfis por pessoas que tenham divulgado conteúdos nesse teor.

“A Secretaria Nacional do Consumidor vai instaurar imediatamente processos administrativos para apuração de responsabilidade de cada empresa. Em face da eventual violação do dever de segurança e do dever de cuidado em relação aos conteúdos vinculadores de conteúdos danosos, perigosos”, disse o ministro.

Dino ainda alertou que o não cumprimento pode levar as sanções, que devem variar de suspensão, multas e até banimento. O ministro afirmou que já foram detectados cerca de mil perfis que difundem ameaças a escolas.

A portaria estabelece, ainda, que as plataformas serão obrigadas a compartilhar com autoridades policiais dados que permitam a identificação do usuário que fizer publicações sobre massacres em escolas. O objetivo é facilitar investigações sobre pessoas que estimulam ataques.

A prefeitura de Timbiras publicou o Decreto 047/2023, onde fica expressamente proibido o porte e a venda de bebidas em garrafas de vidro no local do evento em comemoração ao aniversário de 103 anos da cidade. O show com TARCÍSIO do Acordeon acontecerá na próxima sexta-feira dia 14 de abril, na Praça da Juventude a partir das 20 horas.

 

A generosidade é uma virtude fundamental para as nossas vidas, pois sem ela não é possível que haja troca, entrega, cooperação, confiança. Acima de tudo, não é possível se relacionar. E sabe por quê?

Ser generoso é, acima de tudo, oferecer o seu melhor, dar de si, em qualquer situação. Seja no convívio com os familiares, no bate-papo com os amigos, na hora de fazer aquele trabalho bem feito, com todo capricho. Enfim, ser generoso é uma escolha e cabe apenas a nós decidirmos ser assim.

E a primeira pessoa com quem devemos ser generosos somos nós mesmos. Afinal de contas, como você vai oferecer o melhor para quem quer que seja, se não permite a si mesmo ser e ter o seu melhor?

E não significa apenas estar bem vestido e perfumado, mas se perdoar, se respeitar, se aceitar, gostar de si do jeito que se é. Sim, tudo isso é ser generoso consigo. E ainda mais: permitir-se ser feliz, ficar de bom humor, ter um dia agradável, leve, ir atrás dos seus sonhos e realizá-los, não importa quais sejam.

E quando conseguimos ser assim para nós mesmos fica, fácil ser generoso com os demais. Isso porque a generosidade tem uma regrinha básica: fazer para o outro aquilo que gostaríamos que fizessem para nós. Ou seja, se nos tratamos bem, com carinho, respeito, se nos vemos com dignidade, será simples fazer isso pelo outro.

E o inverso também é verdadeiro. Se não nos permitimos ser felizes, se não nos tratamos bem, se não nos perdoamos, como é que vamos fazer isso por qualquer outra pessoa? Uma coisa é certa: não vamos. E não adianta se enganar e achar que pode ser generoso com os outros e não com você mesmo, pois, simplesmente, não funciona assim.

G1 MA – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu inscrições de concurso público para preenchimento de 34 vagas em cargos de técnico-administrativo em educação, distribuídas nos campi de São Luís, Imperatriz, Chapadinha, Codó, Bacabal, Pinheiro, Grajaú, São Bernardo e Balsas.

Os seguintes cargos são oferecidos:

Cargo de nível de classificação “D”

Assistente em Administração (10)
Técnico de Laboratório-Área: Análises Clínicas (1)
Técnico de Laboratório-Área: Biotério (1)
Técnico de Laboratório-Área: Histologia (1)
Técnico de Laboratório-Área: Anatomia (2)
Técnico de Laboratório-Área: Alimentos (1)
Técnico de Laboratório-Área: Biologia (1)

Cargo de nível de classificação “E”

Assistente Social (1)
Analista de Tecnologia da Informação (5)
Auditor (1)
Contador (1)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (1)
Farmacêutico-Bioquímico (1)
Nutricionista (1)
Pedagogo (1)
Técnico em Assuntos Educacionais (5)

As inscrições seguem até 9 de maio, com taxa no valor de R$ 100,00 para o nível D, e R$ 150,00 para o Nível E. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais para todos os cargos.

O vencimento básico inicial dos cargos de nível de classificação “D” será de R$ 2.446,96 e dos cargos de nível “E” será de R$ 4.180,66, podendo ser acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação

Confira mais informações no edital.

A Sessão Plenária desta segunda-feira (10/4), o Vereador Luís Pintor da Câmara Municipal de Timbiras, abriu um espaço em seu discurso sobre tema de violência dentro de uma escola estadual na manhã de segunda-feira (27/3), foi um dos principais assuntos tratados pelos parlamentares que utilizaram a tribuna da Casa.

O Vereador Luis Pintor (Patriota) lamentou o ocorrido e defendeu a implementação de medidas de proteção para evitar tragédias dentro de unidades escolares da rede pública.

“Faço um pedido ao prefeito sobre aumentar verticalmente, pra não dizer na altura dos muros da Creche Irmã Matilde, porque ali com o aterro feito pra construção da Arena Peladão ficou muito baixo o muro”, disse o parlamentar.

Veja na íntegra o seu importante pronunciamento :

Na sessão desta quarta-feira (14), a Assembleia Legislativa aprovou a Medida Provisória 401/2023, que reajusta os salários dos professores da Educação Básica contratados temporariamente. A matéria foi encaminhada à promulgação pelo presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).

Segundo a MP, a partir de 10 de janeiro de 2023, os salários passam a ser de R$ 2.210,28 para os que trabalham no regime de 20 horas. Por sua vez, de acordo com o texto normativo, os professores contratados que trabalham em regime de 40 horas semanais receberão, também a partir de 1o de janeiro de 2023, a ‘Gratificação por Condições Especiais de Trabalho’.

Na mensagem governamental de encaminhamento da matéria à Assembleia, o governador Carlos Brandão (PSB) justifica que a proposição tem por finalidade alterar a legislação vigente para revalidar o compromisso da atual gestão com a valorização dos servidores da educação, essenciais para a sociedade enquanto preceptores das novas gerações. “E para a evolução do desempenho e da qualidade dos serviços prestado à população escolar do Maranhão”, acrescentou o governador.

Relevância

Segundo Carlos Brandão, a ideia é aperfeiçoar a atuação administrativa para a concretização do princípio da eficiência, disposto no art. 37 da Constituição.

“A urgência decorre do princípio da supremacia do interesse público, que demanda velocidade na realização de mudanças, visando ao melhor funcionamento da máquina administrativa, e a essencialidade dos serviços educacionais prestados pelos referidos servidores”, ressaltou o governador.

A matéria altera o artigo 4º da Lei 11.206, de 11 de fevereiro de 2020, que trata do valor do vencimento-base dos servidores públicos estaduais do subgrupo Magistério da Educação Básica.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade